Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 26 Posts

·
Matheus Lima 1N23456
10,314 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Depois de um tempinho sem postar mais cidades da minha série eu voltei, dessa vez pra mostrar Santa Juliana, cidadezinha típica de Minas, com pessoal humilde e trabalhador. A cidade está localizada bem ao lado da rodovia que liga a capital se Minas a maior cidade do interior do estado, BR 452, está situada entre 2 importantes cidades mineiras, Uberlândia e Araxá.

Santa Juliana é famosa na região por ter um trecho do Rio Araguari, uma enorme represa pra Usina de Nova Ponte. É grande a quantidade de ranchos e restaurantes as margens do grande rio, que é rico em peixes e muita água.

A economia está toda voltada pro agronegócio, o município é grande produtor de soja, milho, alho, cenoura, batata, cebola, repolho, beterraba, sorgo grannífero, cana-de-açucar e outros. Abastece importantes mercados Brasil afora como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Fortaleza e Belém.

Já tinha passado algumas vezes em viagens mas foi a primeira vez que "entrei" na cidade, não tive boas impressões com a limpeza, achei-a bem desdeixada em comparação com algumas cidades de mesmo porte da região.

Mas vamos aos dados e as imagens.

População: 11.337
IDH: 0,706 (Alto)
Frota: 5.500 (12/2013)
PIB: 316.820.000,00
Altitude: 910 metros (alta)

Distâncias:

Uberlândia: 98 Km
Patos de Minas: 176 Km
Patrocínio: 100 Km
Uberaba: 90 Km
Araxá: 80 Km
Belo Horizonte: 440 Km
Brasília: 515 Km
São Paulo: 570 Km

Plano Rodoviário da Região:

DER-MG

Wikipedia

Quase chegando a cidade, reparem que a BR 452 está em ótimo estado de conservação:

Letreiro muito tradicional em trevos de cidades da região:

Avenida Ênio Gonçalves a principal via de entrada da cidade:

Em tempo de Copa, lá está ela, numa empresa da cidade:

Agências:

Rodoviária, bem feinha :lol:

Prefeitura:

Sede Legislativa:

Acervo Histórico:

Pelas ruas da cidade:

Empresas, algumas da região:

Santa Juliana possui 2 Praças, essa primeira é a Dr. Elvésio da Cunha, onde fica a maioria dos comércios, a rodoviária, tem até uma fonte mas é muito suja, a prefeitura deveria dar uma faxina..... :lol:

A outra é a Praça Floriano Peixoto, onde fica a Prefeitura e a Igreja Matriz, é a praça mais arborizada que já vi, parece um parque, bosque, ótima iniciativa:

Monumentos:

Igreja Matriz:

Outra Igreja e uma Capela dentro de um posto de combustíveis:

Por último o Lago de Nova Ponte e a imensa ponte de 1 km da BR 452 sobre o rio:

É isso aí, por mais que limpeza deixou a desejar, espero que vocês tenham gostado de Santa Juliana, mais uma cidade mostrada, mais uma missão cumprida, das que tô pretendendo fotografar da região só faltam 12! :banana:

Vejam Também:

Aéreas de Patos de Minas-MG NOVO!
Pedrinópolis-MG NOVO!
Unaí-MG NOVO!
Patos de Minas-MG
Triângulo Mineiro-MG
Perdizes-MG
Abadia dos Dourados-MG
Coromandel-MG
Cruzeiro da Fortaleza-MG
São Gotardo-MG
Tiros-MG
Carmo Do Paranaíba-MG
Matutina-MG
Lagoa Formosa-MG
Presidente Olegário-MG
Guimarânia-MG
Serra do Salitre-MG
Rio Paranaíba-MG
Arapuá-MG
Patos de Minas-MG
Formosa-GO

Em Breve:

Indianópolis-MG
Patrocínio-MG
Vazante-MG
Lagamar-MG
Lagoa Grande-MG
Paracatu-MG
Nova Ponte-MG
Iraí de Minas-MG
Guarda-Mor-MG
João Pinheiro-MG
Varjão de Minas-MG
São Gonçalo do Abaeté-MG

·
Luis Guilherme
1,227 Posts
Belas Fotos Matheus, Santa Juliana é uma cidadezinha bem agradável.

Agora permita-me dizer sobre a BR 452, vou e volto por ela ao menos três vezes no mês, e posso dizer, a conservação dela esta péssima, esse é um dos únicos trechos que estrada está boa, de Santa Juliana a Araxá uma lástima, pior então de Perdizes a Araxá. Sem falar que do trevo de Nova Ponte até Uberlândia, tem alguns lugares bem ruins também. :eek:hno: Imagino que você a tenha usado em seu melhor trecho. :lol:

·
Pátria Amada Brasil
516 Posts
Já tava sentindo falta dessa série aqui no fórum matheus...

Santa Juliana me pareceu simpática pra um passeio, uma típica cidadezinha "beira de BR" como dizemos por aqui, no mais, vai firme que só faltam 12 :lol: Abraço!!

·
Registered
10,109 Posts
Parabéns pelo thread Matheus, a impressão que passa do lago de Nova Ponte é que ele está relativamente cheio, mas resta apenas 22% desse que é um dos mais importantes reservatórios do país.

