SkyscraperCity banner
1 - 2 of 2 Posts

·
JpnMed
Joined
·
1,055 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Acontece nesta sexta-feira, 23, em São Luís (MA), a instalação do Fórum Permanente dos Governadores do Corredor Centro-Norte. O Tocantins será representado no encontro pelo vice-governador Paulo Sidnei. Também deverão participar dos trabalhos os governadores Jackson Lago (Maranhão), que coordenará o evento, Alcides Rodrigues (Goiás), Blairo Maggi (Mato Grosso), André Puccinelli (Mato Grosso do Sul), Ana Júlia Carepa (Pará) e Wellington Dias (Piauí).

Uma extensa pauta está prevista para o encontro dos governadores, incluindo assuntos como a conclusão da Ferrovia Norte-Sul, construção dos ramais ferroviários, da Hidrelétrica de Estreito e seus impactos; das eclusas na Hidrelétrica de Estreito, a pavimentação da BR-163, no trecho que liga Santarém a Cuiabá; conclusão da ponte rodoviária sobre o Rio Tocantins, ligando Imperatriz a São Miguel; melhorias para o Itaqui (porto do Corredor Centro-Norte); execução do Terminal de Grãos (Tegram) e a produção de alimentos, bioenergia e, ainda, oportunidades de negócios.

Durante o evento, deve acontecer a assinatura de um protocolo de intenções entre os estados, oficializando a instalação do Fórum visando à solidariedade, o interesse comum, o amplo debate das questões de produção de alimentos, bioenergia, minérios e da logística, para a produção e escoamento destas riquezas, da solução democrática dos problemas e da sustentabilidade ambiental.

A previsão de vigência do Fórum é até 31 de dezembro de 2010 e deverá ser um instrumento de desenvolvimento das políticas nacionais de interesse dos estados-membros do Corredor. Dentre as competências previstas está a articulação entre os ministérios do governo federal e os governos estaduais, com objetivo de executar projetos incluídos no PAC – Plano de Aceleração do Crescimento. O Fórum também vai acompanhar e fazer avaliação e sugestões para implantação de um Plano Nacional de Logística e Transporte (PNLT), destacando-se o Vetor de Logística Centro-Norte.

Programação
Para o período da manhã de sexta, 23, está prevista a realização de uma série de palestras: “O Corredor Centro-Norte e sua importância logística”, será proferida pelo diretor-gerente da Estrada de Ferro Norte-Sul, Eduardo Calleia Junger; “Implantação do Gasoduto Orinoco (Venezuela) a São Luís”, pelo diretor-presidente da Darc Consultoria, Darc Costa; “Refinaria Premium”, apresentada pelo professor da USP - Universidade de São Paulo, Ildo Sauer; e “O PNLT - Plano Nacional de Logística e Transporte e o Corredor Centro-Norte”, pelo diretor-geral do Denit, Luís Antonio Pagot.

Os governadores que compõem o Fórum Permanente do Corredor Centro-Norte, formado pelos estados de Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Tocantins farão pronunciamentos sobre os temas que vão defender a união das regiões, que correspondem a 43% de todo o território brasileiro.

Na parte da tarde, a programação prevê que os participantes assistam aos pronunciamentos do secretário especial de Portos, Pedro Britto, e do ministro extraordinário de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger. A solenidade será encerrada com o pronunciamento do governador Jackson Lago. (com informações da Secom-MA)
 

·
Banned
Joined
·
3,705 Posts
Tomara que esse corredor saia logo!!!
Se abrirem trens de passageiros junto com os de carga, vou poder ir de trem, pro norte!!!!:)
 
1 - 2 of 2 Posts
Top