DMA Brasil said:
Osasco, o que é o Expresso Tiradentes?
A obra
Está marcada para o final do ano a conclusão das obras do primeiro e segundo trechos da obra linha Expressa Parque D. Pedro - Cidade Tiradentes. Com extensão total de oito quilômetros, dos quais seis serão em via elevada, os trechos ligarão a estação de transferência do Mercado Municipal, na região central ao Terminal Sacomã, zona sul, passando por nove pontos de paradas.
Ligação direta entre o Parque D. Pedro II, o Sacomã e a Cidade Tiradentes, o novo corredor terá 31,8 quilômetros de pista exclusiva para ônibus, quatro terminais e três estações de transferência. Moderno e seguro, o Expresso Tiradentes se insere dentro de um novo modelo de corredores de ônibus com tecnologia de ponta, monitoramento em toda extensão, sinalização e acessos seguros para usuários com mobilidade reduzida.
Abandonado pelas gestões anteriores, a obra, que já foi chamada de Paulistão e Fura - Fila foi retomada em novembro de 2005 pelo então prefeito José Serra com o objetivo de melhorar o fluxo de transporte na zona leste, permitir integrações com Metrô e CPTM e diminuir o tempo de viagem de 130 para 70 minutos. Além de ganhar tempo, os usuários terão mais conforto e regularidade durante o trajeto. A previsão é que 350 mil passageiros circulem pelo corredor diariamente e 1,5 milhões de habitantes, principalmente das regiões mais distantes da zona leste sejam beneficiados.
Acompanhe passo a passo
Trecho 1
No trecho 1, da estação de transferência do Mercado Municipal, junto ao terminal de ônibus Parque Dom Pedro até a estação Ipiranga da CPTM, haverá seis pontos de Parada: Pedro II, Luís Gama, Ana Néri, Alberto Lion, Cipriano Barata, Clube Atlético Ipiranga. Na parada Alberto Lion haverá um desvio à esquerda denominado pelos técnicos de rampa de descida, que ganhará as duas faixas centrais do tampão sobre o rio e prosseguirá até a Praça Alberto Lion. Ao atingir esta área, a via eleva-se, seguindo paralela à margem esquerda do Tamanduateí até alcançar o Córrego Moinho Velho, final do trecho 1 e início do trecho 2 do corredor, onde existe uma abertura à direita por onde o trecho continua, ainda elevado, ao longo da Av. das Juntas Provisórias.
Trecho 2
O trecho 2, da estação do Ipiranga da CPTM até o Terminal Sacomã haverá um ponto de parada, General Lecor e a estação de transferência da Rua do Grito. Na confluência da Av. das Juntas Provisórias com a Rua do Grito, a via começa a descer. Nessa estação, que passará sob os viadutos do complexo Escola de Engenharia Mackenzie e subirá até atingir o terceiro nível do Terminal Sacomã, os funcionários preparam a pista para a chegada do piso rígido.
Terminal Sacomã
Moderno e arrojado, o terminal localiza-se na Praça Altemar Dutra, na confluência das Ruas Silva Bueno e Bom Pastor e possui 520 metros de plataforma.
Será o terminal de ponta da ligação Sacomã - Parque D. Pedro II. Sua área de influência abrange bairros da Zona Sudeste do Município: Heliópolis, Jardim Maria Estela, Jardim Patente, Vila Arapuá, Parque Bristol, Jardim Celeste, Vila Liviero, Vila Vermelha, Vila Moraes e Vila Brasilina, além dos municípios de São Caetano, São Bernardo do Campo e Diadema. Ele permitirá a integração das linhas locais dessas regiões - concebidas a partir da segmentação das linhas de ônibus que hoje se destinam ao centro da cidade - com a futura linha estrutural Sacomã - Parque D. Pedro II. No terminal, haverá outras linhas estruturais que se destinam ao centro, pela Av. Nazaré, e aos terminais das Estações Vila Mariana, Conceição e São Judas de Metrô, aos bairros de Pinheiros, Moema e Santo Amaro e ao Terminal Penha, na Zona Leste do Município. Outro benefício que este terminal proporcionará a população no futuro é a integração com a linha 2 do Metrô, após a inauguração da estação Sacomã.
05.05.2006