SkyscraperCity Forum banner

Estudo aponta que desenvolvimento baseado em desmatamento é passageiro.

8995 Views 88 Replies 15 Participants Last post by  Grande Manaus
Estudo aponta que desenvolvimento baseado em desmatamento é passageiro.
Desenvolvimento humano é pior com desmatamento extremo, mostra artigo.
Esgotamento de recursos naturais levaria a decadência econômica.
Dennis Barbosa Do Globo Amazônia, em São Paulo

Artigo da edição desta sexta-feira (12) da revista "Science" compara 286 municípios da região amazônica em diferentes estágios de desmatamento e conclui que a prosperidade gerada pela destruição da floresta é temporária.

Em locais com alto índice de desmatamento há uma tendência a haver piores índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), bem como de cada um de três seus componentes (taxa de alfabetização, expectativa de vida e renda per capita).

Os autores chamam o padrão encontrado de boom and bust (algo como “ascensão e queda”). Ele dividem os municípios em sete categorias diferentes, desde aqueles que ainda têm cobertura florestal de mais de 90% até os que possuem menos de 5% de floresta, e comparam seus indicadores sociais e econômicos.

Os municípios nas duas pontas desta escala (muito devastados e pouco devastados) apresentam números semelhantes. Aqueles no meio do caminho, com média devastação, apresentam indicadores melhores.

“Nossos resultados mostram que as pessoas em municípios que derrubaram suas florestas não estão melhores do que aquelas onde não (houve desmatamento)”, conclui o artigo.

O propósito do estudo, como explica um dos autores, Carlos Souza Jr., do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) é demonstrar com dados que o desmatamento não traz desenvolvimento econômico e social duradouro. O trabalho demorou dois anos para ser concluído.

Um dos principais motivos para este processo, aponta o cientista, é que a substituição da floresta por pecuária extensiva, por exemplo, diminui a oferta de empregos, empobrecendo a população.

Segundo Souza, os recursos da floresta, como madeira, água e o estoque de carbono que a mata representa, são um capital natural. “O consumo desse capital natural gera riqueza. Se o consumo não for sustentável, a riqueza vai durar pouco tempo”, diz.

Os autores optaram por comparar os municípios entre si para mostrar a evolução dos indicadores sociais e econômicos ao longo de diferentes estágios de desflorestamento porque não tinham dados históricos que permitissem fazer essa análise para cada local ao longo dos anos.

O texto ressalta que, ainda que haja um recuo nos indicadores após a passagem da frente de desmatamento, de uma forma geral, se analisado cada município, a Amazônia deve apresentar melhora no IDH na maioria dos muncípios nos últimos anos. Isso porque a região acompanha uma evolução que ocorre em todo o país ao longo do tempo. Isso não invalida, no entanto, a conclusão de que a devastação traz prosperidade apenas temporária à região onde ocorre.

Soluções.

O artigo recomenda que, como forma de evitar empobrecimento e decadência, se invista na intensificação da pecuária onde já há pastos, e se coíbam novos desmatamentos. Sugere também o fomento à economia sustentável, como os manejos florestais (exploração planejada dos produtos da floresta, dando condições para que ela se recupere). Os cientistas alertam ainda para a necessidade de políticas para melhorar a saúde, a educação e a situação fundiária da população amazônica.

Outra forma de gerar riqueza seria o pagamento por serviços ambientais, como o sequestro de carbono. Atualmente discutem-se maneiras de países ou empresas pagarem pela conservação de florestas como forma de compensar a poluição por eles causada.

Além de Carlos Souza Jr., são autores do artigo da “Science” Adalberto Veríssimo, também do Imazon, Robert Ewers, do Imperial College de Londres, Andrew Balmford e Ana Rodrigues, da Universidade de Cambridge e Luke Parry, da University of East Anglia.

http://www.globoamazonia.com/Amazonia/0,,MUL1191625-16052,00.html
See less See more
1 - 20 of 89 Posts
E precisa de estudo para constatar tamanha obviedade? :lol:
Eu li essa notícia no jornal Folha de S. Paulo, edição de 12 de junho de 2009.
O Estado do Amazonas está fazendo direitinho a lição de casa, investindo em turismo, atraindo novas indústrias não-poluentes, melhorando a infraestrutura da capital e do interior e procurando preservar um de nossos maiores patrimônios: a biodiversidade existente no imenso território amazonense. Hoje, o Amazonas caminha para a autossuficiência de alimentos com menos de 2% do território desmatado, ou seja, estamos alcançado desenvolvimento sem reproduzir o modelo agrário exportador adotado por outra unidades da federação. Temos que comemorar! :cheers:
Lembrei da musiquinha do governador E.B.: "Eu tenho orgulho de ser amazonense"... :lol:
See less See more
Nem sei se existe desenvolvimento baseado no desmatamento pra dizer se ele é passageiro ou não. Já o desenvolvimento baseado na agricultura, pecuária e agroindústria, esse é permanente, temos vários exemplos disso no Brasil e no mundo. E o que é melhor, sem subsídios.
Os municípios nas duas pontas desta escala (muito devastados e pouco devastados) apresentam números semelhantes. Aqueles no meio do caminho, com média devastação, apresentam indicadores melhores.

