SkyscraperCity banner
1 - 7 of 7 Posts

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Você já pintou uma parede?

Pintor por um dia

Dicas simples encorajam as pessoas a se aventurar
com segurança na pintura de suas casas

Troque a mão-de-obra por “mãos à obra”. Este é o lema da Peg & Faça, a maior rede de lojas faça você mesmo do Brasil. Nos Estados Unidos e na Europa o conceito “faça você mesmo” já foi incorporado por grande parte da população. Por aqui, ele ganha mais força no Sudeste e lentamente conquista os moradores do Sul. Em Florianópolis, encontramos algumas lojas, como a Cassol, que trabalham o conceito.

Que tal pintar você mesmo uma parede de sua casa? A reportagem do Imagem da Ilha topou o desafio e vestiu a camisa de pintor por um dia. As paredes brancas das Redação do Jornal deram lugar à cor salmão clarinho. A turma se divertiu, e o resultado final surpreendeu as expectativas dos pintores de primeira viagem.

A “brincadeira” iniciou depois de uma conversa com o representante da Coral, Cleverson Almeida Rocha e dos vendedores da loja Cassol do Centro. A equipe de reportagem só arregaçou as mangas após ouvir atentamente todas as dicas e levar o kit básico de pintura. Confira as dicas testadas na prática.

KIT BÁSICO

O arsenal básico do pintor é: Tinta PVA ou acrílica, rolo de pintura, lixa, pincéis, bandeja, fita crepe (de 2cm e 5cm) e espátula. A quantidade de tinta depende da superfície. Geralmente as paredes com massa fina absorvem mais tinta que as com reboco. É necessário respeitar o intervalo entre cada demão, caso contrário se gastará mais tinta.

O rolo mais indicado para a aplicação dessas tintas é o de lã pêlo baixo (sintética ou de carneiro). Já os pincéis para fazer os acabamentos, prefira os de cerdas grisalhas, os mais indicados para aplicação de tintas à base de água.

POR ONDE COMEÇAR?

O primeiro passo é forrar o chão com bastante jornal para evitar que a tinta respingada manche-o. Antes de pintar é preciso preparar a superfície. Lixe os locais da parede que estiverem com imperfeições, descascados ou em alto relevo.

Se não for pintar todas as paredes, ou se for aplicar cores diferentes, a fita crepe evita que a parede ao lado manche. Vede os cantos, o teto e o rodapé, fazendo uma moldura, para que não sejam borrados com a pintura, Remova as tampas de tomadas. Mas cuidado: retire a fita crepe assim que finalizar a pintura para evitar que a parede fique manchada de cola.

Antes de iniciar a pintura, leia atentamente as recomendações contidas na lata. Por mais que os vendedores da loja tenham repassado as dicas, é sempre bom recapitular. Se mesmo assim ficar com alguma dúvida, ligue para 800 informado no produto.

A tinta precisa ser diluída em água. Faça com a ajuda de uma espátula. A quantidade depende de cada fabricante. As da Coral recebem até 20% do seu volume (200ml para cada litro), mas há algumas em que se pode misturar apenas 10%.

Comece fazendo o acabamento com o pincel, formando uma moldura na parede (recortes). Só depois pinte a grande área com o rolo. Despeje a tinta na bandeja e passe o rolo sobre ela até que toda a sua superfície tenha tinta.Aperte-o na bandeja para tirar o efeito encharcado. Comece sempre de cima para baixo. Se começar a pingar tinta durante a pintura, é porque você exagerou na quantidade. Retire o excesso e recomece. Para facilitar a pintura e dar acesso às áreas mais altas da parede, adapte um cabo maior no rolo. Espere de 6h a 8h entre cada demão.
Se for pintar o teto também, inicie por ele. Só depois passe para as paredes.
Fonte: Imagem da Ilha

·
¬¬
11,386 Posts
Já ajudei a pintar o quarto da minha irmã, cada lado com um tom de rosa. Ficou legal, mas a sujeira.... :D

Agora não sei por qual motivo, mas toda vez que vejo o quarto, lembro do SSC... :cheer:

·
Registered
412 Posts
Eu já pintei o quarto de uma garota, quando estava no colégio, mas era só porque estava a fim dela. :lol:

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #4 ·
Estou vendo everwood que os personagens pintam a casa e, também vejo programas de construção e de reformas no people + art (alguns foristas gostam).
Acho legal pintar uma parede e acho legal reforma de ambientes.

·
Registered
12,776 Posts
Discussion Starter · #6 ·
^Ontem contou a história de uma família em que o marido bombeiro salvou duas crianças de um incêndio e acabou adotanto essas crianças. Geralmente no extreme makeover a família é grande. A casa ficou linda. No jardim fizeram um "objeto" em homenagem ao bombeiro.
No extreme makeover para erguer a casa é um material diferente e a missão é construir uma casa em sete dias que normalmente levaria 4 meses.
As cores nos ambientes também chamam atenção.

·
Salvador - Bahia - Brasil
9,758 Posts
ja pintei metade do quarto de minha irmã :D
o peão tinha pintado metade e foi almoçar, quando voltou eu ja tava quase acabando :lol::lol:

1 - 7 of 7 Posts