SkyscraperCity banner

1 - 20 of 198 Posts

·
Rafael Soares
Joined
·
6,760 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
No aguardo de mais informações, renders, etc.

Escritório em Londres vence projeto para construir Parque Olímpico no RJ
Anúncio foi feito nesta sexta-feira, durante evento na Zona Oeste da cidade.
Projeto escolhido é da mesma empresa que trabalha nas Olimpíadas 2012.






Um escritório de arquitetura em Londres foi o vencedor do concurso internacional para o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico, que será construído no Rio para o evento em 2016. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19), durante apresentação do projeto. O inglês Adam William, que representa o escritório, está na cidade. A empresa vencedora é mesma que trabalha no projeto das Olimpíadas de Londres, que acontecerão em 2012.
"Essa é uma experiência fantástica", disse o inglês Adam William.
As obras serão feitas no Autódromo de Jacarepaguá, na Zona Oeste da cidade.
O prefeito Eduardo Paes e o presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Sérgio Magalhães, anunciaram o resultado do concurso internacional, que reuniu 60 trabalhos de escritórios de arquitetura de 18 países. A equipe vencedora recebeu o prêmio de R$ 100 mil.
Com área de 1,18 milhão de metros quadrados, o Parque Olímpico vai abrigar disputas de 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas. Basquete, lutas, polo aquático, natação, ginástica artística e rítmica estão entre os esportes que serão praticados no complexo.
De acordo com a prefeitura, um Centro de Imprensa também será construído, onde 20 mil jornalistas credenciados irão trabalhar durante os jogos. O plano geral urbanístico vai liberar, no mínimo, 60% da área para empreendimentos futuros, segundo a Empresa Olímpica Municipal.
Legado
Após as Olimpíadas, o Parque Aquático Maria Lenk, o Velódromo e a Arena Rio receberão o nome de Centro Olímpico de Treinamento (COT) e será utilizado para descobrir e desenvolver novos talentos esportivos.
O plano geral urbanístico garante que deixará como legado a viabilidade da implantação dos novos empreendimentos de forma sustentável. A proposta é preservar o meio ambiento no entorno do parque, com destaque para a recuperação da lagoa.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, o presidente da Autoridade Pública Olímpica, Márcio Fortes, o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, Carlos Artur Nuzman, e a presidente da Empresa Olímpica Municipal (EOM), Maria Silvia Bastos Marques, também participam da solenidade.

Fonte
 

·
Rafael Soares
Joined
·
6,760 Posts
Discussion Starter #2
Arquitetos de Londres-2012 ganham concurso urbanístico para Rio-2016
Escritório Aecom é escolhido para o plano geral do Parque Olímpico



O escritório britânico Aecom, responsável pelo Parque Olímpico de Londres-2012, venceu o Concurso Internacional para o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico dos Jogos Rio-2016. O resultado foi anunciado nesta sexta-feira pelo prefeito da cidade, Eduardo Paes.
O concurso, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), reuniu 60 trabalhos de escritórios de arquitetura de 18 países. O júri de sete integrantes foi formado por representantes do governo federal, prefeitura, Comitê Rio-2016, União Internacional de Arquitetos e IAB.

O Parque Olímpico será o coração dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016. Ocupará uma área de 1,18 milhão de metros quadrados na região onde hoje é o autódromo de Jacarepaguá. Lá, serão disputadas 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas. Depois, fará parte do Centro Olímpico de Treinamento (COT), que será implementado pelo Ministério do Esporte em duas regiões da cidade.

