Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 82 Posts

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O projeto para a criação de um Sistema Integrado Metropolitano de Transporte (SIM) na Baixada Santista, que utilizará Veículos Leves Sobre Trilhos (VLT), foi apresentado nesta segunda-feira (4), na sede da Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos aos prefeitos de Santos, João Paulo Tavares Papa, e de São Vicente, Tércio Garcia. Segundo o titular da pasta estadual, José Luiz Portela, "o empreendimento representará uma marca desta Administração, pois vai resultar não apenas em melhor transporte, mas em desenvolvimento econômico e social para toda a região".

O sistema promoverá locomoção eficiente, econômica, confortável e sem emissão de poluentes, aproveitando a linha férrea já existente nos municípios. "Há anos a Baixada Santista sofre por não dispor de um transporte metropolitano à altura das necessidades da população. O cidadão metropolitano só vai existir a partir do momento em que tivermos um sistema definitivo de transporte, que promova a integração entre os modais e seja indutor de desenvolvimento", afirmou o prefeito santista.

Segundo Papa, a Caixa Econômica Federal dispõe de um fundo para investimentos em infra-estrutura: "Vamos também buscar parceiros privados. Afinal, é uma oportunidade única para a Baixada". Outra idéia cogitada é incluir o projeto no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

O assunto será tema da próxima reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), marcada para o dia 26 deste mês, em Santos, para a qual serão convidados representantes do Estado, das Prefeituras, entidades civis, deputados estaduais e federais.

Para colher maiores subsídios para o detalhamento do projeto, uma pesquisa sobre origem e destino dos usuários do transporte coletivo na Baixada será promovida pelo governo do Estado. No dia 28 deste mês, a Secretaria de Transportes Metropolitanos receberá as propostas das empresas candidatas a realizar o serviço.

TRENS DE CARGA O projeto coincide com outra vitória da população local: a retirada dos trens de carga da área urbana da Cidade, prevista para daqui a cerca de 90 dias, segundo o presidente da MRS Logística, Júlio Fontana. Ele informou no último dia 22 que a empresa já iniciou a instalação da nova linha com bitola mista, no trecho entre Perequê (Cubatão) e Valongo (Santos).

Fonte: Revista Ferroviária

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
^^ Bom, a construção do terceiro trilho ja é um fato, o que vai liberar a faixa de dominio para os VLTs! :banana:

Acho que agora sai, ha empenho do Estado em fornecer os recursos. Putz, vai ter uma estação aqui a duas quadras de casa... logo agora que estou de mudança pra Brasilia :cry:

Bom, não vou reclamar, porque logo logo teremos os VLTs em Brasilia tb heheheh

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^^ Bom, a construção do terceiro trilho ja é um fato, o que vai liberar a faixa de dominio para os VLTs! :banana:

Acho que agora sai, ha empenho do Estado em fornecer os recursos. Putz, vai ter uma estação aqui a duas quadras de casa... logo agora que estou de mudança pra Brasilia :cry:

Bom, não vou reclamar, porque logo logo teremos os VLTs em Brasilia tb heheheh
Será mesmo krypton, vai enfretar nosso clima Californiano? Quente e Seco, igual hoje que atingiu 20% de umidade relativa do ar, e é fácil fácil chegar a 11%.:cheers: :cheers: :cheers:

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
^^ hahaha! Sabe que ja pensei nisso, pesquisador?? Mas o ser humano se adapta facilmente aos mais diversos ambientes e climas! Além do que, eu gosto muito de Brasilia, e vou fazer o que gosto, algo que ja venho planejando ha tempos... o clima californiano é apenas um detalhe! ;)

·
Banned
27,387 Posts
Discussion Starter · #8 ·
^^ hahaha! Sabe que ja pensei nisso, pesquisador?? Mas o ser humano se adapta facilmente aos mais diversos ambientes e climas! Além do que, eu gosto muito de Brasilia, e vou fazer o que gosto, algo que ja venho planejando ha tempos... o clima californiano é apenas um detalhe! ;)
O único desconforto inicial é apenas sangramento nasal, mas depois vc se adapta bem.

·
**16º ano**
**17º ano**
25,812 Posts
Qual seria o trajeto desse VLT?

Seguiria o trajeto da atual linha de trem, aquela que sai da regiao portuária e vai até São Vicente pela Av. Francisco Gicério? Depois seguiria para Praia Grande? E Em SV passaria pelo centro ou próximo?

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
VLTs em Campinas e São José dos Campos

Torço para que o VLT da Baixada saia logo, e que seja bem implantado e integrado com os ônibus.. sendo um sucesso, em breve poderemos ver saindo do papel os projetos de VLT de Campinas (o antigo projeto foi revitalizado, com um trecho em subterrâneo) e o de São José dos Campos (que deve aproveitar o terreno um "linhão" que passa pelas principais regiões da cidade).

·
4,575 Posts
Qual seria o trajeto desse VLT?

