Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 34 Posts

·
Registered
Joined
·
513 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Erechim, RS - 100 anos

Erechim é um município brasileiro da região sul, localizado no interior do Estado do Rio Grande do Sul. Considerada um centro sub-regional no país, é a segunda cidade mais populosa do norte do estado com 97.916 habitantes (estimativa do IBGE para 2009) superada apenas pelo município de Passo Fundo. O município estava, em 2007, (censo IBGE) na 17ª posição do PIB no estado do Rio Grande do Sul.
O município localiza-se ao Norte do Rio Grande do Sul, na região do Alto Uruguai, sobre a cordilheira da Serra Geral. O significado de Erechim, termo de origem caingangue, é "campo pequeno", nome esse dado provavelmente por a cidade ser rodeada de florestas na época. Erechim foi planejada com base em Belo Horizonte, Washington e Paris. A cidade do norte gaúcho está entre as 20 cidades mais frias do sul do Brasil.
A economia erechinense baseia-se principalmente no setor industrial, cuja representividade é atualmente de 37,53%. No entanto, a atividade que é menos representada, a do setor primário, é de grande importância pela diversidade de sua produção.

1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.


11.


12.


13.


14.


15.


16.


17.


18.


19.


20.


21.


Crédito das imagens: Vídeo da prefeitura municipal
 

·
Registered
Joined
·
2,381 Posts
Linda, pujante e industrializada cidade. Junto com Passo Fundo formam uma dupla bem forte na região norte.
Só senti falta de imagens ao nível da rua (Erechim é extremamente limpa e organizada) e algumas imagens antigas das nevascas que cobriam a cidade no passado.
 

·
Norte Catarinense
Joined
·
1,071 Posts
Gostei da imagens, cidade muito bonita e aparenta ser bem desenvolvida. Parabéns pelos 100 anos.

"A cidade do norte gaúcho está entre as 20 cidades mais frias do sul do Brasil" - isso me chamou atenção, a cidade fica a quantos metros acima do nível do mar?
 

·
Registered
Joined
·
513 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Gostei da imagens, cidade muito bonita e aparenta ser bem desenvolvida. Parabéns pelos 100 anos.

"A cidade do norte gaúcho está entre as 20 cidades mais frias do sul do Brasil" - isso me chamou atenção, a cidade fica a quantos metros acima do nível do mar?
Não pesquisei a fundo, retirei as informações do site da prefeitura, mas a altitude é de 783 m. :eek:kay:
 

·
res severa, verum gaudium
de volta ao porco fumo
Joined
·
8,832 Posts
Linda Erechim. A cidade é muito forte no setor metalmecânico, uma potência industrial. Sinto que ela é ofuscada por estar no meio de Chapecó e Passo Fundo, cidades bem menores como Francisco Beltrão e Santo Ângelo exercem poder de polarização bem maior por reinarem quase que soberanas em suas regiões.

Esse patrimônio histórico, como o palacete e a casa de madeira na área central de Erechim, são muito raros nessa parte do País. Espero que a cidade saiba preservar o que restou. De mesmo modo, é triste ver esse grande patio ferroviário dezenas de anos sem ver um trem.

Belas fotos.
 

·
Registered
Joined
·
2,381 Posts
Realmente pouca gente imagina que Erechim pode ser tão fria quanto Caxias do Sul, bem, a explicação não está apenas na altitude de quase 800 metros, mas também na continentalidade, isto é, Erechim, por estar mais longe do mar, é atingida mais intensamente pelas incursões polares e temperaturas abaixo de -2°C ocorrem praticamente todos os anos (no ano passado em 18/07 deu -3,9°C), com máximas que mal passam de 5°C em dias fechados e com influência polar. Neve ocorre muito raramente, tanto que a última grande nevasca que cobriu Erechim foi a de agosto de 1965, também ocorreu neve abundante em 1918, 1924, 1942 e 1957. Comparando com Caxias do Sul eu diria que Erechim é mais fria no auge das massas polares, mas as chances de neve sempre serão maiores em Caxias porque a última recebe bem mais umidade do mar já que é bem menos continentalizada e está quase na encosta da Serra.

Erechim é sede da Comil, da Cavaletti S/A (cadeiras e estofados) e agora da Maxibus. Proporcionalmente é uma das cidades mais industrializadas do RS, acho que já é o segundo pólo metal-mecânico do estado.
Além da indústria, o agronegócio também é forte na cidade, um dos cinturões agrícolas do Sul, mas a economia dela ainda é menos diversificada que na vizinha Passo Fundo, prova disso é que na crise Erechim foi mais atingida que a vizinha. A desvantagem de Erechim é estar localizada entre Passo Fundo e Chapecó, ambas mais populosas e que polarizam sua região, acho que é por isso que Erechim recebe menos valor, do que merecia, pela mídia e pelo Estado. Outra desvantagem são as péssimas rodovias que levam até ela.
O perfil empreendedor de Erechim é parecido com o da região de Caxias, a qualidade de vida dela está no top 3 das cidades acima de 100 mil habitantes do RS de acordo com um estudo gaúcho. Mas a infra né?! não ajuda :bash:.

Erechim ainda tem muito a crescer, mal agora completou 100 anos, e tão logo chegou aos 100 mil habitantes já entrou na seleta lista das 100 melhores cidades brasileiras para abrir um negócio (lista das cidades acima de 100 mil habitantes). Junto com Passo Fundo formam uma dupla imbatível no norte gaúcho, talvez precisem ainda de uma boa Universidade ou Centro de Tecnologia, um Aeroporto digno, mas se depender da população local hoje as duas vão longe.
 

·
Registered
Joined
·
17,163 Posts
^^
Não faz muito tempo que comecei a ver Erechim no SSC e desde a primeira vez fiquei apaixonado. Muito linda. O que explica tanta verticalização num municipio de pouco menos que 100k? Geografia acidentada ou só mesmo o gosto pelos residenciais verticais?
 
1 - 20 of 34 Posts
Top