SkyscraperCity banner
1 - 17 of 17 Posts

·
Registered
Joined
·
8,986 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Para quem achou que a estação Paulista não estava andando... não estava mesmo!
http://www.stm.sp.gov.br/noticias/nt_frame_2313.htm

Estação Paulista da Linha 4 – Amarela do Metrô começa a ser escavada em julho



Primeira fase da linha 4 deve operar já em 2008 com a estação Paulista integrada à estação Consolação da linha 2 - Verde. (16/05/06)



A estação Paulista do Metrô será entregue na primeira fase de operação da Linha 4 – Amarela, que está prevista para dezembro de 2008. Ela será interligada à estação Consolação da linha 2 – Verde (Imigrantes - Vila Madalena) através de um túnel de acesso que possibilitará aos usuários a integração entre as duas linhas sem a necessidade de sair do sistema.



O poço de obras da futura estação está localizado no número 2367 da Rua da Consolação, sentido centro, e deve ser concluído em julho, quando será iniciada a escavação de dois túneis, um no sentido da estação Oscar Freire e outro no sentido da estação Higienópolis (estações vizinhas à Paulista).



As obras da estação Paulista começaram em novembro de 2005 com a construção das paredes-diafragma, que servem para estabilizar e impermeabilizar o solo dando suporte à escavação.



Do outro lado da Consolação fica o canteiro de serviço onde será perfurado o “poço Angélica”, que servirá como segundo acesso da estação e auxiliará na construção da passarela subterrânea sob a rua.


“MegaTatuzão” entre Faria Lima e Luz



O método de escavação de túnel no trecho entre as estações Faria Lima e Luz, passando pelo local onde está sendo construída a estação Paulista, utilizará o shield (“megatatuzão”), uma máquina de 715 toneladas, em fabricação na Alemanha.



O shield será montado na área da futura estação Faria Lima, no largo da Batata, em Pinheiros, de onde iniciará a perfuração até a estação Luz.



No trecho onde estão sendo construídas as estações Pinheiros e Butantã, em direção ao pátio Vila Sônia, o método é o NATM (New Austrian Tunneling Method) ou método de mineração, no qual são usadas armações metálicas e camadas de concreto jateado para sustentar a escavação progressiva.



Outra frente de trabalho, situada no poço de ventilação “José Eusébio” (rua da Consolação, 1837), avança na construção de um túnel que servirá como estacionamento subterrâneo de trens. Essa frente já atingiu mais de 120 metros escavados no sentido da estação Paulista.



A Linha 4 – Amarela terá 12,8 quilômetros subterrâneos e ligará a Vila Sônia, na região do Butantã, ao bairro da Luz, no Centro.



A “linha da integração”, irá interligar-se com as linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 3 – Vermelha do Metrô e com as linhas A, B, C , D e E da CPTM, nas estações Pinheiros e Luz.



Na primeira fase de operação da Linha 4 – Amarela, funcionarão as seis estações prioritárias: Luz, República, Paulista, Faria Lima, Pinheiros e Butantã, além do pátio de manobras e manutenção em Vila Sônia. As demais estações deverão operar em 2012.
 

·
**16º ano**
**17º ano**
Joined
·
25,749 Posts
Eu que havia comentado sobre o assunto. Me estranha que logo uma das estações da primeira fase demore mais para ser prefurada, achava que por ser uma das primeiras a ser entregue deveria tb ser uma das primeiras a se começada, vivendo e aprendendo
 

·
Registered
Joined
·
8,986 Posts
Discussion Starter · #3 ·
rkj said:
A “linha da integração”, irá interligar-se com as linhas 1 – Azul, 2 – Verde e 3 – Vermelha do Metrô e com as linhas A, B, C , D e E da CPTM, nas estações Pinheiros e Luz.
Só agora reparei nesse detalhe: eles citam a linha B na estação Luz, enquanto ela atualmente chega na Júlio Prestes. Ou seja, já prevendo essa mudança do projeto Integração Centro até Dez/2008. Eu espero que seja antes disso que ou movam a linha B para a Luz, ou façam mais caminhos subterrâneos ligando a Júlio Prestes com a CPTM, o metrô 1-Azul e agora o metrô 4-Amarela.
 