Seguiria o trajeto da atual linha de trem, aquela que sai da regiao portuária e vai até São Vicente pela Av. Francisco Gicério? Depois seguiria para Praia Grande? E Em SV passaria pelo centro ou próximo?
É o trajeto da antiga Sorocabana, que começa no Porto, e atravessa a cidade no sentido Leste-Oeste, passando mais próxima das praias, a Estação de Santos da Sorocabana era ali na Ana Costa, do lado do Extra (que acabou com o páteo/oficinas da ferrovia), ela segue até São Vicente, passa bem próxima do Centro (aonde recentemente dinamitaram a Estação antiga), e depois cruza aquele trecho urbano da Imigrantes, passa por cima do Rio Casqueiro, entra na Praia Grande, e depois segue paralela à Padre Manuel da Nóbrega, ela só vai acabar em Cajati, no Vale do Ribeira.

·
4,575 Posts
Eu adorei o Projeto, porém esse transbordo para o VLP na Praia Grande, eu acho meio estranho, suponho que seja pelo fato de que o Centro da Praia Grande, está distante da linha, que corta a periferia da cidade.

E torço pelo projeto se estender até Peruíbe, e ocupar toda a linha, que seria inclusive uma ótima opção turística.

Pelo que sei, pretendem fazer algo parecido com o finado VLT de Campinas.

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
É o trajeto da antiga Sorocabana, que começa no Porto, e atravessa a cidade no sentido Leste-Oeste, passando mais próxima das praias, a Estação de Santos da Sorocabana era ali na Ana Costa, do lado do Extra (que acabou com o páteo/oficinas da ferrovia), ela segue até São Vicente, passa bem próxima do Centro (aonde recentemente dinamitaram a Estação antiga), e depois cruza aquele trecho urbano da Imigrantes, passa por cima do Rio Casqueiro, entra na Praia Grande, e depois segue paralela à Padre Manuel da Nóbrega, ela só vai acabar em Cajati, no Vale do Ribeira.
Isso mesmo, esse era o traçado da antiga Sorocabana! Mas a antiga linha construida até 1915 so ia até Juquia. O prolongamento a Registro, Jacupiranga e Cajati so chegou nos anos 80, e por fora das cidades (na mesma época os trilhos de Juquia foram retirados e passados por fora). :eek:hno:

Nesse trajeto, o projeto do VLT propriamente dito so vai até logo depois da Imigrantes (antes do Canal dos Barreiros - o rio Casqueiro é o braço de mar mais proximo de Cubatão!). Apos a ponte do Canal, pretende-se instalar um tipo de trem urbano a diesel ou VLP que vai até Peruibe, como vc bem disse.

Passando a estação da Ana Costa em Santos, o projeto é leva-los pela Av. Conselheiro Nébias até o Centro Historico de Santos. No site do PITU 2020 para a RM da Baixada Santista (sim, existe ja!!! :banana:) tem bastante coisa sobre o projeto do VLT e sobre o Sistema Integrado Metropolitano (SIM).

O problema é que, como o PITU foi feito em dez/2006, ainda se pensava que seriam VLPs. Foi a insistência do prefeito de Santos que consolidou os VLTs no projeto. Pra ele sair rapido, os outros prefeitos da RMBS queriam o VLP mesmo... ô povo imediatista... :eek:hno:. Ainda bem que o VLT ja ta decidido!

Aqui esta o link do PITU RMBS 2020:
http://www.pitu.stm.sp.gov.br/piturmbs/index.html

·
**16º ano**
**17º ano**
25,812 Posts
.

Passando a estação da Ana Costa em Santos, o projeto é leva-los pela Av. Conselheiro Nébias até o Centro Historico de Santos. No site do PITU 2020 para a RM da Baixada Santista (sim, existe ja!!! :banana:) tem bastante coisa sobre o projeto do VLT e sobre o Sistema Integrado Metropolitano (SIM).
Ah, isso que eu queria saber, pois o final da linha é numa região muito vazia, queria saber como ele chegaria no centro, a Conselheiro Nébia é uma ótima opção, espero que iso ajude a revitalizar a região do centro onde ela passa, que e´´e bem decadente.

Seria interessante tb uma variante que ligasse pela Conselheiro Nébias atá as praias
O problema é que, como o PITU foi feito em dez/2006, ainda se pensava que seriam VLPs. Foi a insistência do prefeito de Santos que consolidou os VLTs no projeto. Pra ele sair rapido, os outros prefeitos da RMBS queriam o VLP mesmo... ô povo imediatista... :eek:hno:. Ainda bem que o VLT ja ta decidido!
Tomara, tomara mesmo que fique como VLT mesmo, pois é sabido que no Brasil, pra de VLT virar corredor de ônibus é uma facilidade só vista aqui... :(

·
Ubique patria memor
1,086 Posts
Ah, isso que eu queria saber, pois o final da linha é numa região muito vazia, queria saber como ele chegaria no centro, a Conselheiro Nébia é uma ótima opção, espero que iso ajude a revitalizar a região do centro onde ela passa, que e´´e bem decadente.
Na verdade, a região da Estação Ana Costa não é nada vazia. O Extra e o estacionamento dele dão essa aparência, mas ao lado temos partes do Gonzaga (bem adensadas) e do Campo Grande e Encruzilhada (bairros muito populosos). Além do que, bem em frente ao Extra ha (infelizmente) uma mega "catedral da fé" da Universal, que para o bem ou para o mal é um polo gerador de viagens (junto com o Extra, o Hospital Ana Costa ao lado e o comércio da av. Ana Costa). Mas claro, indo para as regiões comerciais da Cons. Nébias e posteriormente para o Centro, é claro que a demanda aumentara pra caramba!

