SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 59 Posts

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #1 ·
INVESTIMENTO
Ministro diz que Ceará terá refinaria


Daniel Sampaio e Erivaldo Carvalho
da Redação

O coordenador político do governo, José Múcio, disse que só falta Lula dar a palavra final


30/05/2008 01:10

Agora só depende da palavra final do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro (PTB), disse ontem que uma das refinarias que a Petrobras irá construir no Nordeste virá para o Ceará. Mas o anúncio oficial depende da confirmação de Lula.

"Eu sou capaz de responder que hoje, vamos dizer assim, as refinarias são do Ceará e do Maranhão. Agora, só quem pode bater o martelo e anunciar é o presidente da República, mas o trabalho está sendo dirigido nesse sentido", declarou Múcio em entrevista coletiva ontem durante a XII Conferência Nacional dos Legislativos Estaduais, no Marina Park, em Fortaleza.

Em seguida, em entrevista exclusiva ao O POVO, Múcio, questionado se haveria disputa entre Ceará e Rio Grande do Norte pela refinaria, disse que a localização já está acertada. "Não, não. O estudo de viabilidade econômica indica, hoje, pelas informações que eu tenho, não são números da minha área, que Ceará e Maranhão já são números (sic) definidos", declarou.

Conflitos

O Ceará tenta atrair uma refinaria para o Estado pelo menos desde a década de 50. Em 1998, o Governo do Estado chegou a anunciar um empreendimento, em parceria com o grupo alemão Thyssen. O negócio não foi adiante. Em 2003, quando Lula chegou à Presidência, a discussão ressurgiu. Em 2005, as articulações se intensificaram, mas a refinaria acabou indo para Pernambuco.

A queda-de-braço mais recente entre políticos cearenses e o Governo Federal foi por causa da construção de uma siderúrgica no Complexo Portuário do Pecém. O acordo foi assinado em 2005, mas, em 2006, o então governador Lúcio Alcântara acusou a Petrobras de quebra de contrato, por querer renegociar o preço do gás que seria fornecido para o empreendimento. O impasse só foi resolvido no ano passado, com a saída da estatal do negócio e com a mudança do projeto, que passou a ter o carvão como matriz energética. A polêmica rendeu duros atritos entre políticos cearenses e o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli. Uma animosidade que permanece, e se reflete nas expectativas de que a nova refinaria se confirme.

"Se depender daquele Gabrielli, não vem para o Ceará nem cheiro de gasolina", disse ontem o senador Tasso Jereissati o rancor ainda existente entre políticos do Estado e a estatal.

O deputado federal Ciro Gomes (PSB) reagiu, também ontem, no mesmo tom. "A Petrobras tem tratado o Ceará muito mal", afirmou. "Estamos com queixa da forma como a Petrobras tem tratado o Ceará e essa queixa está formalizada com o presidente Lula", complementou.

"A Petrobras não anunciou nenhuma decisão ainda. Há uma disputa antiga entre Maranhão, Ceará e Pernambuco. Pernambuco pegou um atalho de uma refinaria menor. Nós continuamos na briga", analisou Ciro, que disse ainda trabalhar nos bastidores pelo empreendimento. "Prefiro trabalhar do que ficar falando".

O governador Cid Gomes (PSB) seguiu a mesma linha do irmão. "Nessas questões, quanto menos se conversa publicamente, mais fácil fica da gente conseguir nosso objetivos".


CRONOLOGIA

1955
Deputado estadual Mariano Martins solicita à Petrobras a construção de uma refinaria em Fortaleza.

Década de 60
O industrial José Macedo prepara estudo mostrando a viabilidade técnica do empreendimento no Mucuripe.

Década de 70

A Petrobras confirma interesse em construir uma refinaria no Nordeste.

Década de 80
As obras têm previsão para início em 1987. Ceará, Pernambuco, Maranhão e Rio Grande do Norte entram na disputa. Após adiamentos, projeto fica sem data.

1998
Tasso anuncia refinaria no Ceará.

2005

Lula firma protocolo de intenções com Hugo Chávez para a construção de uma refinaria no Brasil. No ano seguinte, é anunciado que o destino será Pernambuco.
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #2 ·
A refinaria agora vem?

