SkyscraperCity banner
1 - 20 of 52 Posts

·
Taking On The World
26,437 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Pessoal, quero fazer uma indagação, em especial a quem entende bem de arquitetura. Pq no Brasil, as paredes internas das casas são feitas de tijolos, ao contrário dos EUA (e talvez Europa) onde as parede internas são em geral com um tipo de conpensado, e ocas?

Me parece q o q a gente faz no Brasil é uma complicação só... e MAIS CARO. E é nisso q baseio minha pergunta inclusive, não em estética, mas em valor, já q no Brasil em geral temos menos grana...

Por exemplo... aqui nós em geral construimos a parede, dae quebramos ela pra colocar os canos dágua... dae muitas vezes quebram de novo para colocar a fiação... dae rebocam. Anos depois, tem um vazamento q não se sabe de onde vem, tem que QUEBRAR a parede. Precisa puxar uma nova fiação? Tem q quebrar a parede.

O sistema americano/canadense (talvez europeu, não sei como são as casas modernas e antigas lá) não faz mais sentido? É muito mais fácil, rapido e economico de abrir paredes, além de ser mais barato a parede em si.

Queria q alguem (Gersonbias?) q mora/morou na Europa comentasse como funciona lá... se tb tem q quebrar paredes pra qq conserto...

·
Banned
3,149 Posts
na realidade o que nós fazemos no Brasil é mais barato, simplesmente pq os tijolos aqui tem preço de banana, qualquer favelado compra montes e ainda dá a sobra pro vizinho fazer um "puxandinho"

tijolo é baratissimo de ser feito, é argila tratava e expelida por processo de estrusão.

qualquer cidadezinha de interior consegue montar uma fabrica pequena, mesmo pq materia prim tem aos montes em quase todo lugar.

Nos estados Unidos, as paredes das casas tem que ser tratadas, trabalhadas com processos pra evitar corrosão, proteger contra cupins e humidade etc...

e basta uma pessoa bater alguma coisa contra a parede ou dar um soco pra fazer um buraco.

·
Taking On The World
26,437 Posts
Discussion Starter · #3 ·
pulga said:
na realidade o que nós fazemos no Brasil é mais barato, simplesmente pq os tijolos aqui tem preço de banana, qualquer favelado compra montes e ainda dá a sobra pro vizinho fazer um "puxandinho"

tijolo é baratissimo de ser feito, é argila tratava e expelida por processo de estrusão.

qualquer cidadezinha de interior consegue montar uma fabrica pequena, mesmo pq materia prim tem aos montes em quase todo lugar.

Nos estados Unidos, as paredes das casas tem que ser tratadas, trabalhadas com processos pra evitar corrosão, proteger contra cupins e humidade etc...

e basta uma pessoa bater alguma coisa contra a parede ou dar um soco pra fazer um buraco.
vc tem q dar um bom soco na parede pra abrir um buraco. Não é "basta bater".

Se considerarmos q uma parede de tijolos, COM ARGAMASSA, é mais barata, isso não explica bem pq mesmo os ricos fazem paredes de tijolos, já q o trabalho q elas dão depois é maior...

·
Banned
3,149 Posts
^é basta bater se vc tiver carregando uma escada e bater a ponta na parede. dar um soco é pra fazer um rombo mesmo, um buracão. eu lembro qando eu era criança que meus pais ficavam ***** pq a gente tacava brinquedos nas paredes e deixava a marca (um amassado)

·
Banned
3,149 Posts
rico no brasil num faz pq num tá acostumado, lá nos EUa as pessoas tem habitos de comprar casas pré-fabricadas de madeira (melhor pro frio), paredes finas ajudam o transporte da casa ao local onde ela será colocada.

As pessoas lá sempre estiveram acostumadas a viver em casas de madeira. aqui sempre tivemos acostumados a viver em casas de tijolos.

Ambos tem vantagens e desvantagens, num diria que um é verdadeiramente melhor que o outro.

ambos tem vantagens e desvantagens, é muitomais uma questão de habito

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Sim, ma não é exclusividade sua, é uma nova função que tem, uma vez eu fui escrever m**** e não saiu! :) Gostei disso, nos faz procurar sinônimos permitidos para os palavrões! :)

Quanto ao tópico, acho que o melhor projeto é o russo, em que as paredes já vem com portas e janelas, hehehe! Construir com tijolo tem suas vantagens, e esse negócio de ficar "quebrando" as paredes, não passa de falta de planejamento! Poderiam fazer igual Brasília também, que mesclam estruturas maiores de tijolo, e o "recheio" com madeira, ou sei lá eu que tipo de material é aquele! :)

Nenhum extremismo é bom! :)

·
Taking On The World
26,437 Posts
Discussion Starter · #8 ·
@Tarcisio: é isso que eu acho o melhor, fazer a estrutura interna de concreto/tijolo/alvenaria e a interna no estilo americano/canadense.

