SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 60 Posts

·
.
13,730 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Das 17 candidatas a cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, duas foram totalmente relegadas no processo de escolha: Rio Branco, no Acre, e Goiânia, em Goiás. No entanto, fosse mais evolução em saneamento básico e menos política a pesar na decisão, e a capital goiana seria uma das 12 escolhidas, levando-se em conta seu desempenho no estudo sobre o assunto feito em párceria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Tata Brasil.

De 2003 a 2007, período avaliado, Goiânia subiu 19 posições e aparece no 14º lugar entre os 79 municípios consultados, um crescimento notável se comparado ao desempenho de Brasília (DF), que receberá jogos do Mundial e caiu nove lugares em relação ao primeiro ano do levantamento, feito com dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS), divulgado pelo Ministério das Cidades.

Das 12 cidades escolhidas pela Fifa para abrigar partidas do Mundial daqui a cinco anos, a capital goiana só fica atrás de Curitiba (PR), 11ª colocada, da concorrente direta Brasília, 12ª, e de Belo Horizonte (MG), 13ª. Centro do poder e capital do país, o município mais importante do Distrito Federal não ficaria (e não ficou) sem ser contemplado.

Por força da mesma política, Brasília ainda briga diretamente com São Paulo e Belo Horizonte para ter o jogo de abertura da competição. Com time na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, o estado sabe que neste tipo de disputa jamais seria a opção para representar o Centro-Oeste do país.

http://espnbrasil.terra.com.br/fute...OVE+DAS+12+CIDADES+SEDE+DA+COPA+DO+MUNDO+2014

·
CGr / MS / C-O / BR
19,036 Posts
Se fosse só em saneamento que ela ganhasse das outras, ainda estava de bom tamanho. Agora, se você for ver bem, ela ganha em saúde, transportes, energia, educação, etc.

·
.
13,730 Posts
Discussion Starter · #3 ·
^^

E no futebol, tema do evento.

Pena que a Política ficou acima de todos os outros itens.

·
CGr / MS / C-O / BR
19,036 Posts
^^ Se fosse considerar o futebol atual, Rio Branco não teria sido preterida também. Claro, em tradição e importância histórica, Belém e Manaus são superiores, mas o desempenho dos times do Acre (em especial o Rio Branco) tem sido melhor que o dos vizinhos nos últimos torneios.

·
Registered
6,607 Posts
Uau, Curitiba é a capital com a melhor rede de saneamento básico? Engraçado, achava que essa era de POA.

·
CGr / MS / C-O / BR
19,036 Posts
^^ É aquela história: quando tem, ninguém percebe; mas quando não tem, todo mundo reclama. Imagina turistas vindos da Europa vendo água de esgoto escorrendo em meio à rua, ou em valetas nas calçadas (mais comum em cidades litorâneas). Isso sem falar no cheiro...

·
.
13,730 Posts
Discussion Starter · #8 ·
Eu imagino os turistas chegando e reparando: "Oh! Que bela rede de saneamento, veja só que maravilha essa galeria de aguas pluviais!"

Melhor que eles chegaram e falarem "Oh que bela avenida com esgoto a céu aberto, que lindo este rio Roxo de tanta poluição"

·
Registered
6,607 Posts
^^ É aquela história: quando tem, ninguém percebe; mas quando não tem, todo mundo reclama. Imagina turistas vindos da Europa vendo água de esgoto escorrendo em meio à rua, ou em valetas nas calçadas (mais comum em cidades litorâneas). Isso sem falar no cheiro...
Disse tudo.

·
www.goianiabr.com.br
560 Posts
Eu imagino os turistas chegando e reparando: "eca que nojo .... a cidade tah um nojo... suja... sem agua limpa pra bber.... os rios todos Poluidos e fedidos... as ruas todas sujas.... Sera que essa cidade merecia mesmo a COPA DO MUNDO.... :eek:hno:

·
Annoying ex-moderator
17,643 Posts
Melhor que eles chegaram e falarem "Oh que bela avenida com esgoto a céu aberto, que lindo este rio Roxo de tanta poluição"
Esgoto corre em ruas/avenidas a ceu aberto em locais onde nao existe rede de esgotamento, por isso costumam correr(ilegalmente) nas galerias de aguas pluviais.

Rio roxo eu nunca vi, já vi o rio Tiete com "icebergs" de espuma.