Frases no O POVO de hoje:


"Eu sou capaz de responder que hoje, vamos dizer assim, as refinarias são do Ceará e do Maranhão. Agora, só quem pode bater o martelo e anunciar é o presidente da República, mas o trabalho está sendo dirigido nesse sentido"
José Múcio, ministro das Relações Institucionais, em entrevista coletiva

"O estudo de viabilidade econômica indica, hoje, pelas informações que eu tenho, não são números da minha área, que Ceará e Maranhão já são números (sic) definidos"
José Múcio, em entrevista exclusiva ao O POVO

"Se depender daquele (Sérgio) Gabrielli (presidente da Petrobras), não vem para o Ceará nem cheiro de gasolina"
Tasso Jereissati, senador

"Estamos com queixa da forma como a Petrobras tem tratado o Ceará e essa queixa está formalizada com o presidente Lula"
Ciro Gomes, deputado federal

"Nessas questões, quanto menos se conversa publicamente, mais fácil fica da gente conseguir nosso objetivos"
Cid Gomes, governador
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #3 ·
Blog Política - Jornal O Povo

Petrobras promete confirmar refinaria

A Petrobras deve anunciar na próxima semana o estado em que será instalada mais uma refinaria no Pais. A informação foi repassada agora a pouco pelo diretor da área de abastecimento da empresa, Paulo Roberto Costa, minutos antes de participar da cerimônia de divulgação dos resultados do processo de seleção pública 2007 do Programa Desenvolvimento e Cidadania e Petrobras, ocorrida no edifício sede da empresa, no Rio de Janeiro.

Paulo Roberto representava o presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielle, quando foi surpreendido por mim e pelo repórter Carlos Eugênio, do Diário do Nordeste, que estamos no evento. Apesar de confirmar que a Petrobras deve confirmar na próxima semana o estado em que será instalada mais uma refinaria, o diretor foi monossilábico nas respostas, como se pode ver no diálogo abaixo.

OP - A Petrobras pensa em instalar mais uma refinaria no Nordeste?

R- Estamos finalizando os estudos. Semana que vem vamos estar com os estudos finalizados.

O POVO - Há chance da refinaria vir para o Ceará?

R - Semana que vem vamos estar com os estudos finalizados.

O POVO - O ministro José Múcio afirmou que a refinaria vem para o Ceará

R - Semana que vem vamos confirmar

O POVO - O Ceará está no páreo?

R- Nada a declarar

Postado por Luiz Henrique Campos - [email protected]


30/05/2008 14:25
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Tem muita gente dizendo aqui que é mais fácil o lula despachar essa refinaria pro haiti do que pro Ceará.
 

·
Registered
Joined
·
7,546 Posts
Se não vier é muita ingratidão eleitoral do Lula.
E quero ver se os PT's de Fortaleza ainda vão continuar cegos à adm. píblica federal que nesses 8 anos pouco ou nada fez pelo estado.
Com duass vindo, acho nada mais equilibrado uma para cada estado.
De tal modo que os 4 maiores centros da região recebem
BA-PE-CE-MA
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
Se todo cearense tivessse essa sua cabeça o CE não merecia nem fábrica de PH.

Como sei que não é, pois conheço vários cearenses .Espero que vá praí mesmo.
 

·
Registered
Joined
·
10,918 Posts
:banana2::cheer::banana:

Que venham então 2 refinarias numa tacada só: uma asiática e outra da Petrobrás!
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Petrobras estuda a construção de duas novas refinarias, revela Gabrielli

Valor Online

RIO - O presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, confirmou que a estatal estuda a construção de duas novas refinarias, além das unidades do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) e de Abreu Lima, em Pernambuco, que já estão em construção.

De acordo com o executivo, uma dessas refinarias analisadas é a unidade de produção de derivados Premium, que terá capacidade de, pelo menos, 500 mil barris diários de petróleo. A localização dessa planta ainda não está definida, segundo Gabrielli.

Nas últimas semanas, o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, tem dito que uma das possibilidades é que a refinaria Premium seja instalada no Maranhão. Embora não tenha falado em localização e valores hoje, durante o 20º Fórum Nacional, no Rio, o presidente da estatal havia dito que o Maranhão é realmente uma das possíveis localizações da refinaria.

Não estou dizendo onde é, nem estou dizendo valores. Estamos terminando os nossos estudos, ressaltou Gabrielli, que não deu informações adicionais sobre a segunda refinaria que também está em análise.


Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/ma...vas_refinarias_revela_gabrielli-546545848.asp
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Será que vai haver petróleo para tantas refinarias? O resto do Brasil parou de competir por elas? Incrível como o Nordeste está bombando!!!
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Será que vai haver petróleo para tantas refinarias? O resto do Brasil parou de competir por elas? Incrível como o Nordeste está bombando!!!
A julgar pelas ultimas descobertas, se não forem só especulações, não acho que só não vai ter petroleo para todas essas refinarias como também haverá para continuar exportando óleo cru.

Ontem descobriram mais um reserva só que de melhor qualidade e de acesso bem mais fácil.

Valor OnlineChico de Gois - O Globo

SÃO PAULO - A Petrobras anunciou na noite de hoje que encontrou importante acumulação de óleo leve em um poço localizado em águas rasas na região sul da Bacia de Santos. O nome do bloco é BM-S-40 e, segundo a Petrobras, foi encontrado óleo de 36º API acima da camada de sal.

