Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 31 Posts

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá pessoal... dando um tempo na série sobre bairros de JF, um amigo meu tirou algumas fotos do Independência Shopping, achei que elas ficaram legais destacando os detalhes e a concepção do lugar, juntei com mais algumas fotos minhas e fiz essa coletânea...:)

Ney Frossard/panoramio - arte final Driano MG

INDEPENDÊNCIA SHOPPING

O Independência Shopping é o primeiro grande shopping de Juiz de Fora e o único shopping num raio de 100Km. Está estrategicamente localizado em uma das principais vias da cidade e a apenas 5 minutos do centro.

Sua arquitetura moderna segue as últimas tendências internacionais: um shopping em curva, com vitrines avançadas que facilitam a visibilidade das lojas, corredores amplos e iluminação natural. Juntam-se a estes diferenciais as varandas externas que permitem uma linda vista panorâmica da cidade.

Com mix sofisticado de marcas locais e nacionais, o shopping possui 150 lojas e forte ancoragem, 3 pisos de estacionamento e um completo corredor de serviços, sem contar com cinco salas de cinema multiplex e as operações de Lazer Magic Games e Saraiva Mega Store.

O projeto de expansão do shopping, que prevê fechar com lojas, formando um círculo, o espaço que hoje é uma ferradura, tem previsão para acontecer entre três a cinco anos.

Com a chegada do shopping, Juiz de Fora se consolida como cidade pólo da região e capital da Zona da Mata, atraindo cerca de 2 milhões de pessoas do entorno, além de visitantes do Rio de Janeiro, Belo Horizonte e São Paulo.

FICHA TÉCNICA

Inauguração: Abril de 2008.
Área construída: 85.000m²
ABL: 25.300m²
Âncoras: 5 (Renner, C&A, Leader, Lojas Americanas e Casa & Vídeo).
Mega Lojas: 5 (Casas Bahia, Ponto Frio, Centauro, RiHappy e Saraiva Mega Store).
Satélites: 150
Lazer: 5 salas de cinema UCI Kinoplex e Magic Games.
Estacionamento: 1300 vagas
Distâncias:
Rio de Janeiro: 170 Km
Belo Horizonte: 250 Km
São Paulo: 450 Km

A Fachada

1. A fachada é bastante 'clean' ressaltando os grandes vitrais.

2.

3.

4. Detalhe das luminárias.

5. Lateral do shopping pela Av. Independência, bairros São Mateus e Paineiras ao fundo.

6. Outra lateral que dá acesso ao estacionamento aberto.

7. Calçada que dá acesso ao túnel de pedestres que passa por baixo da Av. Independência.

8. Entrada do túnel, a ideia foi boa, só precisava de um acabamento melhor.

9. Ponto de ônibus em inox.

10. Detalhes

O Interior

11. O Independência Shopping chama a atenção por sua arquitetura diferente em formato curvilíneo.

12.

Eduardo Mezzonato/panoramio

13.

14.

15.

16.

17.

18.

O Teto

19. O projeto é arrojado, aproveitando bastante a luz natural.

20. Detalhe dos vitrais da entrada.

21. Detalhes do teto.

22.

23.

24.

25. Sistema de ar condicionado e som nas paredes laterias.

26. Luminárias.

27. Acabamento nas varandas do shopping.

As Varandas do Shopping

28. O shopping dispõe de varandas e terraços, onde é possível ter uma vista panorâmica de parte da Zona Sul da cidade.

29.

30.

31.

32. Detalhe das calhas.

33. Algumas varandas dão para a parte de trás do shopping, bairro Cascatinha ao fundo.

34. Spazio Design e bairro Estrela Sul ao fundo.

35. Fundos do shopping.

·
:)
18,427 Posts
Gosto muito desse shopping! Ao meu ver Juiz de Fora ainda comporta mais shoppings do porte do Independência. Ah, a vista para a cidade é sem dúvida um dos meus atrativos prediletos. :)

·
Registered
8,839 Posts
Esse shopping visto de cima, me lembra uma prótese de dentadura. :lol:

Muito legal, parabéns. Juiz de Fora merece.

·
Registered
2,265 Posts
Eu gostei demais da arquitetura deste shopping, deve ser muito bonito se visto de uma certa distância a nível de rua, a noite então deve ser um charme a parte.

·
Banned
7,747 Posts
Bacana! Gostei mesmo!

Agora, não posso omitir a foto 9: os abrigos de ônibus são exatamente IGUAIS aos daqui de Caxias!

·
Pé Vermelho
10,917 Posts
Além do shopping ser be, bonito, tem varandas para ver a cidade = INVEJA...

