Aposta na produção agrícola
A produção de cereja sofreu um decréscimo de 25% em relação ao ano passado, dimuição esta justificada pelas condições climatérias. Porém, o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, Manuel António Correia, que presidiu ontem à cerimónia de entrega de prémios aos produtores de cereja, no Jardim da Serra, manifestou-se satisfeito pela área de exploração de pomares ter aumentado na Região. Na ocasião, o goverante adiantou que esta semana vão ser publicadas «as portarias que faltavam para que os agricultores possam apresentar os seus projectos».
A produção de cereja caiu este ano para menos 25% do que em 2007, dados revelados pela Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais. «Este ano, devido às condições climatérias, não foi um bom ano em termos de quantidade», lamentou o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais, que ontem presidiu à cerimónia de entrega de prémios aos produtores de cereja, no Jardim da Serra.
Contudo, Manuel António Correia manifestou-se satisfeito pela área de exploração de pomares ter aumentado nos últimos anos na Região.
Apesar das dificuldades sentidas este ano, reiterou o governante, « o potencial instalado em números de área, podas e enxertias, é consideravelmente superior ao dos anos anteriores. Ou seja, assim que tivermos um ano normal (com condições climatéricas favoráveis), vamos ter um aumento da produção da cereja».
Por outro lado, o governante garantiu à população local, que concluídas as obras do actual Programa de Governo, «vamos avançar para a realização do caminho do Bozeirão, no Jardim da Serra. «Primeiro, vamos realizar todas as obras que estão no programa de Governo e, posteriormente, aproveitando os fundos comunitários, através das candidaturas da junta e da câmara locais, avançar para a realização desta obra».
Outra das infra-estruturas que irá beneficiar a população é «a via-expresso para o Jardim da Serra, que já se encontra em fase de adjudicação», disse.
Manuel António garante também que «o Governo Regional vai cumprir na íntegra o seu Programa de Governo, «embora haja quem lá fora não queira que isso se concretize...»
Reitera que a melhoria na produção agrícola continua a ser uma das prioridades do Governo Regional e, neste âmbito, vão ser publicadas esta semana «as portarias que faltavam para que os agricultores possam apresentar os seus projectos» . A Região vai receber 205 milhões de euros até 2013 (verba da União Europeia destinada à produção agrícola).
O secretário revelou ainda que este ano o “Prémio Agricultor” recebeu 8.947 candidaturas, «o que significa que praticamente todas as explorações agrícolas se candidataram a este prémio».
Refira-se que, na edição deste ano da Festa da Cereja, os produtores de cereja premiadores foram: Filomena Rodrigues Alegre (1.º Prémio), Norberto Pinto Ferreira (2.º Prémio), Margarida Neto (3.º Prémio), José Gonçalves Jardim (4.º Prémio) e Marai Ferreira Gonçalves (5.º Prémio).
Jornal da Madeira