SkyscraperCity banner
1 - 20 of 50 Posts

·
Moderator
38,495 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Nova Estação Itaim Paulista transforma cenário urbano da zona leste

Localizada na rua Rafael Correia da Silva, n° 13, a nova Estação Itaim Paulista, com sua arquitetura sofisticada, substituiu o antigo prédio construído em 1979. A edificação destaca-se no cenário urbano da região, uma das mais populosas de São Paulo, com 360 mil habitantes. Devido à demanda, atualmente com cerca de 30 mil usuários, a nova estação da Linha 12-Safira (Brás-Calmon Viana) conta com projeto diferenciado.

No total, são 4.000 m² de área útil, dos quais 1.300 m² apenas no mezanino de acesso. A CPTM utilizou método construtivo misto, com estruturas metálicas, de concreto armado e pré¬-moldado. A exemplo de Comendador Ermelino, inaugurada em janeiro, Itaim Paulista foi construída sem interromper a circulação de trens, proporcionando o menor impacto possível na prestação de serviços aos usuários. Uma estação provisória teve de ser construída ao lado do prédio atual para atender à demanda.

Os requisitos de acessibilidade, funcionalidade, conforto e segurança, presentes nos novos projetos da CPTM, estão contemplados na Estação Itaim Paulista. Uma passarela, com subida circular em rampa conforme normas da ABNT, na área não-paga, ficará aberta 24 horas para permitir o acesso à estação, bem como a transposição de vias com conforto e segurança.

A plataforma central é acessada por escadas rolantes, o que significa uma melhor distribuição do fluxo de pessoas e do gerenciamento da operação. No mezanino, concentram-se recursos como bilheterias blindadas, bloqueios eletrônicos, SSO (Sala de Supervisão Operacional) e sanitários públicos (inclusive para pessoas com deficiência). As salas operacionais foram dispostas sobre as salas técnicas de forma a deixar o mezanino exclusivamente para o fluxo de passageiros.

A estação conta com circuito fechado de TV, sistemas de sonorização, telefonia, relógios, proteção contra incêndio, além de facilidades para pessoas com deficiência visual, como piso tátil de alerta, rota tátil e mapa tátil (em braile). A edificação recebeu ainda um novo posto do Acessa São Paulo, permitindo à população utilizar gratuitamente microcomputadores conectados à Internet.

Os arredores receberam uma série de melhorias. A CPTM redimensionou o sistema viário ao longo da rua Rafael Correia da Silva, com o alargamento do passeio e ampliação das vias. No lado norte, a Rua Cordão de São Francisco recebeu uma baia exclusiva para ônibus, que permitirá a livre circulação no sistema viário existente, além de um bicicletário com capacidade para 256 vagas.

Ao todo, em ambos os lados da estação, foram mais de 200 metros lineares de abertura de ruas, com guias, sarjetas, sistemas de drenagem, iluminação pública, além de sinalização de trânsito vertical, horizontal e semáforos. O visual torna-se ainda mais atraente devido à substituição dos muros de concreto em frente à construção por gradis e trabalhos de jardinagem e paisagismo.

Assim como nas demais estações novas, Itaim Paulista terá sistemas de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem.

Fotos da chegada à estação

1 - Toda a imprensa estava a bordo do trem, e também o governador, prefeito e secretário de transportes metropolitanos (além de diversos políticos, da região e também de outros lugares)

2 - Na chegada, festa com papel picado (vários desses papéis ficaram presos no sistema de ventilação desse trem)

3 - Lotação diferente em ITI:D (Itaim Paulista)

4 - Estava difícil andar com eles por perto (tentei desviar deles, mas fiquei "preso" entre o trem e a multidão que os cercava. Aproveitei e tirei uma foto:tongue2:)

5 -

6 -

7 -

8 - Mapa já atualizado com as novas cores e os números

9 - Enquanto a estação não era inaugurada, os trens continuavam a parar nas plataformas antigas

Fotos do mezanino

10 -

11 -

12 -

13 -

14 -

15 -

16 -

17 -

18 -

19 -

20 -

21 -

22 -

Fotos externas

23 -

24 -

25 -

26 -

27 -

28 -

29 -

30 -

31 -

32 -

33 -

34 -

35 -

36 -

37 -

38 -

39 -

Fotos da plataforma

40 -

41 -

42 -

43 -

44 -

45 -

46 -

47 -

48 -

49 -

50 -

51 -

52 -

53 -

54 -

55 -

Panorâmicas

56 -

57 -

·
Registered
1,055 Posts
essa estação ficou muito bonita.
que choque de qualidade..

