SkyscraperCity banner

1 - 20 of 24 Posts

·
Registered
11,516 Posts
Discussion Starter #1 (Edited)
Olá amigos!

Finalmente fiz um thread a muito tempo desejado sobre a minha terra natal, Iturama/MG. A cidade se encontra no extremo oeste do estado de Minas Gerais, ou melhor, no "nariz de minas" :lol:. Tem cerca de 36 mil habitantes, tendo como sua principal atividade econômica a agricultura, com o predomínio do cultivo da cana de açúcar. Já possuiu uma atividade pecuária significativa, mas deu espaço para a agricultura, com a instalação de uma filial da Usina Coruripe, originária da cidade alagoana de mesmo nome. Está recebendo também um ramal da Ferrovia Norte Sul e um campus da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM, fortalecendo a condição de cidade polo de serviços, comércio e saúde da região. Para algumas cidades como Carneirinho (8k), São Francisco de Sales (4k), Limeira D'Oeste (5k) e União de Minas (5k), Iturama é a principal referência.

Iturama na região é tradicionalmente conhecida como uma cidade festeira, com grandes festivais, uma festa agropecuária forte (EXPORAMA), tendo um calendário festivo muito extenso. Por conta disso tem até um lema: "Aoooo Iturama, sobe boi e desce Brahma :cheers1:! Além disso, é quente. Queeente quente quente. Normalmente nos meses de outubro e novembro chega a fazer 45.. 46º fácil. No mais é uma boa cidade. Tranquila, com baixos índices de violência, um custo de vida um pouco alto pro seu tamanho e realidade, mas ainda assim é um bom lugar pra se viver.

Vou tentar passar um pouquinho de como é a cidade pra vocês. Fica a tentativa de mostrar a origem do meu nick do SSC, onde eu nasci, além de estar cumprindo uma promessa e um desejo antigo de fazer esse thread, pois já sofri cobrança de alguns foristas quanto a isso. São poucas fotos, pois é difícil encontrar fotos boas da cidade na internet, e quando vou pra lá é muito corrido, não tenho tempo de sair fotografando.

Alguns dados da cidade:

População 2013 (IBGE): 36.837

PIB 2011: R$ 858.510.000 | PIB PER CAPITA 2011: R$ 24.606,20

IDH-M: 0,747 (alto)

Distância até "Belzonti": 750km

Localização no estado:

Vista aérea:

L. Mamede

L. Mamede

Vista da praça da Igreja Matriz, conhecida como "Praça do Santuário":

L. Mamede

Vista da Igreja Matriz:

Onildo Lima

Arredores da Matriz, região central:

Onildo Lima

Região central, agência do BB. Há ainda agências do Bradesco, HSBC, Itaú, Caixa e Sicoob.

Onildo Lima

Região central, comércio:

Onildo Lima

Região central, serviços:

Onildo Lima

Região central, rua comercial principal (Av. Rio Grande):

Angelo Marcondes

Hotel Casa Grande:

Hotel In Site

Prefeitura Municipal:

Onildo Lima

Av. Prefeito Juca Pádua. Liga a Prefeitura ao Parque de Exposições:

L. Mamede

Câmara Municipal (não é fácil, mas ignorem a fiação):

L. Mamede

Usina Coruripe, filial Iturama:

L. Mamede

Entrada do Parque de Exposições:

L. Mamede

Vista do Parque de Exposições durante a 35ª Exporama (ocorreu agora, de 9 a 13 de julho). Esse recinto coberto dizem ser o maior da América Latina. Vai saber..

L. Mamede

Exporama:

L. Mamede

Cavalgada realizada todo ano no mês de junho:

R.Baladas

Vista da cidade, região da MG 247:

L. Mamede

Ponte do Rio Grande, que separa dos estados de MG e SP. Atualmente, o nível do rio está baixíssimo, cena muito triste e preocupante.

