SkyscraperCity banner
1 - 20 of 24 Posts

·
Moderator
38,496 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Estação Jardim Helena-Vila Mara: transporte de qualidade para zona leste

Entre as estações Itaim Paulista e São Miguel Paulista, na Linha 12-Safira (Brás-¬Calmon Viana), a nova Estação Jardim Helena-Vila Mara (rua São Gonçalo do Rio das Pedras, n° 1.200) foi projetada para atender cerca de 20 mil usuários, com conforto, segurança, facilidades de acesso e todos os recursos tecnológicos presentes nas demais unidades recém-inauguradas pela CPTM.

O acesso irrestrito ao sistema é uma das características principais da construção, que possui escadas rolantes, elevador, rampas e banheiros exclusivos para pessoas com mobilidade reduzida. Além do piso tátil de alerta e de rota tátil, a CPTM instalou mapas táteis, em braile, no final das plataformas, para auxiliar no deslocamento de pessoas com deficiência visual.

No mezanino, por onde ocorre a entrada dos usuários, concentram-se recursos como bilheterias blindadas, bloqueios eletrônicos, salas operacionais, SSO (Sala de Supervisão Operacional) e sanitários públicos. A estação tem ainda circuito fechado de TV, sistemas de sonorização, telefonia, relógios e proteção contra incêndio e sistema de captação e reutilização de águas das chuvas, que serão reaproveitadas na limpeza, em bacias sanitárias e serviços de jardinagem.

Jardim Helena-Vila Mara ganhou um bicicletário anexo, com capacidade para 248 bicicletas, o que incentivará ainda mais o uso desse modal de transporte. Junto com a unidade da Estação Itaim Paulista, com 256 vagas, sobe para 12 o número de bicicletários na CPTM, que somam agora 3.839 vagas.

A CPTM promoveu uma série de melhorias no entorno da estação: foram asfaltados 400 metros de ruas, com guias, sarjetas, sistema de drenagem, iluminação pública e sinalização de trânsito. Serviços de paisagismo nas áreas externas, com aplicação de grama e plantio de mudas, deixam o visual ainda mais agradável.

A passarela de Jardim Helena-Vila Mara, aberta ao público no dia 25 de abril, tem 180 metros de extensão e largura média útil de 3,80m, com inclinação máxima das rampas de 8,33%, atendendo às normas de acessibilidade da ABNT. Os guarda-corpos são de aço galvanizado, protegidos contra ferrugem e pintados. Há dois níveis de corrimãos laterais em aço inox ao longo de sua extensão – um a 92 cm e outro a 70 cm de altura, para atender pessoas em cadeira de rodas. A estrutura também recebeu um verniz antipichação, para inibir a ação de vândalos.

Fotos do mezanino

1 -

2 -

3 -

4 -

5 -

6 -

7 -

8 -

9 -

10 -

11 -

12 -

13 -

14 -

15 -

16 -

17 -

Fotos da plataforma

18 -

19 -

20 -

21 -

22 -

23 -

24 -

25 -

26 -

27 -

28 -

29 -

30 -

31 -

32 -

33 -

34 -

35 -

36 -

37 -

38 -

39 - O Governador Serra chegou nesse trem (5060/5061 - um "5550") para inaugurar a estação

40 -

Panorâmicas

41 - Mezanino

42 - Plataforma

·
Banned
9,643 Posts
Muito Bom Tiago, ficou uma bela estação!
Onde é Calmon Viana? É em Suzano?

·
Moderator
38,496 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Obrigado, Faela! Calmon Viana fica em Poá ainda, Suzano é a próxima estação (mas não é acessível através da Linha 12, somente pela Linha 11, fazendo baldeação em Calmon Viana).

·
Registered
4,520 Posts
Esta parece ser bem mais modesta quanto a Itaim, mas mesmo assim ficou muito boa!!!

·
Viagem Interna
5,476 Posts
Outro olhar sobre a linha F. Agora depois do Jd. Romano entregue, teremos linha 12 banda A ( SP ) e Banda B ( Itaquaquecetuba/Poá)....

·
Moderator
38,496 Posts
Discussion Starter · #9 · (Edited)
Pois é, eheheheh. Espero que comecem logo a segunda fase da modernização da Linha 12. Acho que teremos um hiato entre as fases, pois não vi nada a respeito das outras seis estações ainda. Pelo que vi, ainda estão buscando fontes de financiamento para essa parte.

edit: Agora, lembrei que como esse ano é eleitoral, é capaz de anunciarem essa segunda parte somente após o término das eleições. Então pode ser que só em novembro ou dezembro que nós vamos ver alguma coisa. Enquanto isso, seguem as obras da modernização da via permanente (dormentes, trilhos e lastro - brita) e da sinalização, além da finalização da Estação Jardim Romano.

