SkyscraperCity Forum banner

Estado do Rio de Janeiro - Brasil

153565 Views 392 Replies 117 Participants Last post by  Barragon
12
Minha ida ao Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Rio

Rio de Janeiro é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Situa-se a sudeste da região Sudeste do país, tendo como limites os estados de Minas Gerais (norte e noroeste), Espírito Santo (nordeste) e São Paulo (sudoeste), além do Oceano Atlântico (leste e sul).

Ocupa uma área de 43 780,172 km². Apesar de ser, efetivamente, o terceiro menor estado brasileiro (ficando à frente apenas de Alagoas e Sergipe), concentra 8,4% da população do país, sendo o estado com maior densidade demográfica do Brasil. O litoral fluminense também o terceiro mais extenso do país, atrás das costas de Bahia e Maranhão.

A cidade mais populosa é a sua capital homônima, que também é a segunda maior metrópole do Brasil. Os naturais do estado do Rio de Janeiro são chamados de fluminenses (do latim flumen, literalmente "rio"), popularmente, no entanto, carioca geralmente é admitido como gentílico estadual, principalmente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Carioca é o gentílico oficial do município do Rio de Janeiro, entretanto, há movimentos sociais que buscam o reconhecimento do gentílico "carioca" como gentílico cooficial do Estado do Rio de Janeiro, junto com "fluminense".[8] Segundo dados do Censo 2010, o estado é o terceiro mais populoso do Brasil, atrás de São Paulo e Minas Gerais. A estimativa populacional calculada pelo IBGE, tendo como referência 1.º de julho de 2017, foi de 16 718 956 habitantes.[9] Entre seus principais polos urbanos estão, além da sua capital, cidades como Campos dos Goytacazes, Niterói, Duque de Caxias, São Gonçalo, Petrópolis, Volta Redonda, Cabo Frio, Barra Mansa, Itaperuna, Três Rios, Macaé e Nova Iguaçu.

O estado é formado por duas regiões morfologicamente distintas: a baixada e o planalto, que se estendem, como faixas paralelas, do litoral para o interior. Paraíba do Sul, Macaé, Guandu, Piraí, Muriaé e Carangola são os principais rios. O clima varia de tropical a subtropical. Há ocorrência de geadas, nos meses de inverno, em regiões acima dos mil metros de altitude e inclusive queda de neve esporádica no Parque Nacional de Itatiaia. É representado na bandeira da Federação brasileira pela estrela Beta do Cruzeiro do Sul (β = Mimosa).

O produto interno bruto (PIB) do estado é o segundo maior do país, enquanto o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) fluminense é o quarto mais elevado do Brasil. Além disso, o Rio de Janeiro apresenta a terceira maior taxa de alfabetização do país, somente atrás de Santa Catarina e Distrito Federal.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_de_Janeiro_(estado)

Petrópolis

Serra dos Órgãos

Agulhas Negras

Arraial do Cabo

Rio Paraíba do Sul - Campos dos Goytacazes

Paraty

Niterói

See less See more
1 - 20 of 393 Posts
ADORO o meu de arte contemporanea de niteroi (rio de janeiro).. é LINDO! super moderno e com umas vistas fantasticas desde o sitio em k ta construido.

as fotos tao muito boas tambem :) obrigado zeh :)
Que belas fotos .. o MAC é simplesmente fabuloso!! Obrigado zeh!
Para mim essa é a melhor obra do Niemeyer,em conjunto com o Itamaraty em Brasilia.Obrigado pelas fotos Zeh
muito bonito, numca o tinha visto por dentro akela vista para a praia de Icarai é fantastica!!
Bem pessoal, obrigado!

O Tempo é que não ajudou... Tinham vários patricios e patricias lá hoje em turismo... O Mac realmente é fabuloso... e só vendo de perto para constatar como ele se integra na paisagem, parece que nasceu alí... O Caminho Niemeyer também em Niteroi tambem promete... Alguns edificios já estão prontos e gostei do que vi!!
No pavilhão central, onde há diversos bonecos no meio do chão... havia de tudo... Figuras de Jesus, Mickey, Oxum, Porquinhos, Os Simpsons, Bandeirinhas de Portugal e vários galinhos de Barcelos
ehehehehehehe os galos de barcelos ja sobrevoaram o atlantico? :eek2: :lol: ehehehehe
já fazem 505 anos que ele atravessou daniel...
fantástico!!! mais um daqueles sítios onde se vai mais pelo edifício em si :drool: do que pelas "obras de arte" no interior....:puke:
zeh :) eheheheheh

jonny, a chamada arte contemporanea a maior parte das vezes é pseudo arte.. mais nada..
JohnnyMass said:
fantástico!!! mais um daqueles sítios onde se vai mais pelo edifício em si :drool: do que pelas "obras de arte" no interior....:puke:

O que o johnny falou é verdade... eu nunca fui lá por causa de uma exposição... o que falta ao MAC é boas obras... quando vou no museu de arte moderna do Rio vou por causa das obras...
bom eu não conheço o interior nem as obras expostas mas o Brasil tem pintores comtemporaneos fantasticos, uma vez vi uma exposição de pintura Brasileira no Chiado e adorei a tradicional diversidade Brasileira transferida para a tela.
^^^inclusive essa exposição (do 1 piso) era sobre a diversidade religiosa.... Mas nunca fui lá só por causa de uma exposição... como acontece comigo em outros museus...
Arpels said:
bom eu não conheço o interior nem as obras expostas mas o Brasil tem pintores comtemporaneos fantasticos, uma vez vi uma exposição de pintura Brasileira no Chiado e adorei a tradicional diversidade Brasileira transferida para a tela.

gosto muito de naif... voce gosta arpels? No bairro aqui do lado do meu tem o Museu Internacional de Arte Naif... do lado da estação pro Corcovado...
gosto sim :yes: ja vi algumas exposições de naif!!
1 - 20 of 393 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.