SkyscraperCity banner
1 - 20 of 84 Posts

·
Moderator
181,470 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Depois de um ano há espera de um relatório

Obras da ETAR Barreiro/Moita vão arrancar em Junho

22.05.2008

A vereadora das Obras Públicas da Câmara do Barreiro, Sofia Martins, anunciou hoje que o relatório de conformidade ambiental da ETAR Barreiro/Moita deverá ser aprovado em Junho, o que possibilita o arranque das obras.

"Recebemos a informação que a Simarsul espera ter o relatório de conformidade ambiental (RECAPE) aprovado a 5 de Junho, o que possibilita começar desde logo os trabalhos de construção da ETAR", afirmou a vereadora.

Na assinatura do contrato de empreitada de concepção e construção da ETAR, a 10 de Abril do ano passado, foi anunciado que a obra no terreno deveria iniciar-se em 2007, tendo um prazo de execução de 720 dias e representando um investimento de 17,3 milhões de euros.

A empreitada para construção da ETAR que vai servir os municípios de Barreiro e Moita já foi adjudicada há cerca de um ano, mas aguardava pelo relatório para poder começar as obras no terreno.

"Esta informação que a entidade responsável vai dar a sua resposta em Junho e que começarão desde logo os trabalhos é muito importante. Este é um grande projecto para o Barreiro, que irá permitir recuperar os rios Tejo e Coina", explicou o presidente da autarquia, Carlos Humberto.

A ETAR Barreiro/Moita vai ser construída numa área de 40.000 metros quadrados, dentro do Parque Empresarial Quimiparque, estando dimensionada para tratar 290 mil habitantes dos concelhos do Barreiro e Moita.

Fonte: Publico

·
Feliz 2020 ;)!
30,636 Posts
Um projecto de merda.. literalmente.. :lol:
Não entendo porquê, ou melhor, percebi o que pretendeste transmitir embora o ache desadequado :lol:... Uma ETAR é sempre bem-vinda ;)!

·
Registered
97 Posts
Já não está lá :bash:
O que é que não está lá? :uh: Andaram lá umas escavadoras (bastantes) a amontoarem todo o gesso, para quem conhecia como era antigamente está bastante diferente, praticamente tiraram de um sitio e amontoaram num único, nivelaram á altura que tinha originalmente. E o espaço que estava destinado á ETAR está la sem nada. Obras? Não vi nada, já vamos em Julho e nada de ETAR. Tudo isto para dizer que o gesso ou fosfogesso (whatever) ainda lá está todo.

Já agora, o anúncio da Compal que está a rodar agora na TV foi la gravado, podem ver o making of aqui.

Cumps.

·
Metro Lisboa
8,505 Posts
Uma ETAR que nem dei pela construção foi a do Afonsoeiro.
Bem tinha reparado numa construção nova, mas pensava que fosse alguma fabrica nova.:nuts:
Essa não fica bem no Afonsoeiro, mas em Lançada do outro lado do braço do rio.
A margem Sul está a investir em forca nas ETAR e redes de esgoto. Esta também não deve demorar muito a ser construida.

·
Registered
97 Posts
Uma ETAR que nem dei pela construção foi a do Afonsoeiro.
Bem tinha reparado numa construção nova, mas pensava que fosse alguma fabrica nova.:nuts:
Essa não fica bem no Afonsoeiro, mas em Lançada do outro lado do braço do rio.
A margem Sul está a investir em forca nas ETAR e redes de esgoto. Esta também não deve demorar muito a ser construida.
Eu costumo ir correr / andar de bike (quando não há tempo para ir para a Arrábida :nuts:) ali para a zona do gesso, e posso dizer com toda a certeza que não está nada feito e nos próximos tempos não será nada feito também. E o espaço destinado á construção da ETAR não me parece o mais apropriado porque é do tamanho de dois campos de futebol, enterrados a 5 metros de profundidade, para além que o chão é oco e tem agua por baixo.

Mas tenho amigos que já me disseram que a ETAR foi construída dentro dos muros da fábrica da ADP.. mas a CMB dava o gesso como o local de construção.. não percebo. :eek:hno:

E sim a margem sul precisa de muitas ETAR's, tenho pena do rio estar neste estado.

Cumps.