·
18,427 Posts
Eu tinha uma leve desconfiança que o thread estava no lugar errado...:lol:

Esse shopping ficou realmente mto bom internamente, e as varandas com as vistas panorâmicas são mesmo um diferencial...:)

Acredito que JF comporte um outro shopping desse porte sim.
Deve comportar sim. A efeito de comparação, se eu não estou enganado, Juiz de Fora chega a ser maior que Aracaju.

Aqueles vários shoppings menores do centro ainda funcionam?

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #13 · (Edited)
^^
Tito pelas estatísticas do IBGE durante essa década Juiz de Fora e Aracaju estavam se revesando na 35ª e 36ª colação em nº de habitantes, mas de 2007 pra cá aparentemente Aracaju tem tido uma taxa de crescimento maior que JF. Na verdade eu considero as duas cidades bem parecidas em termos estatísticos mesmo na comparação do PIB e outros aspecto econômicos, pode ser que no lado social Juiz de Fora ainda leve um pouco de vantagem. Mas acredito que a tendência é Aracaju cada vez mais se distanciar, até por ser capital de estado e atrair mais investimentos.

Te respondendo... sim ainda existem, mas bondade sua chamar aquilo de shopping né...:lol:

·
Rio de Janeiro
31,357 Posts
Gostei muito do Shopping, pois é de muito bom gosto :applause:

·
18,427 Posts
^^
Tito pelas estatísticas do IBGE durante essa década Juiz de Fora e Aracaju estavam se revesando na 35ª e 36ª colação em nº de habitantes, mas de 2007 pra cá aparentemente Aracaju tem tido uma taxa de crescimento maior que JF. Na verdade eu considero as duas cidades bem parecidas em termos estatísticos mesmo na comparação do PIB e outros aspecto econômicos, pode ser que no lado social Juiz de Fora ainda leve um pouco de vantagem. Mas acredito que a tendência é Aracaju cada vez mais se distanciar, até por ser capital de estado e atrair mais investimentos.

Te respondendo... sim ainda existem, mas bondade sua chamar aquilo de shopping né...:lol:
Nunca tinha parado para comparar as duas. Não sabia que a tendência é que Aracaju passe à frente. Aqui a cidade está recebendo muitas pessoas de fora e isso faz acelerar o aumento populacional.

Ah, mas eles não são conhecidos por shopping? Só não estou lembrando agora o nome de alguns, tem tanto tempo... :)

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Discussion Starter · #19 · (Edited)
Adoro esse shopping, achu ele bem estiloso e diferente! Se vai muito nele Driano???
Olha, eu nunca fui mto fã de frequentar shoppings, vou as vezes, principalmente se quero comprar alguma coisa no fim de semana.

Nunca tinha parado para comparar as duas. Não sabia que a tendência é que Aracaju passe à frente. Aqui a cidade está recebendo muitas pessoas de fora e isso faz acelerar o aumento populacional.

Ah, mas eles não são conhecidos por shopping? Só não estou lembrando agora o nome de alguns, tem tanto tempo... :)
Tito lembra que eu fiz esse thread antes na inauguração do Independência Juiz de Fora - Os "shoppings" da cidade antes do Independência

O Sta Cruz o Mister Shopping e o Alameda tem estruturas melhores do que os "shopenzinhos" que se espalham pelo centro da cidade, aqui tem essa mania de chamar qq centrinho comercial de shopping...:lol:

São todos pequenos prédios de 2 ou 3 andares no máximo, no caso do Braz Shopping ele tem até com uma pequena praça de alimentação e estacionamentos.

Que eu me lembre são esses...

Braz Shooping
Marechal Center
Garden Shopping
Central Shopping
Shopping Rio Branco
JF Shopping
Shopping Bom Pastor

·
18,427 Posts
Tito lembra que eu fiz esse thread antes na inauguração do Independência Juiz de Fora - Os "shoppings" da cidade antes do Independência

O Sta Cruz o Mister Shopping e o Alameda tem estruturas melhores do que os "shopenzinhos" que se espalham pelo centro da cidade, aqui tem essa mania de chamar qq centrinho comercial de shopping...:lol:

São todos pequenos prédios de 2 ou 3 andares no máximo, no caso do Braz Shopping ele tem até com uma pequena praça de alimentação e estacionamentos.

Que eu me lembre são esses...

Braz Shooping
Marechal Center
Garden Shopping
Central Shopping
Shopping Rio Branco
JF Shopping
Shopping Bom Pastor
É verdade, não me lembrava desse thread. Foi bom rever. :) Lembro que o pessoal até brincava com a mania de colocarem o nome de shopping.

1 - 20 of 31 Posts