SkyscraperCity banner

1 - 20 of 260 Posts

·
Registered
2,182 Posts
Discussion Starter #1
Já se tinha falado em fazer em thread em discussões anteriores sobre estes espaços mas nunca ninguém o fez. Assim resolvi eu avançar :eek:kay:

O thread é para colocar imagens e informações sobre jardins, parques e outros espaços verdes da capital (e falar sobre estes espaços claro). Espero que ajudem a encher o thread ;).

Começo por colocar um mapa (embora incompleto) dos espaços verdes:

·
Registered
2,182 Posts
Discussion Starter #2
PARQUE BENSAÚDE

Para primeiro exemplo coloco um parque que deve ser desconhecido da larga maioria dos lisboetas e que foi recentemente reabilitado.

Descrição da CML:

O Parque Bensaúde é uma antiga quinta do séc. XVII, constituída por vários edifícios e um magnífico jardim, onde se destaca o conjunto neoclássico de plataformas e as escadarias que culminam no Pavilhão, da autoria de um escocês, que são os elementos mais construídos do jardim. Possui, ainda, um notável conjunto de vegetação, salientando-se uma fabulosa alameda de plátanos e o maior sobreiro identificado em Lisboa.
O Parque Bensaúde tem à sua disposição novos equipamentos, como bancos de jardim, mesas, papeleiras, uma "aranha" gigante para as crianças, estátuas decorativas e uma área de café e esplanada. Toda a área está, agora, mais iluminada, os pavimentos foram melhorados e foram criadas as condições necessárias à sua plena fruição.

Àrea: 3.5 ha

Mapa:

Fotos:
O Parque tem muitos recantos à sombra sendo um lugar agradável para ler.

Embora a área verde seja bastante grande, por questões de segurança e de manutenção do parque eles limitaram o parque a um espaço menor que está limitado por uma linha de árvores e cercas.

Existe na zona do miradouro/escadaria uma zonas com mesas e um quiosque improvisando um café:

·
President and CEO
17,597 Posts
Excelente iniciativa. :applause: Agora é ir completando.

·
Registered
2,182 Posts
Discussion Starter #6
Boa iniciativa.
Boa iniciativa e belas fotos :applause:

O Mapa está excelente :yes:

A moyanapolit meteu umas fotos do parque José Gomes Ferreira no thread de Alvalade.
Excelente iniciativa. :applause: Agora é ir completando.
Obrigado ;)
Já vem mais a seguir (estou à espera que acabe de fazer o upload de umas fotos :gaah:)
Quanto às outras fotos.........eu talvez possa pô-las também neste thread . O objectivo é mesmo ir preenchendo com os espaços. Mas talvez seja melhor esperar que a moyanapolit dê o OK para isso antes de lhe ir "roubar" as fotos :D. Ou então ponho um link ao post dela.
Rick já foste ver o thread da tua zona ? :D
Ainda não vi o thread Barra. Ando um pouco distraido. Vou ver agora :eek:kay:

·
Registered
2,182 Posts
Discussion Starter #9
MONSANTO -- Parque Recreativo do Alto da Serafina

Este já é mais conhecido mas é sempre bom mostrar. Localiza-se no meio de Monsanto e está regularmente cheio de gente aos fins de semana (principalmente de pais com as suas crianças).

Descrição da CML:

O Parque Recreativo do Alto da Serafina dispõe de um vasto conjunto de equipamentos lúdicos destinados a várias faixas etárias da população, como restaurante, parque de merendas, parques infantis, escola de condução infantil, coreto e um miradouro que possibilita uma ampla vista sobre a cidade.
Amplos relvados e inúmeras árvores e arbustos, bem como a presença de água na Praça dos Ciprestes, convidam a um passeio pela rede de caminhos que percorre toda a área.

Área:5,6 ha

Mapa:
Não encontrei um mapa........por isso compus um com uma foto aerea (do live maps).

Legenda:
1 Entrada do Parque
2 Zona de parque insuflável
3 e 4 Parques infantis
5 Parque de Merendas
6 Miradouro
7 Parque dos índios, labirinto e lago
8 Escola de condução infantil
9 Restaurante, bar e esplanada.

Logo à entrada da para perceber que o parque até é bastante popular. Como aquilo é no meio de monsanto a maioria das pessoas vai de carro (mas há ciclovia e autocarro para lá).

Zonas para crianças:

Vistas do miradouro:

Gosto bastante da vista para o Tejo deste miradouro pois enquanto normalmente o que se vê é casario a ir para o mar........este dá a ilusão de verde como se quase não houvessem casas. Dá uma imagem diferente principalmente considerando que o Tejo ainda está a cerca de 4 km deste miradouro.

·
turquia | türkiye
1,645 Posts
Parque em Alvalade

Olá meninos e meninas.
Claro que coloco aqui as fotos, SIM! Era também bom depois meter links directos para os posts com as fotografias dos mesmos parques ou jardins, para um melhor acesso, caso quisessemos ver fotografias específicas, no primeiro post do Rick por exemplo. Mas isso é apenas uma ideia. : )

Entao cá vai a nossa contribuiçao:

(link):
Parque José Gomes Ferreira, Alvalade

Mata de Alvalade

O rasgamento das novas avenidas, projectado por Faria da Costa em 1935 para o Parque Oriental de Lisboa, originou na década de 1940, a criação desta mata com cerca de 10 ha, composta por uma zona densamente arborizada, dominada por cedros-de-buçaco e ciprestes, e rodeadas por manchas de pinheiros-mansos. Pequenas ruelas asfaltadas e um parque de merendas animam o espaço. Em 1951 a mata foi objecto de arranjo sob projecto do arquitecto-paisagista Gonçalo Ribeiro Telles.