repararam o uso de estrutura estaiada para apoiar vigas nos pilares centrais?:

valeu pela dedicação, tiago

·
Moderator
38,495 Posts
Discussion Starter · #5 · (Edited)
essa estação ficou muito bonita.
que choque de qualidade..

repararam o uso de estrutura estaiada para apoiar vigas nos pilares centrais?:

valeu pela dedicação, tiago
Obrigado, netraider! Foi um esforço de vários foristas de outro fórum. Procurei tirar fotos do máximo de ângulos possíveis, mas deixei de tirar várias fotos externas:(. Tem bem mais fotos dessa estação aqui: http://s246.photobucket.com/albums/gg104/tdcosta100/Encontros/TGV BR - 28-05-2008/5 - ITI/?start=all

As fotos 23 e 33 mostram de forma ainda melhor a estrutura de sustentação do mezanino:eek:kay:.

Excelente! Vc foi sozinho Tiago? não tem fotinho sua?
Ih, Faela, esqueci de tirar foto de todo o pessoal que foi:(! As em minhas fotos eles aparecem, mas não posando para elas, exceto o lipe, que eu nem percebi que estava apontando a câmera para ele:D, ele saiu na panorâmica da plataforma da Estação Jardim Helena-Vila Mara, que por ser composta de várias fotos, transformou-o num fantasma). Ah, mas pedi para tirarem uma foto minha na cabine do trem da foto 54:

Que aliás, é um trem que parece novíssimo (e realmente é), mas ele não foi construído "from scratch", mas foi reformado.

Agora que vi que naquela hora meu cabelo já estava bagunçado de "vento na cara" (adoro colocar a cabeça para fora do trem:D).

Que linda que ficou!
Valeu, Erico!

·
Moderator
38,495 Posts
Discussion Starter · #6 ·
Ah, gente, esqueci de mencionar que essas duas estações inauguradas seguem o mesmo padrão das outras duas estações que foram inauguradas em janeiro, também na Linha 12. Vale muito a pena passear por essa linha, ela está com uma cara bem diferente.

·
www.preservasp.org.br
434 Posts
Puxa vida, será que era preciso reconstruir uma estação com menos de 30 anos? Não bastava fazer algumas reformas e adaptações?

Acho profundamente lamentável essa mentalidade: ao invés de se conservar o que já existe, derrubar tudo e construir de novo. Um desperdício de dinheiro público, e muito provavelmente mais uma obra superfaturada. E daqui a 5 anos, vamos ver o estado da nova estação... mas não tem problema, derruba e constrói tudo de novo.

Acho que o dinheiro seria MUITO melhor utilizado na compra de novos trens, na segurança dos trens e das estações, e em melhorias na linha férrea.

·
Land of the 1st flight
4,569 Posts
^^ acredito que a mudança de mentalidade como um todo está acontecendo nesse momento, então vamos ter que conservar o que é mais recente. Algumas coisas já estão estragadas demais, provavelmente o caso dessa estação.

·
Moderator
38,495 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Excelentes fotos, lipe! Gostei do jardim (agora que foi recém-plantado, não está bonito, mas tenho certeza de que em breve ele estará lindo).

Puxa vida, será que era preciso reconstruir uma estação com menos de 30 anos? Não bastava fazer algumas reformas e adaptações?

Acho profundamente lamentável essa mentalidade: ao invés de se conservar o que já existe, derrubar tudo e construir de novo. Um desperdício de dinheiro público, e muito provavelmente mais uma obra superfaturada. E daqui a 5 anos, vamos ver o estado da nova estação... mas não tem problema, derruba e constrói tudo de novo.

Acho que o dinheiro seria MUITO melhor utilizado na compra de novos trens, na segurança dos trens e das estações, e em melhorias na linha férrea.
Também concordo, Jorge. Com a necessidade tão imediata de melhoria das vias e da sinalização, além da rede aérea e dos sistemas de energia, e de mais trens, reconstruir essas estações (Comendador Ermelino e Itaim Paulista) não era algo tão urgente. Eu fiquei realmente deslumbrado com a beleza da estação, mas concordo que a reconstrução dela não era tão necessária. Por outro lado, essa melhoria trouxe à comunidade uma possibilidade de melhora no bairro inteiro. Um exemplo disso é o fato de a Estação Jardim Helena-Vila Mara possuir as primeiras escadas rolantes do bairro. Dá pra acreditar nisso? Eu fiquei abismado com essa informação. E todo o entorno da estação tende a ficar muito melhor depois dessas obras. A Estação Itaim Paulista com certeza não tinha todos os equipamentos de acessibilidade (elevadores, rampas e escadas rolantes), e agora tem. Mas daria para colocar na estação existente, temos que reconhecer. Sobre a conservação das estações, embora as "novas" estações da Linha 9 (as que foram construídas entre 1999 e 2001) estejam enferrujando, eu acredito (por otimismo apenas, não sei como será) que essas estações vão ser bem conservadas, ao menos assim espero. Mas a CPTM não tem um bom histórico de conservação das estações. Sorte que muitas delas não vão ser reconstruídas, como a Estação Engenheiro Cardoso e a Estação Sagrado Coração. Elas têm projetos de reforma muito interessantes.

