SkyscraperCity banner

1 - 20 of 663 Posts

·
Banned
Joined
·
534 Posts
Campos do Jordão - Brasil



São Paulo é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado na Região Sudeste e tem por limites os estados de Minas Gerais a norte e nordeste, Paraná a sul, Rio de Janeiro a leste e Mato Grosso do Sul a oeste, além do Oceano Atlântico a sudeste. É dividido em 645 municípios e sua área total é de 248 222,362 km², o que equivale a 2,9% da superfície do Brasil, sendo pouco maior que o Reino Unido. Sua capital é o município de São Paulo e seu atual governador é João Doria.

Com quase 46 milhões de habitantes, ou cerca de 22% da população brasileira, é o estado mais populoso do Brasil, a terceira unidade política mais populosa da América do Sul (superado pela Colômbia e pelo restante da federação brasileira) e a subdivisão nacional mais populosa do continente americano. A população paulista é uma das mais diversificadas do país e descende principalmente de italianos, que começaram a emigrar para o país no fim do século XIX,[8] de portugueses, que colonizaram o Brasil e instalaram os primeiros assentamentos europeus na região, de povos ameríndios nativos, de povos africanos e de migrantes de outras regiões do país. Outras grandes correntes imigratórias, como de árabes, alemães, espanhóis, japoneses e chineses, também tiveram presença significativa na composição étnica da população local.

A área que hoje corresponde ao território paulista já era habitada por povos indígenas desde aproximadamente 12000 a.C. No início do século XVI, o litoral da região começou a ser visitado por navegadores portugueses e espanhóis. No entanto, apenas em 1532 o português Martim Afonso de Sousa iria fundar a primeira povoação de origem europeia — a vila de São Vicente, na atual Baixada Santista. No século XVII, os bandeirantes paulistas intensificaram a exploração do interior da colônia, o que acabou por expandir os domínios territoriais dos portugueses na América do Sul. No século XVIII, após a instituição da Capitania de São Paulo, a região começa a ganhar peso político. Após a independência, durante o Império, São Paulo começa a se tornar um grande produtor agrícola (principalmente de café), o que acaba por criar uma rica oligarquia rural regional, que iria se alternar no comando do governo brasileiro com as elites mineiras durante o início do período republicano. Sob o regime de Vargas, o estado é um dos primeiros a iniciar um processo de industrialização e sua população se torna uma das mais urbanas da federação.

Segundo o IBGE, em pesquisa realizada em setembro de 2015, São Paulo tinha a maior produção industrial do país, com o maior PIB entre todos os estados brasileiros. Em 2016, a economia paulista respondia por cerca de 32,5% do total de riquezas produzidas no país, o que tornou o estado conhecido como a "locomotiva do Brasil".[9] O PIB paulista equivale à soma das economias de Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.[10] Se fosse um país independente, seu PIB nominal poderia ser classificado entre os 20 maiores do mundo (estimativa de 2010).[11] Além da grande economia, São Paulo possui bons índices sociais em comparação ao registrados no restante do país, como o segundo maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o segundo maior PIB per capita, a segunda menor taxa de mortalidade infantil, a menor taxa de homicídios e a terceira menor taxa de analfabetismo entre as unidades federativas brasileiras.

https://pt.wikipedia.org/wiki/São_Paulo_(estado)









Rio Tietê



Ilhabela



Rodovia Washington Luís



Campos do Jordão



Pedra do Baú



Aparecida



Santos





São Vicente



Cubatão



Guarujá



Campinas



São José dos Campos



Taubaté



Sorocaba



Itu



Ribeirão Preto



Piracicaba



Jundiaí

 

·
Future after Past
Joined
·
1,515 Posts
Parece uma copia duma cidade alemã
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,733 Posts
Fantásticas fotos!!:applause:
Era incapaz de dizer que isto era no Brasil!!:eek:
 

·
Moderator
Joined
·
163,021 Posts
Gostei mais das gajas :crazy2: :clown:

É muito bonita a cidade, nem parece o Brasil :applause: Está mesmo espetacular ... parece uma pequena europa.. até com cerveja alemã :D está demais obrigado por compartilhares essas fotos connosco :eek:kay:
 

·
Moderator
Joined
·
17,550 Posts
Bem bonita a cidade, acho que poderia ser um modelo para Odivelas, Amadora, Cacem, etc no futuro!
 

