Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 691 Posts

·
Banned
Joined
·
4,637 Posts




Minas Gerais é uma das 27 unidades federativas do Brasil, sendo o quarto estado com a maior área territorial e o segundo em quantidade de habitantes, localizada na Região Sudeste do país. Limita-se ao sul e sudoeste com São Paulo, a oeste com Mato Grosso do Sul, a noroeste com Goiás e Distrito Federal, a norte e nordeste com a Bahia, a leste com o Espírito Santo e a sudeste com o Rio de Janeiro. Seu território é subdividido em 853 municípios, a maior quantidade dentre os estados brasileiros.

A topografia mineira é bastante acidentada, sendo que alguns dos picos mais altos do país encontram-se em seu território. O estado também abriga a nascente de alguns dos principais rios do Brasil, o que o coloca em posição estratégica no que se refere aos recursos hídricos nacionais. Possui clima tropical, que varia de mais frio e úmido no sul até semiárido em sua porção setentrional. Todos esses fatores aliados propiciam a existência de uma rica fauna e flora distribuídas nos biomas que cobrem o estado, especialmente o cerrado e a ameaçada Mata Atlântica.

O território de Minas Gerais era habitado por indígenas quando os portugueses chegaram ao Brasil. Contudo, ocorreu uma grande migração para o estado a partir do momento em que foi anunciada a existência de ouro. A extração do metal trouxe riqueza e desenvolvimento para a então província, proporcionando seu desenvolvimento econômico e cultural. Mas o ouro logo se tornou escasso, provocando a emigração de grande parte da população, até que um novo ciclo (o do café) novamente traria a Minas projeção nacional e cujo fim levou ao processo de industrialização relativamente tardio. Minas Gerais atualmente possui o terceiro maior produto interno bruto do Brasil, sendo que grande parte do total produzido no estado ainda se deve a atividades mineradoras. Tal desenvolvimento também advém de sua notável infraestrutura, como a grande quantidade de usinas hidroelétricas e a maior malha rodoviária do país.

Em virtude de suas belezas naturais e de seu patrimônio histórico, Minas Gerais é um importante destino turístico brasileiro. O povo mineiro possui uma cultura peculiar, marcada por manifestações religiosas tradicionais e culinária típica do interior,[7] além de importância nacional nas produções artísticas contemporâneas e também no cenário esportivo.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Minas_Gerais









Uberlândia



Juiz de Fora



Uberaba



Montes Claros



Governador Valadares



Ipatinga



Mariana



Tiradentes



Ouro Preto

 

·
Moderator
Joined
·
184,713 Posts
Maria que cidade tão linda :eek: Adorei as fotos :eek:kay:

Voce tem alguma lista das cidades mais antigas do Brasil??? ou pelo menos daquelas que têm uma zona velha parecida a ouro velho?
 

·
Banned
Joined
·
4,637 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Barragorn, eu infelizmente não tenho uma lista das mais antigas cidades do Brasil, mas sei que a maioria das cidades com estilo parecido a Ouro Preto ( e não Ouro Velho) estão no estado de Minas Gerais.
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
Que liiinnnddddaaaaaa!!!!:) Adorei as fotos Maria. A arquitectura é impressionante e tb adoro aquelas palmeiras fininhas e tão altas!! Muito elegantes.;)
 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
Cidade legal :)
 

·
Registered
Joined
·
52,552 Posts
linda cidade :) Minas tem cidades muito lindas como Ouro Preto e Marilia e esta cidade entre outras :eek:kay: de facto é incrivel a quantidade e a diversidade de arquitectura do Brasil!!
 

·
Banned
Joined
·
4,637 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Arpels, realmente Angra do heroísmo se parece com as cidades históricas de Minas Gerais, tudo lembra: o calçamento, os telhados, as varandas, as janelas, o desenho das rua, é bem parecido mesmo! A diferença é que em Minas Gerais não tem mar...
Gostei das fotos!
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Muito interessante!!!:applause:
 

·
Banned
Joined
·
4,637 Posts
Discussion Starter · #19 ·
A maior cidade COLONIAL de Minas Gerais, no Brasil! S.Joao Del Rei!! MINHAS FOTOS!!

Estou passando alguns dias em Tiradentes e São João Del Rei, duas cidades do interior de Minas Gerais. São João D'el Rey é a maior cidade histórica de Mnas, com cerca de 70 mil habitantes. Completou exatos 300 anos de idade em 2005. O legal da cidade é que ela possui duas zonas históricas: a portuguesa colonial e outra , do início do século XX. Além dessas áreas históricas, a cidade possui belos bairros residenciais em volta do centro com construções de vários estilos e épocas ( que serão mostrados nesse thread). É permitido construir casas em qualquer estilo, desde que nos bairros adequados. Prédios altos são vedados em toda cidade. A fiação é aterrada e as calçadas são padronizadas em toda a região central.
A cidade vive da extração e produção de objetos em estanho ( é o maior centro de estanho do país), da indústria textil, dos estudantes de fora que vem estudar na UFSJ, e do turismo.
Começarei colocando primeiro fotos do centro colonial , e depois irei seguindo pelo resto da cidade.