·
Registered
18,253 Posts
Eu imagino os turistas chegando e reparando: "Oh! Que bela rede de saneamento, veja só que maravilha essa galeria de aguas pluviais!"
^^
Concordo com o Erico: o que sanemaneto básico tem a ver com a escolha da sede? Até porque essa lista é bem incompleta e aplica-se apenas ao município de Goiânia. Vale lembrar que 40% dos moradores da RM moram nas cidades periféricas, cujos ínidces de sanemaneto são baixíssimos.

Aliás, eu acho que as escolhas foram bem feitas, excetuando-se Natal. Eu escolheira Belém no lugar. Assim teríamos 2 sedes no N, 2 no CO, 2 no S, 3 no NE e 3 no SE.

·
www.goianiabr.com.br
560 Posts
^^
Concordo com o Erico: o que sanemaneto básico tem a ver com a escolha da sede? Até porque essa lista é bem incompleta e aplica-se apenas ao município de Goiânia. Vale lembrar que 40% dos moradores da RM moram nas cidades periféricas, cujos ínidces de sanemaneto são baixíssimos.
Tem haver que o Quesito Seneamento basico e incluido com infra estrutura....
Ja pensou os turistas vir aki e ver o esgoto a ceu aberto... Pensa no Fedor.... pensa um a rua Suja, e na época da copa "inverno no Brasil e seca na maioria das cidades" não teria nem agua pra beber... :eek:hno:

E somente a lista tah somente as 17 cidades "candidatas" a sede da copa....

·
Gyn Tônica
2,909 Posts
Os critérios da FIFA, leia-se CBF, foram mais políticos, só que a ESPN tá discutindo isso meio fora da hora né... isso devia ter sido discutido quando ainda existiam boatos das cidades que seriam escolhidas, e aí sim, se discutiria o pq de algumas estarem mais cotadas que outras...

·
Eng. Tráfego e Designer
13,970 Posts
^^

Aliás, eu acho que as escolhas foram bem feitas, excetuando-se Natal. Eu escolheira Belém no lugar. Assim teríamos 2 sedes no N, 2 no CO, 2 no S, 3 no NE e 3 no SE.
Concordo com ambos...

Realmente o nível de saneamento básico em algumas cidades (aliás, muitas cidades brasileiras, não só as escolhidas para a copa) possuem um nível de saneamento básico abaixo do que é tolerado.

Afirmo que eu não conheço a fundo o sistema de tratamento de esgoto da cidade de Goiânia, mas uma coisa se tem como afirmar é que muitos setores não possuem ‘rede de coleta e tratamento de esgoto’ e sim apenas fossas (principalmente os bairros da região Noroeste e Sudoeste) que é um tipo de tratamento reconhecidamente arcaico e ofensivo ao meio ambiente, já que poucos constroem juntamente os sumidouros.

Mas agora afirmar que Goiânia tenha, por exemplo, transporte público, energia e/ou educação superior a maioria das cidades eleitas já é um tanto de exagero, né!?

De forma alguma querendo entrar nas chatices de CITY vs CITY mas o nível educacional, energético e transporte público/mobilidade urbana em GYN está muito aquém dos índices mínimos exigidos.

Mas enfim, como certamente serei taxado como o “de fora cuspindo no pra que come” fico por aqui, mas o fato é: FORAM ELEITAS AS CIDADES QUE MERECEIAM E TRABALHARAM MUITO PRA ISSO. Por final, estrutura é algo que se consegue, se angaria e evolui. Certamente daqui a 5 anos essas 12 cidades eleitas estarão (em muitos quesitos) melhor q muita cidade que é “destaque” atualmente, isso é fato. Só espero q não esqueçam das que não foram eleitas.

OS.: Campograndense, acredito que nesse fator de não se ter representatividade a nível nacional (atualmente) no futebol não se esmera apenas à Rio Branco/AC e sim a Rio Branco, Manaus, Natal, Cuiabá, CAMPO GRANDE, Brasília e Maceió que a muito tempo não tem representante na série A do campeonato brasileiro.

Se esse fosse realmente um critério MEGA IMPORTANTE, teríamos 10 sedes no sul e sudeste e uma duas no Nordeste apenas.

1 - 20 of 60 Posts
Status
Not open for further replies.