SkyscraperCity banner
Status
Not open for further replies.
1 - 16 of 16 Posts

·
Mameluco sangue azul
Joined
·
20,420 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Empresa tcheca pode instalar fábrica de aviões no Estado

Rosado já assinou um protocolo de intenções Secretário destaca que projeto será âncora para instalação da ZPE no RN. Aero Vodochody é especializada em aeronaves militares


A política de desenvolvimento econômico instituída pelo Governo do Estado pode atrair para o Rio Grande do Norte uma fábrica de aviões de origem tcheca, especializada na fabricação de aeronaves para uso militar.
De acordo com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Marcelo Rosado, está agendada para o final de maio uma reunião em Natal, entre a governadora Wilma de Faria (PSB) e o chairman da empresa Aero Vodochody - uma das mais tradicionais da Europa no segmento de aeronaves - Zdenek Sykora, onde deverá ser assinado um protocolo de intenções para que a empresa originária da República Tcheca se instale no RN.
Marcelo Rosado explica que desde que a governadora Wilma de Faria tomou conhecimento dos projetos de expansão da empresa, que demonstrava o desejo de se instalar no Brasil, orientou um contato do Governo do Estado através da Secretária de Desenvolvimento Econômico com os empresários tchecos, colocando o interesse e as potencialidades do RN para sediar a filial da Aero Vodochody no Brasil.
Desde então, uma série de encontros tanto em Praga (capital da República Tcheca) como no Brasil deu prosseguimento aos trâmites legais de atração do capital tcheco para o RN. "Estivemos reunidos em Praga e também no consulado tcheco em São Paulo, com a presença de um representante do BNDES", contou.
O secretário destaca que na visita marcada para o final de maio ao RN, o chairman da Aero Vodochody ainda vai conversar com o Ministério da Defesa e com o presidente do Congresso Nacional, senador Garibaldi Alves Filho (PMDB), e depois de formalizada a chegada da empresa ao Brasil, será realizado um estudo de viabilidade econômica que irá mostrar todo o cenário para instalação da fábrica no Estado.
Um dos pontos citados por Marcelo Rosado, é a necessidade da qualificação da mão-de-obra necessária para que a empresa possa atuar, e por isso, já foi feito contato com o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Universidade Federal do Rio Grande do Norte e com o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RN), ficando essas instituições responsáveis em elaborar propostas que possam se juntar ao projeto de instalação da fábrica.
Com relação aos recursos que deverão ser investidos no RN, o titular da Sedec afirmou que ainda não existem valores definidos, mas que "a fábrica será o projeto âncora para a ZPE a ser criada no futuro aeroporto de São Gonçalo do Amarante".
Marcelo Rosado lembrou ainda que na última visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à República Tcheca, foi dado destaque especial no protocolo de cooperação entre os dois países ao segmento aeronáutico.

POTÊNCIA
A Aero Vodochody respondeu, nos últimos 50 anos, por dois terços da produção mundial de jatos de treinamentos de pilotos. Ela produz aeronaves militares e também comerciais. Nos últimos 88 anos, desde que foi criada, ela fabricou 11 mil aeronaves, das quais 6,5 mil foram militares. Também produziu 150 helicópteros.
No site da empresa registra que nos últimos 30 anos, a Aero Vodochody faturou 90 bilhões de Czech Koruna (CZK), equivalentes a cerca de US$ 5,7 bilhões. As receitas com exportações ficaram em 50 bilhões de CZKs, equivalentes a cerca de US$ 3,1 bilhões.


Repórter: Riccelli Araújo
O Jornal de Hoje, Natal-RN, 15.05.2008
Desculpa por ter me antecipado, Potiguar!!! Não deu para resistir. Essa notícia é muito boa para ficar somente no Correio do Leste.
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
Notícia BOMBA, coloca n oNotícias do Boteco, pois é de envergadura Nacional.Alia´s quero ver o que o pessoal tem a falar disso.
 

·
Registered
Joined
·
3,902 Posts
Que seja apenas a primeira âncora da ZPE que vai ser criada aqui no estado, é a hora e vez do RN(finalmente)!

Que se torne realidade o mais rápido possível.
 

·
Registered
Joined
·
3,902 Posts
^^E a tããããããããooooooo sonhada fábrica de barrilha.
E o pólo químico de Guamaré!
São tantos projetos!
mas bem lembrado, a fábrica de barrilha é muito mais importante, ainda mas agora que uam fábrica que tinha no Rio fechou ou vai ser fechada.
 

·
Amável, charmoso e mortal
Joined
·
9,704 Posts
:applause::applause::applause::applause::applause:

Ótima notícia para o RN!!!

Parabéns.
:cheers::cheers::cheers:
 

·
Registered
Joined
·
5,466 Posts
É uma notícia diferente, pois fábrica de aviões militares é algo raro.
 

·
Perfil
Joined
·
5,549 Posts
:dance: Está é pra ficar feliz e festejar.
 

·
Registered
Joined
·
1,132 Posts
E o pólo químico de Guamaré!
São tantos projetos!
mas bem lembrado, a fábrica de barrilha é muito mais importante, ainda mas agora que uam fábrica que tinha no Rio fechou ou vai ser fechada.
^^^^ Esqueceram do nosso Mega Aeroporto (importantíssimo) :cheers:
 
1 - 16 of 16 Posts
Status
Not open for further replies.
Top