SkyscraperCity Forum banner

Favela da Rocinha - Boladona e norótica

22802 Views 88 Replies 43 Participants Last post by  Ricardo Sandre
Favela da Rocinha em homenagem ao thread Favelas Brasileiras ...escolas, mercados, ongs, hospitais, e algumas como a Rocinha tem cursos diversos, pequenas empresas, faculdades, etc...além de boca de fumo, tráfico e etc...kkk

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

ouvindo Tetine - L.I.C.K. My favela
pra quem não conhece: http://www.youtube.com/watch?v=8myiWctaXfA&search=tetine lick

No Rio tem favela? Tem. Mas isso todo mundo sabe. Decepcionante é ir em cidades que todo mundo faz de conta que é uma maravilha e ver tanta favela, tanta pobreza escondida.
See less See more
17
1 - 20 of 89 Posts
Qual cidade que é uma maravilha???

Caramba essa Rocinha é surpreendente, parece que tem uma Bauru em cima do morro, é gigante!!! Alguém sabe quantas pessoas vivem lá??? É engraçado como nas áreas mais pobres e miseráveis se encontra tanto esperança e vida, mais doque em qualquer outro lugar! Nas regiões mais pobres do mundo, na África subsaariana, prostitutas que contrairam o virus da AIDS e que mantêm relações sexuais com muitos homens que também estão contaminados, estão tendo filhos imunes ao virus! Nos grotões mais pobre do mundo que surje a vida e a esperança! :)
A Rocinha apesar de ser a maior, está longe de ser a pior! Claro que todas devem ser ruins de morar, mas lá pelo menos tem esses serviços, me falaram que até faculdade tem! E tem também uma infra-estrutura básica, apesar de ser bem básica mesmo...
Tarcísio Tamarozi said:
Qual cidade que é uma maravilha???

Caramba essa Rocinha é surpreendente, parece que tem uma Bauru em cima do morro, é gigante!!! Alguém sabe quantas pessoas vivem lá??? É engraçado como nas áreas mais pobres e miseráveis se encontra tanto esperança e vida, mais doque em qualquer outro lugar! Nas regiões mais pobres do mundo, na África subsaariana, prostitutas que contrairam o virus da AIDS e que mantêm relações sexuais com muitos homens que também estão contaminados, estão tendo filhos imunes ao virus! Nos grotões mais pobre do mundo que surje a vida e a esperança! :)
Na Rocinha vivem umas 200 mil pessoas, maior que muitas cidades do interior do país... :cry:
:eek2: Nossa!!
Magnifica essa Favela!!!
Muito melhor do que qualquer cidade por aí pelo Brasil!!!
Valeu pelo Threads!!
Tecnicamente a Rocinha não é mais uma favela. Ela tem clima de favela, aparência de favela, mas não é favela. Favelas não têm pavimentos asfaltados, nem comércio, cyber café, lan house, rádio, faculdade, esgoto adequado como a Rocinha tem, logo ela se tornou um bairro... bem pobre, é verdade, mas favela, não mais. A Rocinha é como aquele xampú anti-caspa como naquele comercial antigo que passava: "parece, mas não é".
Carioca_RJ said:
Tecnicamente a Rocinha não é mais uma favela. Ela tem clima de favela, aparência de favela, mas não é favela. Favelas não têm pavimentos asfaltados, nem comércio, cyber café, lan house, rádio, faculdade, esgoto adequado como a Rocinha tem, logo ela se tornou um bairro... bem pobre, é verdade, mas favela, não mais. A Rocinha é como aquele xampú anti-caspa como naquele comercial antigo que passava: "parece, mas não é".
pode ser.
Carioca_RJ said:
Sem chutometro, qual eh a definicao de favela?? Pq existem mtas favelas hj no Brasil com ruas asfaltadas e ate esgoto. Mas ainda sao favelas.
EU sei a diferenca de favela e gueto: Gueto nao tem nenhum instrumento do Estado com escola, cheche, etc...
E uma coisa eh fato: A Rocinha naum eh um gueto.