Onildo Lima

UHE Água Vermelha, Rio Grande:

Onildo Lima

Um dos raros dias do ano em que se faz frio. E quando resolve fazer frio.. é brabo:

L. Mamede

L. Mamede

Skyline poderoso :lol:

Foto minha

Cruzamento das 2 principais avenidas, Avenidas Alexandrita e Juca Pádua:

Vicente Queiroz

Av. Prefeito Juca Pádua:

L. Mamede

Obras do lote 5 da Ferrovia Norte-Sul:

L. Mamede

Obras da Ferrovia Norte-Sul:

L. Mamede

Condomínio fechado recém construído, o segundo da cidade:

Facebook Residencial Flamboyant
Por do sol no Rio Grande:

Adalberto Muniz

Aeroporto:

L. Mamede

Fim do dia:

L. Mamede

L. Mamede

Região central ao anoitecer:

L. Mamede

Praça da Matriz:

L. Mamede

L. Mamede

Campus da Faculdade FAMA (Adm, C. Contábeis, Direito, Eng. Civil, Pedagogia, Sist. Informação):

L. Mamede

Espero que gostem! Abraços! :)

·
Matheus Lima 1N23456
10,311 Posts
Até que enfim!!! Achei que vc iria deixar pra me fazer mais essa triangulina! :laugh:

Gostei de Iturama, me pareceu bem plana e desenvolvida pra população que tem.

Me chamou mais atenção esse semáforo, deve ser o dobro de preço dos convencionais, bem diferente:

Parabéns pela coletânea, fotos muito bonitas que retratam bem o cotidiano da cidade!

PS: Gostei do tema: "Aoooo Iturama, sobe boi e desce Brahma" :cheers1:

·
.a vida não para.
9,737 Posts
muito legal!

a cidade parece bem desenvolvida mesmo, algumas pessoas que trabalham neste trecho da Ferrovia (lote 05) dizem que a cidade é agradável e limpa, ainda não conheço, acredito q irei conhecê-la em breve (trampo no lote 03).
só faltou uma aérea mostrando trecho da Norte-Sul :)

boa iniciativa, man!
:applause:

·
eu mess
5,202 Posts
Uma graça Iturama! Ah, esse Triângulo Mineiro é demais!

• Like
Reactions: Valter

·
Pro SP fiant eximia
6,608 Posts
Gostei muito, cidade bem aprazível, parabéns pelo thread.

·
Registered
11,516 Posts
Discussion Starter #10
Ah menino, parabéns pelo trabalho, adorei a cidade, como sempre clima agradabilíssimo! :applause:
Até que enfim!!! Achei que vc iria deixar pra me fazer mais essa triangulina! :laugh:

Gostei de Iturama, me pareceu bem plana e desenvolvida pra população que tem.

Me chamou mais atenção esse semáforo, deve ser o dobro de preço dos convencionais, bem diferente:

Parabéns pela coletânea, fotos muito bonitas que retratam bem o cotidiano da cidade!

PS: Gostei do tema: "Aoooo Iturama, sobe boi e desce Brahma" :cheers1:
Obrigado! :)

muito legal!

a cidade parece bem desenvolvida mesmo, algumas pessoas que trabalham neste trecho da Ferrovia (lote 05) dizem que a cidade é agradável e limpa, ainda não conheço, acredito q irei conhecê-la em breve (trampo no lote 03).
só faltou uma aérea mostrando trecho da Norte-Sul :)

boa iniciativa, man!
:applause:
Bob, obrigado pelo comentário. Não consegui achar fotos aéreas da Norte Sul, mas encontrei 2 em bom estado e um tanto atuais. Já as adicionei no thread!

Abraço!

Legal Iturama, gostei da cidade, parece ser daquelas pequenas com boa qualidade de vida!
Uma graça Iturama! Ah, esse Triângulo Mineiro é demais!
Bonita cidade e gostei muito do entorno!
Legal, aparenta ser muito bem cuidada :eek:kay:

A imagem da hidrelétrica é bem impactante.
Gostei muito, cidade bem aprazível, parabéns pelo thread.
Obrigado pela visita e pelos comentários de vocês!

