SkyscraperCity Forum banner

"Eu vi o mundo... Ele começava no Recife"

37455 Views 73 Replies 34 Participants Last post by  jmascena
“Eu vi o mundo... Ele começava no Recife”, antes que me julguem presunçoso, esclareço que a frase é o título de um painel do pintor pernambucano Cícero Dias (1903-2003). Artista premiado internacionalmente, tem suas obras espalhadas pelo Brasil e pelo Mundo.

Depois de um fim-de-semana de chuva, no Domingo finalmente o sol apareceu meio acanhado, mas arrisquei uma saída. O dia corria preguiçoso e mesmo na iminência de um novo temporal resolvi montar esse thread com fotos inéditas do Recife Antigo, como se isso fosse possível. Como é meu costume, vou seguir em ritmo de narrativa. Espero que gostem do que vão ver.

1. Como os antigos navegadores, desembarco no antigo Cais do Porto. Aqui começa o nosso passeio.

2. Em poucos passos chego ao Marco Zero, aqui nasceu a cidade do Recife.

3. Passando pelo Marco Zero, à direita sigo em direção à Torre Malakoff.

4. Antes de chegar à torre eu me detenho num dos sítios arqueológicos da Ilha do Recife. Durante escavações para a passagem de cabos de fibra ótica do Porto Digital, foram encontrados os alicerces da muralha que protegia a cidade durante a ocupação holandesa. Além da muralha foram encontrados cachimbos, fragmentos de louça, cerâmicas e utensílios holandeses do século XVII. Hoje a muralha foi transformada em museu a céu aberto.

5. Visão noturna da muralha.

6. Bem perto da muralha, chego à Torre Malakoff. Construída na época da heróica defesa de Sebastopol, durante a guerra da Criméia (1853-1855). Seu nome é uma homenagem ao foco de resistência em defesa da colina e da torre fortificada de Malakoff. Como a Malakoff inspiradora, a torre resistiu aos tempos e às mudanças, sendo a única parte que restou da edificação original.

7. Subindo a torre, paro no primeiro lance de escadas para observar a passarela sobre o atrium.

8. A subida é um pouco árdua, mas a visão que terei lá de cima com certeza compensará o esforço.

9. Paro um pouco para descansar e vejo minha cidade pela janela.

10. Subindo um pouco mais, chego ao topo e vislumbro o que foi um dos mais importantes observatórios astronômicos das Américas durante o século XIX. Hoje o espaço é ocupado para aulas e palestras sobre o assunto.

11. Passando através de uma das aberturas por onde os telescópios apontavam para o céu, chego a área externa da torre, com sua cúpula que lembra construções mediterrâneas.

12. Aqui eu poderia imaginar que estou numa ilha grega.

13. Mas o Recife me lembra onde estou e não acho isso ruim.

14. Daqui posso ver o que se passa lá embaixo. Hoje é o dia da feirinha de artesanato da Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus.

15. Também posso ver, sobre os arrecifes, a Coluna de Cristal do artista plástico Francisco Brennand, além de uma parte dos antigos armazéns do Cais do Porto.

16. Vejo também belas construções em estilo eclético.

17. Já escureceu e eu desço para ver a torre toda iluminada.

18. Lá no alto eu vejo seu relógio, parado no tempo como a própria torre. Mas quem precisa saber da hora? Recife é para se conhecer sem pressa.

19. Saio da Torre Malakoff e sigo até a Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus. A rua continua homenageando o Povo de Judá através de seu mais famoso representante: Jesus.

20. Volto-me para a Praça do Arsenal da Marinha e vejo em seu entorno o Teatro de Mamulengo, que também faz as vezes de bar.

21. Sigo em frente até a Rua do Apolo.

22. Na esquina vejo essa viela.

23. Então eu me volto em direção ao Cais do Porto. Passando pela Rua da Guia, onde ainda posso apreciar um ensaio de maracatu. Meu Recife é assim, cultura em toda parte e a qualquer hora.

24. Ainda na Rua da Guia, vejo a suntuosidade de uma bela construção em estilo eclético.

25. Chego à Avenida Rio Branco e me encanto com as luzes realçando a beleza arquitetônica desse prédio.

26. Quase finalizando o nosso passeio, estou de volta ao Marco Zero. A praça, com a rosa dos ventos de Cícero Dias ao centro, fica ainda mais linda quando anoitece.

27. Como todo navegador, tenho que partir.

28. Na minha partida não posso deixar de dizer: Eu vi o mundo... Ele começava no Recife.
See less See more
29
1 - 20 of 74 Posts
:applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

Excelente passeio no centro. Taí pros papudos que dizem que nosso centro é morto e abandonado. Toma! Toma! Toma! :applause: :applause:
Gostei das fotos dos prédios históricos:yes::cheers:
Thread muito bacana, sempre é bom ver fotos de Recife!
bonito e pretensioso :D
Belo thread, parabéns!
Amo Recife! Um satélite na cabeça!
:applause: :applause: :applause: :applause: :applause:

Excelente passeio no centro. Taí pros papudos que dizem que nosso centro é morto e abandonado. Toma! Toma! Toma! :applause: :applause:
Sabia que tu ias gostar. Quem disse que o centro do Recife é morto e abandonado ou nunca veio aqui ou está sem assunto.