Fonte
 

·
Rafael Soares
Joined
·
6,760 Posts
Discussion Starter #3
O escritório de arquitetura com sede em Londres Williams & Hanway foi anunciado nesta sexta-feira como o escolhido para construir o Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016.
O anúncio foi feito pela prefeitura da cidade e o Instituto de Arquitetos do Brasil.
O projeto elabora o plano geral urbanístico de uma área de mais de mil Km² na região do Autódromo de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro.
O primeiro concurso urbanístico internacional do Brasil contou com trabalhos de escritórios de 18 paises. O segundo lugar coube a uma empresa americana e o terceiro, a uma de Portugal.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ultimas_noticias/2011/08/110819_olimpiadas_rio_jc_rc_rn.shtml
 

·
Rafael Soares
Joined
·
6,760 Posts
Discussion Starter #4
Escritório de Londres vence projeto e
vai construir Parque Olímpico do Rio
Projeto escolhido é da mesma empresa que trabalha na Olimpíada de 2012



O escritório londrino Aecom venceu a disputa do concurso internacional para o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico, que vai ser construído no Rio de Janeiro para o evento esportivo que a cidade vai sediar em 2016. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (19), no Parque Aquático Maria Lenk, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.

O diretor da empresa, Adam Willian, contou que se valeu da experiência anterior, com a Olimpíada de Londres, para fazer um projeto adequado e diferenciado para o Rio de Janeiro, com todas as nuances características da cidade.

- Usamos a experiência de Londres e adaptamos à realidade do Rio de Janeiro. Foi uma experiência incrível. Estamos bem felizes.

De acordo com a comissão julgadora do concurso para escolha do projeto, os critérios básicos foram divididos em dois modos: Jogos e legado. No primeiro, alguns itens que fizeram o escritório vencedor se destacar foram o conceito de operação, acesso separado para atletas e espectadores, logística de transportes, viabilidade de execução e uma via exclusiva para estacionamento.

No modo legado, os destaques ficaram por conta da preservação ambiental, solução de uso de todos os aparatos mantendo intacta a lagoa da região e viabilidade de manutenção.

O Parque Olímpico é considerado pelo comitê organizador como o coração dos Jogos de 2016. Com área superior a um milhão de metros quadrados, o local vai receber disputas de 15 modalidades olímpicas e 11 paraolímpicas.
 

·
Registered
Joined
·
126 Posts
Aparentemente eu gostei...achei bem interessante...principalmente a ilha com um telão!!!! queria ver mais detalhes das arenas
 

·
Registered
Joined
·
3,240 Posts
Ainda bem que foi uma empresa inglesa!! O projeto deles em Londres 2012 ficou abaixo do preço esperado e foi construido antes do tempo tambem!! Não confio em nenhum empresa Brasileira nesse ramo!!
 

·
Rafael Soares
Joined
·
6,760 Posts
Discussion Starter #7
^^
Acho que as arenas e demais instalações esportivas serão em concursos à parte, conforme a notícia abaixo. Creio que estas no render possam ser conceituais.

Rio fará concurso de design para instalações esportivas

A prefeitura do Rio vai promover um concurso, em parceria com o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) para a escolha do design das instalações esportivas do Parque Olímpico dos Jogos Rio 2016.De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a data e as normas da seleção ainda serão formuladas.

Na sexta-feira, Paes anuncia o vencedor do Concurso Internacional para o Plano Geral Urbanístico do Parque Olímpico Rio 2016. A partir desse projeto, será possível realizar a seleção para a escolha dos designs das instalações esportivas. E como a prefeitura ainda não decidiu se as obras do parque olímpico serão feitas em parceria com a iniciativa privada ou custeada com recursos do governo federal, o concurso só deverá ocorrer no fim do ano.

- Ainda não decidimos a modelagem da parceria público-privada para a construção do parque olímpico. Se fizermos, pode ser que um dos encargos do vencedor seja realizar o concurso de design em parceria com o IAB. Ou a prefeitura fará - disse Paes, após participar nesta quarta-feira do seminário sobre grandes eventos, promovido pelo Tribunal de Contas da União, em Brasília.

