SkyscraperCity Forum banner

Estilo Manuelino em Portugal

26608 Views 134 Replies 24 Participants Last post by  Barragon
Tenho aqui fotos de alguns templos Manuelinos que intitulei como pequenos por serem menos divulgados em geral k os grandes monumentos deste estilo tipo Jeronimos, Torre de Belem ou o Convento de Cristo, falta-me alguns como a Matriz de Azurara, a Matriz de Vila do Conde, a Matriz de Caminha, a Matriz de Praia da Victoria, a matriz de Vila Nova de Foz Coa, a matriz da Batalha mas prontos é o k tenho.
Estes templos na mioria dos casos perderam a originalidade da construção devido a varios factores como terramotos, alterações posteriores de estilo Barroco entre outras alterações, mantem contudo os portais principais no estilo Manuelino.
Começo com a igreja de São João Baptista em Tomar, esta mantem praticamente toda a originalidade da construção (fachada, torre, portal) e é do final do sec. XV inicios do sec. XVI:
See less See more
1 - 20 of 135 Posts
Igreja de São Quintino - Sobral de Monte Agraço

mantem o portal do sec. XVI embora muito danificado :( e o oculo bem como o vestigio de uma antiga porta ao lado da porta principal, vestigio de um templo anterior:
See less See more
2
Igreja de São Sebastião - Matriz de Ponta Delgada

inaugurada em 1547, os dois portais Manuelinos (o portal principal e o portal lateral) foram esculpidos em calcario branco no continente e embarcados para a ilha, o restante exterior da igreja á resultante de alterações Barrocas no sec. XVIII:

See less See more
Igreja da Misericordia - Penamacor

mantem o portal original do sec. XVI a torre sineira esguia é um acrescento do sec. XVII:
See less See more
2
Igreja de N. Sra. da Graça - Palhais

o portal Manuelino sobresai da construção alterada posteriormente:

See less See more
Igreja Matriz - Moura

inaugura em meados do sec. XVI mantem a traça original:
See less See more
Igreja Matriz - Monchique

igreja dos sec. XV/XVI mto destruida pelo terramoto de 1755 manteve contudo o portal principal Manuelino:
See less See more
Igreja Matriz - Golegã

igreja simples do sec. XVI mas de um efeito plastico belo, merece ovação pelo excelente estado de recuperação do edificio:
See less See more
2
Igreja Matriz - Arruda dos Vinhos

trata-se de uma reconstrução quinhentista de uma igreja gotica antiga, mantem praticamente a traça dessa reconstrução excepto as janelas Barrocas:

See less See more
3
Igreja Matriz - Alvor

mais uma que sofreu graves danos provocados pelo terramoto de 1755, do sec. XVI mantem o portal principal e o portal lateral:


See less See more
5
sobreviventes do terramoto de 1755 - Lisboa

ja aqui foram postadas mas são deste setilo e merecem figurar aqui visto não figurarem em muitos cartazes turisticos :(
Igreja da conceição velha:


ermida de N. Sra. dos Remédios:

ermida de São Jeronimo:

See less See more
  • Like
Reactions: 1
Belo thread Arpels! :applause:

Não há Manuelino no norte?
haver há não tenho é fotos :dunno: falta aqui a igreja Matriz de Caminha, a de Azurara e a de Vila do Conde, se por acaso alguem tiver poste por favor, ja corri a net toda e nada!!
2
Igreja Matriz de Vila do Conde

encontrei :) esta igreja Manuelina tem uma particularidade, a tematica e a ornamentação do portal estão mais proximas do Plateresco Espanhol que do manuelino Portugues, dois movimentos arquitectonicos Renascentistas que coibitam em ambos os paises aonde se encontram alguns exemplares de cada estilo arquitectonico, isto deve-se ao facto de ca terem trabalhado alguns arquitectos Espanhois como por exemplos João de Castilho (Juan de Castillo) entre outros influenciados pela arte Espanhola:

See less See more
Essa igreja é belissima e com um restauro ainda ficava melhor!
4
Concelho de Pombal
Freguesia da Redinha

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Com portal manuelino entrelaçado no tronco
:)








See less See more
estas igrejas do norte tem a particularidade de serem talhadas no granito duro e dificil de trabalhar, esse facto não impediu que não se fizesse na mesma lindos trabalhos em pedra, pena o estado delas de facto!!
não conhecia essa Smeagol, bonita :yes:
Igreja Matriz de Caminha

começada em 1488 so terminou 60anos depois, tb esta igreja apresenta uma tematica e composição mais proximo ao Plateresco Espanhol tendo sido construida por artistas Biscainhos, foi restaurada recentemente mas a envolvente não é das melhores:
See less See more
A de Tomar e' linda, especialmente aquele torreao com 'spire'!!
1 - 20 of 135 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top