·
Land of the 1st flight
4,569 Posts
^^ Deve ter haver também com a questão do metrô de superfície, dar um outro padrão para a linha. Essa estação tem demanda alta, então nada melhor que investir no marketing de metrô nessa estação, pois vários usuários notarão as diferenças.

·
Moderator
38,495 Posts
Discussion Starter · #13 ·
É, na verdade esse fator com certeza é o que influenciou mais essa escolha, já que para dizer que a linha seria radicalmente mudada, eles quiseram fazer até as estações totalmente diferenciadas. Na verdade, não posso dizer que odiei fazerem isso (porque ver essa estação encheu meus olhos), mas bem que poderiam agilizar a modernização das outras linhas também.

·
Registered
4,518 Posts
Ficou ótimo, belas fotos, estação muito bonita !

Transformação total, quem diria...

Parabéns!!

·
Moderator
38,495 Posts
Discussion Starter · #17 ·
A coisa mais divertida que faço pela Zona Leste agora é passear na Linha 12, ir até a Estação Estudantes na "banda B" da Linha 11 e voltar até o Brás. É muito bom! Antigamente, não daria para sonhar em fazer isso só por diversão. Agora dá para ver o progresso das obras em toda a linha.

·
Land of the 1st flight
4,569 Posts
^^ qualquer dia vou fazer isso também! Será que não falta uma estação entre Brás e Eng. Goulart? Será que a Penha já resolveria o problema? Não poderiam dar outro nome a essa estação?

Quantas perguntas né..

·
Registered
10,229 Posts
Existiam duas estações entre Tatuapé e Goulart
Agente Cícero e Eng. Trindade .
Agente Cícero foi fechada na decada de70
Eng Trindade foi fechada devido a vandalismos, ficava perto da Av Gabriela Mistral

·
www.preservasp.org.br
434 Posts
Excelentes fotos, lipe! Gostei do jardim (agora que foi recém-plantado, não está bonito, mas tenho certeza de que em breve ele estará lindo).

Também concordo, Jorge. Com a necessidade tão imediata de melhoria das vias e da sinalização, além da rede aérea e dos sistemas de energia, e de mais trens, reconstruir essas estações (Comendador Ermelino e Itaim Paulista) não era algo tão urgente. Eu fiquei realmente deslumbrado com a beleza da estação, mas concordo que a reconstrução dela não era tão necessária. Por outro lado, essa melhoria trouxe à comunidade uma possibilidade de melhora no bairro inteiro. Um exemplo disso é o fato de a Estação Jardim Helena-Vila Mara possuir as primeiras escadas rolantes do bairro. Dá pra acreditar nisso? Eu fiquei abismado com essa informação. E todo o entorno da estação tende a ficar muito melhor depois dessas obras. A Estação Itaim Paulista com certeza não tinha todos os equipamentos de acessibilidade (elevadores, rampas e escadas rolantes), e agora tem. Mas daria para colocar na estação existente, temos que reconhecer. Sobre a conservação das estações, embora as "novas" estações da Linha 9 (as que foram construídas entre 1999 e 2001) estejam enferrujando, eu acredito (por otimismo apenas, não sei como será) que essas estações vão ser bem conservadas, ao menos assim espero. Mas a CPTM não tem um bom histórico de conservação das estações. Sorte que muitas delas não vão ser reconstruídas, como a Estação Engenheiro Cardoso e a Estação Sagrado Coração. Elas têm projetos de reforma muito interessantes.
Obrigado pela informação Tiago.

Depois do meu comentário eu vi as fotos da estação antiga no site Estações Ferroviárias, e para ser sincero me pareceu bem tacanha, talvez realmente já fosse insuficiente para a demanda. Aliás, se alguém tiver mais fotos da estação anterior, seria interessante para fazer a comparação.

Para completar, tendo em vista que praticamente todos os equipamentos urbanos, antigos ou novos, estão completamente vandalizados na cidade (com a exceção talvez das estações do metrô), acho que não dá para ser nem um pouco otimista quanto à conservação dessa estação, nem sequer no curto prazo.

1 - 20 of 50 Posts