Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 31 Posts

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá a todos!
Fui com amigas à Eslovénia (entre Itália, Áustria, Croácia e Hungria) no fim-de-semana de Páscoa! Pensava que ficava só em Liubliana mas tenho lá uma amiga que nos levou a outros sítios e sugeriou outros. A Eslovénia é um país surgido em 1991 após 10 dias de guerra contra a ex-Jugoslávia, tendo-se separado pois não se identificava com a união, era a nação com melhor economia de todas e via os seus fundos ir para o governo central e além disso sentia-se reprimido culturalmente. Após a morte de Tito em 1980 o país começa a sentir mais liberdades, mas não era suficiente.
Além disso sentia-se uma tensão militar pois a ex-Jugoslávia tinha estado a comprar armas para alguma coisa. E em 1989 surgiu um primeiro texto de secessão, pois tinham direito segundo a constituição jugoslava. Em 1991 o governo faz um referendo ao qual o sim à independência foi dominante e o país declarou a independência. Na mesma noite dos festejos, surge a guerra que não foi tão longa nem sangrenta como na Croácia e Bósnia, mas que foi fracturante para a federação, que perdeu o seu motor económico. E dali a guerra foi para sul, conhecendo nós as consequências...
Liubliana quer dizer "querida Ana" e há uma história sobre isso, de um rei que se apaixonou por uma Ana que vivia onde é a cidade. É uma cidade pequena mas lindíssima, com muito para conhecer e andar. O país é famoso pelos vinhos, aconselho a Kremsnita (um bolo de creme óptimo) e beber borovničke, um licor de amoras ou de mirtilhos óptimo! :) O próprio hino do país, composto a partir de um poema do poeta Preseren, exulta os vinhos eslovenos e a paz entre os povos! :)
Fomos no comboio que ia de Veneza para Budapeste e aproveitámos para conversar com mais viajantes. Na fronteira o polícia esloveno, ao ver o meu bilhete de identidade, pergunta ao colega "Portugal é na UE?" ou algo parecido...:lol:

Aconselho a visita!!

igreja franciscana na Prešernov trg (Praça de Prešernov)

Três Pontes (foi feita pelo famoso arquitecto esloveno Jože Plečnik. Construída entre 1929 e 32, uma ponte era para carros e as laterais para peões. Mas agora é tudo para peões!

Prefeitura. A bandeira local é a verde. A cidade é muito verde :)

imagem de livro para crianças... casa com fumo a sair da chaminé, igreja com torre, rio, árvores... :)

e lá fomos, de manhã, após umas horas a vaguear por ali, para o hostel. 14€ por noite com quarto só para nós, cozinha e banheiro, mesmo no centro da cidade :) depois de descansar, o sol e o Liublianica!

Ponte do Dragão. É uma creatura importante ali...

em Portugal, cona é a buceta :lol: ali é zona de peões... :lol:

galeria comercial inspirada nas construções helénicas clássicas, por Plečnik!

catedral... mais fotos dela depois

de novo, a igreja franciscana

castelo com a bandeira. Também hei-de por mais fotos dele

maquete da cidade

Ópera

e deixo-vos com o lindíssimo e enorme Tivoli Park :)

Ainda há muito para mostrar, mas tenho que ir dormir!! Na zdravje!!:cheers:

·
instagram: t.l.rekarte
59,833 Posts
Muito bonita a cidade de Ljubliana
Croacia e Eslovenia são meus preferidos nos Balcãs(seguido da Bosnia e Montenegro)
eu achei a arquitetura da cidade muito parecida com a da Polonia!
Valeu pelas fotos,Lino!:)

·
Registered
1,110 Posts
Lindas fotos.
Como tinha pérolas escondidas por trás da Cortina de Ferro.
Não vejo a hora de visitar o Leste Europeu.

·
Registered
22,320 Posts
Lindas fotos.
Como tinha pérolas escondidas por trás da Cortina de Ferro.
Não vejo a hora de visitar o Leste Europeu.
^^ Com certeza!
Gosto muito do canal HGTV, nele tem aquele programa "House Hunters International", de vez enquando alguns programas sao feitos no Leste Europeu... Eu fico impressionado com o tanto de cidades interessantes e bonitas que aquela regiao tem.

@ lino,

Belissimas fotos, o pais parece ser muito bonito, obrigado por mostrar!

·
lê-se: "FÚRRIÊ!"
7,860 Posts
Que thread lindo, Lino!

Tua explicação no inicio foi muito esclarecedora e nos situa muito bem dentro do contexto!

A Eslovênia me parece, pelas fotos, como você havia me falado realmente. Que país lindo. As fotos estão ótimas. E o que você achou do pessoal lá? Da vida das pessoas, etc.. estou curioso para saber, após eles passarem por todos esses processos políticos.

Muito obrigado por compartilhar conosco as fotos dessa "jóia"!! Ficarei aguardando mais fotos e informações. Quero, sim, um dia visitar esse páis!

Abração!

·
Registered
22 Posts
Que cidade mais simpática e super pacata, essas foram minhas impressões.