Abraço a todos! :)

• Like
Reactions: Bob_Omena

·
lê-se: "FÚRRIÊ!"
7,858 Posts
Eita Iturama!!! Até que enfim você fez um thread de sua cidade!!

Quanta demora, homem!!!!

Limpa, ruas largas, com cara de organizada!! Parece ter um povo bem festeiro!!

Gostei de praticamente tudo que vi!!! Bela cidade e com cara de desenvolvimento!!

Deveria ter postado antes, rapá!! Ela merece, pois a cidade me parece ser bem legal mesmo!!

Abração!

·
De um rincão distante
5,055 Posts
Sua cidade natal estreou causando uma ótima impressão no SSC, parabéns.

Iturama se mostra bem urbanizada e exibe sinais de um desenvolvimento promissor, que se consolidará ainda mais com a ferrovia Norte-Sul e o campus de uma universidade federal. Bom ver o interior mostrando sua força.

Iturama, só queria saber uma coisa: Apesar da cidade ser um polo de referência regional, há determinados serviços que só são encontrados em cidades maiores (ex: universidades/faculdades com graduações que não são encontradas no local, hospitais para cirurgias mais complexas, clínicas médicas com determinadas especializações, laboratórios, aeroporto com voo regional, shoppingh centers e etc).

No caso de Iturama qual é a cidade que os moradores têm como referência para estes tipos de serviços mais específicos? Uberaba, Uberlândia ou São José do Rio Preto?

·
Registered
2,435 Posts
Bela cidade, entrei esperando ver uma simples cidade do interior mas confesso que me surpreendeu, parece bem maior e extremamente organizada. Parabéns!

·
Registered
22,319 Posts
Finalmente!
Ainda não tinha visto Iturama por aqui, mas já imaginava que era um local bem agradável.
Ela parece muito certas cidades do interior goiano, aliás, essas cidades do Triângulo, oeste Paulista e de Goiás tem muita semelhança, principalmente cultural.

Parabéns pelo belo thread, Iturama! :)

·
Registered
11,516 Posts
Discussion Starter #18 (Edited)
Gostei bastante, cidade bonita e bem cuidada!
Obrigado!! :)

Eita Iturama!!! Até que enfim você fez um thread de sua cidade!!

Quanta demora, homem!!!!

Limpa, ruas largas, com cara de organizada!! Parece ter um povo bem festeiro!!

Gostei de praticamente tudo que vi!!! Bela cidade e com cara de desenvolvimento!!

Deveria ter postado antes, rapá!! Ela merece, pois a cidade me parece ser bem legal mesmo!!

Abração!
Graaande Furriê! Fico contente com sua presença no thread!! Obrigado pelo comentário!! Iturama tá crescendo bastante, ainda peca em algumas coisas, mas é normal de toda cidade brasileira. É uma cidade boa pra morar e criar os filhos.

O duro é a língua do povo, ferooooz! :lol:

Abração!

Sua cidade natal estreou causando uma ótima impressão no SSC, parabéns.

Iturama se mostra bem urbanizada e exibe sinais de um desenvolvimento promissor, que se consolidará ainda mais com a ferrovia Norte-Sul e o campus de uma universidade federal. Bom ver o interior mostrando sua força.

Iturama, só queria saber uma coisa: Apesar da cidade ser um polo de referência regional, há determinados serviços que só são encontrados em cidades maiores (ex: universidades/faculdades com graduações que não são encontradas no local, hospitais para cirurgias mais complexas, clínicas médicas com determinadas especializações, laboratórios, aeroporto com voo regional, shoppingh centers e etc).