·
Metro Lisboa
8,505 Posts
Pois. aonde vai ficar não sei.
A pagina onde podes ver o andamento dos projectos é esta:

http://www.simarsul.pt//PageInterior.aspx?idCat=196&idcontent=&idMastercat=78&idlang=1

Dá para localizar no Google Earth todas as ETAR com a rede completa. Ainda falta muito por fazer, mas fico contente por ver a coisa a andar. Perto da minha casa, acabaram de construir 2 estações elevatórias com esta ETAR do Afonsoeiro que pelos visto ainda está em construção.

·
Metro Lisboa
8,505 Posts
Eu costumo ir correr / andar de bike (quando não há tempo para ir para a Arrábida :nuts:) ali para a zona do gesso, e posso dizer com toda a certeza que não está nada feito e nos próximos tempos não será nada feito também. E o espaço destinado á construção da ETAR não me parece o mais apropriado porque é do tamanho de dois campos de futebol, enterrados a 5 metros de profundidade, para além que o chão é oco e tem agua por baixo.

Mas tenho amigos que já me disseram que a ETAR foi construída dentro dos muros da fábrica da ADP.. mas a CMB dava o gesso como o local de construção.. não percebo. :eek:hno:

E sim a margem sul precisa de muitas ETAR's, tenho pena do rio estar neste estado.

Cumps.
Tens aqui a noticia:

http://www.simarsul.pt//PageListagem.aspx?idCat=83&idContent=271&idLang=1

http://www.simarsul.pt//Document/Pr...onsignacao_parcial_ETAR_Barreiro_Moita_28.pdf

·
Moderator
181,470 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Bem vindo Ricardo916 :cheers1:

Na zona do Fosfogesso aquela parte onde os U2 tiveram já não está lá há algum tempo, desde que andaram a amontoar o gesso. Está apenas um monte onde até há pouco tempo fizeram lá desfiles de moda (e apanharam com os fumos das chaminés :eek:hno: :lol: )

Penso que a ETAR vai para aquela parte de onde tiraram o gesso e o monte actual irá ficar lá.

·
Registered
97 Posts
Bem vindo Ricardo916 :cheers1:

Na zona do Fosfogesso aquela parte onde os U2 tiveram já não está lá há algum tempo, desde que andaram a amontoar o gesso. Está apenas um monte onde até há pouco tempo fizeram lá desfiles de moda (e apanharam com os fumos das chaminés :eek:hno: :lol: )

Penso que a ETAR vai para aquela parte de onde tiraram o gesso e o monte actual irá ficar lá.
Obrigado. :banana:

Fiz confusão, pensei que querias dizer que tinham levado o gesso todo. :lol: Quanto ao gesso, sei bastante bem como ele está, vou la quase todas as semanas praticar o tal exercicio. :p
Secalhar até era mais viável levar aquilo tudo dali para fora, pois a composição daquilo é um pouco duvidosa (em termos de benefícios ambientais).

@pauloluso; do que vi nas fotos dessas notícias, a ETAR vai mesmo ficar dentro dos muros da fábrica (ADP / FISIPE), pois os piquetes estão dentro do muro. Sendo assim não percebo ao que se deveu aqueles «movimentos» de gesso.

Cumps.

·
Moderator
181,470 Posts
Discussion Starter · #18 ·
:eek:kay: até poderás ver umas fotos minhas do gesso no Google Earth já sem aquela parte dos U2.

Mais um Barreirense :pepper: queremos é malta daqui.

·
Registered
97 Posts
:eek:kay: até poderás ver umas fotos minhas do gesso no Google Earth já sem aquela parte dos U2.

Mais um Barreirense :pepper: queremos é malta daqui.
Aliás, foi apartir das tuas fotos que cheguei a este fórum, como o titulo das fotos é «Fosfogesso», e eu nunca tinha ouvido tal designação, porque aqui na zona é conhecido como apenas «Gesso», decidi procurar no Google o significado de «Fosfogesso» e na parte das imagens vi o Bono com as fábricas por trás, e acedi a este tópico. :lol:

No Google Earth também tenho uma foto dentro do parque da Quimiparque, num dos sectores abandonados, como fiz uploud ontem á noite não sei se já aparece no Google Earth.

Cumps.

·
Moderator
181,470 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Claro que não... ainda no outro dia fiz um upload de umas 500 fotos e só daqui a uns 5 meses é que estão... o mesmo que me aconteceu com as primeiras que lá meti.

Bem vindo e participa com fotos :eek:kay:

1 - 20 of 84 Posts