Skyscraper City Forum banner
Status
Not open for further replies.
1 - 20 of 38 Posts

·
Baiano sim senhor!
41,953 Posts
Discussion Starter · #1 · (Edited)
Números divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
www.desenvolvimento.gov.br

Estado........................valor................variação 08/07
01-Bahia................U$ 3.599.808..............33,16%
02-Maranhão.................798.824.............-11,41
03-Ceará.......................494.081..............12,75
04-Alagoas....................475.403................3,00
05-Pernambuco.............361.191...............13,36
06-Rio Grande do Norte...142.507...............-2,04
07-Paraíba......................92.399................-1,19
08-Sergipe......................56.212..............-16,73
09-Piauí..........................27.192...............18,85

·
MA meu tesouro,meu torrão
4,445 Posts
Impressionante com o quadro permanece inalterado sempre. Não há revezamento de posições

·
4,445 Posts
Não entendi

Do Maranhão desconta 90% da Vale e Alumar k deixam quase nada do valor exportado no Estado em impostos, salários e investimentos com repercução social...

Descontar por quê? A isenção de impostos dessas empresas já acabou faz tempo. Atualmente elas pagam igual a qualquer outra empresa instalada no estado. Então cada empresa grande de cada estado teria que ser diminuida também kaique:bash:

·
Registered
7,537 Posts
Descontar por quê? A isenção de impostos dessas empresas já acabou faz tempo. Atualmente elas pagam igual a qualquer outra empresa instalada no estado. Então cada empresa grande de cada estado teria que ser diminuida também kaique:bash:
Elas não pagam ICMS para exportar, e ainda tem algumas isenções.
O produto também é de baixo valor agragado não gerando grande efeito em cadeia na economia local. A prova maio é que mesmo após 20 anos o estado continua miserável. Olhem os índices econômicos e sociais, são pífios. A pob
reza aumentou muito mais k a geração de riquezas.
A CVRD e ALUMAR são doi grandes potenciais mal utilizados.
é preciso criar toda uma cadeia de industrialização e produção de bens de consumo com base nas matérias primas k ambas produzem, do contrário continuaremos com esses índices medícres de desenvilvimento sócio-econômico.

·
4,445 Posts
Elas não pagam ICMS para exportar, e ainda tem algumas isenções.
O produto também é de baixo valor agragado não gerando grande efeito em cadeia na economia local. A prova maio é que mesmo após 20 anos o estado continua miserável. Olhem os índices econômicos e sociais, são pífios. A pob
reza aumentou muito mais k a geração de riquezas.
A CVRD e ALUMAR são doi grandes potenciais mal utilizados.
é preciso criar toda uma cadeia de industrialização e produção de bens de consumo com base nas matérias primas k ambas produzem, do contrário continuaremos com esses índices medícres de desenvilvimento sócio-econômico.
Desculpe discordar mais uma vez. Mas eles pagam sim. Já trabalhei nas duas empresas. Outra coisa: vc está sugerindo isso apenas no Maranhão ou em todos os estados em que essas empresas estão instaladas? Se vc não sabe a VALE e a ALCOA estão em vários estados. A isenção de impostos foi de apenas 10 anos.

·
Ilha do amor
9,033 Posts
Kaique não se esqueça dos graos...
Vale e alumar representam muito, mas acho que não chega a 90% não.

A Maranhão melhorou, apensar de tá com 11% de negativo, pois no mês passado esse negativo era de 27.

E essa melhora foi graças ao começo do escoamento das safras, principalmente a de soja.
Espero que essa variação passe para o positivo no proximo mes.

·
Baiano sim senhor!
41,953 Posts
Discussion Starter · #11 ·
Acredito que as exportações do Maranhão não estejam resumidas só a essas duas empresas, com certeza os grãos e outros produtos contribuem também para os expressivos números do comércio externo do estado.

·
4,445 Posts
Saldo negativo

Kaique não se esqueça dos graos...
Vale e alumar representam muito, mas acho que não chega a 90% não.

A Maranhão melhorou, apensar de tá com 11% de negativo, pois no mês passado esse negativo era de 27.

E essa melhora foi graças ao começo do escoamento das safras, principalmente a de soja.
Espero que essa variação passe para o positivo no proximo mes.

Motense o saldo negativo continuará por muito tempo ainda pois toda a IMPORTACÃO feita por outros estados pelos nossos portos, contam como se fossem importações maranhenses. Já as EXPORTACÕES, não.

Fontes: IBGE* e MDIC**
Obs: O saldo negativo em 2001-2002 no Maranhão, decorre da mudança de metodologia. São computados como importações do Maranhão todos os derivados de petróleo que descarregaram pelo Porto da Madeira e são transportados para outros Estados.