A arquitetura me lembrou muito a polonia, não sei porque :lol:

Belo thread, boas fotos.
Parabéns :)

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Ainda há bem mais a caminho!
A cidade é interessante. Chegámos às 2am no comboio e, apesar de ser fim-de-semana prolongado de Páscoa, ainda víamos muitas pessoas na rua, bares, kebab 24h... (adoro kebab). Os Eslovenos são muito simpáticos, o país é muito jovem, as famílias saem para fazer montanhismo e beber vinho, eles falam muito inglês, as raparigas são bonitinhas.
A universidade de Liubliana tem cerca de 65.000 estudantes e isso dá vida à cidade, que está cheia de bares de rua, esplanadas (como mostrarei mais adiante) e tem uma zona alternativa (Metelkova) que é como uma cidade dentro da cidade. O hino nacional (Zdravljica - O Brinde), em vez de ser nacionalista e puxar pela glória e armas e o povo, tem a letra escolhida de um poema de France Prešeren que louva os vinhos eslovenos e deseja a união entre os povos.

A Eslovénia é um país de Europa Central, tal como a Polónia, Rep. Checa... de Leste é da Moldávia ou Roménia para lá...

·
Banned
2,300 Posts
Maravilhosa cidade, sempre gostei muito da Eslovênia, fico feliz de ver o país já com renda per capita de 30.000 dólares, em franco crescimento ascendente. Sensacional :)

·
Joinville-SC
4,769 Posts
Cidade linda, eu gosto muito de cidades com essa arquitetura, prédios altos e modernos? pra que. gostaria que Joinville não tivesse nenhum prédio acima de 6 andares, mas sempre seguindo esse padrão de construção.

·
'tou na lua...
41,754 Posts
Discussion Starter · #19 ·
Obrigado pelos comentários! As eslovenas são bonitas, mas as Croatas abusam :lol:
Quando lá forem, provem Borovnicek, um licor de frutos silvestres delicioso.
Ali, todos fazem montanhismo. Famílias inteiras têm em subir as montanhas dos alpes eslovenos um costume, chega o fim de semana e lá vão explorar aquelas florestas, lagos e vistas maravilhosas!

de Ljubljana, antes de viajar, tinha visto só 2 ou 3 fotos (normalmente não vejo muitas) para só ter uma primeira impressão...

Liobliana significa Querida Ana (história de um rei que tinha um amor chamado Ana no vale onde era a cidade, assim uma coisa)... adoro as telas na muralha do rio :)

segundo o que a guia explicou, onde está Liubliana era um terreno pantanoso que depois foi drenado. Começou a ser um ajuntamento de pescadores e começou a crescer por ser um cruzamento comercial. A cidade é muito verde, tem duas florestas dentro de si com animais selvagens (incluindo um urso que apareceu há uns anos, tendo provocado grande alarido). Concorre a cidade mais verde (cheia de natureza) da Europa em 2012 :)

Prefeitura de Ljubljana

subindo para o castelo

casas de pássaros :)

com neve nos Alpes... tinha estado a nevar em Liubliana até à semana anterior (fomos no início de Abril) e quando chegámos de madrugada estavam uns 0 graus...

estranho edifício... parece um toblerone

ainda o castelo medieval

se em Portugal são os cabos eléctricos e a roupa estendida, que dizem deste lustre / candeeiro num cruzamento?
:lol:

Metelkova, o bairro alternativo surgido num antigo quartel militar

fomos aqui de noite... estavam a tocar metal :rock:

lindo :drool:

ar condicionado também é elemento artístico? :lol:

Celica (tradução é cela), uma antiga prisão transformada em youth hostel (19€ por noite, está na lista dos hostels mais estranhos - pela positiva, pois é muito interessante - do mundo). Imaginem estar aqui hospedados e a porta do quarto ser... a grade da prisão :lol:

um prédio que, recuperado, ficaria lindo

back in the city centre

quack!

há ainda aquele dejá-vu em relação ao ditador Tito da Jugoslávia... apesar de tudo, a mãe era eslovena e ele falava esloveno fluentemente, segundo li

aqui é um local especial... aqui nos sentámos pela primeira vez na viagem e, por acaso, nos sentámos na noite, antes de regressar, para jantar :)

estava fechada, mas cá vai

adoram esplanadas, mesmo

rio Ljubljanica

skyscraper lá do sítio

gostei deste prédio

lá a bandeira nacional está em todo o lado

Praça da Revolução Francesa...

universidade

adorei as varandas

porque o Natal é quando o homem quer, a árvore na Páscoa :lol:

vamos mas é descansar. Adorámos a esplanada à esquerda, as cadeiras convidam à preguiça :)

e deixo uma janela para o resto do país... voltarei a Ljubljana

bar dos esqueletos (Skeleton Bar, aconselho). Mortinhos por uma cerveja? :D

a minha amiga eslovena diz que o formato do país é o de uma galinha :D

e vou procurar as de outros locais... Bled, Skofia Loka... :)

1 - 20 of 31 Posts