Bibliografia: Portugal Patrimonio. Editorial: Circulo de Leitores.

Uma vez deixada informação sobre um dos maiores parques de Lisboa, vou mostrar-vos imagens dele. Para mim é sem dúvida nenhuma uma das melhores zonas verdes de toda Lisboa. Realmente um lugar muito belo e especial para mim. O único problema é que já ouvi falar de violações que aconteceram lá. Bem, uma vez dito isto vou ao importante.

A entrada ao parque realmente contraste muito com a área tão urbana do lado de Alvalade:

Uma vez dentro a espessura das folhagens dos árvores apodera-se de nós:

Há uma ciclovia que percorre toda a mata e utilizada não só por eles :p:

Há merenderos onde fazer um bonito almoço no meio da cidade:

Quando chegamos a uma área fantástica, onde suavemente ouves o estalar das folhas em pleno verão:

Algumas imagens ficam na minha retina durante horas, é realmente belo :drool::

A ciclovia encontra-se completamente coberta de um um longo tapete formado por a sombra das árvores:

Rápidamente a paisagem muda, mas não deixa de ser menos apaixonante:

Gosto muito do contraste entre a espessura dos troncos e a clareza do seco solo:

A diversidade botánica aumenta passo a passo com belos exemplares:

Qualquer parque deve ser além de uma zona de lazer, uma zona de aprendizagem:

Mas o que realmente me impacta é estar num lugar tão mágico e tão desconhecido de Lisboa:

Há algum lugar melhor em Lisboa para sentar-se a ler um livro?

E para ir a jogar com os meninos e a desfrutar duma jornada campestre?

Se calhar há, mas este é o meu lugar :):

Os pequenos detalhes dão uma maior aparência de floresta natural:

Não todos são árvores, encontramos um estrato de mato realmente belo:

No meio desta mata encontramos um lugar onde praticar desporto ao ar puro:

E onde lançar-se ao ar para sentir-se por uns segundos um passarinho :), isto só o vi aqui e num jardim de Évora:

Mas o que sempre sempre me apaixona é a apreciação da natureza da qual tenho tanto de aprender:

No mais alto da Mata sempre fico deslumbrado por as vistas de uma grande e ás vezes rara cidade europeia, uma pequena mistura entre o mundo rural e o urbano, realmente belo ...

Em poucas grandes cidades pude desfrutar de um entorno tão natural, é um grande tesouro para conservar:

Ve-se perfeitamente o monte do mais conhecido Parque de Bela Vista, pena de ser um parque tão isolado do resto da cidade:

Com um pouco de aumentos pode ver-se o forte contraste das alegres cores e simples formas das torres dos anos 50, frente ás torres de vidros, o apaixonante material desenvolvido nestes últimos anos:

Um lugar simplesmente maravilhoso para estar com as pessoas ás que mais queres:

Adoro este detalhe:

Cidade e mata, pobreza e riqueza, desde aqui desfruta-se de uma das principais características ao meu ver de Lisboa: ser uma cidade de contrastes:

Abaixo um mundo, em cima outro:

Não falta nem a árvore da morte, que paradoxicamente acho ser um dos árvores mais vivas e mais fortes:

Novamente voltando ao inicio deste passeio encontramos lugares com uma grande alegria, adoro isto, famílias a desfrutar e não a consumir!:

Que prazer de estar a desfrutar de um tão belo lugar ..., ai! que vontade de jogar com eles!:

Já estamos no fim e um pombo lembra-nos que ainda estamos na cidade, não estamos ainda no campo, mas por uns momentos quase penso estar!:

E assim um lindo passeio ao seu fim chegou. Espero que gostassem e que aprendessem algo mais :).

·
Registered
2,182 Posts
Discussion Starter #20
Obrigado a todos pelas contribuições e comentário no Thread :eek:kay:
Eu de espaços verdes penso que até agora só tenho o jardim do Museu da Cidade, um bocadinho do parque Eduardo VII e o Miradouro de S. Pedro de Alcântara, conta?
Conta claro. :yes: Até agora têm sido mais parques que jardins mas o objectivo é ter os dois :D

Aliás há jardins magníficos em Lisboa e a cidade tem (ou teve) o cognome de cidade jardim. Até era pena não os incluir.
Fantástico! Parabéns, umas perspectivas de Lisboa muito diferentes do habitual!
Gostava que o parque florestal do Monsanto fosse melhor aproveitado para uso da população...
Acho que a tendência está a inverter-se. Neste Verão vi bastantes mais pessoas por lá (em zonas mais interiores que antes não conseguiam atrair muita gente). A autarquia tem tentado levar as pessoas a Monsanto através de diversas iniciativas. O espaço Monsanto tem uma panóplia de actividades no Parque.

O maior problema, na minha opinião, é ainda a falta de conhecimento geral da população sobre o espaço. Muita gente simplesmente desconhece o que por lá existe. Estou a pensar fazer um post geral sobre Monsanto para mostrar algumas destas coisas.
Olá meninos e meninas.
Claro que coloco aqui as fotos, SIM! Era também bom depois meter links directos para os posts com as fotografias dos mesmos parques ou jardins, para um melhor acesso, caso quisessemos ver fotografias específicas, no primeiro post do Rick por exemplo. Mas isso é apenas uma ideia. : )
É uma excelente ideia sim senhor :yes:. Aliás até penso em ir um pouco mais longe e colocar num mapa de Lisboa (google earth) a localização dos espaços que as pessoas forem pondo para que se tenha um mapa mais completo que o da CML que coloquei. O que achas???
Obrigado pela contribuição ;) :cheers:

1 - 20 of 260 Posts