SkyscraperCity banner
1 - 15 of 15 Posts

·
Registered
8,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·
ESTAÇÕES CARRÃO E PENHA DO METRÔ COMPLETAM 20 ANOS DE OPERAÇÃO

Na próxima quarta-feira, dia 31, as estações Carrão e Penha, da Linha 3 – Vermelha (Corinthians/Itaquera–Palmeiras/Barra Funda) completam 20 anos de operação comercial. Em 1986, quando essas duas novas estações foram entregues, o Metrô de São Paulo passou a ter uma malha metroviária de 28,3 quilômetros de extensão e 30 estações em operação.

Após a inauguração das estações Penha e Carrão, a média diária de passageiros transportados pelo Metrô passou a ser de 1.541.572.

Atualmente, o sistema metroviário possui quatro linhas em operação, 54 estações e um total de 60,5 quilômetros de vias, que transporta cerca de 2,8 milhões de usuários nos dias úteis.

O trecho entre as estações Carrão e Penha, de 2.280 metros, é o que registra a maior distância entre as estações da Linha 3-Vermelha. Este trecho também é o segundo maior de todo o sistema metroviário, só sendo superado pela distância entre as estações Giovanni Gronchi e Santo Amaro, na Linha 5 – Lilás (Capão Redondo – Largo Treze), que é de 2.302 metros.

Diariamente, cerca de 73 mil usuários ingressam no sistema metroviário por meio dessas duas estações. Nos dias úteis, a média diária de embarques na estação Penha é de 31.600 usuários. Já na estação Carrão ingressam diariamente no sistema metroviário 41.400 embarques.

No mês passado, o Metrô comtabilizou 20.449.152 entradas na Linha 3-Vermelha. Desse total, 723.904 entradas aconteceram na estação Penha e 921.415 embarques foram registrados na estação Carrão.

·
Registered
8,986 Posts
Discussion Starter · #2 ·
Eu ressaltei a questão de distância, pq me surpreendeu saber que a distância Butantã - Morumbi, que se tornou dessa ordem depois da decisão de não construir a Três Poderes, não é o primeiro caso.

·
Registered
254 Posts
Essa distancia da-se porque entre a estacao Carrao e Penha do lado direito sentido bairro existe um vácuo de terrenos grandes sub aproveitados em funçao das enchetes do aricanduva que diminuiram mais nao acabaram e do lado esquerdo existe um verdadeiro triangulo das bermudas formado de um lado pelas linhas 3 do metro e E da CPTM de outro pela linha F que apos o metro carrao se separa da linha E e ao fundo pelo viaduto aricanduva e digo pra voces forma um verdadeiro triangulo da bermuda, pois o local fica isolado com poucas casas e algums empresas em parte até abandonadas e de noite eu nao me arriscaria a entrar lá, ou seja a civisizacao termina na estacao carrao e só recomeça na penha dai em diante a propria distancia da estacoes voutam ao normal tal como a cidade e a urbanizacao conteplando bairro de classe média da penha até itaquera.

·
Registered
245 Posts
verdade... morava em frente a estação penha do metrô no lado Penha mesmo e lembro muito bem com parecia (ou ainda parece) um bairro fantasma dentro desse triangulo... agora parece estar mais isolado com o surgimento de alguns barracos logo abaixo do viaduto aricandura

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
Algumas fotos minhas das estaçoes Carrão e a Feiosa Penha tiradas hoje.

Terminal Sul Carrão

Estação Carrão em fim de tarde

Trem na plataforma

Trem chegando na Penha, estação muito feia e escura

Arte na estação

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Achei essa etação mto linda !!!

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
A estação Penha não é feia. Aliás, na minha opnião, fazer ela desse jeito foi uma solução bem inteligente pro terreno nessa área.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
As estações em superfície da ZL, como essas mostradas ficam bonitas com o cair da tarde e o Sol entrando lateralmente na estação, dá um efeito legal.

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
é que a Penha fica ao lado de um viaduto que a deixa totalmente escura na parte oeste.

·
How about a magic trick?
4,798 Posts
^^
nao tem um acesso a um elevado enorme que da pra ver da estaçao? é muito escuro!

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
Estrava pensando, da linha 3 eu só conheço até o tatuapé, onde vou as vezes por causa do Shopping, fora isso só uma vez fui até a Penha, mas nem lembro direito, apesar de ter tirado uma fotos... daí pra frente nunca fui.

edit: achei as fotos:

01 e 02 - Penha

03 - Radial Leste, sentido centro, ao fundo prédios do Tatuapé:

04 - Radial sentido bairros, ao fundo a Penha

05 - Metrô chegando na estação Penha:

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Heilig said:
^^
nao tem um acesso a um elevado enorme que da pra ver da estaçao? é muito escuro!
Sim, mas é imediatamente após à estação, não ao lado. De qualquer forma, o Sol se põe a oeste, não a sul, eu acho que o sol nao bate la pq as salas tecnicas ficam a oeste, nao por causa da mudanca de nivel. Enfim, algo que tem que ir la e analisar com calma pra ter certeza.

1 - 15 of 15 Posts