SkyscraperCity Forum banner

Expresso Tiradentes circula pela primeira vez em São Paulo

10726 Views 20 Replies 13 Participants Last post by  gutooo
Expresso Tiradentes circula pela primeira vez em São Paulo
Depois de pronto, com quase 32 quilômetros de extensão, vai reduzir pela metade o tempo de viagem entre a região central e Cidade Tiradentes, que passará a ser percorrido em apenas 1h10.

Luiz Guadagnoli/SECOM
Fonte: www.prefeitura.sp.gov.br

Extensão do percurso passou de 8 para 32 quilômetros

O Expresso Tiradentes, corredor de transporte público de última geração esperado há quase uma década para interligar o Centro à Zona Leste da cidade, já é uma realidade. Nesta segunda-feira (09/10) começaram os testes operacionais da primeira fase do sistema, que liga a Estação Mercado, no Parque Dom Pedro II, ao Terminal Sacomã, na Zona Sul.

Depois de pronto, com quase 32 quilômetros de extensão, vai reduzir pela metade o tempo de viagem entre a região central e Cidade Tiradentes, que passará a ser percorrido em apenas 1h10. Um conforto para mais de 1,5 milhão de paulistanos, de dezenas de bairros de São Paulo.

“Temos satisfação de iniciar a fase operacional do Expresso Tiradentes. A área de Transportes foi prioridade desde o primeiro momento desta gestão", afirmou o prefeito de São Paulo. "Hoje nós fazemos a transição do sonho para a realidade. É uma obra que vai beneficiar milhões de pessoas, e que até o final de 2008 vai estar totalmente em operação”.

Conhecido primeiramente como Fura-Fila e iniciado em 1997 para ser posteriormente abandonado, o Expresso Tiradentes teve o projeto remodelado pela Secretaria Municipal de Transportes. A extensão do percurso passou de 8 para 32 quilômetros. Em todo o trajeto, vai haver tratamento urbano e paisagístico, com o plantio de árvores, calçadas modernas e canteiros.

Nesta primeira fase, vão entrar em operação 8 quilômetros dos dois primeiros trechos do Expresso Tiradentes, da Estação Terminal Mercado até o Terminal Sacomã. São 5 quilômetros de via elevada e 3 no nível do rio Tamanduateí, que serão abertos ao público em janeiro de 2007. Neste trecho, o sistema se interligará com a linha 3 do metrô na estação Pedro II, e com a linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no Ipiranga.

Todo o trecho já foi concluído, e deverá receber iluminação, carenagem (estrutura metálica de proteção), monitoramento e sinalização. Terá paradas nas estações Pedro II, Ana Néri, Clube Atlético Ypiranga e Rua do Grito. Quando estiver em operação, vão circular diariamente pelo trecho 25 mil pessoas, sendo 2 mil passageiros nos horários de pico. Das 10 estações previstas, 6 estão entrando em fase de teste. Todas possuem acesso por elevadores e escadas rolantes.

Os ônibus que circularão pelo corredor também estão em fase experimental. São veículos híbridos (funcionam com motor de tração elétrica, associado a um alimentador de baterias à diesel), que são menos poluentes, e modelos movidos a gás, ou articulados a diesel. Os veículos simples têm capacidade para 65 passageiros, sendo 31 sentados e 35 em pé. Os articulados têm capacidade para 105 usuários. Na via superior, os ônibus trafegam em velocidade média de 30 km/h, e na pista em nível, entre 20 e 40 km/h. Nas ruas, a velocidade média dos ônibus é de 13 km/h.

Em todo o corredor, haverá monitoramento do fluxo dos veículos por câmeras. Isso facilitará o acesso de serviços de assistência e dará segurança do sistema. A partir de novembro, serão programadas visitas controladas, para que estudantes e entidades de bairro possam conhecer o novo sistema de transporte.

Quando estiver pronto, o Expresso Tiradentes deverá atender cerca de 350 mil passageiros por dia. São moradores das regiões de Cidade Tiradentes, Itaquera, José Bonifácio, São Mateus, Iguatemi, São Rafael, Sapopemba, São Lucas, Vila Prudente, Água Rasa, Mooca, Sé, Cambuci, Ipiranga, Cursino e Sacomã. O sistema terá 44 estações, 6 terminais e fará 50 paradas.

Estações, interligações e bairros

O Expresso Tiradentes começa no Terminal Mercado, que fica em trecho em nível na avenida do Estado, junto ao rio Tamanduateí. É ligado por intermédio de passarelas ao terminal Dom Pedro II, e com acesso às ruas General Carneiro e do Gasômetro. A estação é elevada e o aceso à plataforma, no térreo, é feito por meio de escadas rolantes.

Na parte elevada, estão as estações Alberto Lion, Cipriano Barata, Clube Atlético Ypiranga, Ipiranga CPTM, General Lecor e Rua do Grito. As plataformas ficam do lado direito da pista e as estações contam com bilheterias, sanitários e controle operacional.

