Skyscraper City Forum banner
1 - 8 of 8 Posts

·
...
Joined
·
44,087 Posts
Discussion Starter · #1 ·
No Pará, os indicadores de desenvolvimento sustentáveis apontam o esgotamento sanitário como um dos problemas mais graves a serem enfrentados pelos governos municipais, estadual e federal. Em relação aos 26 Estados brasileiros mais o Distrito Federal, a posição do Estado é a 25º, isto é, neste aspecto a população paraense está em penúltimo lugar em relação ao restante do País. Na comparação com a região Norte, o Pará é apenas o quarto entre os sete estados nortista, ocupando a incômoda posição junto com o Amazonas. Os estados do Acre Roraima e Tocantins são os primeiros colocados, enquanto o Amapá é o último neste aspecto analisado pela pesquisa.

O levantamento demonstra ainda que quando existe rede de esgoto, o tratamento dos resíduos não é o mais adequado: no item tratamento de esgoto, o Pará é o 21º, ou seja, o quinto pior do Brasil. Em relação a abastecimento de água, o Pará é o 13º do Brasil e o quinto na região Norte, perdendo para Roraima, Tocantins Amazonas e Acre.

Já o acesso a coleta de lixo doméstico também esteve entre os 60 indicadores levantados pelo IBGE. Neste índice, o Pará ficou na 21ª posição, com o quinto pior desempenho entre todos os Estados brasileiros e o terceiro melhor na região Norte, atrás do Amapá e Tocantins.

A intenção da pesquisa IDS 2008 é revelar em que ponto o Brasil está e quais as perspectivas para se tornar um país baseado na sustentabilidade das cidades. No geral, o IBGE mostrou que, nos últimos anos, o Brasil teve seus maiores avanços na economia, mas ainda persistem grandes problemas sociais.

Fonte: Portal ORM
 

·
Life is simple!
Joined
·
945 Posts
Isso é reflexo da falta de planejamento urbano adequado na época da explosão demográfico de belém(ou melhor ,falta de interesse da classe politica),a cidade realmente ainda é muito carente de um sistema de saneamento básico adequado nas suas áreas periféricas, uma triste porém mutável realidade.Espero que com a divulgação desses indices tão desfavoráveis ,nossos políticos da situação tomem providências!!1
E quanto ao estado do pará como um todo,muitas cidades são simplismente ''esquecidas'' pelo governo estadual no que diz respeito à repasse de verbas para programas públicos variados(não esquecendo a corrupição), e isso é triste pois leva algumas áreas do pará a reinvidicarem a emancipação política(claro que essa emancipação está também diretamente ligada à interesses políticos das elites de tais regiões), oque na minha opiniao seria extremamente prejudicial aos interesses do estado do pará...
 

·
R.I.P. Niki
Joined
·
15,218 Posts
Ô loco... Rondônia era o pior do país até uns anos atrás, agora já é o quarto de baixo pra cima?
 
1 - 8 of 8 Posts
Top