(...)

Soluções.

O artigo recomenda que, como forma de evitar empobrecimento e decadência, se invista na intensificação da pecuária onde já há pastos, e se coíbam novos desmatamentos. Sugere também o fomento à economia sustentável, como os manejos florestais (exploração planejada dos produtos da floresta, dando condições para que ela se recupere). Os cientistas alertam ainda para a necessidade de políticas para melhorar a saúde, a educação e a situação fundiária da população amazônica.
Percebe-se que o estudo foi bem feito, pena que a nossa imprensa distorce de acordo com seus interesses. E algumas pessoas interpretam de acordo com sua conveniência.
See less See more
Eu li essa notícia no jornal Folha de S. Paulo, edição de 12 de junho de 2009.
O Estado do Amazonas está fazendo direitinho a lição de casa, investindo em turismo, atraindo novas indústrias não-poluentes, melhorando a infraestrutura da capital e do interior e procurando preservar um de nossos maiores patrimônios: a biodiversidade existente no imenso território amazonense. Hoje, o Amazonas caminha para a autossuficiência de alimentos com menos de 2% do território desmatado, ou seja, estamos alcançado desenvolvimento sem reproduzir o modelo agrário exportador adotado por outra unidades da federação. Termos que comemorar! :cheers:
Lembrei da musiquinha do governador E.B.: "Eu tenho orgulho de ser amazonense"... :lol:
Aqui na região, vejo muitas semelhanças entre o modelo de desenvolvimento do Amazonas e o do Acre (excetuando-se, obviamente, a ZF, que não temos). Até a extração de petróleo e gás deve virar uma realidade por aqui também dentro de alguns anos, nos moldes do modelo de Coari.
See less See more
@ BR 364

Não sei se o teu comentário foi dirigido a mim. Se foi, só tenho a lamentar, uma vez que achei estranho ler um comentário como esse logo após eu haver comemorado, em um post, os passos que o Amazonas têm dado rumo a melhoria do estado como um todo, seja no campo social , seja nos campos econômico e cultural, sem que tenha devastado mais do que 2% dos biomas ora existentes. Comemoro o que considero merecedor de comemoração. Estou falando de algo que acredito ser bom para o meu estado de origem e não seria bobo em crer que os modelos válidos para o Amazonas têm de ser necessariamente válidos para outros estados.
Se não foi dirigido a mim, queira me desculpar, afinal de contas nem tudo o que lemos (ou interpretamos) é o que parece ser. Não sou contra os modelos adotados pelos estados "X", "Y" e "Z", principalmente em se tratando de uma região tão heterogênea quanto a Amazônia, mas concordo inteiramente com o teor da notícia postada.
See less See more
Hoje, o Amazonas caminha para a autossuficiência de alimentos com menos de 2% do território desmatado, ou seja, estamos alcançado desenvolvimento sem reproduzir o modelo agrário exportador adotado por outra unidades da federação. Temos que comemorar!
Se isso não foi uma indireta pra outros estados da Amazônia Legal, então fique tranquilo, o comentário não foi dirigido a vc. Mas se isso foi uma indireta, então sim.

E o que vc comemorou pelo que percebe-se no seu primeiro post não foram os avanços sócio-econômicos do Amazonas e sim o fato do estado não ter seguido o mesmo modelo de outros estados, como se o modelo do Amazonas fosse um modelo "lindo e maravilhoso", um exemplo a ser seguido por toda a humanidade, e o modelo "agrário exportador" de outros estados fosse algum motivo pra se envergonhar. Pelo menos é isso que se conclui lendo e relendo o seu post. Se não foi isso que vc quis dizer, me desculpe a franqueza, mas vc se expressou mal.

Não vejo problema algum em comemorar o que quer que seja. O tempo todo eu vejo gente comemorando coisas que eu jamais comemoraria, mas não faço nenhum comentário a respeito porque acho que cada um tem o direito de comemorar o que quiser. De preferência sem se incomodar com o que acontece com os outros.

