Cidadãos criticam falta de qualidade das esplanadas
O movimento de cidadãos 'Fórum Cidadania Lisboa' criticou a desqualificação que diz caracterizar as esplanadas de café e restaurantes da capital, sobretudo as dos bairros históricos.
Numa carta enviada ao presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, quando se assinala o Dia Mundial do Turismo, o movimento realça a "grande proliferação de esplanadas com mobiliário oferecido por marcas de bebidas, principalmente marcas de cerveja".
"O diagnóstico da situação actual das esplanadas da capital é preocupante e em muitos casos inaceitável. Com esplanadas de mobiliário caótico, carregadas de publicidade, com design e materiais desqualificados, dificilmente subimos os padrões de qualidade do Turismo de Lisboa", considera.
O 'Fórum Cidadania Lisboa' defende um melhor regulamento e maior fiscalização nestes casos, em que considera haver um "aproveitamento abusivo da publicidade e marketing".
"Desde o Castelo de São Jorge ao Mosteiro de São Vicente de Fora, passando pela Baixa, Chiado e Belém, vários monumentos emblemáticos da nossa cidade sofrem de poluição visual resultante de esplanadas cujo pretexto principal é publicitar uma marca de cerveja, de refrigerantes ou de gelados", recorda o Fórum.
Para este movimento de cidadãos, Lisboa deve oferecer a quem a visita esplanadas com padrões de qualidade elevados, a par com outras cidades europeias, dando como exemplo as cidades de Atenas e Nafplion, na Grécia, e Munique, na Alemanha, onde é proibido mobiliário com publicidade no centro histórico.
Fonte:
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1672477&seccao=Sul
--------------------------------------------------------------------------
Protesto no Dia Munidal do Turismo/Esplanadas de Lisboa
Exmo. Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Dr. António Costa
No Dia Mundial do Turismo vimos chamar atenção para a desqualificação que ainda caracteriza grande parte das esplanadas de cafés e restaurantes de Lisboa, nomeadamente nos bairros históricos.
As esplanadas são equipamentos de grande importância para o Turismo de qualquer cidade. Podemos avaliar a qualidade da sua oferta turística através do cuidado que os munícipes, e a sua Câmara, põem na implantação e mobiliário das esplanadas.
Infelizmente, e apesar dos regulamentos existentes, são ainda demasiado frequentes as esplanadas sem qualidade e muitas as irregularidades.
Registamos também uma preocupante proliferação de esplanadas com mobiliário oferecido por marcas de bebidas, principalmente marcas de cerveja. Nenhuma zona histórica ou monumento classificado da capital parecem estar a salvo do aproveitamento abusivo da publicidade e do marketing.
Desde o Castelo de São Jorge ao Mosteiro de São Vicente de Fora, passando pela Baixa, Chiado e Belém, vários monumentos emblemáticos da nossa cidade sofrem de poluição visual resultante de esplanadas cujo pretexto principal é publicitar uma marca de cerveja, de refrigerantes ou de gelados.
Enviamos em anexo uma amostra recolhida em diferentes zonas históricas de Lisboa. O que observamos não é cenário digno de nenhuma cidade civilizada.
O diagnóstico da situação actual das esplanadas da capital é preocupante e em muitos casos inaceitável. Com esplanadas de mobiliário caótico, carregadas de publicidade, com design e materiais desqualificados, dificilmente subimos os padrões de qualidade do Turismo de Lisboa.
Assim, solicitamos que, e em colaboração com a Associação Turismo de Lisboa, se estudem soluções para resolver este problema que afecta cada vez mais a nossa cidade.
Ao executivo da CML compete encontrar um melhor regulamento, assim como uma eficaz fiscalização de modo a garantir que Lisboa ofereça aos portugueses, e a quem nos visita, esplanadas com padrões de qualidade elevados, a par com os que observamos noutras cidades da Europa.
Com os melhores cumprimentos,
Paulo Ferrero, Júlio Amorim, Luís Marques da Silva e Fernando Jorge
CC: Vereador José Sá Fernandes; AML; Vereadores da Oposição; Associação Turismo Lisboa; Media
ANEXO: Levantamento fotográfico de esplanadas em Bairros Históricos de Lisboa (Alfama, Baixa e Chiado) e bons exemplos de esplanadas na Grécia (Atenas e Nafplion), Munique e Nova Iorque.
Fonte:
http://cidadanialx.blogspot.com/2010/09/protesto-no-dia-munidal-do.html
--------------------------------------------------------------------------
Dia Mundial do Turismo: Lisboa I
Dia Mundial do Turismo. Rua dos Douradores e Praça dos Restauradores em Lisboa. É o vale tudo?
Fonte:
http://cidadanialx.blogspot.com/2010/09/dia-mundial-do-turismo-lisboa-i.html
--------------------------------------------------------------------------
Dia Mundial do Turismo: Lisboa II
Dia Mundial do Turismo. Lisboa, Miradouro de Santa Luzia. Miradouro Coca-Cola? Patriotismo cego?
Fonte:
http://cidadanialx.blogspot.com/2010/09/dia-mundial-do-turismo-lisboa-ii.html
--------------------------------------------------------------------------
Dia Mundial do Turismo: Lisboa III
Pátio de entrada do Mosteiro de São Vicente de Fora. Esta marca de cerveja é das que tem reveleado menos sentido de responsabilidade social. Faz dos monumentos e dos bairros históricos do país seu campo de manobra para todo o tipo de campanhas de marketing e publicidade. E que dizer do Patriarcado de Lisboa, afinal proprietário deste Monumento Nacional? Venha o Diabo e escolha!
Fonte:
http://cidadanialx.blogspot.com/2010/09/dia-mundial-do-turismo-lisboa-iii.html
--------------------------------------------------------------------------
Dia Mundial do Turismo: Lisboa IV
Vários aspectos piturescos de esplanadas na Rua de São João da Praça, à sombra da Sé e da Igreja de São João da Praça. Esta é uma das entradas mais paradigmáticas de Alfama. Welcome to Red Plastic City! Viva o Dia Mundial do Turismo em Lisboa!
Fonte:
http://cidadanialx.blogspot.com/2010/09/dia-mundial-do-turismo-lisboa-iv.html
--------------------------------------------------------------------------
Dia Mundial do Turismo: Atenas
Se os gregos conseguem ter esplanadas desta qualidade no centro de Atenas porque razão em Lisboa as esplanadas são em plástico de cores berrantes e carregadas de publicidade?
Fonte:
http://cidadanialx.blogspot.com/2010/09/dia-mundial-do-turismo-atenas.html
--------------------------------------------------------------------------
Dia Mundial do Turismo: Nova Iorque
Dia Mundial do Turismo. Esplanada em Bryant Park no centro de Nova Iorque. Naturalmente, mobiliário com publicidade é impensável. Chapéus de sol podem apenas conter a toponímia do jardim público.
Fonte:
http://cidadanialx.blogspot.com/2010/09/dia-mundial-do-turismo-nova-iorque.html
--------------------------------------------------------------------------
Dia Mundial do Turismo: Munique
Dia Mundial do Turismo. Esplanadas no centro de Munique. Não é de admirar que Munique seja reconhecida como uma das cidades com melhor qualidade de vida do planeta Terra. Publi-Cidade em Munique? Não! E não é tanto uma questão de regulamentos e fiscalização. É mais uma questão de civilização.
Fonte:
http://cidadanialx.blogspot.com/2010/09/dia-mundial-do-turismo-munique-i.html