SkyscraperCity Forum banner

Famalicão | Parque da Cidade

14035 Views 50 Replies 16 Participants Last post by  VitorVermoim
Governo aprova candidatura de 10 milhões de euros para o Parque da Cidade de Famalicão - Parque da Devesa



A Autoridade de Gestão do Programa Operacional do Norte aprovou uma candidatura do Município de Vila Nova de Famalicão aos fundos do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), no montante de 10 milhões de euros, com vista à concretização do programa da acção do futuro Parque da Cidade [Obs. - ver programa de acção na íntegra na coluna da direita deste sítio], que será localizado no lugar da Devesa, uma zona florestal e agrícola da freguesia de Antas, dentro do perímetro urbano da cidade.
“É uma excelente notícia para Famalicão, depois de um caminho longo e difícil. Com a maioria dos terrenos na posse da Câmara Municipal e com a candidatura aos fundos comunitários aprovada, o Parque da Cidade será uma realidade dentro de poucos anos”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, Armindo Costa, salientando que a candidatura aos fundos comunitários agora aprovada para Famalicão é a “maior de sempre no concelho” para uma obra de iniciativa municipal.
O Parque da Cidade, projectado pelo arquitecto Noé Dinis, será um novo "pulmão de Famalicão", com 320 mil metros quadrados de área verde e um conjunto de equipamentos culturais e de lazer, para além de espaços dedicados a actividades desportivas de manutenção.
Nesta candidatura, designada “Parceria para a Regeneração Urbana do Parque da Devesa”, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão tem como parceiros a Agência de Desenvolvimento do Vale do Ave (ADRAVE)), a Associação de Moradores das Lameiras, a CESPU – Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário e o CITEVE – Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário de Portugal. As três últimas instituições integram a parceria pelo facto de se situarem em terrenos que confrontam com o futuro parque da cidade, estando previstos projectos de regeneração urbana com vista a um enquadramento “condigno, uniforme e harmonioso”.
Com a aprovação da candidatura a fundos europeus no montante de 10 milhões de euros (que implicará uma comparticipação municipal de 30 por cento), a concretização do Parque da Cidade de Vila Nova de Famalicão deixa de ser uma miragem. O parque vai integrar uma Casa do Território (um espaço cultural vocacionado para a arqueologia e património local) e um anfiteatro ao ar livre para espectáculos e eventos diversos. Contempla a reflorestação e a reabilitação do rio Pelhe (que atravessa a área do parque), assim como a criação de estruturas de lazer, trilhos ambientais e espaços dedicados a actividades desportivas de manutenção. Outro dos grandes equipamentos culturais previstos, que implicará uma segunda candidatura a fundos comunitários, no montante de 5 milhões de euros, será o Centro de Estudos do Surreealismo, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Fundação Arthur Cupertino de Miranda.
"Contando com todas as infra-estruturas de lazer e de acessibilidades, estimamos que o Parque da Cidade de Famalicão implique um investimento total próximo dos 20 milhões de euros", adianta o presidente da Câmara, Armindo Costa, lembrando que será construída uma via rodoviária de ligação entre a igreja de Antas e a zona do campo da feira semanal, que irá delimitar a zona sul do parque da cidade.
“Estamos perante um projecto grandioso, que vai de encontro ao nosso compromisso de fazer de Famalicão um pólo de bem-estar, de desenvolvimento e de qualidade de vida”, afirma Armindo Costa, lembrando que o projecto “vai de encontro aos caminhos de excelência para Famalicão que são preconizados no Plano Estratégico do Município”.

PROGRAMA DE ACÇÃO

O programa de acção definido para o Parque da Cidade – que se situação na freguesia de Antas, na zona nascente da cidade de Famalicão –, aponta para a criação de “um corredor ecológico cultural, associado a estruturas de conhecimento e inovação requalificadas e plenamente integradas numa nova centralidade urbana da cidade, do concelho e da região”, sublinha o presidente do Município.
A intervenção de regeneração urbana é composta por várias operações de carácter material e imaterial, que por sua vez se decompõem em componentes, promovidas por diversas entidades e cujos impactes se farão sentir a diversos níveis: funcional e urbano, social e económico e na cultura e vivência urbanas.
Englobado numa estratégia mais abrangente de prolongamento de um “corredor verde cultural” (ligando ao vizinho Parque de Sinçães, onde despontam alguns equipamentos culturais mais notáveis da cidade), o Parque da Cidade visa regenerar uma área central, actualmente desqualificada, da cidade (quinta e mata da Devesa ao longo de um troço de rio Pelhe), dotando Famalicão de um parque verde urbano de excelência, oferecendo espaços verdes em abundância e qualidade, espaços desportivos informais, espaços de descanso e lazer, corredores pedonais e cicláveis, entre outros.
Para além da infra-estruturação e dotação de equipamentos de base do parque, o projecto prevê ainda a criação de um anfiteatro ao ar livre (com cúpula acústica, camarins e eventos culturais) e zona de estar.

