Skyscraper City Forum banner
1 - 11 of 11 Posts

·
Registered
7,018 Posts
Discussion Starter · #1 ·

Transporte Integrado

Estudo revela relação entre número de carros e tamanho das cidades na Alemanha

By Maria Fernanda Cavalcanti Agosto 1, 2012

Rodovia A643 congestionada na Alemanha. (Foto: Only Point Five)

Por Glaucimara Silva*

O Centro de Pesquisa Automotiva da Universidade de Duisburg-Essen realizou recentemente uma pesquisa para verificar alguns dos hábitos relacionados a carros na Alemanha. Uma das principais descobertas foi que quanto maior a cidade menor a quantidade de carros por habitante. Ou dito de outra forma, os cidadãos que vivem em cidades rurais, ou menos urbanizadas, tendem a possuir mais veículos.

Estima-se que, em média, para cada grupo de 1000 cidadãos na Alemanha haja 427 carros. No entanto, em cidades com mais de um milhão de habitantes a taxa cai para 322 automóveis para o mesmo número de pessoas. Já em centros urbanos com menos de 500 mil habitantes, o número sobe para 498 carros para cada mil cidadãos.

“A tendência de compartilhar o mesmo carro para chegar ao trabalho e a grande variedade de transportes públicos que uma cidade grande oferece aos seus cidadãos são razões importantes para explicar o fato de que ter um carro não é considerado tão importante”, diz Ferdinand Dudenhöffer, autor do estudo. Por outro lado, nas áreas mais rurais da Alemanha, possuir um carro continua a ser sinal de status social e econômico, ao mesmo tempo que é uma necessidade para a realização dos deslocamentos.

Entre a cidades alemãs com maior densidade populacional Dortmund é a que apresenta o maior número de automóveis particulares em circulação, enquanto que em Berlim é observada a menor média. Na capital federal, há apenas 289 carros para cada grupo de 1000 habitantes.

* do Centro Alemão de Informação

Fonte: http://thecityfixbrasil.com/2012/08/01/estudo-revela-relacao-entre-numero-de-carros-e-tamanho-das-cidades-na-alemanha/

·
Registered
495 Posts
Eles levantaram o número. Pra mim, só ficou faltando a parte mais interessante. Por que Berlin tem menos carros? Mal comparando, me faz lembrar de outro thread onde o Rio era o ponto fora da curva.

·
on the road
leptokurtic
35,463 Posts
Eles levantaram o número. Pra mim, só ficou faltando a parte mais interessante. Por que Berlin tem menos carros? Mal comparando, me faz lembrar de outro thread onde o Rio era o ponto fora da curva.
A população de Berlin é significativamente mais pobre que a de outras metrópoles como Frankfurt or a área do Rhür ou München. Não é que a cúpula do governo ganhe mal, é que Berlin é meio que dividida entre o funcionalismo federal e uma enorme quantidade de migrantes internos relativamente jovens mas de baixa renda.

Há um problema com esse estudo: ele considera cidades individuais, e não áreas metropolitanas conurbadas.

·
Riopretense
5,947 Posts
A população de Berlin é significativamente mais pobre que a de outras metrópoles como Frankfurt or a área do Rhür ou München. Não é que a cúpula do governo ganhe mal, é que Berlin é meio que dividida entre o funcionalismo federal e uma enorme quantidade de migrantes internos relativamente jovens mas de baixa renda.

Há um problema com esse estudo: ele considera cidades individuais, e não áreas metropolitanas conurbadas.
Sem contar a ressaca dos tempos da DDR. Westberlin já era relativamente empobrecida devido ao isolamento, e só servia mesmo como campo de refugiados do alistamento militar. Quanto a Ostberlin, sem comentários.

·
Registered
495 Posts

Sendo assim, com certeza a renda deve ser uma das variáveis explicativas. Mas podem existir outras que sejam tao ou mais importantes. E eu ainda não encontrei artigo, estudo ou o que seja que justifique ou procure entender isto sobre a ótica da intenção de consumo. é interessante saber que os berliners tem relativamente menos carros. Mas e ae? É pq não podem, pq n querem ou pq não precisam?

a gente pode usar esta informaçao pra ajudar a entender as tendências no Brasil? pode se fazer um paralelo entre o Rio e Berlin, pra entender pq o número de carros no Rio não acompanha a renda daqui? ao ler um artigo destes, são estas perguntas que passam na minha cabeça.

do contrário, ficamos sempre presos a achismos ou explicações simplistas. que poder ter até uma fundo de verdade, mas sem mais informações, não passam de hipóteses.

·
Não creio no que não vejo
26,996 Posts
Tem mais veículos em cidades pequenas, porquê estas não estão tão bem servidas em meios de transportes em comparação com as metrópoles, por isso o carro é mais utilizado, acredito também que seja o fenômeno das cidadezinhas-dormitório.

·
on the road
leptokurtic
35,463 Posts
Sendo assim, com certeza a renda deve ser uma das variáveis explicativas. Mas podem existir outras que sejam tao ou mais importantes. E eu ainda não encontrei artigo, estudo ou o que seja que justifique ou procure entender isto sobre a ótica da intenção de consumo. é interessante saber que os berliners tem relativamente menos carros. Mas e ae? É pq não podem, pq n querem ou pq não precisam?

a gente pode usar esta informaçao pra ajudar a entender as tendências no Brasil? pode se fazer um paralelo entre o Rio e Berlin, pra entender pq o número de carros no Rio não acompanha a renda daqui? ao ler um artigo destes, são estas perguntas que passam na minha cabeça.

do contrário, ficamos sempre presos a achismos ou explicações simplistas. que poder ter até uma fundo de verdade, mas sem mais informações, não passam de hipóteses.
Sim, é preciso mais estudos. Aqui na Holanda também há bastante diferença de propriedade de veículos entre cidades relativamente parecidas e todas com opções de transporte público.

·
Registered
12,697 Posts
Duas variáveis que podem ser um importantes nessa análise, além da renda, do tamanho das cidades e da oferta de transporte público, é a densidade populacional e como essa densidade está distribuída, e também como estão distribuídos os empregos e moradias. Uma cidade mais policêntrica, possivelmente tende a aproximar emprego e moradia, exigindo menos deslocamentos de carro....

·
Registered
524 Posts
Isso para mim parece um tanto óbvio, ter carro em cidade pequena é um prazer, as ruas não possuem congestionamento, é facil parar em qualquer local, não se gasta com estacionamento. Eu sei disso pois vivi em uma cidade de interior durante maior parte da minha vida, e pegávamos o carro até para ir para padaria a 500 M, pois sempre tinha lugar para estacionar em frente. Morando no Rio uso o carro exclusivamente no trajeto casa-trabalho, pois tenho vaga para parar em casa e no trabalho, fora disso se torna uma dor de cabeça, congestionamentos quilométricos, falta de lugares para parar, estacionamento a preços extorsivos, blitz para todos os lados, já sai de casa algumas vezes para lazer de carro em lugares próximos de casa e simplesmente não se acha lugar para parar, voltei para casa e fui de táxi. Hoje em dia para distancias menos que 5km uso bicicleta elétrica. Carro para mim no Rio e sinônimo de dor de cabeça.

1 - 11 of 11 Posts