• Like
Reactions: matheussinara

·
Luis Guilherme
1,227 Posts
Parabéns pelo thread Matheus, a impressão que passa do lago de Nova Ponte é que ele está relativamente cheio, mas resta apenas 22% desse que é um dos mais importantes reservatórios do país.
É verdade, o lago realmente está muito baixo, se não tivermos um período de chuvas bem intenso no próximo "verão", o estado de atenção será muito mais preocupante que agora.

·
Mineiro da Mata
11,254 Posts
Legal conhecer mais uma cidade da região...:eek:kay:

Poxa, imagina com ele cheio então, impressionante a vazão dessas represas do Triângulo.

·
Registered
8,856 Posts
Mais uma cidade que eu nunca ouvi falar. MG é um mundo de cidades, provavelmente os paulistas da região de Rifaina devam conhecê-la, pela proximidade. :)

Gostei de Santa Juliana, até que é bem cuidada, a julgar pelas imagens. Massa também as paisagens naturais. Pelo visto a estiagem de 2014 deixou sua marca no Lago de Nova Ponte, mas nem tão agressiva como foi em Furnas e nos rios paulistas.

·
Matheus Lima 1N23456
10,314 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Uma simpática cidade!!! :):)
:eek:kay:

Belas Fotos Matheus, Santa Juliana é uma cidadezinha bem agradável.

Agora permita-me dizer sobre a BR 452, vou e volto por ela ao menos três vezes no mês, e posso dizer, a conservação dela esta péssima, esse é um dos únicos trechos que estrada está boa, de Santa Juliana a Araxá uma lástima, pior então de Perdizes a Araxá. Sem falar que do trevo de Nova Ponte até Uberlândia, tem alguns lugares bem ruins também. :eek:hno: Imagino que você a tenha usado em seu melhor trecho. :lol:
Ah sim Guilherme, eu passei somente do trevo de Nova Ponte até o trevo de Perdizes e realmente sse trecho tá bom, do trevo de Nova Ponte a Udi eu nunca passei e do trevo de Perdizes até Aax eu passei somente uma vez a anos atrás qdo ainda não tinhamos a BR 146.

Valeu pela presença.

Já tava sentindo falta dessa série aqui no fórum Matheus...

Santa Juliana me pareceu simpática pra um passeio, uma típica cidadezinha "beira de BR" como dizemos por aqui, no mais, vai firme que só faltam 12 :lol: Abraço!!
hehe, grato por ter comparecido mais uma vez AFJ, achei que faltava 12 mas esqueci de mais 3 que quero registar, Monte Carmelo, Estrela do Sul e Romaria, por mais que elas estejam mais perto de Uberlândia que Patos, não quero deixar de fotografar também! :)

·
Matheus Lima 1N23456
10,314 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Eu assustei principalmente na parte do lago do rio Quebra Anzol. Tava muito baixo. Tem que chover e muito, essa região é gde produtora agrícola graças a fartura d'água.

É verdade, o lago realmente está muito baixo, se não tivermos um período de chuvas bem intenso no próximo "verão", o estado de atenção será muito mais preocupante que agora.
:yes: Valeu pela presença Guilherme.

Essa sempre passei na rodovia, mas nunca entrei na cidade! Achei bem parecida com as outras da região do mesmo porte, da até para confundir! :lol:
Só a achei encardida como Abadia dos Dourados. :lol:

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Simpatica cidade, parabéns pelo thread.

• Like
Reactions: matheussinara

·
Matheus Lima 1N23456
10,314 Posts
Discussion Starter · #18 · (Edited)
Muito bacana desbravador do Triângulo, parabéns por mais um thread :D
Obrigado Hello! :D

Legal conhecer mais uma cidade da região...:eek:kay:
Valeu pela presença em mais esse trabalho Driano.

Poxa, imagina com ele cheio então, impressionante a vazão dessas represas do Triângulo.
Eu assustei qdo vi viu! Tava muito baixo e olha que essas imagens já tem uns 2 meses, imagina agora que de lá pra cá só choveu na região esse fds.

Qual rio é esse?
Araguari. Nasce no município de São Roque de Minas ( nº 15 da imagem) Pouco antes de chegar na barragem de Nova Ponte (nº 07) se junta com o rio Quebra Anzol. Ainda na região de Uberlândia tem mais barragens até se desaguar no Rio Paranaíba.

Mais imagens do Rio Araguari por Por André Bonacin:

·
Registered
590 Posts
Ótimas fotos! Parabéns! Só me choca a falta d'água generalizada nos reservatórios. Será que não é hora de o homem repensar suas atitudes e reduzir o impacto delas sobre o meio ambiente?

·
Registered
24,262 Posts
Pequena, simples e com um futuro pela frente na agro industria como no turismo na bela represa de Nova Ponte.
Quanto aos reservatórios que o forista acima de mim comentou em relação à seca, acho que sem eles os rios tinham é secado, complicando mais ainda a situação. Claro que afetam o meio ambiente, como toda e qualquer atividade humana, mas a seca não é causada por eles...é falta de chuva mesmo no sudeste! e por n motivos: de el niño, á correntes atmosféricas, atividades solares e, obvio ação humana como desmatamentos em matas ciliares, aquecimento global com n implicações á terra...mas isso é outro assunto

1 - 20 of 26 Posts