Segue em nível no trecho do tampão do Tamanduateí por três quilômetros, para voltar à via elevada, por cinco quilômetros, até o terminal Sacomã. A ligação com a avenida Luís Ignácio de Anhaia Mello é feita por alça elevada, com cerca de um quilômetro. Até Cidade Tiradentes serão 29 paradas, 4 terminais e 8 estações em nível.

Estação terminal Sacomã (avenida Juntas Provisórias) - vai atender os bairros da região Sudeste da cidade e Grande ABCD. Integra linhas que se destinam ao Centro e terminal Penha, na Zona Leste. Vai interligar também a futura estação Sacomã da linha 2 do metrô.

Estação terminal Vila Prudente (avenida Luís Ignácio de Anhaia Melo) - vai atender 6 bairros da Zona Leste e será também uma estação de transferência para as linhas estruturais do corredor e para uma futura integração intermodal com a linha 2 do metrô.

Estação terminal Sapopemba (avenida Sapopemba) - vai atender os bairros Jardim São Roberto, Jardim Elba e Fazenda da Juta, além dos conjuntos habitacionais Teotônio Vilela, Mascarenhas de Moraes, Lar Nacional, Jardim Sapopemba e Jardim Tietê.

Terminal São Mateus (avenida Sapopemba/avenida Ragueb Chohfi) - fará integração com o corredor metropolitano do ABC e atenderá 7 bairros da Zona Leste.

Terminal Cidade Tiradentes (estrada Iguatemi) - atenderá vários conjuntos populacionais e o extremo da Zona Leste da cidade.
See less See more
1 - 20 of 21 Posts
Fotos:


[/URL]











See less See more
7
RRC essas fotos sao suas?

Se sim como fez se nao abre ao publico antes de janeiro?
Não são minhas não, são todas de divulgação :)

Eu li em algum lugar que ele vai ser aberto ao público durante a fase de testes antes da abertura oficial, pelo que li ia ser agora em Outubro.
Ficou muito interessante, Brasilia está planejando algo parecido com recursos do Banco Mundial em complemento com o Metrô Linhas 1 e 2, Trem Bala (Brasilia/Goiania) e Trem de Alto Desempenho do Planalto Central (Brasilia/Cristalina). Sendo desenvolvido pelo ex prefeito de Curitiba Cássio Taniguchi.
Testes no Corredor Expresso Tiradentes

Olhem que notícia boa no meio do texto no dia dos testes do Expresso tiradentes:

Começaram os testes no Corredor Expresso Tiradentes, o antigo Fura-fila. A obra que liga o centro à zona leste da capital, começou há dez anos.


A obra passou por três administrações municipais e mudou de nome várias vezes.
Ônibus percorreram os oito quilômetros iniciais do corredor. A primeira parte do Expresso Tiradentes deve ser inaugurada em janeiro do ano que vem. O governador eleito, José Serra, o prefeito Gilberto Kassab acompanharam os testes. Kassab aproveitou para confirmar que vai demolir o viaduto Diário Popular que fica perto do Terminal Dom Pedro. “Ele será demolido, é uma questão de semanas, é um projeto já desta administração e evidentemente com todas estas obras, ele será reurbanizado”.

Durante o evento, o governador eleito, José Serra, falou sobre segurança pública e disse que vai dar prioridade no combate ao crime organizado no Estado.

http://sptv.globo.com/Sptv/0,19125,LPO0-6147-20061009-246623,00.html
See less See more
Q legal!

Adorei!

Seria melhor se fossem VLT ou VLR, mas ateh assim ta bom, melhor do que nada!

Eu gostei dos novos onibus, gostei dessa pintura um pouco diferente!

Lega, legal!

Valeu RRC!
See less See more
http://www.jt.com.br/editorias/2006/10/10/ger-1.94.4.20061010.31.1.xml

Expresso Tiradentes em fase de testes

THALITA PIRES, [email protected]

Começou ontem a fase de testes operacionais da primeira fase do Corredor Tiradentes, obra que substituiu o interminável Fura-Fila. Até o final de dezembro serão testados veículos, estrutura e central de operações do trecho que liga o Parque Dom Pedro II ao Sacomã. A entrega da obra está prevista para janeiro de 2007. O prefeito Gilberto Kassab e o governador eleito de São Paulo, José Serra, estiveram presentes no início das operações.

O projeto, que originalmente previa o uso de Veículos Leves sob Pneus, que trafegariam de forma segregada do resto do sistema de transportes, virou um corredor elevado de ônibus. A extensão também mudou. As obras iniciadas em 1997 previam apenas a ligação entre o Parque Dom Pedro II e o Sacomã. O novo traçado terá também um corredor de ônibus de 23,8 quilômetros, da Avenida Juntas Provisórias até o Terminal Cidade Tiradentes. Esse corredor não será elevado, mas vai aproveitar os corredores centrais das Avenidas Ignácio de Anhaia Mello e Sapopemba.

