SkyscraperCity banner
1 - 20 of 37 Posts

·
:)
18,427 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá, pessoal! :)

Como prometido no thread de Rio Real, indo da Bahia a Sergipe, posto agora a segunda parte das fotos, a partir da fronteira da BA com SE até a cidade histórica de Estância. Essa é uma das principais cidades do estado e além da importância histórica, tem uma grande importância cultural, já que lá ocorre um dos mais tradicionais e curiosos festejos juninos do estado.

Sem mais, espero que gostem do thread! Serão 124 fotos principalmente da região central da cidade. As fotos são de junho deste ano:

1. Saindo do Nordeste Baiano, chego em solo sergipano pela BR-101. Apesar do asfalto está muito bom no trecho sergipano da BR, a primeira placa de boas-vindas a quem chega em Sergipe é velha. Precisam dar uma reformada.

2. Alguns metros depois uma "placa", em estilo outdoor, mais decente.

3. Toda a 101 em solo sergipano será duplicada. As obras já começaram em alguns trechos. Hoje em dia só há duplicação efetiva nas proximidades de Aracaju.

4. Caindo aos pedaços!

5. Já próximo à entrada da cidade de Estância.

6. Entrando na cidade por uma entrada diferente, passando pela antiga Vila Operária.

7. Algumas fachadas foram reformadas.

8.

9. Ornamentação tradicional dos festejos juninos.

10. Esses "puxadinhos" são esteticamente feios, mas há uma explicação: Esse é um dos locais aonde acontece a famosa (e perigosa) guerra de espadas, então muitos moradores constroem essa proteção para proteger a sua fachada do fogo e também para poder assistir diminuindo o risco de se queimar. Muitos acabam virando um tipo de camarote. Vejam esse vídeo para entender o que as pessoas temem.

11. Um puxadindo que protege as pessoas com telas.

12. Outro.

13.

14.

15.

16.

17.

18.

19.

20. Tinha tudo para ser um belo casarão, mas...

21. ... está sendo consumido por cupins.

22.

23.

24.

25.

26. Os festejos juninos de Estância são uns dos mais tradicionais do estado. A cidade é conhecida como Capital do Barco de Fogo por esse motivo (clique para ver um vídeo). Surreal! O Forródromo é um espaço para shows e eventos como é o Sambódromo para o Rio e Bumbódromo para Parintins.

27.

28. Embaixo tudo pintadinho (apesar do colorido excessivo), mas em cima sem pintura.

29. Como em muitas cidades do interior, árvores são podadas em formato de casas, animais etc.

30. Prefeitura vista de uma praça.

31.

32. Praça e Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

33.

34.

35.

36.

37.

38.

39.

40. 3 numa só moto? Super comum!

41.

42.

43. Deve ser uma antiga escola.

44.

45.

46.

47. Supermercado popular.

48.

49. Praça em frente a catedral.

50. Mais ornamentos.

51. Coreto interessante!

52. Cidade "cenográfica" que é sempre montada para os festejos juninos.

53. Como foi ano de copa do mundo...

54. Construção em formato de Barco de Fogo.

55.

56. Catedral Nossa Senhora de Guadalupe.

57.

58.

59.

60. Início da área que contém vários casarões azulejados. Infelizmente os pontos comercais não preservaram a fachada, como tinha que ser.

61.

62.

63.

64. Em cima, detalhes ainda estão preservados, mas embaixo tudo foi descaracterizado. Um crime!

65. A rua (ou avenida) dos casarões.

66. Um que de certa forma foi preservado, apesar das muitas placas de propaganda tirarem a sua beleza.

67.

68. Mais casarões.

69.

70.

71.

72.

73.

74.

75.

76.

77.

78.

79.

80.

81.

82. Carroça devidamente enfeitada e guiada por um menininho.

83. Outro bonito casarão.

84.

85.

86. Não lembro de quem é esse busto.

87.

88. Crianças sem capacete numa moto = comum no interior.

89.

90.

91. Curioso ver uma placa dessa num canteiro central de uma cidade, né? Em Estância tentam fazer o máximo para que literalmente não toquem fogo na cidade. :lol: Com essa placa tentam fazer com que não brinquem com espadas nessa região.

92.

93. Canteiro central.

94. Apesar da proibição e da placa informando sobre ela, parece que as pessoas ainda têm que proteger as casas dos fogos.

