SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 2 of 2 Posts

·
Registered
Joined
·
2,221 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Axé music no mundo

Osmar Martins

Todo ano a cena se repete depois do Carnaval. A partir do mês de maio, quando a temporada de forró começa a esquentar em Salvador, os principais nomes da cena axé se preparam para cumprir a agenda internacional. Até o final do ano, com o ápice durante os meses de junho, julho e agosto (quando é Verão na Europa e nos Estados Unidos) a música que anima o Carnaval baiano e as micaretas em todo o Brasil invade teatros, festivais e casas noturnas ao redor do mundo colocando os gringos para dançar, literalmente.


E quem deu a partida foi Daniela Mercury. Em sua décima terceira turnê internacional, a cantora, que está fora do Brasil desde o dia 17 (e fica fora durante um mês), leva para oito países da Europa e da África o show Balé Mulato. Uma das artistas brasileiras mais prestigiadas no exterior, Daniela está celebrando os 15 anos de lançamento do álbum O canto da cidade.


Na próxima semana, quem arruma as malas é o cantor e compositor Edu Casanova, autor de hits como Cabelo raspadinho (gravado pelo Chiclete com Banana). Ele embarca para quatro apresentações na Espanha e em Portugal. Na mesma semana, o Movimento Afro pop Brasileiro, formado pelos cantores do Cortejo Afro, Muzenza e Malê Debalê, também segue este roteiro. Dessa vez sua mentora, a cantora Margareth Menezes, não vai.


No final do mês quem parte em turnê é Ivete Sangalo. Pela terceira vez consecutiva, ela desembarca em Portugal para participar do Rock in Rio Lisboa (ela esteve também em 2004 e 2006). Aliás, Ivete goza de tamanho prestígio junto a Roberto Medina, criador do Rock in Rio, que ele já afirmou fazer questão de que ela participe de todas as edições. Ele a considera uma espécie de “amuleto”. Na seqüência, Ivete faz a primeira edição do Rock in Rio Madri, vai a Angola e participa da festa dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, se apresentando em Tóquio.


No mês de junho, outra leva embarca para correr o mundo. O cacique do Candeal, Carlinhos Brown, que tem uma sólida carreira na Espanha, vai à Inglaterra. Margareth Menezes dá um pulo na Espanha, onde participa, em Zaragoza, de um show ao lado do ministro da Cultura, o cantor e compositor Gilberto Gil. E o Olodum passa sete dias na Venezuela.


E quando julho chegar, é justamente o Olodum quem mais vai se apresentar em terras estrangeiras. Cultuado em todo o mundo depois que nomes como Paul Simon, Michael Jackson e o cineasta Spike Lee “vestiram sua camisa”, o afro do Pelô vai rodar a Europa. Nos meses seguintes, o Olodum faz show no Japão, Costa Rica, México, Argentina, Uruguai e Chile.


Ainda no mês de julho, o Chiclete com Banana, sob o comando de Bell Marques, também faz seu giro europeu entre Itália e Portugal e o cantor Tomate, agora em carreira-solo, faz o roteiro americano, passando por Miami, Nova York e Boston, enquanto a Eva, do vocalista Saulo Fernandes, é um dos destaques do Brazilian Day em Nova York. E engrossando a lista dos viajantes famosos, em outubro será a vez de Cláudia Leitte fazer sua primeira apresentação européia em carreira-solo. Ela vai mostrar porque é um dos grandes nomes do axé cantando na Inglaterra (Londres), Suíça (Genebra) e Portugal (Lisboa).

Axé no mundo

Ivete Sangalo
30 de maio - Rock in Rio Lisboa (Portugal)
21 de junho - Luanda (Angola)
28 de junho - Rock in Rio Madrid (Espanha)
7 de setembro - Tóquio (Japão)

Olodum
17 a 24 de junho - Venezuela
11 de julho - Portugal
12 de julho - Itália
15 de julho - França
18 de julho - Itália
19 de julho - Alemanha
23 de julho - Holanda
25 de julho - Bélgica
26 de julho - Suíça
29 de julho - Itália
31 de julho - Itália
02 de agosto - França

Daniela Mercury
22 maio - Marrocos
24 maio - Suíça
26 maio - Suíça
28 maio - Holanda
31 maio - França
1º de junho - Inglaterra
4 de junho - Escócia
5 de junho - Irlanda
6 de junho - Inglaterra

Margareth Menezes
15 de junho - Espanha

Claudia Leitte
3 de outubro - Inglaterra
4 de outubro - Suíça
5 de outubro - Portugal

Tomate
25 de julho - EUA
26 de julho - EUA
27 de julho - EUA

Carlinhos Brown
24 de junho - Inglaterra
28 de junho - Espanha

Chiclete com Banana
17 de julho - Itália
18 de julho - Itália
19 de julho - Portugal
20 de julho - Portugal

Movimento Afro Pop Brasileiro (Cortejo Afro, Muzenza e Malê)
26 de maio - Espanha
27 de maio - Portugal
28 de maio - Portugal

Edu Casanova
26 de maio - Espanha
28 de maio - Portugal
30 de maio - Portugal
03 de junho - Espanha

Eva
31 de agosto - EUA

:dance2::dance2::dance2::dance2::dance2::dance2::dance2::dance2:
 

·
Registered
Joined
·
158 Posts
detalhe:

olodum e esses artistas destacados do movimento afro-pop são exclusivamente do samba-reggae e NÃO DO GÊNERO AXÉ MUSIC...

os outros dividem o axé com os seus gêneros mais simpatizantes:

ivete:axé e romantico
eva:axé,romantico etc...
chiclete:axé,merengue(umas musicas mais antigas...)etc...
carlinhos brown:axé,pop,romantico etc...
claudia leitte:axé,romantico etc...
margareth:axé,samba-reggae,frevo,romantico etc...
daniela mercury:axé,samba-reggae,romantico etc...
tomate:axé,romantico etc...


etc...


ou seja:AXÉ MUSIC DEFINE UM GÊNERO MUSICAL E NÃO OS ARTISTAS DA TOTALIDADE QUE VEM DA BAHIA...