·
fcp fcp fcp
Joined
·
2,136 Posts
Essas cópias (tipo Las Vegas) nunca me convenceram muito, especialmente porque essas construcções são de origem recente e não resulta de maneira alguma da tal colonização suiça... Não passa de uma cidade turistica construida de maneira a parecer uma localidade alpina para os abastados de São Paulo visitarem, mas não deixa de ser uma copia bem feita (talvez algo exagerada) e bem bonita, só lhe falta o frio.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,733 Posts
Eu acho piada à recriação de 1 lugar distante assim com tanta mestria!:eek:kay:
Há alguns caso em que soa demasiado a "plastico", mas este não parece o caso!;)
 

·
Registered
Joined
·
9,555 Posts
Eu nunca fui lá,mas sempre ouvi dizer que era bem bonita.A cidade é uma pura ilusão de querer parecer a Europa,mas mesmo assim não deixa de ser interessante!
O Lss quando vir isto vai-se passar... :lol:
 

·
Αλέξανδρ&#
Joined
·
52,566 Posts
eu gosto da cidade e das casinhas tipicas Alemãs, é uma visão exotica numa terra onde menos se esperaria ver arquitectura assim e sinal da variedade e riqueza cultural do Brasil e os pinheiros do Parana dão uma nota mais Europeia a cidade!!
 

·
Banned
Joined
·
534 Posts
Discussion Starter #11
Karsh said:
Essas cópias (tipo Las Vegas) nunca me convenceram muito, especialmente porque essas construcções são de origem recente e não resulta de maneira alguma da tal colonização suiça... Não passa de uma cidade turistica construida de maneira a parecer uma localidade alpina para os abastados de São Paulo visitarem, mas não deixa de ser uma copia bem feita (talvez algo exagerada) e bem bonita, só lhe falta o frio.
é lógico que a cidade está cheia de construções novas, a base da cidade é suiça, da colonização, mas a cidade virou atração turistica e com isso tiveram que ser construidos hoteis, pousadas, casas... eles poderiam deixar construir casas normais, mas a cidade perderia totalmente acaracteristica que atraiu o turismo em primeiro lugar, o que é impressionante é justamente que com tanto turismo eles conseguiram manter um padrão harmonico na cidade inteira, apesar da cidade evoluir e crescer como qualquer outra cidade.

como já disseram no fórum brasileiro, o Brasil tem São Joaquim, que é uma cidade que neva anualmente e está sempre com temperaturas muito baixas, mas a cidade não recebe turismo, pois é apenas uma cidade feiosa sem nada de especial.

um bom exemplo é buenos aires, Buenos aires é uma cópia "fake" de Paris, no entanto todo mundo acha buenos aires especial por causa disso. o Rio botou abaixo diversas construções "fake" dessas parisienses e todo mundo condena.
 

·
→
Joined
·
3,383 Posts
pois é voxp.. eles acham que essa cidade foi criada ontem, tentando imitar a Europa.. porra, isso aí é mais uma das várias cidades brasileiras construídas por imigrantes europeus (dos milhões que vieram pra ca no final do século XIX e início do XX).. essa cidade é foi fundada no século XIX, e sempre foi assim.. há uns 15-20 anos, como disse o voxp, a cidade foi recebendo bastante turismo, principalmente pela cultura suíça (arquitetura, ar europeu, frio, chocolate, cerveja..), e com esse estímulo, a arquitetura da cidade continuou seguindo o padrão.. ah, e só mais uma coisinha.. em Campos do Jordão faz frio sim (não compara com a Serra da Estrela, mas dá banho em Lisboa :D).. a temperatura no outono fica em torno dos 2 C, e no inverno chega a -10 C (oq eh razoavel pros padroes brasileiros).. a neve é difícil (mas acontece as vezes) pela pouca umidade no inverno.. a cidade é uma das mais frias do Brasil e a mais fria do Estado de São Paulo, estando a uma altitude de 1628 metros, latitude 23 sul..
 

·
fcp fcp fcp
Joined
·
2,136 Posts
A mim todas as casas das fotos parecem-me bem recentes, e duvido muito que os colonizadores suiços fossem construir casas tao semelhantes as dos alpes, e de tão grande qualidade, até porque a Suiça tem na sua esmagadora maioria casas normais!

Quanto ao frio, Lisboa é, juntamente com Faro, a cidade mais amena de Portugal no Inverno, e está ao nivel do mar, ao contrário de Campos do Jordão que está a mais de 1600m. Mas em Lisboa nunca faz mais de 20ºC em Janeiro por exemplo, ao contrário de Campos do Jordão ou São Joaquim, que tem periodos frios no Inverno intercalados com autenticos verões. E esses tais -10ºC lá porque aconteceram uma vez num século não quer dizer nada... A temperatura mais baixa deste ano lá foi de 3.8ºC.

PS: A cidade mais fria do Brasil, São Joaquim (1400m de altitude), tem no seu mês mais frio, Julho, uma temperatura média de 10.2ºC. Portimão, cidade ao nivel do mar do Algarve (região mais amena de Portugal), teve em Janeiro deste ano uma média de 8.9ºC. Alvalade, no Alentejo, teve uma média de 6.9ºC.
 