95. Outro exemplo de proteção.

96.

97.

98.

99. Até o casarão da Previdência Social precisa que suas portas sejam protegidas.

100.

101. Bem que poderiam ter colocado uma placa menor.

102. Faixa cobrindo as sacadas.

103. Cavalos e cavaleiros provavelmente indo/vindo de uma cavalgada e ao fundo a catedral.

104.

105.

106.

107. Lateral da Igreja Nossa Senhora do Rosário.

108.

109. Olha outro puxadinho mais rústico!

110. Parte da fachada e palmeira centenária.

111. Igreja Nossa Senhora do Rosário.

112.

113. Mais puxadinhos ao redor de outra praça.

114. Para mim, esse é um dos casarões mais bonitos da cidade. Pena que não esteja bem cuidado.

115.

116.

117. Coreto curioso na praça em frente à Igreja do Rosário.

118. Gostei de como ficou essa construção!

119.

120.

121. Casarão com mais um puxadinho, ou puxadão, pois é um baita camarote.

122. Mais uma do canteiro central e a última de Estância.

123. Voltando para Aracaju, placa no acesso para São Cristóvão.

124. E por fim, perto da entrada de Aracaju, no trevo que separa o fluxo para Aracaju do que vai para Maceió, Recife, Natal e outros munícipios sergipanos.

Espero que tenham curtido o tour por Estância, uma cidade com um belo e inexplorado potencial turístico e cultural! :eek:kay:​

·
Guinness Book
5,598 Posts
Adorei os diversos prédios históricos que a cidade possui, mas infelizmente alguns estão em péssimo estado... em compensação outros estão bem preservados. Tomara que todos os prédios ganhem um bom tratamento, afinal, o patrimônio histórico daí é riquíssimo.

Ah, fiquei com vontade de conhecer a festa junina de Estância, parece ser bem animada! :cheers:

Estância é uma cidade muito simpática. Gostei de conhecê-la. Vlw, Tito!

·
Baiano sim senhor!
41,898 Posts
Gosto muito de Estância, é uma cidade bastante agradável, bonitinha e tem um belo patrimônio histórico, além de ser um importante centro industrial de Sergipe.

·
Moderator
33,710 Posts
Estância é muito linda, as casas com frontaria azulejadas indicam uma marcante presença portuguesa na sua fundação. Ótimo thread, Tito, valeu por compartilhar. :)

·
Cabra da peste
700 Posts
Parabéns pelo thread, Tito. Bem legal e com um belo acervo histórico.
Adoro estância, terra da minha avó, a qual fui muito na minha infância, e vou de vez em quando nos dias de hoje.

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #7 ·
Parabéns Tito! O thread está ótimo!
Obrigado, Lucas! :eek:kay:

Adorei os diversos prédios históricos que a cidade possui, mas infelizmente alguns estão em péssimo estado... em compensação outros estão bem preservados. Tomara que todos os prédios ganhem um bom tratamento, afinal, o patrimônio histórico daí é riquíssimo.

Ah, fiquei com vontade de conhecer a festa junina de Estância, parece ser bem animada! :cheers:

Estância é uma cidade muito simpática. Gostei de conhecê-la. Vlw, Tito!
Pois é, infelizmente precisam receber um melhor cuidado. Se a prefeitura acordasse para o potencial turístico que a cidade possui (além das praias, é claro), poderia fazer muita coisa por lá. Apesar da BR-101 passar dentro da cidade, não há qualquer informação aos viajantes falando sobre os atrativos que podem encontrar em poucos metros de onde estão passando.

Sabe que eu também não conheço?! Nunca fui nos festejos juninos de lá. Preciso ir para ver in loco o famoso barco de fogo. A guerra de espadas acho que dispenso. :lol:

Obrigado, Hall! :eek:kay:

Gosto muito de Estância, é uma cidade bastante agradável, bonitinha e tem um belo patrimônio histórico, além de ser um importante centro industrial de Sergipe.
É verdade, há um pólo industrial no município. Quem passa pela BR-101 consegue ver muitas indústrias.