·
Baiano sim senhor!
41,953 Posts
Discussion Starter · #13 ·
Zeca as importações contam para os estados que realizaram as transações, não tem nada a ver com os portos por onde entraram, caso contrário os estados que não possuem portos teriam importações zero.

·
4,445 Posts
Cerrado

Zeca as importações contam para os estados que realizaram as transações, não tem nada a ver com os portos por onde entraram, caso contrário os estados que não possuem portos teriam importações zero.
Então veja o link de onde tirei a informacao. Peguei no site oficial do governo do estado do Maranhao. (fonte IBGE)

http://www.ma.gov.br/2007/12/18/Pagina392.htm

·
Baiano sim senhor!
41,953 Posts
Discussion Starter · #15 ·
Zeca nesse caso é só o petróleo, que também é importado por diversos portos do país, inclusive por Estados que têm refinarias, e os números postados no thread são só das exportações, não tem nada a ver com as importações.
Só a título de informação, veja os números das importações dos estados no acumulado de janeiro a maio de 2008 abaixo.

AC.............. 266
AL...........95.106
AP...........22.439
AM......3.782.025
BA.......2.729.871
CE..........571.449
DF..........365.938
ES.......3.225.096
GO.......1.061.278
MA.......1.764.928
MT..........422.794
MS.......1.338.880
MG.......3.514.635
PA..........326.976
PB..........145.145
PR........5.218.561
PE..........872.601
PI............21.136
RJ........4.957.027
RN...........76.490
RS.......5.359.763
RO...........44.443
RR.............1.067
SC.......3.011.231
SP......24.325.655
SE............76.043
TO............43.621

Observe que os estados que não possuem portos também registram importações.

Fonte:Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
www.desenvolvimento.gov.br

·
4,445 Posts
Cerrado

Veja bem. Eu especifiquei o motivo que faz o MA sempre fechar com saldo negativo, mesmo sendo o segundo maior exportador do NE. Não disse que estado A ou B nao importava produtos. Falei que o MA importa derivados de petróleo que vão para outros estados. Inchando assim suas importações. E isso está comprovado nos dados oficiais. O estado do MAranhão não iria mentir uma informação dessa. Contudo o mesmo site não diz que as exportações desses mesmos estados somam para o MA.

·
Baiano sim senhor!
41,953 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Cerrado

Veja bem. Eu especifiquei o motivo que faz o MA sempre fechar com saldo negativo, mesmo sendo o segundo maior exportador do NE. Não disse que estado A ou B nao importava produtos. Falei que o MA importa derivados de petróleo que vão para outros estados. Inchando assim suas importações. E isso está comprovado nos dados oficiais. O estado do MAranhão não iria mentir uma informação dessa. Contudo o mesmo site não diz que as exportações desses mesmos estados somam para o MA.
Valeu companheiro!:eek:kay:

·
Registered
7,537 Posts
Ainda assim, esse modelo é extremamente negativo.
Mas será possível que ninguém encherga isso?
Não ficamos com ganho expressivo algum. O Amapá teve durante 50 anos a maior reserva de bauxita do mundo, o que é o estado hoje? O governo entregou a serra do Navio aos EUA exploraram tudo, e o que ficou de benefício para o estado? Um grande buraco talvez.
E é isso o que tem ocorrido no MA e PA nos últimos 20 anos. Vão explorar pelo resto das nossas vidas os minérios do interior do PA eventualmente do MA e nada ficará para a população. Apenas meia dúzia de empregados, os mais bem pagos gente de outros estados. E com a exportação de grãos se dará o mesmo! Só quem se beneficiará de fato serão os agricultores do Centro e Sul do país o que dá na mesma. Compram terras a preços baixos da gente miserável, incapaz de cultivar a própria terra por desamparo do porder público cpaz de qualificá-los e financia a produção.

·
Genius Rayearth
1,000 Posts
Ainda assim, esse modelo é extremamente negativo.
Mas será possível que ninguém encherga isso?
Não ficamos com ganho expressivo algum. O Amapá teve durante 50 anos a maior reserva de bauxita do mundo, o que é o estado hoje? O governo entregou a serra do Navio aos EUA exploraram tudo, e o que ficou de benefício para o estado? Um grande buraco talvez.
E é isso o que tem ocorrido no MA e PA nos últimos 20 anos. Vão explorar pelo resto das nossas vidas os minérios do interior do PA eventualmente do MA e nada ficará para a população. Apenas meia dúzia de empregados, os mais bem pagos gente de outros estados. E com a exportação de grãos se dará o mesmo! Só quem se beneficiará de fato serão os agricultores do Centro e Sul do país o que dá na mesma. Compram terras a preços baixos da gente miserável, incapaz de cultivar a própria terra por desamparo do porder público cpaz de qualificá-los e financia a produção.
Concordo com vc kaique, no final das contas a população não vê a cor desse dinheiro, são uns sangue-suga mesmo...

1 - 20 of 38 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Status
Not open for further replies.