CASA DO TERRITÓRIO

A Casa do Território – um equipamento cultural inovador que irá ocupar a antiga casa agrícola da Quinta da Devesa – terá como objectivo principal funcionar como espaço de reflexão prospectiva e colectiva sobre o território de Vila Nova de Famalicão e a sua evolução histórica. Para além desta valência principal, o projecto prevê ainda áreas de acolhimento e recepção, espaços de apoio (loja, serviços de restauração e cafetaria, salas de exposição, salas de conferências, sala para actividades educativas, centro de documentação, gabinetes técnicos, salas de trabalhos, e laboratório destinados aos serviços de arqueologia da Autarquia, oficina de apoio às exposições e área de reservas e sala de quarentena.

NOVAS ACESSIBILIDADES

O prolongamento da Avenida José Manuel Marques, entre o campo da feira semanal e a Igreja de S. Tiago de Antas será uma via estruturante que irá delimitar o Parque da Cidade a sul. A criação deste novo arruamento pretende resolver diversos problemas de trânsito no centro da cidade e consolidar a malha viária urbana.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

O Parque da Cidade, que será atravessado pelo rio Pelhe (um afluente do rio Ave), contempla a criação de uma Unidade de Biologia vocacionada para a educação ambiental. São objectivos centrais deste projecto a recuperação e regeneração dos habitats naturais dos terrenos do parque, a promoção de iniciativas de educação ambiental para a população e escolas da região, o desenvolvimento de actividades pedagógicas, de demonstração e experimentação em acções de formação técnica e fomento da descoberta, conhecimento e exploração de conteúdos ligados às temáticas ambientais.

ESTRUTURAS ENVOLVENTES

O projecto prevê ainda um conjunto de acções tendentes a um enquadramento “condigno, uniforme e harmonioso” de equipamentos como o Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Associação de Moradores das Lameiras, que confrontam com os terrenos do Parque da Cidade.

OBJECTIVOS DO PARQUE DA CIDADE

– Contribuir para a qualificação ambiental da cidade de Vila Nova de Famalicão;

– Diversificar e reforçar a oferta de espaços e estruturas municipais com vocação de fruição ambiental, lúdica e desportiva;

– Enquadrar urbanística e funcionalmente as novas estruturas culturais de excelência e projecção supramunicipal (Centro de Estudos do Surrealismo, Casa do Território e Anfiteatro ao ar livre);

– Desenvolver fileiras de experimentação e inovação em matéria de qualificação de ambiência urbana, dos espaços públicos e de conjuntos habitacionais, privilegiando as parcerias com estruturas locais vocacionadas para o conhecimento e inovação;

– Contribuir para a melhoria do sistema de acessibilidades urbanas;

– Reforçar a imagem e projecção da cidade de Famalicão, associando-a a um padrão de urbanidade mais qualificado.























See less See more
13
1 - 20 of 51 Posts
:applause: muito bem.

Noto muitos edifícios nas zonas limítrofes...
:applause: muito bem.

Noto muitos edifícios nas zonas limítrofes...
Sim, o parque vai ficar rodeado de construções.
Tens renders dessas construções?

Pelo que vejo parecem estar em cima da mancha verde.
Este projecto já sofreu algumas alterações. Agora tem uns lagos e açudes que tornam o rio mais largo.
Vou tentar arranjar a última versão para por aqui.
Louvável, mas vê-se logo que não é projecto de paisagista...
Louvável, mas vê-se logo que não é projecto de paisagista...
Este não é o estado actual do projecto mas sim uma proposta mais inicial.
Vou tentar arranjar o projecto mais recente.
Parece-me melhor o segundo desenho. Mas quando disse aquilo de não ser obra de paisagista tb era pelas imagens mostradas, é que num parque tão grande só aparecem imagens das estruturas arquitectónicas... não era isso, certamente, que um paisagista iria mostrar exaustivamente, mas sim os enquadramentos paisagísticos do parque.
See less See more
bom projecto :yes: querias algo do genero central park Miguel?
bom projecto :yes: querias algo do genero central park Miguel?
Não obrigatoriamente...
Mas um parque urbano deve estar rodeado de edifícios para que não se transforme num gueto.
Anda não há novidades sobre este projecto? Ainda não vi muito no terreno.
E sobre as edificações envolventes já há alguns projectos.
Nem tinha conhecimento deste thread mas aqui vai:

Famalicão: Parque da Cidade avança
VALE DO AVE
2011-06-14




O presidente da Câmara de Famalicão assina hoje de manhã o auto de consignação das obras do Parque da Cidade, um investimento de 12 milhões de euros, no salão nobre dos Paços do Concelho.