Obrigado pelo comentário, Cerrado! :eek:kay:

Estância é muito linda, as casas com frontaria azulejadas indicam uma marcante presença portuguesa na sua fundação. Ótimo thread, Tito, valeu por compartilhar. :)
Imagina se esses casarões fossem todos recuperados, Santista! Espero que um dia isso aconteça! :)

Muito obrigado! :eek:kay:

Parabéns pelo thread, Tito. Bem legal e com um belo acervo histórico.
Adoro estância, terra da minha avó, a qual fui muito na minha infância, e vou de vez em quando nos dias de hoje.
Precisa postar uns threads com fotos de lá e de outros locais, hein! :)

Obrigado, Rafa! :eek:kay:

·
Banned
Pátria amada, Bahia!
13,370 Posts
Desde guri ouço falar dessa cidade, mas não tinha a menor ideia de como ela era. Muito massa o patrimonio histórico, gostei mesmo apesar de que deveria ser mais bem cuidado.

·
Registered
5,881 Posts
Impressiona a quantidade de casarões azulejados. A casa da foto 15 é linda, e a rua da 65 impressiona! Precisa cuidar mais dos outros prédios!
Uma cidade que deve ter sido uma das mais importantes do interior do Brasil no século XIX. Precisa ser mais divulgada! Bom ter mostrado! Só um detalhe: a família de Jorge Amado, considerado o maior escritor baiano, é originária de Estância.

·
...
1,350 Posts
Ótimo thread Tito, é impressionante a quantidade de casarões na cidade, só que deveriam ser bem mais cuidados, e aquele carro velho era muito bonito...:lol:
Aqui em tobias, fizeram um crime, existiam vários casarões só que foram todos destruidos para construir lojas... :eek:hno:
^^

·
.
171,039 Posts
Estancia é uma cidade muito interessante e com um patrimônio histórico considerável. É a porta de entrada de Sergipe, local de parada obrigatória para um cafe da manhã típico nas viagens de Salvador para Aracaju via litoral.:D
Valeu pelas fotos, Tito.

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Desde guri ouço falar dessa cidade, mas não tinha a menor ideia de como ela era. Muito massa o patrimonio histórico, gostei mesmo apesar de que deveria ser mais bem cuidado.
Oxente! Já que ouve falar tanto dela, agora tem que conhecer! :)

Obrigado pelo comentário, Tourniquet! :eek:kay:

Impressiona a quantidade de casarões azulejados. A casa da foto 15 é linda, e a rua da 65 impressiona! Precisa cuidar mais dos outros prédios!
Uma cidade que deve ter sido uma das mais importantes do interior do Brasil no século XIX. Precisa ser mais divulgada! Bom ter mostrado! Só um detalhe: a família de Jorge Amado, considerado o maior escritor baiano, é originária de Estância.
Ah, é verdade, li algumas coisas sobre isso do Jorge Amado, mas ao menos na região central não vi qualquer tipo de homenagem a ele. Como muitas cidades costumam aproveitar da fama de alguém com notoriedade, me estranha não terem ao menos construído uma estátua em sua homenagem lá em Estância.

Obrigado pelo comentário, Soteropolis! :eek:kay:

Ótimo thread Tito, é impressionante a quantidade de casarões na cidade, só que deveriam ser bem mais cuidados, e aquele carro velho era muito bonito...:lol:
Aqui em tobias, fizeram um crime, existiam vários casarões só que foram todos destruidos para construir lojas... :eek:hno:
^^
Achou bonito, foi? Vai ver era o senhor que estava dentor dele. :lol: Brincadeira! :)

Pena que muito tenha se perdido do patrimônio histórico de Tobias.

Obrigado pelo comentário, Pablo! :eek:kay:

Estancia é uma cidade muito interessante e com um patrimônio histórico considerável. É a porta de entrada de Sergipe, local de parada obrigatória para um cafe da manhã típico nas viagens de Salvador para Aracaju via litoral.:D
Valeu pelas fotos, Tito.
É quase a porta de entrada. Para quem vem pela 101 ainda passa por Umbaúba e para quem vem pela Linha Verde ainda tem que passar por Santa Luzia do Itanhy e talvez outro município. Mas de fato Estância é a primeira maior cidade sergipana no percurso entre SSA e AJU. :yes:

Aonde costumam tomar café em Estância? Eu sei que alguns ônibus de linha param na rodoviária e tem também uns bares/restaurantes ao lado da ponte histórica, mas não sei se teria café da manhã típico. :)

Obrigado, meu amigo! :eek:kay:

Inclusive a Skol!
Que se não estou enganado é uma das mais antigas de lá.