No caso de Iturama qual é a cidade que os moradores têm como referência para estes tipos de serviços mais específicos? Uberaba, Uberlândia ou São José do Rio Preto?
Valeu Prudente!! Obrigado pelos elogios. Que bom que gostou "de mim" :lol:

Então, Iturama exerce uma certa influência sobre a região, mas como você disse, apenas em serviços báááásicos básicos. As outras necessidades mais complexas são procuradas de certa forma nas 3 cidades citadas por você. A coisa é mais ou menos assim:

Estudo: Uberlândia (menor grau), Uberaba (principalmente por conta da UNIUBE, a maior univ. particular da região) e Rio Preto (ganhando força agora, eu to na leva que veio pra RP pra estudar).

Saúde: São José do Rio Preto, com certeza. Os planos de saúde da Unimed, Bem Saúde (da rede Beneficência Portuguesa) atraem muitas pessoas até lá. Além disso, em RP há o gigante Hospital de Base né, que obviamente também acaba servindo de referência não só para os que não tem plano de saúde em Iturama, mas como pra uma região de um raio inimaginável. Aquilo é enorme.

Aeroporto: Uberlândia divide com Rio Preto. Nas ligações com BH, obviamente Udi ganha, até por uma questão dos preços das passagens. Quando eu morei em BH, usava o aero de Udi. Na época, haviam passagens ida e volta por 129,00. Pensa. Vale a pena. Já RP-BH sempre fica por volta de 350,00/400,00. Já nas ligações com SP, Rio Preto é o aero referência.

Shopping: Rio Preto, com certeza. Conheço MUITAS famílias de Iturama que saem no sábado cedo, andam 190 km até Rio Preto justamente apenas para ir nos shoppings. Agora com o Iguatemi que trouxe várias novidades pra cidade é que essa atração aumentará ainda mais.

Acho que é isso. Consegui responder sua dúvida. As 3 polarizem bem a cidade. Dividem bem a influência, mas a que "rouba" mais o dinheiro das pessoas :lol:.. com certeza é Rio Preto.

Abração!

A cidade parece ser bem simpática e charmosa!
Gostei bastante dela!

Parabéns pelo thread!
Obrigado! Que bom que a cidade agradou, fico feliz!

Abraço!

Bela cidade, entrei esperando ver uma simples cidade do interior mas confesso que me surpreendeu, parece bem maior e extremamente organizada. Parabéns!
Obrigado Hiago! Fico feliz que tenha se surpreendido. Valeu mesmo! Abraço!

Ironizando a Folha: "Que absurdo um aeroporto em uma cidade de 36.000 habitantes!" :lol:
Gostei! Bem estruturada!
Cê viu? :lol:

Esse aeroporto foi reformado tem uns 7 anos acho. Foi numa leva de investimentos de aeros do interior. Se não me engano, o de Ituiutaba também foi reformado na mesma época.

Ele serve principalmente para receber os jatinhos dos fazendeiros da região, dos empresários da Usina Coruripe e os políticos que a região tem (1 senador e 2 deputados).

Valeu, que bom que gostou! Abraço!

Finalmente!
Ainda não tinha visto Iturama por aqui, mas já imaginava que era um local bem agradável.
Ela parece muito certas cidades do interior goiano, aliás, essas cidades do Triângulo, oeste Paulista e de Goiás tem muita semelhança, principalmente cultural.

Parabéns pelo belo thread, Iturama! :)
Fala meu parça!!

Fico contente que tenha gostado! Como você disse, essas 3 regiões tem muitas particularidades em comum. Quando vou a Catalão/Itumbiara ou qualquer cidade do Oeste Paulista me sinto em casa, nem noto muita diferença.

Abração!!

·
Cantareira-Mairiporã
442 Posts
Lindas fotos, parabéns pelo thread!
Iturama é uma ótima cidade mesmo, pertinho de cidades que eu gosto muito como Paranaíba-MS e Santa Vitória-MG.
Gosto muito dessa região!

1 - 20 of 24 Posts