SkyscraperCity banner
1 - 20 of 57 Posts

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
DMA Brasil said:
Osasco, o que é o Expresso Tiradentes?
A obra

Está marcada para o final do ano a conclusão das obras do primeiro e segundo trechos da obra linha Expressa Parque D. Pedro - Cidade Tiradentes. Com extensão total de oito quilômetros, dos quais seis serão em via elevada, os trechos ligarão a estação de transferência do Mercado Municipal, na região central ao Terminal Sacomã, zona sul, passando por nove pontos de paradas.

Ligação direta entre o Parque D. Pedro II, o Sacomã e a Cidade Tiradentes, o novo corredor terá 31,8 quilômetros de pista exclusiva para ônibus, quatro terminais e três estações de transferência. Moderno e seguro, o Expresso Tiradentes se insere dentro de um novo modelo de corredores de ônibus com tecnologia de ponta, monitoramento em toda extensão, sinalização e acessos seguros para usuários com mobilidade reduzida.

Abandonado pelas gestões anteriores, a obra, que já foi chamada de Paulistão e Fura - Fila foi retomada em novembro de 2005 pelo então prefeito José Serra com o objetivo de melhorar o fluxo de transporte na zona leste, permitir integrações com Metrô e CPTM e diminuir o tempo de viagem de 130 para 70 minutos. Além de ganhar tempo, os usuários terão mais conforto e regularidade durante o trajeto. A previsão é que 350 mil passageiros circulem pelo corredor diariamente e 1,5 milhões de habitantes, principalmente das regiões mais distantes da zona leste sejam beneficiados.

Acompanhe passo a passo

Trecho 1

No trecho 1, da estação de transferência do Mercado Municipal, junto ao terminal de ônibus Parque Dom Pedro até a estação Ipiranga da CPTM, haverá seis pontos de Parada: Pedro II, Luís Gama, Ana Néri, Alberto Lion, Cipriano Barata, Clube Atlético Ipiranga. Na parada Alberto Lion haverá um desvio à esquerda denominado pelos técnicos de rampa de descida, que ganhará as duas faixas centrais do tampão sobre o rio e prosseguirá até a Praça Alberto Lion. Ao atingir esta área, a via eleva-se, seguindo paralela à margem esquerda do Tamanduateí até alcançar o Córrego Moinho Velho, final do trecho 1 e início do trecho 2 do corredor, onde existe uma abertura à direita por onde o trecho continua, ainda elevado, ao longo da Av. das Juntas Provisórias.

Trecho 2

O trecho 2, da estação do Ipiranga da CPTM até o Terminal Sacomã haverá um ponto de parada, General Lecor e a estação de transferência da Rua do Grito. Na confluência da Av. das Juntas Provisórias com a Rua do Grito, a via começa a descer. Nessa estação, que passará sob os viadutos do complexo Escola de Engenharia Mackenzie e subirá até atingir o terceiro nível do Terminal Sacomã, os funcionários preparam a pista para a chegada do piso rígido.

Terminal Sacomã

Moderno e arrojado, o terminal localiza-se na Praça Altemar Dutra, na confluência das Ruas Silva Bueno e Bom Pastor e possui 520 metros de plataforma.

Será o terminal de ponta da ligação Sacomã - Parque D. Pedro II. Sua área de influência abrange bairros da Zona Sudeste do Município: Heliópolis, Jardim Maria Estela, Jardim Patente, Vila Arapuá, Parque Bristol, Jardim Celeste, Vila Liviero, Vila Vermelha, Vila Moraes e Vila Brasilina, além dos municípios de São Caetano, São Bernardo do Campo e Diadema. Ele permitirá a integração das linhas locais dessas regiões - concebidas a partir da segmentação das linhas de ônibus que hoje se destinam ao centro da cidade - com a futura linha estrutural Sacomã - Parque D. Pedro II. No terminal, haverá outras linhas estruturais que se destinam ao centro, pela Av. Nazaré, e aos terminais das Estações Vila Mariana, Conceição e São Judas de Metrô, aos bairros de Pinheiros, Moema e Santo Amaro e ao Terminal Penha, na Zona Leste do Município. Outro benefício que este terminal proporcionará a população no futuro é a integração com a linha 2 do Metrô, após a inauguração da estação Sacomã.

05.05.2006

·
Banned
2,419 Posts
Muito Obrigado Richter!!! Hum, ônibus... eu sou meio cabreiro com construção de qualquer forma de transporte público que não seja sobre trilhos, mas, se der certo, acho uma ótima obra! E posteriormente, quem sabe, pode virar uma linha de VLT, sei lá ué.

