SkyscraperCity banner

1 - 20 of 26 Posts

·
Registered
Joined
·
9 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A Câmara de Viseu deverá aprovar amanhã a abertura do concurso para a ligação da cidade à auto-estrada A24, na zona de Moselos, com quatro faixas, uma obra orçada em cinco milhões de euros.

Actualmente, quem sair da A24 no nó de Moselos em direcção a Viseu tem de passar pela Estrada Nacional (EN) 16, pelo interior de algumas localidades, onde existem semáforos com limites de velocidade.

Segundo o presidente da autarquia, Fernando Ruas, a nova estrada, com cerca de três quilómetros, fará a ligação de Moselos até à rotunda de Abraveses, no cimo da Avenida da Europa (via já com quatro faixas). "Vamos ficar com a A24 ligada até à Fonte Cibernética (no fundo da Avenida da Europa)", frisou.

O autarca explicou que a nova estrada terá de ter algumas rotundas, para não obrigar os moradores a muitas inversões de marcha. "Tentámos pôr o menos possível (de rotundas), mas vai ter algumas. Se não tivesse rotundas em quantidade suficiente, obrigávamos uma pessoa que morasse na zona da GNR a ir ao Lidl (em Pascoal) para vir a Viseu", exemplificou.

Fernando Ruas assegura que esta será a reunião com "a maior dose de obras" de que se lembra. A maioria social-democrata na Câmara levará também a proposta de abertura do concurso para a reabilitação do edifício da Quinta da Cruz, que foi há vários anos adquirida pela autarquia, com o intuito de aí instalar uma quinta pedagógica, um espaço museológico e o arquivo distrital. Segundo Fernando Ruas, vai ser aberto concurso por 1,42 milhão de euros.

Outra obra que vai à reunião de Câmara, aberta ao público, e na qual o autarca diz depositar "grandes expectativas", é o arranjo urbanístico do largo do antigo hospital, que está a ser transformado numa pousada pelo grupo Pestana. A autarquia considera que aquele espaço, onde há 23 anos foi deitado abaixo um bairro degradado, é o único "maltratado" do centro urbano, estando prevista a construção de um escadório com lajes de granito mesmo em frente à pousada, um silo-auto e o melhoramento da rede viária.

Amanhã deverá também ser aprovado o concurso do escadório (que liga a Rua Alves Martins à pousada) e da ligação da Rua do Cerrado à Rua Alexandre Herculano, ficando para mais tarde o parque subterrâneo. Fernando Ruas adiantou que "esta obra toda custa cerca de meio milhão de euros". A abertura do concurso dos parcómetros e dos parques de estacionamento Mouzinho de Albuquerque (junto ao Teatro Viriato) e das traseiras da Sé, são outros projectos que estarão em cima da mesa.

in: Publico
 

·
Registered
Joined
·
7,053 Posts
Mais umas rotundas :D

Também vai ter ligação ao antigo IP5? Ou essa ligação será a mesma que existe agora?
 

·
Registered
Joined
·
20,281 Posts
A ligação em Moselos tem que necessariamente cruzar o IP5 em algum sítio. A pergunta que deve ser feita é se vai ser feito um novo nó de ligação ao IP5 ou se pelo contrário o actual junto a Pascoal será reformulado e integrado na nova via o que acho um bocado apertado mas em Portugal temos que esperar tudo...
 

·
Registered
Joined
·
9 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Ola Mynuster !

Sou natural de Chaves..mas vivo em Levallois Perret (perto de Paris).
;)

Visitei Viseu ha 2 anos (agora que estas duas cidades estao ligadas pela A24) e fiquei surprendido da vitalidade daquela cidade.
 

·
Urban rules
Joined
·
1,421 Posts
Ola Mynuster !

Sou natural de Chaves..mas vivo em Levallois Perret (perto de Paris).
;)

Visitei Viseu ha 2 anos (agora que estas duas cidades estao ligadas pela A24) e fiquei surprendido da vitalidade daquela cidade.
O terceiro "Françês"! Bem-vindo!
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
"Actualmente, quem sair da A24 no nó de Moselos em direcção a Viseu tem de passar pela Estrada Nacional (EN) 16, pelo interior de algumas localidades, onde existem semáforos com limites de velocidade."

Esta justificação para a construção da estrada é um bocado triste e reflecte bem a mentalidade de muitos portugueses...
 

·
Registered
Joined
·
20,281 Posts
^^

Pelo menos assim. Espero que passe rapidamente a 3x3 ou mesmo 4x4 + estacionamento em algumas vias urbanas estruturantes. Por exemplo a segunda circunvalação já iniciada. Outras que merecia ser passadas a 2x2 são a EN2 até ao entrocamento para o aeródromo, a EN229 até Mundão e eventualmente Cavernães, a EN16 até à ligação da A25 em Fragosela, a EN 231 até ao entroncamento de Silgueiros e a EN337-1 até Figueiró. Neste último caso com a abertura dum novo nó de ligação à A24. (E com mais meia dúzia de rotundas em cada uma delas então é que Viseu passa definitivamente para a liderança em número de rotundas...:lol:)
 
1 - 20 of 26 Posts
Top