Eu sei exatamente o que a maioria dos amazonenses pensa sobre Rondônia (e não me importo nem um pouco), então acho que podemos ser adultos e falar sobre isso com clareza e honestidade, sem rodeios e indiretas. Ou podemos não falar sobre isso. Qualquer uma dessas opções pra mim é válida. O que não é legal é ficar mandando indiretas do tipo "felizmente meu estado não é como o estado 'X'". Até porque quando alguém está realmente feliz com o que tem, nem lembra do que não tem...
See less See more
BR,

Lembrei aqui também que Rondônia hoje é um Estado que está investindo pesadamente na verticalização de sua produção, quero dizer, em sua industrialização. Citei em outro thread, por exemplo, a cadeia produtiva de leite no Estado, que abrange laticínios que processam o leite in natura e o transformam em leite pasteurizado, leite condensado, iogurtes, leite em pó, dentre vários outros subprodutos.
See less See more
A Pecuária é responsável por mais de 80 % do desmatamento !!!!!
^^ E te alimenta também...
A Pecuária é responsável por mais de 80 % do desmatamento !!!!!
Eh muito fácil jogar familias na região e abandonálas, com fome, isoladas, sem acesso a infra-estrutura decente, educaçao decente, saude decente, transporte decente ... serviços basicos publicos decente ...

ACORDEMMM ... estas pessoas precisa VIVER ... na amazonia brasileira vivem 20 milhões de habitantes ... se houve desmatamento irracional, foi tbm pq não houve educação adequada e nem oportunidade suficiente do governo federal ...

A culpa do desmatamento "errado" eh 90% do governo federal :yes:

O gado tadinho ... só tem culpa de alimentar os seres humanos ...

Mas o mesmo governo federal tbm acertou em ações na região ... grande parte do desmatamento "correto" tbm eh de responsabilidade dele, assim como grande parte das areas hoje proservadas ...

...

Um mito:

PORQUE A AGROPECUARIA É TÃO ERRADA SE ELA ALIMENTA TODOS AQUI PRESENTES NO FORUM?????

Resposta: Ela pode ser "errada" como tbm pode ser "correta" ... o ser humano SEMPRE foi um ser que modificava o ambiente em que vivia ... passou a existir desde quando deixou de ser selvagem como os outros animais ... passou a domesticar animais ... cultivar vegetais ... desenvolver armas, construir cidades ... e etc.

O errado, eh o descontrole das atuações humanas no meio ambiente

Ultilizar PARTE de seu territorio para suprir sua nescessidades, SEMPRE, caracterizou o ser humano e as sociedades humanas ... e assim SEMPRE será :)

Na Amazonia temos problemas sim ... em TODOS os estados ... problemas sérios :yes:

Mas ao mesmo tempo existem pessoas e uma nova cultura RECENTE em busca da sustentabilidade...

Poxa, todos os estados tem bons e mals exemplos, e todos sabemos disso ... Ngm aqui vive no primeiro mundo e nem nos grandes bolsões de pobreza encontrados em paises africanos e asiaticos ...

Tenho muito horgulho do meu estado ... de tão ousado, a certificada carne de Rondônia tem gerado empregos, tem sido reconhecida ... e SUPRESAAA, tbm ajuda a preservar o meio ambiente do estado ...

Rondônia tem otimos resultados na diminuição da atuação humana irresponsavel no estado ... resultados que tbm se refletem em bons indicadores sociais :yes:

A minha mensagem eh... precisamos viver em cidades, sim, precisamos, sim, da produção que vem do campo ... do extrativismo mineral e etc . MAS TUDO ISSO PODE SER FEITO DE FORMA SUSTENTAVEL ...

Antes de criticar, porque o pessoal não procura saber o PORQUE a carne, o café, a soja, o arroz ... estão cada mais valorizados e reconhecidos mundo a fora ?!

Existe muita coisa legal na região que as pessoas desconhecem ... se informem :eek:kay:
See less See more
E continuo batendo na mesma tecla: o desenvolvimento caminha junto com a diversificação e verticalização da produção, além de pesquisas que aumentem a produtividade.
O coitado do Gado precisa de " Pasto " !!! e esse pasto é Obtido através de muita derrubada de árvores , proporciona riqueza através do desflorestamento , a destruição radical da Biodiversidade , a falta de um preparo eficaz e racional para aproveitar o que ?? lugarees que foram destrúidos ?? Onde ??? quem fez ?? não concordo com a derrubada de árvores !! a falta também do manejo para essas áreas já devastadas pela ação da ganância de alguns..
Os índices estão ai !!! grandes áreas viraram pó e cinza para satisfação de alguns que anunciam um progresso !!! e agora pastos verdejantes surgem em vastos campos do qe um dia houvera uma parte da amazônia.
A proporção disso tudo está chegando no limiar !! chegará um dia que não haverá mais nada a se derubar e feliz terão pastos para ciração de seu Gado .Que Nossa Amazônia como um todo e Estado do Amazonas não entre nessa escala degradatória do meio ambiente na busca de um progresso através do desflorestamento .
See less See more
O coitado do Gado precisa de " Pasto " !!!
Quem falou isso??? :?

