SkyscraperCity banner

1 - 20 of 142 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Estômbar é uma freguesia portuguesa do concelho de Lagoa, com 23,83 km² de área e 4 658 habitantes (2001). Densidade: 195,5 h/km².

Foi elevada a vila em 16 de Agosto de 1991.

Estômbar, serve como "freguesia dormitório" de Portimão, uma vez que alberga habitantes que trabalham e que se movem diariamente para a cidade do concelho vizinho.

História

A vila de Estômbar é uma das mais antigas freguesias do Algarve. Encanta-nos pela silhueta da brancura do seu casario, figurando no concelho de Lagoa como o mais mourisco dos aglomerados urbanos.

Sanabus, designação da actual vila de Estômbar no tempo da ocupação árabe, constituindo importante centro no interior de um castelo chamado Abenabeci, que as tropas de D. Sancho I conquistaram por alturas de 1191. Nesta bonita terra de contrastes, viram a luz do dia figuras importantes, que ficaram para sempre na história, desde poetas como Ibne Ammar, aos heróis, como o lendário Remexido, para além de nobres personalidades da fidalguia e clero.

Dada a sua privilegiada localização, Estômbar foi outrora, centro económico de grande prosperidade. Baseada numa economia essencialmente agrícola, Estômbar passou a ganhar notoriedade e riqueza com o incremento das actividades ligadas à exploração do sal e ao tráfico comercial no Rio Arade. Porém, é com a dinamização dada à Industria Conserveira que a freguesia se expande, ganhando novos aglomerados populacionais e novas fontes de rendimento. Com a decadência das referidas actividades, a povoação foi encontrando noutras o seu ganha-pão.

Actualmente, a vila de Estômbar conta com um pequeno tecido empresarial ligado à construção civil e às obras públicas, reflexo do principal impulsionador do desenvolvimento económico do concelho (turismo).

Apesar de sofrer os efeitos da interiorização, Estômbar encontra-se dotado de modernas infra-estruturas e equipamentos ligados à saúde, ao ensino, ao lazer, visando a qualidade de vida dos seus residentes.

Património

Igreja Matriz de Estômbar ou Igreja de São Tiago
Convento de São Francisco ou Convento do Praxel

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #3 ·

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #4 ·
1.Entrada para Estombar

2.

3.

4.

5.Mercado Municipal

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #5 ·
6.

7.Escola básica

8.Também tem um Parque Desportivo, ele está lá

9.

10.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #6 ·
11.

12.Escola Primária

13.

14.

15.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #7 ·
A Igreja Matriz de Estômbar, ou Igreja de São Tiago, é um Monumento Nacional (segundo o decreto-lei 29/84 de 25/6) edificado no século XVI em honra de São Tiago. Situa-se no centro da freguesia de Estômbar, concelho de Lagoa.
Foi reconstruida no século XVIII. Dentro desta bonita igreja, encontram-se azulejos da Capela-Mor, pintados em 1719.

16.Igreja Matriz ou de São Tiago

17.

18.Museu e Biblioteca

19.Cemitério

20.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #8 ·
21.

22.

23.Bela casa, abandonada

24.Adeus Estombar

THE END

·
Moderator
179,752 Posts
A igreja matriz é lindíssima :yes:

Mais uma vila tipicamente algarvia... a freguesia de Estômbar vai até ao Parchal :yes: onde tem existido muita construção

·
Banned
3,370 Posts
O painel de Estombar està a querer tombar... felizmente està o poste atràs..

A vila é feinha que farte, està tudo feito à sorte e à morte, o modernismo està ausente, o planeamento inexistente, e a envolvente parece Africa... tudo seco e mal cuidado.

De resto, obrigado por partilhar as fotos... mesmo assim é interessante ver a evolução de Portugal do sul... :lol:

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Sítio das Fontes - Estômbar

Parque Municipal das Fontes

O Parque Municipal das Fontes, ou Fontes de Estômbar', localiza-se no início e ao longo das margens de um esteiro da margem esquerda do Rio Arade, perto da vila de Estômbar, concelho de Lagoa.

É um terreno com cerca de 18 ha (180.000 m2) e um local vasto de ecosistemas onde reina o convivio com a Natureza. Essencialmente procurado para a prática de piqueniques, este parque vê o Rio Arade passar por si vindo de Silves em direcção ao Atlãntico.

Neste parque espera-nos um moinho de maré recuperado que pode ser visitado, uma casa Algarvia reconstruida, um anfiteatro ao ar livre e um precurso para a prática de exercício físico.

É também importante do ponto de vista histórico-cultural porque ali se encontram vestígios de actividades humanas que datam de tempos remotos. Os dois moinhos de água são os testemunhos mais eloquentes dessa actividade humana. A antiguidade de pelo menos um deles está documentada no "Livro do Almoxarifado de Silves", do Século XV, que se refere a uma"(...) açenha das fontes em que fez Vicente Pirez huu moynho (...)".

É assim que, dada a sua beleza natural e importância ecológica, a existência de várias nascentes de grande caudal e o património histórico-cultural, tem sido tradicionalmente utilizado pelas populações locais para actividades de lazer, comemoração de datas festivas, contacto com a Natureza, etc.

Conhecido pela lagoa que se forma com a água das fontes, onde ainda se vai podendo tomar banho.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Para ir para o Sitio das Fontes, sair de Estombar de modo a que se passe pela IC4 e pela Via do Infante, a seguir à Via do Infante sair na 1ª á esquerda

Sitio das Fontes

Tem parque de estacionamento. Fiz o percurso que se vê na imagem ao longo do rio, é uma pequena parte do que se pode fazer

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts
Discussion Starter · #19 · (Edited)
1.Existe sinalização a indicar o caminho

2.A estrada é boa

3.

4.Tem 2 parques de estacionamento, muito espaço para carros

5.

·
You may call me Lamp...
11,734 Posts