·
.
171,039 Posts
É quase a porta de entrada. Para quem vem pela 101 ainda passa por Umbaúba e para quem vem pela Linha Verde ainda tem que passar por Santa Luzia do Itanhy e talvez outro município. Mas de fato Estância é a primeira maior cidade sergipana no percurso entre SSA e AJU. :yes:

Aonde costumam tomar café em Estância? Eu sei que alguns ônibus de linha param na rodoviária e tem também uns bares/restaurantes ao lado da ponte histórica, mas não sei se teria café da manhã típico. :)

Obrigado, meu amigo! :eek:kay:
^^
Pois é, como Estancia é uma cidade pólo funciona como porta de entrada. Menino, nas vezes que fui á Mangue Seco e Aracaju pela Linha Verde, sempre parávamos em um posto de gasolina da cidade que servia um café maravilhoso com cuzcuz, mingau de milho verde, bolos e até feijoada sergipana para os mais famintos..:D Como saíamos de SSA cedo, entre 5:30 e 6:00 da manhã, antes das 8:00 já estávamos na cidade.

·
18,427 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Nossa! Muita comida já para o café da manhã! E feijoada a essas horas da manhã?! :runaway: Agora que você falou em posto, lembro de um que tem um restaurante com comidas variadas, mas não consigo lembrar se fica em Estância ou em outro município. Recordo que parei nele indo para a BA. Não sei se para SSA ou para o Nordeste Baiano. Acordar cedo para viajar não é fácil, mas vale a pena! :D

·
.
171,039 Posts
^^
Pitu é bom demais! :cheers:

Nossa! Muita comida já para o café da manhã! E feijoada a essas horas da manhã?! :runaway: Agora que você falou em posto, lembro de um que tem um restaurante com comidas variadas, mas não consigo lembrar se fica em Estância ou em outro município. Recordo que parei nele indo para a BA. Não sei se para SSA ou para o Nordeste Baiano. Acordar cedo para viajar não é fácil, mas vale a pena! :D
^^
Com certeza, principalmente se for para passar somente 02 ou tres dias, dá para aproveitar mais.

·
Registered
111,580 Posts
Linda Estância,já passei por essa importante cidade sergipana ainda na década de 90. Me recordo do patrimônio histórico, do parque fabril composto por tecelagens, industrias de suco da laranja, e tbm de um rio(não sei o nome) que corta a cidade. Sempre quando me falam do seu São João acende na minha memória aquelas barquinhas cheias de polvora deslizando sobre um cordão, muito marcante nos festejos daí. Areia Branca parece que tbm tem.
Belo thread Tito, vc sempre incansável em nos mostrar as belezas do seu estado.

·
Marcelo Lisa
5,174 Posts
Tito,

O Thread ficou muito interessante e foi bom saber que este lugar existe. Eu não me lembro de ter escutado falar de " Estância" , antes. A cidade tem belos exemplares de prédios de valor histórico mas precisa intensificar sua restauração como naquela que o teto está sendo consumido por cupins e por outras com puxadinhos. E podia padronizar o uso de placas nas fachadas para que elas não tampassem a beleza de detalhes dos prédios.
Gostei especialmente da construção que aparece nas fotos 43,44 e 45. Aqueles pássarmos no telhado dão um grande charme ao prédio. Eu me lembro de ter visto algo parecido nas apenas no alto do telhado e não próximo da fachada, na cidade mineira do Serro onde me contaram que a função dos pássaros seria afastar urubus e outros pássaros dali de cima por engarem-nos de que ali já havia muitos pássaros pousados. Mas acredito , que no caso dos pássaros do prédio que você fotografou, a função seja somente de decoração e são belos.
Adorei a sua foto número 19. Linda foto!
As bandeirinhas ,pelas ruas também deram uma beleza diferente para suas fotos e mostram uma tradição muito querida no Nordeste que é a festa de São João.
Pena que , hoje em dia, as pessoas tenham de viver atrás de grades e de terem de usar outros recursos para se defenderem.Mas isto não é priviégio de " Estância". Vamos ver se , na medida em que a economia do Brasil cresce, se as pessoas poderão ir arrancando estes recursos e começando a poderem se lembrar deles como apenas algo do passado ...
Parabéns pelo thread... :)

1 - 20 of 37 Posts