SkyscraperCity banner

1 - 20 of 114 Posts

·
Registered
104 Posts
Discussion Starter #1
2006 10

Dois anos após o Europeu, passei pelo Estádio Municipal de Aveiro, com câmara fotográfica. Fechadinho da Silva, reportagem apenas do exterior.

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

11.

12.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20.

http://www.ema.pt/

Não sou fã desta edificação, de qualquer modo, aqui fica qualquer coisinha...

Há por aí fotos da maqueta? Do estádio em construção? Durante a inauguração? Euro 2004? Actuais?

Passei por lá há cerca de um ano e, é (era?) bem visível a degradação, pelo menos ao nível dos painéis metálicos de revestimento (pintura/oxidação). Infelizmente, não tinha câmara fotográfica...

·
'tou na lua...
40,090 Posts
É pena o estádio estar a ser tão mal usado... um estádio bem escusado, o Beira Mar não tem capacidade de o encher... e só agora começou a ter resultados melhores...

·
'tou na lua...
40,090 Posts
Então a cabeceira do de Leiria parece um commieblock por construir :puke:

·
Registered
104 Posts
Discussion Starter #8
É verdade.
O Euro 2004 foi sobredimensionado. Não precisávamos de tantos estádios para o organizar.

·
Registered
4,279 Posts
estádio excelente, péssima localização, investimento horrível...

eu voto na demolição, transferência do hospital para lá e renovação do velhinho Mário Duarte e restante complexo desportivo...

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Joga lá o Beira-Mar, estádio sempre cheio... de ar!

·
Registered
456 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Passei por lá quando estava em construção :)

·
'tou na lua...
40,090 Posts
Excelente projecto, Luís!! "Dear, vamos dar uma volta ao sítio de onde o Henry marcou o golo ao Chelsea em 1900 e trocó passo?" :D

·
Registered
104 Posts
Discussion Starter #15
Passei por lá quando estava em construção :)
...e, não há umas fotos para a malta? :)

Ainda ninguém por cá se lembrou disto?
Senhores Arquitectos, têm uma vez mais a oportunidade de dar asas à vossa criatividade, reconvertendo aqueles espaços que, decerto sem culpa vossa, não estão a cumprir a função para a qual foram concebidos.
Mãos à obra e bom trabalho!

http://www.greensavers.pt/2010/11/09/como-reaproveitar-os-estadios-do-euro-2004-uma-ideia-green-savers/
...ou isso, ou uma pintura mais formal, tipo branquinho pérola :)

PS: Desculpem lá ter postado uma coisinha tão feinha......:D

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Não cheguei a tirar porque estava um estaleiro grande, ruas cortadas. Fui lá para ver o antigo Highbury, não sabia que estava a ser transformado em condominio :(

·
'tou na lua...
40,090 Posts
Podiam adaptar o estádio para arena cultural, tipo Atlântico... com shopping, centro cultural tipo CAE, cafés, esplanadas, bowling, pista de gelo...

·
Registered
1,070 Posts
Eu tenho alguma dificuldade em meter o Estádio de Coimbra no mesmo saco dos restantes. De todas as Câmaras Municipais, a de Coimbra é que gasta menos com o pagamento do estádio. E, apesar do empréstimo de 30 Milhões de euros que a CMC teve de fazer, a verdade é que o arranjo do estádio mudou a face daquela zona da cidade! Trouxe para a Solum um centro comercial como Coimbra não tinha, trouxe umas piscinas olímpicas, um complexo multi-desportivos, um parque de campismo de 4 estrelas... Já para não falar que, sem estádio, não teria sido possível receber os 3 concertos que este já recebeu.
Já para não falar de outra coisa. O Estádio (e não estou a falar do centro comercial) está a ser partilhado com lojistas, escolas de dança, empresas de segurança, restaurantes, imobiliária, livraria, lavandaria, etc., etc., etc..

O problema do Estádio de Aveiro é relativamente simples...
Qualquer que fosse o local, iria ser sempre um buraco. A solução devia ter sido ficar de fora do EURO. De qualquer maneira, não tendo sido essa a decisão da Câmara Municipal havia algumas medidas simples que deviam ter sido tomadas e que estariam hoje a minimizar o problema:

- construir o estádio junto à estação: existe muito espaço disponível, onde está previsto construírem prédios. Construir aí o estádio era uma forma de o manter junto ao centro da cidade. Além do mais, a proximidade com a estação iam dar-lhe uma vantagem tremenda no que toca a receber adeptos de fora, vindos de comboio, e tornaria muito mais fácil receber as pessoas que aí fossem atraídas pela realização de um grande concerto.
- associar um centro comercial ao estádio: a ideia não e nova, e Aveiro teria muito a ganhar com isso;
- durante algum tempo, existiram em Aveiro duas Decathlon a 1km uma da outra! Uma delas acabou, naturalmente, por fechar. Para tornar isto ainda mais insólito, estas lojas estão a 1km do estádio! Ou seja, construir uma Decathlon dentro do estádio, além de fazer todo o sentido, seria uma forma extremamente bem pensada de diminuir a despesa do estádio.

Nada disto iria resolver o problema, atenção. Mas serviria para minorar o problema!
Vivo em Aveiro há dois anos e não tenho a mínima dúvida de que Aveiro nunca se deveria ter metido nisto! A dívida da CMA já não era pequena... depois disto chegou ao top das autarquias que mais devem.

·
'tou na lua...
40,090 Posts
Aqueles arredores de Aveiro têm muito espaço, é um facto... mesmo ali na entrada sul há espaço que vai sendo ocupado com prédios...
Além disso há os apartamentos e os concertos que ajudam a pagar a manutenção. Só os dos U2 ajudaram a mudar a relva e a rebaixar o acesso de camiões ao relvado, o que ajuda para futuros concertos...
O pior em Coimbra é o trânsito à volta, eu tenho que ir meter o carro ao pé do Pingo Doce para ir à bola e fugir do estádio...

1 - 20 of 114 Posts