·
Registered
meow
9,919 Posts
^^ Não sei, tudo depende do lugar em que você tá, Aces. Por que no Japão praticamente só se come frutos do mar? Porque é o que mais tem lá. Aqui se constrói com tijolos porque é o mais fácil de se obter.

A minha casa no Canadá era construída nesse método, uma vez eu bati na parede sem querer e ouvi o barulho do oco e fiquei assustado haha.

Mas acho que o método de alvenaria tem uma GRANDE vantagem que é a resistência. Ironicamente, nos EUA precisam de mais resistência que a gente. Mas imagina se um Catarina atingir uma cidade maior, tipo Florianópolis. Se fosse nos EUA, a cidade ia ser arrasada e ia levar um tempão pra reconstruir, enquanto que aqui os danos são menores, só nas casas mais simples.

·
Taking On The World
26,437 Posts
Discussion Starter · #10 ·
mas Boom, como eu disse, acho q o ideal é alvenaria por fora e essa outra estrutura por dentro. Aliás, o preço de TUDO depende da quantidade de oferta. Se começassem a construir bastante casas assim, logo várias empresas iriam se especializar em tal tipo de construção e os preços iram cair bastante. Sem contar o preço do encanador qdo tiver q achar um vazamento na tua casa! :)

·
Taking On The World
26,437 Posts
Discussion Starter · #11 ·
tem outra coisa tb... acho q são justamente as casas mais SIMPLES lá q utilizam esse método, pq é mais barato. Aparentemente, as casas mais antigas (como achamos mais proximas aos centros das cidades da costa leste) assim como casas melhores, são de alvenaria por fora (tijolo aparente como naquelas casas antigas da costa leste, e revestidas com madeira, em casas dos suburbios).

·
Registered
meow
9,919 Posts
^^ Vc diz esse método de madeira que tu descreveu no 1o post? A minha casa no Canadá, segundo a motorista da minha escola, devia custar pelo menos 1 milhão, era classe média ou coisa do tipo.

·
Taking On The World
26,437 Posts
Discussion Starter · #13 ·
"segundo a motorista"?? Melhor perguntar prum agente imobiliario :)
MAIS OU MENOS, qtos metros quadrados tinha ela. E o terreno? Tb devia contar no "preço" q a motorista te deu...

Bom, se uma casa com paredes internas de madeira custa tão caro, $1 milhão, como tijolo é mais caro lá, custaria quanto??? $2 milhões com tijolo??? Sinceramente, tijolo é feito com o mesmo método lá e aqui. Tijolo não pode ser tão caro lá. Acho q é o método com madeira q é mais barato.

·
Banned
2,419 Posts
^^ Na Europa têm-se uma construção semelhante à daqui, a minha casa em Londres era também toda de alvenaria (e era uma típica casa de subúrbio de classe média alta).

·
Banned
1,308 Posts
Na Europa as paredes sao feitas de tijolos, nao confundem EUA com Europa, nao tem nada a ver, o Brasil é mais somilhante a Europa do que aos EUA

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
AcesHigh said:
mas Boom, como eu disse, acho q o ideal é alvenaria por fora e essa outra estrutura por dentro. Aliás, o preço de TUDO depende da quantidade de oferta. Se começassem a construir bastante casas assim, logo várias empresas iriam se especializar em tal tipo de construção e os preços iram cair bastante. Sem contar o preço do encanador qdo tiver q achar um vazamento na tua casa! :)

Meiu pai queria comprar uma casa nos EUa, para quando eu terminasse o 3º ano fosse estudar lá.

Dai ele tava conversando com uma imobiliária, a única coisa da casa que é de alvenaria é o banheiro, só !!!

Aqui em Porto Velho, esse método americano seria desastroso, imagino infiltração, cupins, meu irmão ... são vária coisas :)

·
Banned
3,278 Posts
Aqui tem varis tipos de casas ....o mais usado em um tipo de casa que eh construida em uma industria ...numa linha de montagem como um carro .... tudo pronto em 1 mes vc tem sua casa ....somente a base eh de concreto !!!
claro que existem casas de concreto tb porem de tijolo e blocos nao !!!

nessa casa os quartos vieram de caminhao e foram encaixados por um guindaste ...as paredes sao de um tipo de material "nao sei qual eh" a prova de fogo e mofo, a prova de terremotos .... vc nem precisa quebrar paredes pq ja vem com janelas e portas ... tomadas e fios e canos...depois de encaichado o quarto ...e so ligar os fios e agua que ja vem tudo pronto ... em um mes esta pronta ...
eh so apertar um botao e as janelas se fecham .... ar condicionado todas as casas tem

·
Moderator
17,935 Posts
AcesHigh said:
vc tem q dar um bom soco na parede pra abrir um buraco. Não é "basta bater".
Nao, mas eu ja fiz alguns buracos com pontapes! :D
E' facil 'amolgar' esse tipo de paredes dando um encontram com um movel por exemplo!

1 - 20 of 52 Posts