E precisa de estudo para constatar tamanha obviedade? :lol:
Percebe-se que o estudo foi bem feito, pena que a nossa imprensa distorce de acordo com seus interesses. E algumas pessoas interpretam de acordo com sua conveniência.Os municípios nas duas pontas desta escala (muito devastados e pouco devastados) apresentam números semelhantes. Aqueles no meio do caminho, com média devastação, apresentam indicadores melhores.
(...)
Soluções.
O artigo recomenda que, como forma de evitar empobrecimento e decadência, se invista na intensificação da pecuária onde já há pastos, e se coíbam novos desmatamentos. Sugere também o fomento à economia sustentável, como os manejos florestais (exploração planejada dos produtos da floresta, dando condições para que ela se recupere). Os cientistas alertam ainda para a necessidade de políticas para melhorar a saúde, a educação e a situação fundiária da população amazônica.
Aqui na região, vejo muitas semelhanças entre o modelo de desenvolvimento do Amazonas e o do Acre (excetuando-se, obviamente, a ZF, que não temos). Até a extração de petróleo e gás deve virar uma realidade por aqui também dentro de alguns anos, nos moldes do modelo de Coari.Eu li essa notícia no jornal Folha de S. Paulo, edição de 12 de junho de 2009.
O Estado do Amazonas está fazendo direitinho a lição de casa, investindo em turismo, atraindo novas indústrias não-poluentes, melhorando a infraestrutura da capital e do interior e procurando preservar um de nossos maiores patrimônios: a biodiversidade existente no imenso território amazonense. Hoje, o Amazonas caminha para a autossuficiência de alimentos com menos de 2% do território desmatado, ou seja, estamos alcançado desenvolvimento sem reproduzir o modelo agrário exportador adotado por outra unidades da federação. Termos que comemorar! :cheers:
Lembrei da musiquinha do governador E.B.: "Eu tenho orgulho de ser amazonense"... :lol:
Se isso não foi uma indireta pra outros estados da Amazônia Legal, então fique tranquilo, o comentário não foi dirigido a vc. Mas se isso foi uma indireta, então sim.Hoje, o Amazonas caminha para a autossuficiência de alimentos com menos de 2% do território desmatado, ou seja, estamos alcançado desenvolvimento sem reproduzir o modelo agrário exportador adotado por outra unidades da federação. Temos que comemorar!
Eh muito fácil jogar familias na região e abandonálas, com fome, isoladas, sem acesso a infra-estrutura decente, educaçao decente, saude decente, transporte decente ... serviços basicos publicos decente ...A Pecuária é responsável por mais de 80 % do desmatamento !!!!!
Quem falou isso??? :?O coitado do Gado precisa de " Pasto " !!!
No caso da amazonia, quase sempre pra se ter pasto precisa, derrupar arvores :yes:e esse pasto é Obtido através de muita derrubada de árvores
Ou atravez do trabalho honesto tbm nehproporciona riqueza através do desflorestamento
Foi o que eu falei existem diveeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrssaaaaaaaaaaas formas de se trabalhar na terra ... algumas racionais e inteligentes e outras nãoa destruição radical da Biodiversidade
Existem arvores derrubadas por burrice, por inocencia, por planejamento, por ignorancia, por ganancia ... os motivos são mooooooooooooitosa falta de um preparo eficaz e racional para aproveitar o que ?? lugarees que foram destrúidos ?? Onde ??? quem fez ??
Mora em uma arvore no meio da floresta?! Se alimenta de bixinhos e frutos selvagens?? aprendeu a escrever desenhando na caverna?? :?não concordo com a derrubada de árvores !!
Acontece mesmo ... :yes: devemos combarter isso, serio, solo empobrecido so gera dispesas, não produz nada ... eh uma tragediaa falta também do manejo para essas áreas já devastadas pela ação da ganância de alguns..
Acontece ... mas este nao eh o caminho do progresso sustentavel que existem simmm em estados agropecuarios, com a propria agropecuaria :yes:Os índices estão ai !!! grandes áreas viraram pó e cinza para satisfação de alguns que anunciam um progresso !!!
Deste que não seja algo descontrolado ... qual o problema nisso?!e agora pastos verdejantes surgem em vastos campos do qe um dia houvera uma parte da amazônia.
Aie que tragedia ... calma ... ja pensou em se informar sobre a realidade da nossa região?!A proporção disso tudo está chegando no limiar !! chegará um dia que não haverá mais nada a se derubar e feliz terão pastos para ciração de seu Gado .
owww... aprensa a separar as coisas ...Que Nossa Amazônia como um todo e Estado do Amazonas não entre nessa escala degradatória do meio ambiente na busca de um progresso através do desflorestamento .
Realmente BR, vc tem toda razão^^ Sem falar que o pior desmatamento é aquele em que não se produz nada na área desmatada. O que é pior? Um estado desmatar 80 mil km2 e ter uma produção agropecuária respeitável ou desmatar quase a metade disso pra ter uma produção irrisória?
Concordo 100%^^ Sem falar que o pior desmatamento é aquele em que não se produz nada na área desmatada. O que é pior? Um estado desmatar 80 mil km2 e ter uma produção agropecuária respeitável ou desmatar quase a metade disso pra ter uma produção irrisória?
Ahazô :banana:Calma gente!
Achei a solução Pecuária x Desmatamento:
![]()
Alguém quer entrar de sócio comigo?