O Parque Olímpico é a principal instalação esportiva dos Jogos e abrigará um total de 15 modalidades. E uma das normas do concurso foi a de que 60% do terreno possa ser disponibilizado após os Jogos para a iniciativa privada. O restante receberá instalações esportivas permanentes que integrarão o Centro Olímpico de Treinamento ao fim de 2016.

http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/rio2016/2011/08/17/noticiario,2191445/rio-fara-concurso-de-design-para-instalacoes-esportivas.shtml
 

·
Registered
Joined
·
2,645 Posts
Esse escritório foi responsável pelo projeto urbanístico da Nova Luz, em São Paulo. Acredito que o projeto para o Rio irá ficar impecável!
 

·
Registered
Joined
·
126 Posts
^^
Acho que as arenas e demais instalações esportivas serão em concursos à parte, conforme a notícia abaixo. Creio que estas no render possam ser conceituais.

Rio fará concurso de design para instalações esportivas
entendi... bom então o que importa é a disposição dos elementos dentro do terreno.... espero então que as arenas sejam bem arrojadas... pq a disposição do terreno eu gostei bastante!!!
 

·
Registered
Joined
·
170 Posts
Fiquei decepcioinado. Achei pouco inspirado e com pouca vegetação/sombra. Curiosamente contra a tendencia de uma olimpiada "verde" que estamos nos propondo e diferente tb de Londres, cujo parque olimpico é de fato um parque. Ficou urbano demais... Pena :(
 

·
Moderator
Joined
·
27,043 Posts
E aí pessoal

Sei que tem já um thread/fórum específico pra se discutir os projetos pras Olímpiadas.
mas ao mesmo tempo sabemos que a visitação ainda não é tao grande lá, só aumentará mesmo quando chegar mais perto de 2016 ..

O que preferem?

1) Que eu feche esse thread e peço pra que os comentários sejam feitos lá no Projetos pra Barra.

2) Ou que mantenha esse thread aberto aqui, já que tem mais visibilidade, e provavelmente terá mais comentários de foristas fora do Rio, e depois transfiro lá pro fórum olímpico. o thread todo ou os posts pro thread da barra.
 

·
Registered
Joined
·
12,799 Posts
Ai, como eu odeio esse Edimilson Ávila...

"Foi é... anunciado o parque olímpico que será um parque usado nas Olimpíadas, nas modalidades das é... Olimpíadas. Vai ficar muito bonito, enfim, tem tênis, é... handebol, um projeto que traz legados para a cidade porque deixa para a cidade legados para é... o futuro" :puke:
 

·
Registered
Joined
·
6,484 Posts
também achei que faltou verde pra ser chamado de parque.

mas de qualquer forma são muitos equipamentos para serem colocado em um area pequena.

ainda por cima o formato triangular nao ajuda muito.
 

·
Rafael Soares
Joined
·
6,760 Posts
Discussion Starter #17
E aí pessoal

Sei que tem já um thread/fórum específico pra se discutir os projetos pras Olímpiadas.
mas ao mesmo tempo sabemos que a visitação ainda não é tao grande lá, só aumentará mesmo quando chegar mais perto de 2016 ..

O que preferem?

1) Que eu feche esse thread e peço pra que os comentários sejam feitos lá no Projetos pra Barra.

2) Ou que mantenha esse thread aberto aqui, já que tem mais visibilidade, e provavelmente terá mais comentários de foristas fora do Rio, e depois transfiro lá pro fórum olímpico. o thread todo ou os posts pro thread da barra.
Eu abri aqui justamente para com a ideia de maior divulgação dos foristas de fora do Rio, mas o que ficar decidido está ótimo.
 

·
Registered
Joined
·
25 Posts
1) Faltou verde mesmo.

2) Achei meio "muvucado", aglutinado... mas sou otimista... no final vai ficar legal (espero)

3) Deixa esse post aqui. Por mais que o empreendimento se localize na Barra, o post trata de uma coisa específica e se colocar no tal "projetos Barra" vai limitar as visitas.

Saudações!
 
1 - 20 of 198 Posts
Top