O Parque das Cidade é uma obra estruturante para o futuro de Famalicão, sendo a grande aposta de Armindo Costa para o mandato em curso. É um equipamento que, com vias de acesso já em construção, implica um investimento municipal de 12 milhões de euros. O Parque da Cidade aguardava luz verde do Tribunal de Contas, o que aconteceu na última semana. A obra será realizada pela empresa Alberto Couto Alves, SA e estará concluído em 2012.

Para Armindo Costa, “o Parque da Cidade, um sonho com mais de 40 anos, é um projecto estruturante para o ambiente e para a qualidade de vida da cidade de Famalicão”.
O Parque da Cidade será um novo 'pulmão de Famalicão', com mais 320 mil metros quadrados de área verde e um conjunto de equipamentos vocacionados para a cultura, para o lazer e para actividades desportivas de manutenção.

O projecto implica a recuperação do Rio Pelhe, a nova via que liga a Avenida de França à Igreja de Antas e outros acessos nas imediações - em execução.
O Parque da Cidade - que se situa na freguesia de Antas, na zona nascente de Famalicão -, cria “um corredor ecológico cultural, associado a estruturas de conhecimento e inovação requalificadas e plenamente integradas numa nova centralidade urbana”.

Sendo um “corredor verde cultural” (ligado ao Parque de Sinçães), visa regenerar uma área desqualificada da cidade (quinta e mata da Devesa ao longo de um troço de rio Pelhe), dotando Famalicão de um parque verde de excelência.
O Parque inclui a Casa do Território - um equipamento cultural inovador na antiga casa agrícola da Quinta da Devesa - com salas de exposição, conferências, actividades educativas, centro de documentação e laboratório destinados aos serviços de arqueologia da autarquia.
A criação de um anfiteatro ao ar livre e zona de estar é enriquecida com o prolongamento da Avenida entre o campo da feira semanal e a Igreja de S. Tiago de Antas.
Li ao bocado no jornal e vim agora postar, simplesmente acho excelente
Para quando o Mesquita Machado fazer algo assim para Braga.... ... .. .
See less See more
.....
Nem tinha conhecimento deste thread mas aqui vai:



Li ao bocado no jornal e vim agora postar, simplesmente acho excelente
Para quando o Mesquita Machado fazer algo assim para Braga.... ... .. .
Na verdade, alguns trabalhos já tinham sido iniciados, nomeadamente as vias de acesso.
Hoje li no jornal que o Parque estará pronto para inaugurar daqui a 10 meses.
See less See more
Fotos de 31 de Março de 2012

01.


02.


03.


04.


05.


06.


07.


08.


09.



Deste ponto dá para ter noção da imensidão do Parque:

Vista para Norte...

10.


11.



... Para Oeste...

12.



... E para sul. O parque prolonga-se até àqueles prédios lá ao fundo, à esquerda da foto!

13.



Moínho.

14.


15.



Marco miliário. Algures por aqui passava a via romana para Brácara Augusta.

16.


17.


18.



Casa do Território.

19.


20.


21.


22.


23.


24.


25.



Vista para Entrada Oeste do Parque da Cidade (Avenida General Humberto Delgado).

26.


27.


28.



Vista para a Entrada Norte do Parque da Cidade (Avenida do Brasil).

29.



Escola Superior de Saúde do Vale do Ave.

30.


31.



Lago.

32.


33.


34.


35.


36.



Vista para Entrada Este do Parque da Cidade (Rua Fernando Mesquita).

37.


38.


39.


40.



Local onde vão ficar localizadas as "hortas urbanas".

41.


42.


43.


44.



Rio Pelhe.

45.


46.



CITEVE (Centro Tecnológico das Indústrias do Têxtil e do Vestuário de Portugal).

47.


48.


49.



Anfiteatro.

50.


51.



Casa do Território.

52.
See less See more
52
Este parque vai aumentar exponencialmente a qualidade de vida dos famalicenses! Ansioso para ver o resultado final. Boas fotos Miguel, obrigado por partilhares ;)
Excelente o parque, é enorme!!

O MM ao ver este parque devia-se enfiar num buraco... andamos há anos a lutar por um parque da cidade... temos as Sete Fontes agora um monumento nacional graças à luta da população, porque pela CMB já estava cheio de prédios, com uma envolvente fenomenal... e nem o plano de pormenor de salvaguarda avançou... o Parque só lá para 2050.

P.S. Vão fazer algum açude para aumentar o leito do rio?
See less See more
1 - 20 of 51 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.
Top