SkyscraperCity banner
1 - 13 of 13 Posts

·
Registered
8,986 Posts
Isso era o que *era*, não ? Eu até tinha pensado em alertar o gamatrom sobre o artigo na Wikipedia, pq eu acho que não serão mais usados trólebus, mas ônibus híbridos como este da Eletrabus:

·
Banned
1,923 Posts
horrivel!!! nao entendo pq investem tanto numa infra-estrutura dessas q nao tras nenhum retorno significativo no meio de transporte urbano.

·
BAHIA
7,664 Posts
Ele é mais rápido que o trólebus, já que o mesmo não vai ter o problema da alimentação soltar e também da via. Na verdade eu li que seria tipo um trólebus bi-articulado. Vêem aquela coisa no chão, parecido com uma correia ? Ali será uma proteção para o "ônibus" não sair da rota, ali é como se fosse o "trilho".

·
Registered
366 Posts
Eu tinha uma foto antiga mas sumiu do ex Fura-Fila, era bonito até e era elétrico. Mas como sempre roubam os cabos de energia acho que desistiram. Podem até ver que retiraram todos os postes de energia no Expresso Tiradentes

·
Registered
8,986 Posts
Smartboy said:
Eu tinha uma foto antiga mas sumiu do ex Fura-Fila, era bonito até e era elétrico. Mas como sempre roubam os cabos de energia acho que desistiram. Podem até ver que retiraram todos os postes de energia no Expresso Tiradentes
O problema que levou a essa mudança foi mais simples: custo x confiabilidade. Como a via é segregada, qualquer falha (ou nas "antenas" ou no fornecimento de energia) pararia a operação do corredor. Para evitar isso, uma série de redundâncias dentro dos trólebus (motor a combustão para emergências) e na rede de energia (dualização de muitos dos componentes e fontes) se faziam necessárias... e encareciam bastante o projeto.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
Não! Esse era o projeto inicial do Fura fila do Pitta.

Pelo projeto inicial, como bem viu o Urbano, nada mais seria que um corredor de trólebus, semelhante ao já existente entre São Mateus e Jabaquara, tanto é que o veículo da foto é um trólebus articulado de 1980 reformado que fora pintado com outra cor para os testes, hoje ele roda na cor vermelha nas linahs da Zona Leste de Sp.

No governo Marta o projeto foi alterado, saiam os trólebus e entravam ônibus híbridos, que funcionariam com dois motores, um a diesel que movimentaria um elétrico que por sua vez geraria força para o veículo. A prefeitura chegou a encomendar 12 desses carros,q ue custaram caríssimo e eram ineficientes, pois tinham poucos lugares, uma ironia para um corredor expresso de alta capacidade, Os veículos por fim foram comprados por uma viação de São Paulo, a Gatusa, e operam em linhas da empresa para Sto Amaro, aí vai uma foto deles, modelo Gran Viale da Marcopolo:

Finalmente chegamos na gestão Serra ond eo projeto é estendido do Sacoman até Cidade Tiradentes, sendo operado, até onde sei, por ônibus articulados a gás.

1 - 13 of 13 Posts