É MUITO IRRITANTE SITUAÇÕES TIPO:

--"AXÉ BLOND e HARMONIA DO SAMBA",bandas de axé"===NUNCA ESSES SERÃO OU FORAM AXÉ....,NÃO TEM INSTRUMENTOS POP(1 caracteristica do axé) E PERCUSSÃO DO AXÉ(TIMBAL,TAMBOR ETC......)
simplismente é o "neo-pagode" ou PAGODE BAIANO

E O "NEO-PAGODE" VIROU "AXÉ" NO SUDESTE(PRINCIPALMENTE),FRUTO DA DESINFORMAÇÃO...

ASSIM COMO O "SAMBA-REGGAE",QUE VIROU "AXÉ" PRA ALGUNS...
OLODUM É UM EXEMPLO...
NADA DE "SAMBA-REGGAE" E A GALERA FALA QUE É AXÉ...AFF



BOM,VOU RESUMIR AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DESSES 3 GÊNEROS DA BAHIA PRA QUEM NAO SABE DIREITO...:



PRINCIPAIS GÊNEROS BAIANOS:

SAMBA-REGGAE:FOI CRIADO POR "NEGUINHO DO SAMBA",QUE QUERIA TRAZER O SAMBA DE VOLTA PRA SUA VERDADEIRA ORIGEM DE UMA FORMA AVANÇADA E ACABOU CRIANDO UMA PERCUSSÃO EXCLUSIVA DE TAMBORES COM MÚSICAS COM LETRAS COMPLEXAS E QUE GERALMENTE PROTESTAM ALGO


BANDA EXEMPLO:OLODUM(exclusivamente samba-reggae)

MÚSICAS EXEMPLOS: (o canto da cidade-daniela mercury ,swing da cor-daniela mercury)






AXÉ MUSIC:GÊNERO MUSICAL QUE,BASICAMENTE,UNE TODAS AS PERCUSSÕES DA BAHIA,COM INFLUENCIAS POP E A DEPENDER DA MÚSICA,ROCK E OUTROS GÊNEROS.O QUE MAIS IMPORTA É O BASICO CITADO ACIMA
PRINCIPAIS INSTRUMENTOS:BÁSICOS=TIMBAL,TAMBOR E OUTRAS PERCUSSÕES,GUITARRA,SAX,BAIXO."OPCIONAIS"=TECLADOS E INTRUMENTOS ELETRONICOS.GERALMENTE OS ARTISTAS DE AXÉ MUSIC DIVIDEM ESSE GÊNERO COM OUTROS DE SUAS PREFERENCIAS,O QUE TORNA O AXÉ O GÊNERO QUE DÁ A MAIOR ABERTURA E LIBERDADE MUSICAL DO BRASIL,O QUE É UM DOS DIVERSOS MOTIVOS PARA O DESTAQUE DESSES ARTISTAS NO CENÁRIO MUSICAL.


ARTISTAS EXEMPLOS:IVETE ,CLAUDIA LEITTE ,ASA DE ÁGUIA ETC......................

MÚSICAS EXEMPLOS:arerê-ivete sangalo ,maimbê dandá-daniela mercury ,extravassa-claudia leitte.etc.......




NEO-PAGODE (pagode baiano) :O GÊNERO MUSICAL DE PREFERÊNCIA DAS CLASSES BAIXAS DA BAHIA E DE MENOR QUALIDADE(OU MELHOR,SEM QUALIDADE...).É O RESPONSÁVEL PELAS CRÍTICAS QUE OS ARTISTAS DE AXÉ RECEBEM("LETRAS RIDÍCULAS E FOCO NAS BUNDAS DE DANÇARINAS"),O DETALHE É QUE O AXÉ NÃO TEM NADA A VER COM ISSO!ESSE GENERO É "O AXÉ" PRA MUITOS DESINFORMADOS,PRINCIPALMENTE DO SUL/SUDESTE,MAS NÃO HÁ RELAÇÃO ALGUMA ENTRE ESSES DOIS GÊNEROS,A NÃO SER O ESTADO DE ORIGEM. ALGUNS INTRUMENTOS:VIOLA,CAVACO,BAIXO,ALGUMAS POUCAS PERCUSSÕES DA BAHIA(geralmente tambor)

BANDAS EXEMPLOS:pAGODART,É O TCHAN,"AXÉ" BLOND,"THAKABUM"...,HARMONIA DO SAMBA(samba e neo-pagode) ETC...........

MÚSICAS EXEMPLOS:"toda boa"-psirico ,"toma vara"-é o tchan ,"não fui de ninguem"-pagodart, ETC...............................



ESPERO QUE TODOS PERCEBAM QUE A DIFERENÇA ENTRE ESSES GÊNEROS É ENORRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRME E QUEM ERRAVA DISTINGUIR ELES,PASSE A SABER!

XD
 
1 - 2 of 2 Posts
Status
Not open for further replies.
Top