·
Registered
10,229 Posts
Outro olhar sobre a linha F. Agora depois do Jd. Romano entregue, teremos linha 12 banda A ( SP ) e Banda B ( Itaquaquecetuba/Poá)....
É, como sempre, a melhor parte dentro da capital. Assim como o expresso leste só foi até Guaianazes a ali empacou

·
Viagem Interna
5,476 Posts
É, como sempre, a melhor parte dentro da capital. Assim como o expresso leste só foi até Guaianazes a ali empacou
ESTRATÉGIAS a meu ver mais políticas do que operacionais....Mesmo E. Goulart que nao foi reformada como as demais, melhorou muito com a cobertura nova como vc mostrou outro dia nas suas fotos... O cumulo seria as pessoas pegarem o trem em Calmon e descerem no Jardim Romano para baldearem para o "metro de superficie" Jd.Romano-Brás.....:eek:hno:

·
Registered
10,229 Posts
ESTRATÉGIAS a meu ver mais políticas do que operacionais....Mesmo E. Goulart que nao foi reformada como as demais, melhorou muito com a cobertura nova como vc mostrou outro dia nas suas fotos...
Bom, nesse quesito, Aracaré e Calmon Viana estão recebendo cobertura também, e as obras estão bastante avançadas
O cumulo seria as pessoas pegarem o trem em Calmon e descerem no Jardim Romano para baldearem para o "metro de superficie" Jd.Romano-Brás.....:eek:hno:
Olha, eu não duvido muito não... :(

·
Registered
4,520 Posts
se fosse pra escolher 3 estações para reforma, eu escolheria São Miguel, Itaquá e Poá.

·
Registered
4,520 Posts
São Miguel mais porque tem um bom movimento e não estava na primeira lista, mas de qualquer forma essa estação era a menos pior...

Quanto as outras 2, são estações principais das cidades mais próximas de SP, poderiam reformar também Ferraz e Suzano.

·
Registered
4,328 Posts
A CPTM tem alguma obra em curso, atualmente?

·
Moderator
38,496 Posts
Discussion Starter · #17 · (Edited)
Claro que tem: a modernização da Linha 12 (instalação de ATC e reforma das vias) e a construção da Estação Jardim Romano, também na Linha 12, que está em final e deve ser inaugurada até o final de junho (de acordo com o cronograma oficial, mas podem ocorrer atrasos). Também está em andamento a instalação do ATS até Estudantes.

·
Banned
11,098 Posts
...

Quase nunca posto comentários aqui, porém decidi fazê-lo, por um motivo simples: Meu pai era ferroviário, trabalhou 37 anos e se aposentou pela extinta CBTU de São paulo.

Eu nasci e cresci na Vila Ferroviária da Barra Funda junto ao páteo e portanto, tenho uma ligação muito estreita com o transporte sobre trilhos.

O motivo do meu post é enfatizar o avanço excepcional que os sistemas de trens em São Paulo tiveram na última década, não?

Estações nos bairros mais pobres completamente remodeladas e com nível estrutural das estações do metrô...Dá para sentir muito orgulho disso.:)

Eu não sei como algumas pessoas ainda conseguem criticar os trens urbanos de São Paulo com o mesmo teor das críticas de décadas passadas.

Bom só há uma explicação para isto: ou são pessoas que jamais pegaram trens e repetem aquele blábláblá sensacionalista dos programas policias de TV que precisam criar notícias, ou então se mudaram para São paulo há muito pouco tempo e não têm idéia da beleza que era antes... Se bem que descarto a segunda opção, porque o sistema de trens em São Paulo, mesmo quando era ruim parece que sempre foi o mais eficiente não?

·
**16º ano**
**17º ano**
25,744 Posts
Muito bonita e moderna essa estação também. Estou gostando do novo padrão das estações da CPTM

Quem diria, a linha F caminha pra ser uma das melhores do sistema, coisa impossíveld e imaginar poucos tempo atrás.

Tomara que a melhora na linha traga tb desenvolvimento para a região que ela passa, que é pobre e carente de investimentos.

Valeu mais uma vez pelas fotos :eek:kay:

1 - 20 of 24 Posts