Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 29 Posts

·
**16º ano**
**17º ano**
25,815 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Aproveitando que no Domingo pela manhã fui até a Estação da Luz, no tradicional encontro de carros antigos, aproveitei a curta distância e fui tirar algumas fotos da belísisma estação Júlio Prestes, pertencente à antiga Estrada de Ferro Sorocabana. Apesar da Estação da Luz ser de longe a mais conhecida estação de trens de SP, muitos (inclusive eu) acham a Júlio Preses mais bonita.

Como vcs devem saber a maior parte do predio foi convertida anos atrás na Sala São Paulo de música, uma das melhores salas de concerto do mundo (tópico sobre ela - http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=411248)

O histórico completo da estação, bem como da E.F. Sorocabana pode ser lido nesse excelente tópico feito pelo forista thgteixeira: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=458852

mapa de localização (arredores)

VermelhoAv Duque de Caxias
AzulRua José Paulino
AmareloRua Mauá
VerdeAv. Tiradentes

Na cidade:

Fotos:

01 - Vista ques e tem a partir da Estação da Luz, parte de trás da Julio prestes e do seu anexo

02 Sem zoom

03 -Aqui de cima do viaduto, dá pra ver quase toda a estação

04 -Torre

05 Detalhe

06 - Esse predio originalmente serviu como sede da Sorocabana enquanto o outro nao ficava pronto, depois foi anexo e mais tarde abrigou o Dops, hoje funciona como Escola de Musica e anexo da Pinacoteca. vejam que ao fundo aparece a torre da Estação da Luz:

07 - Fachada na esquina

08 Esquina dos predios, entre a Al. Creveland, Av Duque de Caxiase Rua Mauá:

09 - Uma das portarias, pra Rua Mauá

10 - detalhe da torre, lindissima!

11 - Detalhe pra bandeira no topo

11A Av. Duque de Caxias

12 - A praça em frente está bem cuidada, limpa e com a grama aparada, bem melhor do que a ultima vez que passei por lá, a região aos poucos está melhorando. Esses são alguns trilhos de decoração

13 - Estátua, colocada aí provavelmente depois que a Sal São Paulo foi inaugurada

14 - Torre de outro ângulo

15 - Relógio mais de perto

16 - Bem de perto!!

17 - Detalhes da torre

17 - Detalhes dos detalhes

18 - Rua em frente à estação

19 - Praça

20 -

21 - Detalhe pro nome

22 - Vista do meio da praça

23 - Fim do predio dos escritórios e começo da estação em si (gare)

24 - Essa estação é bem comprida, ela vaiii embora
/

25- Atualmente como estação mesmo só funciona a parte das plataformas, o restante virou a Sala São Paulo:

26 - Detalhe pro logo da E.F. Sorocabana

27 - Continuação do predio das plataformas

28 - Resto do predio visto da entrada da estação

29 -

30 -Dentro da estação, logo após essas grandes portas de vidro fica o lindo hall da estação, atualmente da Sala SP, como estava fechado nao tirei fotos

31 - Bilheterias a moda antiga

32 - Parte interna da estação ->> Role a página

33 - Marquises

34 - Praça

35 - Vista da Praça, Edfs Mirante do Vale, Banespa, e um do Niemeyer que esqueci o nome

36 Av. Duque de Caxias

37 - Marquises olhando sentido Al. Creveland

38 - Torre vista de perto:

BÔNUS

Duas panorâmicas da estação ->>>>

39 - A partir da Duque de Caxias

40 - A partir da Praça

Quem quiser ver fotos internas da Estação , atual Sala São Paulo, visite esse excelente thread do Paulo: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=411248

Uma foto retirada do thread do Paulo, só pra atiçar a vontade e vcs irem lá :D

Bom, é isso, espero que tenham gostado, caprichei, hein ;)

·
cives totius mundi
5,002 Posts
:applause:
Lindas fotos ! Ótimo tópico !
Amo esta estação, não sei porque mas me identifiquei muito com ela, desde o primeiro dia que a conheci, neste ano ! hehe

·
...
6,252 Posts
Parabéns mesmo RRC! As fotos estão bem legais...quando a visitei me surpreendi com a imponência.