·
Registered
Joined
·
8,986 Posts
Discussion Starter · #5 ·
Luz tem tanto a CPTM quanto o Metrô linha 1... uma ligação subterrânea lá vai precisar contemplar ambos, e também a linha 4. São 3 estações da Luz distintas, apesar do mesmo nome.
 

·
Registered
Joined
·
19,704 Posts
Quanto à demora pra começar a estação Paulista, acho nada demais, se vão conseguir concluir a Alto do Ipiranga (que hoje não passa de um poço com lama) até outubro, então 2 anos e meio é mais do que tempo pra concluirem a Paulista....
 

·
Registered
Joined
·
19,704 Posts
Será que as estações da fase II vão ser TODAS inauguradas apenas em 2012? Acho que foi ótimo anteciparem a Faria Lima para a 1a fase, mas a estação Higienópolis não pode deixar os Mackenzistas esperando tanto tempo, deveria ser inaugurada em 2009 ou 2010.
 

·
Registered
Joined
·
632 Posts
mopc said:
Tmb acho que fica difícil levar a linha B até a Luz, mas fácil ligar a JP por um túnel. Quem se aventura a descobrir como a CPTM pretende fazer a ligação?
A JP poderia ser o terminal de algum trem regional, até Sorocaba por exemplo, com paradas na Barra Funda, Lapa, Osasco, Carapicuíba, Barueri, Jandira e Itapevi.
Daí seria algo grandioso, com acesso à Luz via subterrâneo, pois eh um desperdício desativar a JP.
 

·
Registered
Joined
·
8,986 Posts
Discussion Starter · #11 ·
O problema de antecipar é que precisariam ser todas as estações, por causa da PPP. Seria muito bom antecipar Higienópolis, Morumbi e Vila Sônia, e deixar Oscar Freire (já atendida parcialmente por Clínicas) , Fradique Coutinho (que não tem assim muita demanda) e Três Poderes (que eu ainda acho que deveriam fazer) para 2012.

O intervalo entre as fases I chegou a ser de 2 anos nas primeiras propostas, e por algum motivo foi mudado para 4 anos. Talvez descobrir o motivo ajude a pressionar para que seja de 2 anos a separação, ou seja, fase II já em 2010.
 

·
Subway and train Forever!
Joined
·
17,073 Posts
Deveriam ir entregando as estações da 2º fase aos poucos a medida que forem ficando prontas, assim como foi feito com as novas estações da linha C da CPTM em 2000/2001.
 

·
Registered
Joined
·
8,986 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Porque quando aumentam as estações, eles têm que por mais trens para manter os padrões de intervalos e ocupação... só que só está previsto novo investimento em material rodante em 2012.
 

·
Subway and train Forever!
Joined
·
17,073 Posts
Depende....se aumentar o trecho percorrido com mais estações pra frente, ai é necessário mais trens, mas se for estações q ficam dentro do trecho já construido, ai a frota pode ser a mesma....
 

·
Registered
Joined
·
8,986 Posts
Discussion Starter · #16 ·
richter30 said:
Depende....se aumentar o trecho percorrido com mais estações pra frente, ai é necessário mais trens, mas se for estações q ficam dentro do trecho já construido, ai a frota pode ser a mesma....
Não pode. Mesmo que embarcassem 0 pessoas e desembarcassem 0 pessoas em Fradique Coutinho e Oscar Freire, por exemplo, a desacelaração, parada e retomada de velocidadade, por duas vezes, entre Faria Lima e Paulista já seria suficiente para ocupar a linha com muito mais passageiros por trem e dificultar o atingimento da meta de intervalo entre trens. O mesmo vale para Paulista - República e a estação intermediária Higienópolis.

Agora some a isso os novos passageiros que subam ou desçam nessas estações ao invés de pegar ônibus, e a meta foi pro buraco. No caso de Higienópolis, quantos alunos tem mesmo o Mackenzie, o Senac e aquele campus da PUC-SP que fica por ali ? :?
 
1 - 17 of 17 Posts
Top