O Estado de S. Paulo - Dois consórcios disputam o trem para Cumbica – SP, 30 de abril de 2007
A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos recebeu dois estudos de consórcios interessados na Parceria Público-Privada (PPP) para construção do Trem de Guarulhos e do Expresso Aeroporto.
Um consórcio, chamado Expresso Guarulhos, foi formado pela Encalço Construções Ltda e Engevix Engenharia, ambas de São Paulo, e as espanholas Isolux Corsan Concesionese e Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles; além da italiana Guella S.p.A, de Roma. O outro consórcio, denominado Nova Metrópole, inclui quatro empresas, todas de São Paulo. São elas: a Assmann Consultoria Empresarial, a Valente, Valente Arquitetos, a Enescil Engenharia e Projetos e a Uete Engenharia.
Após a análise dos estudos, a secretaria realizará audiências públicas e lançará o edital de licitação das obras até o fim do ano. O início das operações está previsto para 2010.
De acordo com o projeto, o Trem de Guarulhos terá capacidade para atender a demanda diária inicial de mais de 100 mil usuários, com tempo de deslocamento de 15 minutos entre suas três estações, com ponto final na estação do Brás, no centro da capital.
O Expresso Aeroporto ligará o Aeroporto Internacional de Guarulhos, localizado no bairro de Cumbica, ao centro de São Paulo. Serão duas estações terminais com 31 quilômetros de extensão - uma no aeroporto e outra na área central da capital (Barra Funda, Júlio Prestes ou onde sugerirem os estudos), construídas especificamente para o serviço sem parada. O tempo de viagem é estimado em 20 minutos e a velocidade comercial poderá superar os 100 km/h.