SkyscraperCity banner

1 - 20 of 163 Posts

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts


Estoi é uma localidade portuguesa do concelho de Faro, com 46,59 km² de área e 3 652 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 78,4 hab/km², o que lhe permite ser classificada como uma Área de Baixa Densidade (portaria 1467-A/2001).

A 9 de dezembro de 2004, foi aprovada na Assembleia da República a alteração do nome da freguesia de Estói para Estoi.

Foi sede de uma freguesia extinta em 2013, no âmbito de uma reforma administrativa nacional, para, em conjunto com Conceição, formar uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Conceição e Estoi com a sede em Conceição.

Património

Ruínas romanas de Milreu ou Ruínas de Estoi
Palácio de Estoi ou Casa de Estoi com os seus jardins, fontes e estatuária. (Imóvel nobre reestruturado no final do século XIX e que é o melhor exemplo do género no distrito de Faro)
Núcleo histórico da Aldeia de Estoi

https://pt.wikipedia.org/wiki/Estoi



Cronologia Séc. 18, finais - construção do palácio numa fazenda denominada "Jardim" que pertencera ao Marechal de Campo Francisco José de Carvalhal e Vasconcelos ( 1756 - 1823 ) e na qual realizou uma recepção ao Governador militar do Algarve, o general Maurim, durante a ocupação napoleónica; a edificação foi iniciada por Fernando Moreira Pereira do Carvalhal, filho primogénito do primeiro proprietário e fidalgo da Casa Real; 1866, 23 Out. - O morgado José Maria Pereira do Carvalhal estabelece em testamento a venda do palacete e jardins após a sua morte, distribuindo-se pelos pobres o produto da venda; o Palacete não foi de imediato vendido após a morte do testador, já que este havia deixado usufruto da propriedade às suas irmãs; 1893 - José Francisco da Silva ( 1840 - 1926 ), abastado proprietário da região e chefe do Partido Progressista e Governador Civil ( 1905 - 1906 ), adquire o palacete pela quantia de 5 446$23,4 réis a José Martins Caiado, João Pires e Maria do Carmo Mascarenhas; em Janeiro dá início aos trabalhos de restauração do imóvel sob a direcção do arquitecto e decorador Domingos António da Silva Meira; 1906, 9 de Janeiro - José Francisco da Silva, devido ao seu empenho nos trabalhos, recebe o título de Visconde de Estoi; 1909, Abril - conclusão das obras nas quais se gastaram mais de 109.565$85,9 réis; 1926 - após a morte do Visconde de Estoi o palacete fica na posse da sua afilhada Ana Zeferino, passando mais tarde a Maria do Carmo e Maria de Luz Assis Machado, filha e neta daquela;1988 - A propriedade é adquirida pela Câmara Municipal por 140 000 contos; 1999, 23 de Junho - protocolo de cedência à Enatur do "Palácio com todas as suas dependências, logradouros e jardins" para instalação de pousada; 1999, 04 Agosto - homologação pelo secretário de Estado das Obras Públicas do Protocolo de cedência à Enatur para pousada, aguarda obras de reabilitação.












 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Futura Pousada de Portugal...;)
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
esse palácio diz-me muito, é pena o estado de degradação.
Segundo sei, no âmbito da futura transformação em Pousada, o edificio estava ou ia começar em breve a ser recuperado!;)
 

·
Registered
Joined
·
4,669 Posts
Segundo sei, no âmbito da futura transformação em Pousada, o edificio estava ou ia começar em breve a ser recuperado!;)
parece que sim

Jornal Barlavento - Conseguiu desbloquear as obras do Palácio de Estoi, cujo concurso já está lançado?

José Apolinário - Em relação à Pousada, fomos confrontados, em determinado momento, com uma situação onde surgiam reservas sobre o projecto.
Houve um apelo e uma justificação apresentada nas instituições e a Enatur procedeu ao lançamento do concurso na passada semana, porque pretende realizar ainda despesa, em termos de início da obra, até ao final deste ano.
A obra finalizar-se-á em 2008, em termos de recuperação total do Palácio de Estoi, para instalação de uma Pousada, que será gerida pelo Grupo Pestana.
 

·
O Prof Godin
Joined
·
6,654 Posts
Este magnifico Palácio, situando-se no Algarve, gostava mais de o ver como um centro de cultura do que uma Pousada. Hotéis não faltam no Algarve. Trata-se de uma obra única na região, e aqui o interesse público deveria prevalecer aos interesses da economia.
Eu era contra a venda das Pousadas de Portugal a quem quer que fosse. Trata-se de património histórico, cultural e arquitectónico, nomeadamente as Pousadas em edifícios históricos e classificados, e mesmo as outras fazem parte da nossa cultura arquitectónica recente, acervo patrimonial próprio de uma nação que qualquer dia está nas mãos de investidores árabes, ou outros…:evil:

Belo thread Arpels.
:eek:kay: :)
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
mais um monumento que vai ficar bloqueado ao mais comum dos mortais, é este e o do freixo...tá mal.

só gostava de saber é onde é que vai ficar o cubinho branco...
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
Discussion Starter · #13 ·
mais um monumento que vai ficar bloqueado ao mais comum dos mortais, é este e o do freixo...tá mal.

só gostava de saber é onde é que vai ficar o cubinho branco...
provavelmente vão construir o cubinho naquele terreno rodeado por uma cerca ao lado do palácio k tb lhe pertence.
 

·
Registered
Joined
·
21,083 Posts
é fantastico! já há alguma novidade/adjudicação para as obras de reabilitação?
 

·
我是很忙
galeguser
Joined
·
3,791 Posts
Increible a cantidade da palacios que ten Portugal.
 

·
Registered
Joined
·
4,279 Posts
alguem sabe se já está recuperado?
 
1 - 20 of 163 Posts
Top