O primeiro trecho, de 8 quilômetros de extensão, terá dois terminais de integração e nove pontos de parada. Em todos os pontos haverá faixa de ultrapassagem, medida que pretende evitar filas de veículos. Também serão usadas linhas expressas, nas quais os ônibus param apenas em alguns pontos.

Todas as estações serão acessíveis para portadores de deficiência física, por meio de rampas e elevadores adaptados. Além disso, toda a operação será acompanhada por um sistema de GPS e de câmeras.

Para o ex-prefeito José Serra, a decisão de retomar as obras foi o momento mais complicado. 'Cogitamos implodir a estrutura já construída, face à deterioração da região do Ipiranga, mas avaliamos o que foi gasto e resolvemos terminar a obra '.

De acordo com a Prefeitura, até 2004 a obra já havia consumido cerca de R$ 600 milhões, em valores atualizados. A atual gestão prevê um gasto de R$ 450 milhões para finalizar o projeto, dividido entre os governos municipal, estadual e federal. 'É importante ressaltar que nessa obra a parceria entre os três níveis de governo funcionou perfeitamente, facilitando o cumprimento dos prazos', afirma Bussinger.
See less See more
Folha de São Paulo
(Nota: no jornal há também uma foto, pequena, que não foi para a edição digital, com um trecho visto de cima com os ônibus circulando)

TRANSPORTE

Dez anos após concepção e com novo nome, Fura-Fila é testado

DA REPORTAGEM LOCAL

Dez anos após sua concepção, o Expresso Tiradentes (ex-Fura Fila) finalmente começou a ser testado.
Os testes ocorreram ontem num trecho de 8 km entre o Parque Dom Pedro e Sacomã. Presente no evento, o prefeito Gilberto Kassab exaltou ontem a própria administração ao dizer que a gestão PSDB/ PFL em São Paulo gastou menos do que as antecessoras para pôr o empreendimento em funcionamento. Kassab, porém, foi secretário do ex-prefeito Celso Pitta (1997-2000), que concebeu o Fura-Fila.
"As gestões anteriores gastaram R$ 600 milhões para fazer cerca de 10 km. Essa gestão vai gastar em torno de R$ 480 milhões para a extensão de 32 km."
O trecho de 8 km está previsto para operar em janeiro. Os 32 km, até Cidade Tiradentes, só em 2008.
Questionado pela Folha sobre sua ligação com a gestão anterior, Kassab, secretário de Planejamento de Pitta por um ano e três meses, desconversou: "Na época o secretario de Planejamento só fazia urbanismo. O [controle sobre o] orçamento estava na Secretaria das Finanças", disse.
See less See more
conheco mutios paulistas que não gostam desta obra!!
mas vejo que ficarm excelnets!!
pq sera que não usaram bondes?(esses modernos!!)
^^ porque ficaria muito caro, essa obra vai gastar em em seu todo cerca de 1 bilhão de reais, sendo que mais de 600 milhões foram gastos pelas gestões anteriores pra fazer nada mais que um esqueleto e algumas vigas de concreto, muito disso certamente foid esviado e foi parar no bolso sabe-se lá de quem, um absurdo.

A gestão atual gastu até gora cerca de 100 milhoes pra completar o elevado, fazer todo o acabamento e as estações, pretende-se gastar ainda cerca de 250 milhões para leva-o até o bairro de Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade, finalmente dando alguma utilidade pra esse elefante branco.
^^ Brasil é foda!!
aqui em BH existiam alguns esqueletos de obras publicas, mas o aécio e o prefeito de BH resolveram terminar todos!!
Bom, pelo menos é um veículo não poluente! Se todos os veículos do estado fossem assim, não me importaria de ter só ônibus! :)
^^

Isso foi o mais legal...ônibus hibrido!!!...naum poluí...espero que mais destes apareçam em SP
Passei ontem pelo metrô Dom Pedro e tirei essas fotos do andamento das obras:

01 A passarela que vai interligar com o metrô, em finalização


02 Ao fundo, em azul, a primeira "estação" do Corredor:


03 - Parte da passarela que está pronta, espero que eles coloquem vidros pra não deixar ela aberta assim:


Assim novinho tá bonito, só não sei como vai focar com o tempo, com apoluição, chuvas e tal, espero que não fique aquele manchado encardido.
See less See more
3
Alguém tem informação de quantos ônibus hibridos há em São Paulo?
^^ Desses como da foto são uns 15, foram comprados pela prefeitura a cerca de dois ou três anos e eram utilizados pela Viação Gatusa em linhas pra Santo Amaro (sim, esses carros são usados)

Se não me engano teve dois ou três trólebus que foram adaptados (bem mal adaptados por sinal), e só.

O que existe tb são alguns ônibus movidos a gás natural, aí eu não sei informar quantos são.
muito legal essa obra
sp está de parabens com esses onibus híbridos
1 - 20 of 21 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top