A Igreja de São Francisco de Assis, rodeada de palmeiras imperiais centenárias



A praça em volta da igreja , com bancos em metal



Edifício residencial em volta da praça da igreja, com dois andares, e quatro apartamentos no total. A construção é da época colonial, foi toda restaurada e virou um pequeno residencial.





Jardins



A praça com as construções históricas em volta



As palmeiras imperiais



Ainda no centro, a Rua da Prata, com um canteiro central florido e várias casinhas antigas dos dois lados. O calçamento é todo em pedra e não há postes, mas sim lampiões.









Casinha na mesma rua, parece de brinquedo



O Largo do Carmo



A Igreja do Carmo



Enfeites na porta da igreja



Arquitetura



Essa pracinha fica numa lateral da igreja do Carmo, ainda no Largo do Carmo, e essa coisa verde que vcs veêm é na verdade um chafariz de bronze de 1830, na cor original , com lampiões em cima.





Um cemitério de 1836, com portões de ferro desenhado de quase 10 metros de altura. Esse cemitério é MUITO legal, não sei pq me lembrou uma coisa meio colonial espanhola.



Detalhe do portão do cemitério, com uma caveira no topo.



Foto tirada colocando a câmera junto ao portão do cemitério. O cemitério tem um pátio interno, bem legal.



Rua da Matriz



Solar dos Lustosa, ainda na Rua da Matriz



A imponente Igreja da Matriz



Rua da Matriz com a Igreja do Carmo lá no fundo



Art Deco em meio ao barroco



Largo Tamandaré, com a Casa do Barão à direita e as torres da Igreja da Matriz à esquerda



A Casa do Barão



O centro da cidade é cortado ao meio por um canal, o Córrego dos Lenheiros, que divide o centro nos dois lados: o lado português colonial e o lado do começo do século XX. Pontes de pedra do século XVIII ligam os dois lados para a passagem de carros, e há ainda pontes para pedestres de ferro do fim do 'seculo dezenove.





Colégio João dos Santos a esquerda e um casarão em estilo francês do lado direito. Aqui já começa o centro histórico mais "novo", com bastante influência italiana e francesa.



Casarão nas marges do canal





O Theatro Municipal, tb nas margens do canal



Detalhe do telhado



Banco



Conjunto da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores



Residencial dos anos 30



Sobrado



Casa em estilo holandês



Ladeira com casinhas







Jardins na entrada da universidade



A universidade



Praça dos Expedicionários, com pontos de ônibus de madeira e com telhadinho. Há ainda um chafariz na praça, no meio. A construção verde grande atrás é uma escola dos anos 10 .





Agora começa a rua mais bonita de toda São João D'el Rey , na minha opinião: a Rua Lombardi. Essa rua é cheia de casarões dos anos 40, 50 e 60, TODAS da mesma família, que dá nome à rua.



Essa casa é toda revestida em ardósia, com grades em ferro trabalhado e belas palmeiras no jardim.







Casa toda branca e arredondada, dos anos 40





Outras





Única casa da rua que não é mais residência, essa virou um curso de inglês



Agora , acabou o centro. Começa agora as fotos que tirei do bairro Segredo, um bairro residencial da cidade. Esse bairro tem casas modernistas, contemporâneas e muitas casas que lembram casas americanas dos anos 50.







Modernistas







Ruas do bairro Segredo





Casa que lembra aquelas americanas dos anos 50





Outra, construída em 1955



Residencial baixinho



Agora, outro bairro, o Jardim Carazza, com casas em vários estilos tb. Aqui, a rua Luís Baccarini, com várias casinhas italianas.













Agora, outro bairro, o Villa Marchetti, mais novo.











As casas tem muitas plantas na frente e algumas ficam com os portões abertos





Ruas do bairro























Uma casa quase pronta

Dois residenciais novinhos do bairro Villa Marchetti







Agora, começam as fotos do bairro mais novo de São João D'el Rey: o Colinas.
O Colinas é um bairro todo planejado, que fica literalmente no topo de uma colina.
É um bairro todo espalhado, com quarteirões simétricos, casas sem muro e grades e bastante área livre.


Casas brancas com telhados brancos









Casa





Mais casas do bairro, a maioria sem muros na frente e com amplos jardins













ps : Ainda estamos em São João D'el Rey, aquela mesma cidade dos chafarizes de 1800 e das igrejas barrocas!!!



Casa com muros em vidro, me lembrou os residenciais de BH






Bom , é isso aí pessoal! Deu para mostrar bastante dessa cidade para vcs! Espero que gostem, e COMENTEM POR FAVOR !!!!!
 
1 - 20 of 691 Posts
Top