·
→
Joined
·
3,383 Posts
A temperatura mais baixa em Campos do Jordao foi essa esse ano simplesmente porque ACABAMOS (há 4 dias) de entrar no inverno. E meu filho, não fez -10 C uma vez no seculo lá não, daonde vc tirou isso? Em julho, a temperatura inevitavelmente vai abaixo de zero, e TODOS os anos ela normalmente chega a -7, -8, -10C.

Como disse o voxp, a cidade APROVEITOU o grande fluxo de turistas que começaram a frequentar a cidade nas últimas décadas, e investiu pesado nisso, realmente melhorando muito a cidade, e construíndo bons casarões e hotéis. Mas a cidade SEMPRE teve arquitetura suíça. Não fale o que você não sabe.
 

·
fcp fcp fcp
Joined
·
2,136 Posts
shosho said:
A temperatura mais baixa em Campos do Jordao foi essa esse ano simplesmente porque ACABAMOS (há 4 dias) de entrar no inverno. E meu filho, não fez -10 C uma vez no seculo lá não, daonde vc tirou isso? Em julho, a temperatura inevitavelmente vai abaixo de zero, e TODOS os anos ela normalmente chega a -7, -8, -10C.
Esse foi o maior disparate que já ouvi aqui no Skyscrapercity... Em 2004 a temperatura mais baixa ai registada foi de -2.1ºC no dia 26 de Julho. Nesse mesmo dia a máxima foi de 17.4ºC. No total no ano 2004 só houve 3 dias abaixo de 0ºC, que foram o dia anterior e posterior ao dia 26, ambas com -0.3ºC de minima. Depois no final deste inverno vemos qual foi a temperatura mais baixa. Infelizmente não tenho dados do inverno de 2003, mas posso pesquisar se quiseres. Lembro que Junho é o 2º mês mais frio lá. Quanto a menor temperatura lá observada, foi de -7,3ºC no dia 1 de Junho de 1979, -10ºC só em São Joaquim. Não cries ilusões.

Quanto a cidade em si, simplesmente não me parece original de todo, parece mais uma obra de marketing turistico por assim dizer, gostava de ver uma foto de a uns 50 anos atrás e ai tiravamos todas as duvidas. Mas fora isso, a cidade é lindissima e fiquei de boca aberta quando a vi pela 1º vez, faz a maior parte das suas congeneres alpinas corar de vergonha, ou até mesmo todas.
 

·
→
Joined
·
3,383 Posts
Não estou criando ilusões, estou baseando no que me disseram. Já vi várias pessoas dizendo que já pegaram temperaturas bem baixas em Campos do Jordão, como, -6C, -7C. Se estas pessoas estão certas ou não, problema delas. Não esqueça também que dentro de CJ, há o Pico de Itapeva (que nem é pico, é um lugar até plano), que fica a 2030m, e acho que lá a temperatura é menor. Ah, mas ficar brigando aqui por temperatura é ridículo. O lugar é belo, é original, os imigrantes suíços souberam tirar uma grana com sua cultura, e o Brasil ganhou mais uma linda cidade. E é isso que importa. ;)
 

·
Whatever
Joined
·
45,867 Posts
isto está a aquecer!!!! já parece Verão outra vez!!!:D
Acho a cidade muito linda, mas gostava de ver as construções mais antigas. Não tem um centro velho shosho?

Apesar de serem cópias de edifícios europeus, não têm aquele sabor a plástico como se vê aqui nos EUA, onde tudo parece muito falso. ADORO a vegetação especialmente as araucárias que se encontram por todo o lado. São nativas dessa zona? Pensava que só no sul do Chile e Argentina é que eram comuns.
 

·
Banned
Joined
·
534 Posts
Discussion Starter #19
vcs estao confundindo uma coisa, Campos do jordão fica a 1700m de altitude, o que faz o frio lá é a sensação térmica causada pelo vento constante, que habitualmente deixa a sensação térmica entre 10° e 20° abaixo da temperatura real. Por isso pra um carioca como eu seria estupido usar luvas e gorro na rua com uma temperatura de
17°C, mas lá é comum isso, pois as pessoas sentem como se fosse perto de 0°C e a noite, quando faz perto de 0°C reais, a sensação térmica pode chegar a -15°C ;)

mas briga por frio é ótima... heheheh :D
 

·
→
Joined
·
3,383 Posts
Como foi dito no fórum brasileiro, a cidade é inteiramente assim. Não há uma parte 'normal'. Isto aí é o normal de CJ. ;) Não creio que haja um 'centro velho' todo majestoso, visto que a cidade era bem pequena no passado, uma vila praticamente.

Quanto as araucárias, elas sobram aqui no Brasil. :) Quase tudo fica no Sul, mas um ou outro lugar frio, como CJ, também possui. O nome, por exemplo, de Curitiba vem do indígena Curi + Tiba, que significa 'aglomerado/reunião de Pinheiros', porque lá tem muito. ;)
 
1 - 20 of 663 Posts
Top