·
Registered
366 Posts
Neste trecho, atualmente, o trânsito já está sendo desviado para a direita do viaduto (essa mesma mão que está aparecendo na foto), talvez seja o jeito definitivo. Aí os carros não subirão o viaduto, como nosso colega citou. :)

·
Registered
19,704 Posts

·
Registered
19,704 Posts
DMA Brasil said:
Muito Obrigado Richter!!! Hum, ônibus... eu sou meio cabreiro com construção de qualquer forma de transporte público que não seja sobre trilhos, mas, se der certo, acho uma ótima obra! E posteriormente, quem sabe, pode virar uma linha de VLT, sei lá ué.

Eu prefiro tbm trilhos, mas qualquer forma de transporte de massas bem organizado, eficiente é extremamente bem vindo. O metrô e mesmo o VLT tem um custo muito alto de implantação, demoraria 30 anos para SP começar a ter um metrô decente, é ótima a opção de rechear a cidade com corredores de ônibus e VLTs bem organizados, como se fosse linhas de metrô, com estações, mapas, sistemas de segurança e otimização de fluxo, etc, como será o Exp Tiradentes. Mesmo pq sem esses sistemas auxiliares, o metrô fica sobrecarregado. Vejam que esse Expresso transportará mais de 300 mil pessoas por dia, equivalente à linha verde do metrô.

·
Registered
8,986 Posts
mopc said:
Mapa:

http://ww2.prefeitura.sp.gov.br//arquivos/noticias/sec/transportes/2005/mapa_vlp.jpg

Afinal quantos km vai ter o expresso? Porque citam 8km, no mapa parece uns 20. Toda esse extensão está sendo implantada agora para abrir em 2008? Ou só um pedaço.
Essa mapa tem algo engraçado, que é a linha Verde indo até o terminal Vila Prudente do Expresso Tiradentes, e a mesma linha Verde recomeçando de outro ponto totalmente diferente do Expresso Tiradentes... será que ele vai ser construído no mesmo eixo, ou que não está mesmo definido se o terminal do Expresso Tiradentes e a estação do metrô serão interligadas ?

De qualquer forma, isso é muito futuro especulativo... mas realmente seria interessante ter uma conexão entre o metrô e o VLP nesse trecho, para que não tenha-se que ir até o Ipiranga, pegar o VLP até o Sacomã ou trem até Tamanduateí, e aí pegar o metrô.

·
Registered
19,704 Posts
Realmente uma conexão VLP-Metrô em Vila Prudente tem que ocorrer, mas ninguém sabe quando sai a estação Vila Prudente. Veja que no mapa também consta a continuação até Tatuapé com apenas duas estações, será que isto já está definido? Quais seria os nomes?

Rkj, a continuação bizarra da linha verde após V Prudente acho que se deve ao fato de que a linha vai passar justo em baixo do trecho do VLP, depois virar pro norte. E veja que na legenda consta sim uma integração entre o VLP e a estação Vila Prudente, destacada por um círculo vermelho no mapa.

·
Subway and train Forever!
17,073 Posts
Só lembrando que o Expresso Tiradentes será um VLP, com veiculos articulados, totalmente diferentes dos onibus comuns....

Tipo um Veiculo leve sobre trilhos, mas ao invés dos trilhos, será Pneus, por isso a via elevada, exclusiva e com estações de paradas, ao invés de pontos de onibus.

·
Registered
254 Posts
Pra que não conhece a Avenida Anhanha Mello ela fica muito extreita apos a Salin Farah Maluf e pior o Largo de São Mateus já exta um caos pois todo o tráfego da Aricanduva e Jacu-Pessego tem que passar por lá!!

Alguem sabe que milagre eles devem fazer para o expresso tiradentes "Pular" o largo de São Mateus!!" pois se os ônibus tiverem que passar por lá no horário de pico levarão só ali uns 25 minutos parados ou com trânsito lento?

·
**16º ano**
**17º ano**
25,742 Posts
Eu moro próximo a essas obras, e cada vez que a retomam o trânsito fica infernal proque ele fecham a Av. do estado, fazendo boa parte do tráfego passar pela rua Independência, aqui perto.

As obras estão andando sim, devagar, mas estão andando., mas pelo que vejo só vão afzer a 1ª parte, do Pq Dom pedro ao Sacoman, deixando São Mateus e Cidade tiradentes para uma fase posterior, ou seja, o que vão fazer agora não terá muita serventia.

·
Banned
993 Posts
Ressucitando o thread =p´´

Como vai ser a integração no Ipiranga com a linha D da CPTM? É muito longe a estação do corredor... acho bem estranho isso...

·
Registered
10,229 Posts
Vai "integrar" na Ipiranga sim, tanto que a parada se chamará "Ipiranga CPTM"
Integração igual a da parada Metrô Pedro II, ou seja, nenhuma.
Acho que terá uma passarela enorme, deve dar uns 200m.

1 - 20 of 57 Posts