SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 44 Posts

·
Moderator
Joined
·
198,456 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Plano de pormenor para a zona da Ajuda foi apresentado ontem

A ampliação do Palácio da Ajuda, em Lisboa, e a construção de novas vias de circulação rodoviária são projectos previstos no plano de pormenor para a zona, apresentado anteontem em reunião de Câmara, pelo arquitecto Gonçalo Byrne. Na próxima reunião do Executivo será discutido o envio do documento para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.

O plano prevê a ampliação do Palácio da Ajuda. Segundo Gonçalo Byrne, a nova estrutura, a construir a nascente do actual edifício, será "vagamente analógica, mas não mimética" do original. Será criado um patamar e um novo torreão que irá conferir "uma simetria" ao edificado.

Prevista está ainda a construção da via da meia encosta, entre a Avenida das Descobertas e Alcântara, e de uma via intermédia, através da Rua da Bica do Marquês. Dois projectos que o arquitecto classificou como "bastante importantes". Na opinião de Gonçalo Byrne, "o objectivo é repor a comunicação entre os tecidos urbanos".

A ampliação do Palácio implicará um desvio da Calçada da Ajuda - actualmente com troços e declives muito acentuados - que irá ligar-se à Calçada do Galvão, estando prevista a circulação de um eléctrico por estas vias, até a um novo largo, a construir junto ao cemitério.
 

·
Moderator
Joined
·
18,009 Posts
Acabar finalmente o palacio!
So me pergunto e' o que isto significara: "vagamente analógica, mas não mimética".. ja estao a inventar!!
 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Acho que querem dizer que vai ser semelhante mas n igual, ou seja, vai ser parecida mas não uma cópia.
 

·
Moderator
Joined
·
18,009 Posts
Isso e' que me preocupa. Espero que nao desfigurem o palacio!
 

·
Les cites obscures
Joined
·
11,625 Posts
Ha muito tempo que andam de volta desse PP.

Quanto ao palácio acho bem que o acabem, mas deviam fazer algo mesmo contemporâneo, que seguisse as mesmas volumetrias mais ou menos. Metade do palácio não foi feita, não se trata de reconstruir, mas sim de construir de novo, portanto mais vale fazer novo mesmo.

Nos dias de hoje não tem sentido fazer algo a imitar antigo. Vejamos, o Foster fez uma cúpula em vidro e aço para o Reichstag em Berlim, e que valorizou todo o conjunto, não sendo mimética da anterior (destruida na guerra).





 

·
President and CEO
Joined
·
17,578 Posts
Faz lembrar a cúpula do Almada Fórum. Ficou muito bem conseguido. :applause:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,749 Posts
Faz é lembrar a futura cupula da Praça de Touros do Campo Pequeno...:D

Mas será que se justifica os rios de dinheiro que se vao gastar?? E não será acabar, porque até agora foi apenas construido 1/4 do tamanho originalmente previsto para o palácio, o que lá está era apenas 1 fachada lateral...
 

·
Registered
Joined
·
9,606 Posts
A cupula do Reichstag foi muito bem conseguida sem duvida,porque o material utilizado(o vidro) não confunde-se com o revestimento original do edificio.Mas no Palácio da Ajuda não parece que seja o mesmo caso,pois o que será feito de novo será muito maior do que o que já lá está.
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,749 Posts
Estive a ler de novo o artigo e não fiquei minimamente com a ideia de que o vao acabar (que confessemos, seria megalomana e titanica!!); a ideia é apenas uma ampliação, que passaria pela construçao de um "patamar e um torreao".
 

·
Registered
Joined
·
9,606 Posts
Mas mesmo que seja só isso acho que vai ser algo que só vai descaracterizar o pouco que existe do Palácio,embora seja um julgamento precipitado da minha parte.Acho que se eles querem mesmo construir anexos modernos ao palácio,que pelo menos façam um concurso internacional para que seja escolhida a melhor proposta.
 
1 - 20 of 44 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top