SkyscraperCity banner

1 - 20 of 507 Posts

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #1 ·
O autarca socialista de Olhão, Francisco Leal, e o presidente da Câmara de Faro, José Vitorino, manifestaram-se hoje contra eventuais demolições na orla costeira algarvia, admitidas hoje pelo ministro do Ambiente no âmbito da aprovação do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC) entre Vilamoura e Vila Real de Santo António.

O ministro do Ambiente, Francisco Nunes Correia, não apontou prazos mas admitiu que "existem construções clandestinas em situação irregular que desequilibram a dinâmica do litoral" e apenas se comprometeu a salvaguardar os casos dos pescadores que possuem as primeiras habitações nas zonas afectadas.

"O Governo terá a nossa oposição se pura e simplesmente a decisão do Conselho de Ministros apontar para a demolição", assegurou o presidente da Câmara de Olhão, o socialista Francisco Leal, após um almoço de autarcas algarvios com membros do Governo.

Para Francisco Leal, a solução deve ser a elaboração de planos de pormenor das zonas afectadas pelo novo POOC, que abarcam sobretudo as habitações construídas muito perto da costa ou em ilhas como a de Faro, Farol ou Culatra.

Também o presidente da Câmara de Faro, José Vitorino, do PSD, partilha a opinião do autarca de Olhão e expressou "um 'não' rotundo e absoluto" a demolições "à pressa e à bruta", apesar de lamentar desconhecer o conteúdo da proposta do Governo.

"Há casas que estão construídas há décadas com consentimento tácito de todas as entidades públicas, nem nunca ninguém foi notificado para derrubar casa nenhuma", sublinhou Vitorino, que também é favorável à elaboração de planos de pormenor para cada área, antes de se avançar para as demolições.

Já o presidente da Junta Metropolitana do Algarve, o social-democrata Macário Correia, manifestou-se genericamente favorável ao POOC hoje aprovado.

"O POOC já era necessário há muitos anos, apesar de não conhecer o seu conteúdo final", afirmou o autarca de Tavira.

"As demolições são um acto necessário em qualquer Estado de direito, não podemos permitir que alguém ocupe ilicitamente o espaço que é de todos", frisou, salvaguardando a situação das famílias cuja casa "serve a sua ocupação profissional", como os pescadores.

Apesar de o almoço com os autarcas algarvios ter demorado quase três horas, da reunião não saiu qualquer resposta concreta do Governo aos pedidos de investimento na região.
Fonte: Publico
 

·
Moderator
Joined
·
179,630 Posts
Vá la o governo fez alguma coisa de jeito.... pelo menos no Algarve.... que em Sesimbra por causa da zona da Arrábida... os pescadores vão sair prejudicados
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Eu certos sitios é mesmo vergonhoso, especialmente nas chamadas "ilhas barreira"...;)
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
JohnnyMass said:
toca a demolir aquela trampa toda!!!! Nando onde é que tu andas???:D
Estou a poupar esforcos para entrar em forca no Barreiro!! :D
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Eu gostava era de saber onde estiveram os governantes quando os milhares de casas ilegais foram construidos!!! Há certas ilhas, que para além das praias e das casas nada sobra!
(eu pelo menos já estive na ilha de Faro e da Armona, sei +- do que falo...;))
 

·
Whatever
Joined
·
45,866 Posts
os governantes andavam provavelmente atarefados a construir as suas proprias casas e a comer barreiradas de polvo todos os dias!!:lol:
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #16 ·
:laugh: Este vão fazer as casas e comer barreiradas de polvo a outro sitio qualquer...
...onde daqui a 30 anos as casas serão demolidas por estarem ilegais e atentarem contra o património nacional...:D
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Mas TeKnO, se não fizerem nada, as ilhas tendem a desaparecer... Já me constou que na Ilha de Faro, em certos dias de Inverno, as ondas atravessam a ilha de 1 lado ao outro...Pessoalmente acho a Ria Formosa e as suas ilhas, das maiores belezas que o Algarve tem... Não sei se conhecem o Parque Natural da Ria Formosa em Olhão, mas é absolutamente surpreendente!:eek:kay:
 

·
Moderator
Joined
·
17,873 Posts
O governo nao estava a pensar expropriar ai no Algarve para depois concesionar os terrenos para empreendimentos turisticos que touxessem mais dinheiro e empregos (como eles fizeram na Turquia)?
 

·
Uma dúzia de anos disto..
Joined
·
30,728 Posts
Discussion Starter · #20 ·
Nunca ouvi falar disso, Fern. Mas caso seja verdade (o que me parece improvavel...) não se trata do mesmo que o thread fala... A eventual demolição destas habitações visa proteger as arribas e as ilhas barreira da Ria Formosa...
 
1 - 20 of 507 Posts
Top