O nome da Estação tb é muito adequado e uma justa homenagem :D

Me surpreendi tb com o interior da Estaçao. Muito bonito.

O Entorno que é feio, mas vejo que tem melhorado. Valeu ;)

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Belíssima estação. Concordo quando dizem que ela é mais bonita que a Luz. Prefiro o estilo dela.

Li ontem, no site " Estações Ferroviárias do Brasil", que além da Júlio Prestes e da estação provisória (DEOPS), havia ainda a estação original de São Paulo, construção de 1875, que foi parcialmente demolida na década de 50 e que finalmente veio abaixo em 1979.

Foto de 1904:

Foto de 1979, pouco antes da demolição:

E uma pergunta: li que havia um pátio externo fora da gare da Júlio Prestes. Seriam esses trilhos o que restou desse pátio?

Eles tem cara de serem bem antigos.

·
Registered
7,546 Posts
Linda estação, a sala então!
Os trens são da CPTM?

Que prédio feio esse mirante do vale, taí um que poderiam por a baixo!

·
cives totius mundi
5,002 Posts
RRC, na foto 35 o prédio que vc esqueceu o nome é o Ed. Montreal ! :eek:kay:

Vinícius, antes da Sala São Paulo, existia um páteo central, acho que um jardim enorme no meio da Estação !
Estes trilhos que vc se referiu são na verdade uma espécie de intervenção cultural feitas por uma ou um artista em frente a JP e cinceramente não sei de onde eles vieram ! :(

·
4,575 Posts
Lindas as fotos Rafael! :applause:

Faltou dizer que este prédio em frente à Estação, na Praça Júlio Prestes, é a Rodoviária Velha de São Paulo, e que foi ela um dos fatores responsáveis pela deterioração da região.

Adorei mas não acho ela mais bonita que a da Luz, mas acho interessante o fato de ela ter sido a resposta da engenharia Nacional à engenharia Inglesa, mesmo tendo saído um bom tempo depois.

O Projeto é do Christiano Stockler das Neves.

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Que fotos lindas =O

Sempre quis saber que prédio era esse, parece demais com um dos maiores prédios de Montevideo, lindo.

Parabéns.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,815 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Caprichou mesmo, mas esse thread tinha que ter sido postado no "ARQUITETURA e Discussões Urbanas", né...

.
Foi mal, é que em princípio em pretendia fazer um thread nao só sobre a estação mas tb com umas fotos do entorno, rua José Paulino e tal, mas achei que iam ficar muitas fotos, achei melhor fazer isos em outro thread, mas esqueci de mudar o local que eu estava montando. Obrigado por mudar :eek:kay:

AH, obrigado a todos que comentaram :)

·
Registered
4,037 Posts
Muito linda!

Realmente seria uma excelente escolha para o lendário trem-bala.

·
SSC Brasil
17,672 Posts
Vinícius, antes da Sala São Paulo, existia um páteo central, acho que um jardim enorme no meio da Estação !
Estes trilhos que vc se referiu são na verdade uma espécie de intervenção cultural feitas por uma ou um artista em frente a JP e cinceramente não sei de onde eles vieram ! :(
Obrigado pelas informações. :)

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Nossa, otimo thread da Julio Prestes!!! Eu adoro essa estação, apesar de preferir a Luz, hehehe :D

Fiquei chocado com a demolição da simpatica estaçãozinha antiga de São Paulo, ali do lado do DOPS. Realmente, aquele terreno vazio ali teria uma otima ocupação se esse predinho ainda estivesse ai. Lamentavel :(

Valeu pelas fotos, Rafael!

1 - 20 of 29 Posts