Aqui vai um esquema meu, baseado numa foto, pra vc ver os polos de trafego da região e como a região é razoavelmente densa (as construções de telhado vermelho mais compridas, que são baixinhas e parecem casas, são, na verdade, pequenos edificios de 3 andares, daqueles bem tipicos de Santos que você deve conhecer, o que adensa os bairros em questão):

Seria interessante tb uma variante que ligasse pela Conselheiro Nébias atá as praias
Na verdade, ha um projeto do prefeito de Santos de substituir o unico trolebus que ainda resta da cidade, a linha 20, que liga a Praça Maua (centro do Centro hehe) e a Praça Independência (centro do Gonzaga), por uma linha de bonde (não VLT, o de estilo antigo mesmo, como os do Centro Historico). Isso seria uma alternativa ao "ramal" da Conselheiro até a praia, uma linha de bonde que iria ao longo de toda a Ana Costa. Não sei se seria mais turistico ou mais pra transporte comum, mesmo. Mas numa avenida tão comercial como a Ana Costa, e sem o trolebus 20, imagino que seria mais pra transporte comum (ainda que inusitadamente nos veiculos antigos recondicionados).

·
**16º ano**
**17º ano**
25,812 Posts
Na verdade, a região da Estação Ana Costa não é nada vazia. O Extra e o estacionamento dele dão essa aparência, mas ao lado temos partes do Gonzaga (bem adensadas) e do Campo Grande e Encruzilhada (bairros muito populosos). Além do que, bem em frente ao Extra ha (infelizmente) uma mega "catedral da fé" da Universal, que para o bem ou para o mal é um polo gerador de viagens (junto com o Extra, o Hospital Ana Costa ao lado e o comércio da av. Ana Costa). Mas claro, indo para as regiões comerciais da Cons. Nébias e posteriormente para o Centro, é claro que a demanda aumentara pra caramba!
Hehe, eu conheço bem essa região, todo ano vou num evento no Mendes Convention Center (aliás esse ano de novo, agora em Julho, talvez role um encontro SSC!), mas eu me referia ao fim da linha da Sorocabana, lá na zona portuária, lá sim é bem vazio, mas valeu pela foto, gostei do esquema :D

Na verdade, ha um projeto do prefeito de Santos de substituir o unico trolebus que ainda resta da cidade, a linha 20, que liga a Praça Maua (centro do Centro hehe) e a Praça Independência (centro do Gonzaga), por uma linha de bonde (não VLT, o de estilo antigo mesmo, como os do Centro Historico). Isso seria uma alternativa ao "ramal" da Conselheiro até a praia, uma linha de bonde que iria ao longo de toda a Ana Costa. Não sei se seria mais turistico ou mais pra transporte comum, mesmo. Mas numa avenida tão comercial como a Ana Costa, e sem o trolebus 20, imagino que seria mais pra transporte comum (ainda que inusitadamente nos veiculos antigos recondicionados).
Ah, esse seria um projeto bem interessante a ser colocado em prática, nesse caso eu até não me importaria em retirar o trólebus, se for pra colocar um bonde, numa cidade turística como Santos ficaria excelente! :eek:kay:

·
Rumo ao fim do mundo!
3,205 Posts
Torço para que o VLT da Baixada saia logo, e que seja bem implantado e integrado com os ônibus.. sendo um sucesso, em breve poderemos ver saindo do papel os projetos de VLT de Campinas (o antigo projeto foi revitalizado, com um trecho em subterrâneo) e o de São José dos Campos (que deve aproveitar o terreno um "linhão" que passa pelas principais regiões da cidade).
Isso seria ótimo! E logo um trem inter-metropolitano ligando São Paulo com as estações principais de cada um desses três sistemas do interior/litoral, e claro, um novo em sorocaba :cheers:

·
ontogeny recapitulates...
3,032 Posts
VLT de Campinas

Pelo que sei, pretendem fazer algo parecido com o finado VLT de Campinas.
Sim, a ressurreição do finado VLT utilizaria o mesmo leito ferroviário, porém com um trecho em subterrâneo, evitando-se a "volta" que o sistema dava antes de chegar ao centro. A estação Central seria integrada com a nova rodoviária e com o Expresso Bandeirante.

1 - 20 of 82 Posts