O poço pioneiro está localizado a cerca de 275 Km ao sul da cidade de Santos, na costa do estado de São Paulo, em lâmina d'água de 235 m.

Segundo a empresa, a descoberta foi confirmada através de produção de óleo em teste de formação a poço revestido, em reservatórios situados a cerca de 2.080 metros de profundidade. O teste comprovou as altas vazões esperadas para o tipo de reservatório e óleo encontrados, com um potencial de produção, por poço, estimado de mais de 12.000 barris por dia, disse a estatal.

A companhia informou que dará continuidade à exploração com a perfuração de um novo poço, com início previsto para o mês que vem.

Desde o ano passado, a Petrobras vem anunciado a descoberta de campos gigantes de petróleo abaixo da camada de sal, na Bacia de Santos. O último foi no dia 21 deste mês. O consórcio formado pela empresa (com 66% de participação), junto com Shell (20%) e a portuguesa Galp Energia (14%) encontrou óleo no bloco BM-S-8, na Bacia de Santos, área conhecida como Bem-te-vi.

Com as descobertas desses campos, o Brasil poderia se tornar um grande exportador de petróleo. No entanto, segundo o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, o objetivo da empresa é se tornar um exportador de derivados. Ao participar do XX Fórum Nacional, no BNDES, no Rio, Gabrielli destacou que as reservas vão promover uma importante mudança no país.

Fonte: http://oglobo.globo.com/economia/ma..._aguas_rasas_na_bacia_de_santos-546572018.asp
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Entendo... E por que todas as refinarias estão vindo para o Nordeste? Estados de outras regiões pararam de competir por elas? Esmola muito grande o santo desconfia...
 

·
Direito Urbanístico
Joined
·
775 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Entendo... E por que todas as refinarias estão vindo para o Nordeste? Estados de outras regiões pararam de competir por elas? Esmola muito grande o santo desconfia...
Uma refinaria para o ne já era previsto desde os anos 80, coisa de mercado regional. Seria a refinaria de pe.

Com a descoberta de novos campos surgiu a necessidade de novas refinarias, e mto provavelmente voltadas para o mercado externo mais faminto do que nunca por oleo cru. nao se engane, a petrobras já sabia da existencia dessas reservas dhá muitos anos. com o barril hj batendo na casa dos 127 dolares é mais que um otimo negocio investir o maximo agora para aproveitar o mercado favoravel!

não duvido que a refinaria premium do maranhão se instale no regime da zpe justamente por causa de seu perfil exportador. caso essa do ceara se confirme,o que so acredito vendo mesmo, tb acho que sera mto provavelmente nesse perfil.
com certeza a refiaria asiatica que esta sendo prospectada o exterior seria nesse regime tributario diferenciado que beneficia a exportação.

refinarias voltadas para exportação precisam ser instaladas em estados litoraneos com bons portos, ai voce tira da lista de possibilidades um bom numero de estados interioranos. bom, aí tem a localização geográfica. de certa forma o NE tem tido sorte devido a esses aspectos. e os estados mais ricos já têm suas refinarias com seus polos petroquimicos. é claro que não dispensariam um investimento desse, mas não lutariam mais com tanta fome por elas pois seus pleitos atuais são bem mais amplos que essas refinarias que eles conquistaram nas decadas de 50, 60 e 70. Guardam suas energias politicas para coisas mais custosas.

caso a refinaria de capital privado de origem asiatica no ceara se confirme mesmo, é uma prova cabal de que a escolha do nordeste como localização geografica para sediar refinarias brasileiras voltadas para exportação não é uma escolha política.
 

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
^^ Argumento bem convincente, já que o Brasil ensaia entrar para a Opep. Pensando nesses termos o Norte-Nordeste está com uma vantagem enorme sobre os outros estados.
 

·
Registered
Joined
·
1,132 Posts
QUE NOTÍCIA BOA , AQUI NO RN TAMBÉM CONFIRMARAM UMA REFINARIA, VAI FICAR BOM, ASSIM NÃO VAI TER MAIS BRIGA.:|

ESTADOS JÁ CONFIRMADOS...

PERNAMBUCO
PARAIBA
RIO G DO NORTE
CEARÁ (2 DE UMA VEZ)
MARANHÃO
BAHIA (JÁ TEM)


FICA FALTANDO APENAS:
ALAGOAS
SERGIPE
PIAUI


EM BREVE CADA ESTADO VAI TER A SUA:devil:
O NORDESTE ESTÁ EM FESTA :crazy:
 
1 - 20 of 59 Posts
Status
Not open for further replies.
Top