SkyscraperCity Forum banner
1 - 20 of 667 Posts

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Mercado Quinhentista termina hoje
Data: 08-06-2008

Animação por malabaristas e saltimbancos, para além da música e danças, fazem parte do encerramento do Mercado Quinhentista de Machico, previsto para hoje, às 20 horas, no Largo da Capela de São Roque. O programa inclui ainda uma ceia com as especialidades gastronómicas da época (1418 e 1420), em que os navegadores João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, descobriram a Madeira, ao serviço do Infante D. Henrique.

O Mercado Quinhentista de Machico realiza-se pela terceira vez e pretende assumir-se como um cartaz do concelho .

Um desembarque e ataque ao forte de Nossa Senhora do Amparo, seguindo-se a celebração de uma missa em latim, entre outras iniciativas, integram o programa da iniciativa organizada pela EB +S de Machico com os apoios da Câmara Municipal e Junta de Freguesia de Machico.




DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #10 ·
Feira dá pão a provar



O Lions Clube do Funchal está a realizar a sua XIX Feira do Pão, a qual acontece no Largo da Restauração. Para além de dar a conhecer o pão regional, este evento pretende angariar fundos para diferentes causas.


A XIX Feira do Pão Regional está a decorrer, desde ontem e até ao dia de hoje, no Largo da Restauração. Trata-se de uma iniciativa do Lions Clube do Funchal que tem expostos pães da maioria das freguesias da Madeira e do Porto Santo.
Jorge Freitas, presidente desta instituição, disse aos jornalistas que esta iniciativa tem por objectivo o de angariar fundos para as obras sociais do Lions Clube do Funchal, acabando também por promover um conhecimento mais aprofundado sobre o pão. As verbas ali conseguidas poderão, por exemplo, vir a ajudar as vítimas do terramoto na China, conforme sublinhou Jorge Freitas.
«As pessoas já sabem como decorre a feira e procuram-nos com muita frequência», referiu ainda aquele responsável sobre este evento que vai já na sua 19.ª edição. Mas aqueles para quem a Lions Clube do Funchal tem um "olhar" mais carinhoso são os cegos. «Os Lions estão empenhados em tentar reduzir o número de cegos no Mundo. Queremos combater essa situação, através de operações, por exemplo», adiantou ainda.
Na Madeira, a Lions Clube ajuda várias instituições, sendo que já foram dados apoios à ACREDITAR, à Associação dos Doentes de Alzheimer e à Casa de Saúde São João de Deus.
Refira-se ainda que a feira foi montada com a colaboração da Câmara Municipal do Funchal.
Ontem, decorreu um concurso para profissionais, sendo que hoje realiza-se um concurso para amadores. Jorge Freitas diz que este tipo de iniciativas é sempre alvo de muita participação.
A decoração da Feira do Pão foi feita pelas senhoras membros do Clube com material cedido pelas direcções regionais da Agricultura e das Florestas, assim como plantas envasadas cedidas por uma empresa privada.
A Feira está aberta entre as 10 horas e 30 minutos e as 19 horas e 30 minutos.


Jornal da Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #11 · (Edited)
Festa na Ribeira dos Boieiros continua a atrair muitos visitantes
Cerca de 500 ovelhas tosquiadas









Cumpriu-se novamente a tradição. Os pastores e criadores de ovelhas regressaram à Ribeira dos Boieiros, na Camacha, para mais uma Festa das Tosquias, que este ano contou com cerca de 500 animais.
Com a presença habitual do director regional das Florestas, Rocha da Silva, o certame voltou a merecer também a visita de vários madeirenses e alguns estrangeiros, curiosos por ver de perto a realização de uma tradição antiga.
Na realidade, há cada vez menos pastores nas serras madeirenses, mas os que ainda resistem gostam da realização desta festa que, apesar de ser necessária, porque é preciso cortar a lã às ovelhas, é também uma oportunidade de convívio e de falar com pessoas diferentes. Os visitantes costumam perguntar aos pastores pelo seu trabalho, pela necessidade de tosquiar as ovelhas e para que serve a lã. A este propósito, na Festa das Tosquias alguns artesãos já demonstravam as finalidades desta matéria-prima. Algumas senhoras faziam barretes de orelhas, por exemplo. Diziam que já não se vendem tantos como antigamente, “mas os turistas gostam de levar de recordação”.
Entretanto, e como qualquer festa popular tem obrigatoriamente comes-e-bebes, eram muitos os populares que aproveitavam para assar carne, fazer uma espetada e beber um copo de vinho. A música tradicional foi garantida pelo Grupo folclórico da Casa do Povo da Camacha e pela Banda Paroquial.




Jornal da Madeira

.....Já ninguém vive do gado na Camacha. A lã de ovelha rende apenas uns trocos aos criadores que decidem vendê-la. A oferta é superior à procura, por isso, a maioria dos pastores do ovil da Ribeira dos Boieiros acaba por oferecê-la. Para recuperar o seu valor comercial, o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz desafiou ontem os estilistas madeirenses a procurar novos 'designs' para o típico barrete de orelhas.


DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #13 ·
“Parabéns a você”, Funchal na voz de Gilberto Gil



O concerto de Gilberto Gil, ontem à noite no Largo do Município, contou com a presença de milhares de pessoas. O cantor agradeceu o convite e, com o público, cantou “Parabéns a Você” pelo 500º aniversário do Funchal.


As expectativas foram superadas. Há muito que se esperava pela actuação de Gilberto Gil, no Largo do Município e, com “casa” bem composta, com milhares de madeirenses, turistas e muitos brasileiros residentes na ilha, o ministro cantor demonstrou o seu estatuto de um dos maiores cantores brasileiros de sempre. Veio com o seu sexteto, Broadband Band, o qual integra um dos seus filhos.
Em “Banda Larga”, nome que o artista deu ao espectáculo, o público pôde ouvir temas conhecidos e músicas que estão a ser apresentadas no âmbito do novo trabalho discográfico, com o mesmo nome. O ministro cantor homenageou o Funchal, que celebra 500 anos e, com o público, cantou “Parabéns a Você”. Fã de Bob Marley, Gilberto Gil recordou o rei do reggae cantando com sotaque brasileiro alguns dos temas do jamaicano.
Com o Largo do Município cheio, refira-se que foram reservados cerca de 450 lugares sentados para convidados da edilidade, da Comissão dos 500 Anos e dos patrocinadores. A título de curiosidade, refira-se que o presidente da Câmara Municipal, Miguel Albuquerque, preferiu assistir a parte do concerto no meio do público, em vez de ficar nos lugares sentados. Sempre dava para abanar o corpo ao som do reggae e do samba do ministro da Cultura do Brasil.


Símbolos tecnológicos decoraram o palco
Um pormenor que chamou a atenção do público foi a decoração do palco, com lonas de grande porte com símbolos tecnológicos, como o símbolo de email (um envelope), o símbolo de volume, sinal de rede e ainda um botão on/off. Um cenário adequado ao novo álbum de Gilberto Gil, a ser lançado ao nível mundial ainda este mês. “Banda Larga” é uma alusão “às novas tecnologias neste mundo que se transforma velozmente, a partir das novas telecomunicações”, explicou o cantor ao público. Refira-se que o início do espectáculo foi assinalado com um toque de telemóvel, que recebeu a chamada da “Internet”, o primeiro tema a ser interpretado. Depois, em “Banda Larga”, uma outra curiosidade: na música, Gilberto Gil canta “I Can’t Get no Connection”, numa alusão ao tema “(I Can’ t get No) Satisfaction”, dos Rolling Stones.




Jornal da Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #16 ·
Polacos trazem fogo mágico e inovador
'Pyromagic' é o cartaz do espectáculo piromusical de logo à noite
Data: 14-06-2008


(Momentos do fogo-de-artifício da Itália, no sábado.)

O espectáculo pirotécnico e musical 'Pyromagic' promete juntar efeitos inovadores ao sincronizado bailar de cor e melodias que vão encher os céus da baía do Funchal durante 20 minutos, a partir das 22h30 de logo à noite.

Tal como é tradição, todos os sábados deste mês, o Funchal acolhe as propostas dos concorrentes que exibem as novidades do mundo piromusical. A Polónia, através da empresa 'Surex', é o segundo de uma série de quatro países convidados pelo Festival do Atlântico para participar no Concurso Internacional de Pirotecnica da Madeira.

A Itália já actuou na semana passada. A Polónia exibe o seu 'Pyromagic' hoje. Segue-se França e Portugal, este representado pela Macedo's Pirotecnia, empresa que já tinha realizado o espectáculo da noite de São Silvestre na Madeira, há três anos, e que agora fará o encerramento do Festival do Atlântico, no próximo dia 28.

Logo à noite, os polacos prometem criatividade num fogo-de-artifício que terá uma duração de 20 minutos e será sincronizado na cor, efeitos pirotécnicos e música. A inovação é um trunfo desta equipa, valendo-lhe mesmo um 1.º lugar atribuído pelos jornalistas no evento 'Fiori di Fuoco', organizado pela Itália, em 2007.

No mesmo ano, a empresa 'Surex', com experiência nesta área desde 1991, arrecadou outro título em Leipzig, Alemanha, no concurso mundial de pirotecnia - o 'World Pyro Award'.

O Festival do Atlântico é o primeiro ponto fora do circuito pelo velho continente europeu a que os realizadores de 'Pyromagic' estão mais habituados. Os polacos têm mais experiência na exibição de espectáculos pirotécnicos em cerimónias de abertura e encerramento dos desportos de Inverno. Mas no currículo dos concorrentes vindos do frio, também há a celebração de aniversários de cidades polacas, como os 1.000 anos de Wroclaw, situada nas margens do rio Odra, onde vivem 640 mil pessoas.