E qual a populacao da Rocinha?!?
Mta gente fala em 250mil e ate 300mil!!! Mas todos os dados oficiais q vi(uns tres) falam q a pop ej entre 55mil e 70mil. Ou seja, se a pop da Rocinha for de 300mil, por exemplo, a populacao do Rio esta errada?!?! E muito errada.
^^ Bem, pra mim, a definição de favela é a mesma de periferia, e a mesma de gueto, e a mesma de qualquer outro bairro pobre que exista em qualquer país do mundo (seja Brasil, seja França, seja México, seja EUA, seja Espanha), que é somente um local pobre com pouca infraestrutura estatal e privada (porque a infraestrutura, como sabemos, não é necessariamente pública). Bem, a população, eu acho que gira em torno do que eu disse acima, mas como sabemos, governos maqueiam dados sociais, mas se tiver digamos 100 mil, acho pouco, porque é tudo muuuito apertado (eu que passo todo dia por ela de carro pra ir à faculdade sei como é...)
Eu imagino ondem cabem 300 mil pessoas ali, ja vi matéria dizendo que a pop é de 1 milhão, continua sendo uma favela para mim.
neosoux said:
Sem chutometro, qual eh a definicao de favela?? Pq existem mtas favelas hj no Brasil com ruas asfaltadas e ate esgoto. Mas ainda sao favelas.
EU sei a diferenca de favela e gueto: Gueto nao tem nenhum instrumento do Estado com escola, cheche, etc...
E uma coisa eh fato: A Rocinha naum eh um gueto.

Mta gente fala em 250mil e ate 300mil!!! Mas todos os dados oficiais q vi(uns tres) falam q a pop ej entre 55mil e 70mil. Ou seja, se a pop da Rocinha for de 300mil, por exemplo, a populacao do Rio esta errada?!?! E muito errada.
Aqui estão as definições de favela:

http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx

Wikkipédia

Ou seja, a Rocinha não é 100% favela, já que até edifício construído com normas técnicas já tem no bairro, além de outras características que mencionei acima, como esgotamento sanitário regular e áreas pavimentadas, pra que a Rocinha ainda fosse seguramente uma favela ela não teria nenhuma infra-estrutura básica, mas tb o que assegura a condição de ex-favela à Rocinha é de que ela agora está mapeada e classificada OFICIALMENTE como bairro, já que em qualquer mapa atual da cidade do Rio de Janeiro a Rocinha aparece como bairro, logo, podemos dizer que Rocinha não fica mais em São Conrado, é apenas vizinha. Tempos modernos!

Só pra entender, pra vc o que é uma favela?? Um lugar feio com construções idem?? Só por causa disso?? Então acho que vc analisa as coisas por uma ótica bem limitada, não acha?
See less See more
^^ 1 milhão não é mesmo Marcio, porque essa é quase a população da Zona Sul inteira, que deve girar em torno dos 2 milhões (tá, não é quase, mas 1 milhão é demais... nem tem lugar pra isso...)
DMA Brasil said:
^^ 1 milhão não é mesmo Marcio, porque essa é quase a população da Zona Sul inteira, que deve girar em torno dos 2 milhões (tá, não é quase, mas 1 milhão é demais... nem tem lugar pra isso...)
Infelizmente vc está errado, são mais de 1 milhão de favelados vivendo no Rio e tb mais de 1 milhão em São Paulo, lá é cerca de 12% da população (arredondando, já que a população e proporção favelada não para de crescer) e aqui no Rio chega a uns 19% de favelados. Se vc consultar o IBGE, jornais diversos, site da prefeitura e todas as outras fontes vc verá o mesmo resultado.
^^ Cara, eu não soube me explicar... ele estava perguntando sobre a Rocinha, e não sobre todos os favelados do Rio... no município essa população já gira em torno do 1 milhão mesmo, mas na Rocinha está pra uns 200 mil...
neosoux said:
O máximo que eu já vi no número da população da Rocinha é entre 90 e 100 mil habitantes.

Ah, pra uma localidade deixar a condição de favela, além de melhoria na infra-estrutura, é preciso reconhecimento do Estado, como ocorreu com a Rocinha. Por isso que a Rocinha não é mais favela, por mais que vc ou qq outra pessoa teime em achar.
DMA Brasil said:
^^ Cara, eu não soube me explicar... ele estava perguntando sobre a Rocinha, e não sobre todos os favelados do Rio... no município essa população já gira em torno do 1 milhão mesmo, mas na Rocinha está pra uns 200 mil...
Acho que não chega a 200 mil habitantes da Rocinha... no IBGE deve constar entre 90 e 100 mil e poucos, mas na verdade HOJE deve ser uns 160 a 170 mil no máximo.
eu já tentei criar um thread com as favelas de salvador a mto tempo atraz.
A ultima vez que li sobre a pop. da Rocinha era de 90 mil e pouco. =) E não faz mto tempo.
^Eu acho que deveriam demolir tudo e fazer casas ou prédios comunitários, chega de asfaltar e dar uma condição melhor, aquilo só degrini a imagem da cidade.
1 - 20 of 89 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.