Gostei das fotos dos prédios históricos:yes::cheers:
Isso é um resumo do resumo pois só andei por quatro quarteirões, um dia mostro mais.

bonito e pretensioso :D
Pretensão é virtude dos belos... :lol:

A todos o meu muito obrigado pelos comentários!
See less See more
Pretensão é virtude dos belos... :lol:
Pretensão, não é virtude, pretensão é pretensão. :D

Gostaria de saber mais à respeito do antigo porto, é um lugar interessantíssimo, existem projetos de que tipo para o lugar? O que funciona ali? Ainda há atividade portuária? Há projetos de restaurantes e mesas no caes?

Espero ver mais do Centro, continue mostrando.
See less See more
interessante essa muralha.. nao sabia...
Parabéns pelo thread.., Recife me encanta... :applause:
Marco Marco Marco!!!
Lindoo Thread!! 13 a 26 de lascaR!!! Parabéns cara! :D

Gostaria de saber mais à respeito do antigo porto, é um lugar interessantíssimo, existem projetos de que tipo para o lugar? O que funciona ali? Ainda há atividade portuária? Há projetos de restaurantes e mesas no caes?

Ainda funciona o porto original ali. Não sei de projetos de revitalização, teriam que desativá-lo completamente para isso, o que não é difícil levando em conta o grande porto de Suape.
See less See more
Ainda funciona o porto original ali. Não sei de projetos de revitalização, teriam que desativá-lo completamente para isso, o que não é difícil levando em conta o grande porto de Suape.
Pois é, eu estava pensando justamente em Suape, pensei que o porto antigo tivesse hoje poucas atividade.

Seria um espaço interessantíssimo para o Recife, ampliaria ainda mais as opções na cidade, e como já existe Suape...

Eu pensei que ele não fosse mais ativo, porque em Santos por exemplo, o acesso ao Caes é terminantemente proibido, o que frustra os fotógrafos de plantão. :D

Algum de vocês tem fotos desta torre em um ângulo mais aproximado? (Torre de Cristal)
See less See more
Belo thread, parabéns!
Amo Recife! Um satélite na cabeça!
Obrigado! Apareça por aqui!

Bom, esse foi o primeiro porto marítimo de Pernambuco e foi o único até os anos 1970/1980. Depois que inauguraram o porto de Suape o movimento deve ter caído uns 90%, mas ele ainda continua operando com importação e exportação. Existe um projeto de reurbanização de toda a orla de Recife e Olinda e o porto está incluído, de concreto só tem 2 galpões transformados: um para embarque de passageiros e um outro que funciona como uma espécie de teatro de arena. Os outros continuam operando no armazenamento de mercadorias. Essa região das fotos foi durante muitos anos o baixo meretrício do Recife, revitalizou-se uma boa parte, mas tem muito o que se fazer ainda. Obrigado por seu interesse, vou postar outras facetas da cidade em breve. Aguarde! :)

interessante essa muralha.. nao sabia...
Parabéns pelo thread.., Recife me encanta... :applause:
Pois é, a cidade no século XVII era cercada por uma muralha. Sabia-se disso por gravuras da época. Só recentemente encontraram uma parte dela. Essa região é uma mina arqueológica, cavou encontra-se história. Obrigado por ter apreciado o thread.

Marco Marco Marco!!!
Lindoo Thread!! 13 a 26 de lascaR!!! Parabéns cara! :D
Meu grande Mão de Ferro!!! Obrigado pelo seu comentário!!!
See less See more
parabéns alfenim, pelas suas fotos vi como Recife é uma cidade encantadora, um dia vou ter que conhece-lá :yes:
poow adorei alfenim!
essa parte historica linda d+! a noite entao, eu nu conhecia linda essa iluminação
hehhe axo mt legal seus thread poeticos! =D
vlw!
Belíssimas fotos. É bom ver tanta construção antiga preservada e em bom estado.
Excelente thread. Que achado essa muralha. Não conhecia ela. Aqueles dois prédios da foto 3 são super bonitos. Pena que o da direita não está bem conservado.

Parabéns.
:applause: :applause: :applause:

Eu colocaria Recife entre as cinco capitais brasileiras mais singulares. Essa cidade excede personalidade e cultura.
parabéns alfenim, pelas suas fotos vi como Recife é uma cidade encantadora, um dia vou ter que conhece-lá :yes:
Venha sim, teremos o maior prazer em recebê-lo! Obrigado pelo comentário.

Fotos maravilhosas .. REcife sempre Linda..
Tu já és pernambucano honorário, tua opinião é suspeita! :lol:

poow adorei alfenim!
essa parte historica linda d+! a noite entao, eu nu conhecia linda essa iluminação
hehhe axo mt legal seus thread poeticos! =D
vlw!
Obrigado, Tarcísio. É fácil ser poeta quando se ama, não é? Sou apaixonado por minha cidade.

Belíssimas fotos. É bom ver tanta construção antiga preservada e em bom estado.
Pois é, mas tem muito o que se fazer ainda. Aos poucos chegamos no ideal. Obrigado pelo post!

Excelente thread. Que achado essa muralha. Não conhecia ela. Aqueles dois prédios da foto 3 são super bonitos. Pena que o da direita não está bem conservado.

Parabéns.
Obrigado, Vinicius. Realmente a muralha foi um achado muito importante não só para os recifenses, mas para todos os brasileiros pois conta muito de nossa história. Tu podes ficar sossegado que o prédio da direita na foto 3 já está sendo restaurado, observe que há um tapume na frente.
See less See more
1 - 20 of 74 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.