Por cá, está em prémio o troféu Pérola do Atlântico, atribuído ao concorrente que obtiver mais votos do público através da Internet, tômbolas ou ainda através de um apartado dos CTT.


DNoticias Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #17 ·
Aposta na produção agrícola



A produção de cereja sofreu um decréscimo de 25% em relação ao ano passado, dimuição esta justificada pelas condições climatérias. Porém, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, que presidiu ontem à cerimónia de entrega de prémios aos produtores de cereja, no Jardim da Serra, manifestou-se satisfeito pela área de exploração de pomares ter aumentado na Região. Na ocasião, o goverante adiantou que esta semana vão ser publicadas «as portarias que faltavam para que os agricultores possam apresentar os seus projectos».


A produção de cereja caiu este ano para menos 25% do que em 2007, dados revelados pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais. «Este ano, devido às condições climatérias, não foi um bom ano em termos de quantidade», lamentou o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, que ontem presidiu à cerimónia de entrega de prémios aos produtores de cereja, no Jardim da Serra.
Contudo, Manuel António Correia manifestou-se satisfeito pela área de exploração de pomares ter aumentado nos últimos anos na Região.
Apesar das dificuldades sentidas este ano, reiterou o governante, « o potencial instalado em números de área, podas e enxertias, é consideravelmente superior ao dos anos anteriores. Ou seja, assim que tivermos um ano normal (com condições climatéricas favoráveis), vamos ter um aumento da produção da cereja».
Por outro lado, o governante garantiu à população local, que concluídas as obras do actual Programa de Governo, «vamos avançar para a realização do caminho do Bozeirão, no Jardim da Serra. «Primeiro, vamos realizar todas as obras que estão no programa de Governo e, posteriormente, aproveitando os fundos comunitários, através das candidaturas da junta e da câmara locais, avançar para a realização desta obra».
Outra das infra-estruturas que irá beneficiar a população é «a via-expresso para o Jardim da Serra, que já se encontra em fase de adjudicação», disse.
Manuel António garante também que «o Governo Regional vai cumprir na íntegra o seu Programa de Governo, «embora haja quem lá fora não queira que isso se concretize...»
Reitera que a melhoria na produção agrícola continua a ser uma das prioridades do Governo Regional e, neste âmbito, vão ser publicadas esta semana «as portarias que faltavam para que os agricultores possam apresentar os seus projectos» . A Região vai receber 205 milhões de euros até 2013 (verba da União Europeia destinada à produção agrícola).
O secretário revelou ainda que este ano o “Prémio Agricultor” recebeu 8.947 candidaturas, «o que significa que praticamente todas as explorações agrícolas se candidataram a este prémio».
Refira-se que, na edição deste ano da Festa da Cereja, os produtores de cereja premiadores foram: Filomena Rodrigues Alegre (1.º Prémio), Norberto Pinto Ferreira (2.º Prémio), Margarida Neto (3.º Prémio), José Gonçalves Jardim (4.º Prémio) e Marai Ferreira Gonçalves (5.º Prémio).






Jornal da Madeira
 

·
Banned
Joined
·
9,128 Posts
Discussion Starter · #20 ·
No âmbito das Festas do Concelho e da Espada Preto
Vânia preparou o público para Slimmy




Vânia Fernandes foi a escolha certa para “prender” o público até à actuação do cantor português já internacional Slimmy. Com o carinho manifesto dos madeirenses à vencedora da Operação Triunfo e representante portuguesa no festival da Eurovisão, o povo que se encontrava naquele concelho, no âmbito das Festas do Concelho e da Espada Preto, aplaudiu imenso a jovem madeirense. Chamava pelo seu nome, vibrava com a interpretação da cantora de temas que interpretou durante a sua presença no concurso da RTP.
“Listen”, de Beyoncé, por exemplo, foi muito apreciado pelos presentes, mas foi com “Senhora do Mar”, que Vânia Fernandes emocionou jovens e menos jovens.
“Meu Fado” foi outro dos temas interpretados.
Pelo tardio da hora, com a necessidade de fecharmos a edição, não nos foi possível esperar pela actuação de Slimmy. Mas tudo indicava que seria um sucesso, com o cantor de “Beatsound Loverboy” e de “Show Girl” a brilhar em palco e a demonstrar a sua irreverência e estilo musical inovador.
Hoje, milhares de pessoas deverão assistir ao desfile das marchas populares de São Pedro, pelas 21h30. Depois, segue-se a actuação de Alexandra. Pela meia-noite, haverá espectáculo piromusical.
De referir que, ontem, na abertura da Festa, estiveram presentes o secretário regional de Recursos Naturais e Ambiente, o director regional das Pescas, bem como representantes dos órgãos autárquicos de Câmara de Lobos.


Jornal da Madeira
 
1 - 20 of 667 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top