e esse pasto é Obtido através de muita derrubada de árvores
No caso da amazonia, quase sempre pra se ter pasto precisa, derrupar arvores :yes:

Agora, matematicamente falando ... existe uma boa diferença em se derrubar 10, 20 ou 30% do territoria pra trabalhar, produzir e viver dignamente, pra derrubar 90% por falta de planejamento neh!!

proporciona riqueza através do desflorestamento
Ou atravez do trabalho honesto tbm neh

a destruição radical da Biodiversidade
Foi o que eu falei existem diveeeeeeeeeeeeeerrrrrrrrrrrssaaaaaaaaaaas formas de se trabalhar na terra ... algumas racionais e inteligentes e outras não

a falta de um preparo eficaz e racional para aproveitar o que ?? lugarees que foram destrúidos ?? Onde ??? quem fez ??
Existem arvores derrubadas por burrice, por inocencia, por planejamento, por ignorancia, por ganancia ... os motivos são mooooooooooooitos

não concordo com a derrubada de árvores !!
Mora em uma arvore no meio da floresta?! Se alimenta de bixinhos e frutos selvagens?? aprendeu a escrever desenhando na caverna?? :?

Usa internet de onde???

a falta também do manejo para essas áreas já devastadas pela ação da ganância de alguns..
Acontece mesmo ... :yes: devemos combarter isso, serio, solo empobrecido so gera dispesas, não produz nada ... eh uma tragedia

Os índices estão ai !!! grandes áreas viraram pó e cinza para satisfação de alguns que anunciam um progresso !!!
Acontece ... mas este nao eh o caminho do progresso sustentavel que existem simmm em estados agropecuarios, com a propria agropecuaria :yes:

e agora pastos verdejantes surgem em vastos campos do qe um dia houvera uma parte da amazônia.
Deste que não seja algo descontrolado ... qual o problema nisso?!

A proporção disso tudo está chegando no limiar !! chegará um dia que não haverá mais nada a se derubar e feliz terão pastos para ciração de seu Gado .
Aie que tragedia ... calma ... ja pensou em se informar sobre a realidade da nossa região?!

Porque não começamos a incentivar iniciativas inteligentes e combater as irresponsaveis?!

Te garanto que essa persegção cega a agropecuaria não vai te levar a lugar nenhum!! :yes:

Que Nossa Amazônia como um todo e Estado do Amazonas não entre nessa escala degradatória do meio ambiente na busca de um progresso através do desflorestamento .
owww... aprensa a separar as coisas ...

Ja dizia o filosofo la na grecia antiga

"A virtude não está no extremos"

Existem desmatamentos e desmatamentos ... desmatar significar impactar diretamente na vegetação natural ... podemos fazer isso de forma controlada e produtiva ou de forma irresponsavel e descontrolada ...

Volto a repetir, o desmatamento de forma irresponsavel e descontrolada deve sim ser combatido :yes:
See less See more
^^ Sem falar que o pior desmatamento é aquele em que não se produz nada na área desmatada. O que é pior? Um estado desmatar 80 mil km2 e ter uma produção agropecuária respeitável ou desmatar quase a metade disso pra ter uma produção irrisória?
Calma gente!

Achei a solução Pecuária x Desmatamento:

Alguém quer entrar de sócio comigo?
See less See more
^^ Sem falar que o pior desmatamento é aquele em que não se produz nada na área desmatada. O que é pior? Um estado desmatar 80 mil km2 e ter uma produção agropecuária respeitável ou desmatar quase a metade disso pra ter uma produção irrisória?
Realmente BR, vc tem toda razão
Foi o que eu falei no post #13, isso se chama produtividade :D
See less See more
Concordo 100%

Eu sei que em todo o Brasil incluindo Rondônia foi desmatado mais do que o nescessário ...

Mas considerando o uso que se faz do solo do nosso estado, acredito que temos resultados muito bons a nivel de Brasil e Mundo ....

Eu acho engraçado como poucas sabem tanto do desmatamento, mas não sabem por ex. do maior programa de reflorestamento do país em Rondônia :)
Programa que se não me engano começou aqui no Paraná

Calma gente!

Achei a solução Pecuária x Desmatamento:

Alguém quer entrar de sócio comigo?
Ahazô :banana:
See less See more
1 - 20 of 89 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.