SkyscraperCity Forum banner

Favela da Rocinha: caminhando pela favela e a conhecendo

45010 Views 92 Replies 61 Participants Last post by  eduardo fortal.
Rocinha está localizada no Bairro de São Conrado no Rio, é a maior e mais famosa favela do Brasil, tem cerca de 100 mil habitantes. Fotos tiradas de suas ruas e vielas e de seus moradores.

Bairro de São Conrado e Favela da Rocinha

Caminhando em suas ruas

Uma casinha bonitinha no meio da lambança:D

The end :)
See less See more
44
1 - 20 of 93 Posts
Fotos impressionantes, esse contraste com os prédios de São Conrado é chocante. Não é perigoso sair tirando fotos pela Rocinha?
Fotos impressionantes, esse contraste com os prédios de São Conrado é chocante. Não é perigoso sair tirando fotos pela Rocinha?
Não :) Acho que nessa hora os bandidos estão trabalhando, não estão em casa:D
Thread interessante...É triste ver as pessoas morando em condições tão deploráveis,mas de qualquer forma,vale a pena conferir como é o aspecto dessas comunidades.Atiça a nossa indignação e a vontade de mudar tal realidade.
Alfenim,a Rocinha é uma favela geralmente tranqüila,que não costuma dar muitos problemas.Diferente de algumas da Zona Norte e Oeste,que são praticamente bankers do tráfico.A Rocinha tem vida própria,que vai além de ser um entreposto do crime organizado.
Pior quando o tráfico de lá confronta-se com o do Vidigal.Aí o bicho pega...
See less See more
^^ Informação tranqüilizadora essa tua... :)
Existem favelas e favelas no Rio.Se eu um dia tivesse que morar numa(Deus me livre e guarde dessa sina,rss),a Rocinha seria minha escolha,sem dúvidas.É a mais bem estruturada,bem localizada e ainda receberá um plano de urbanização.
Triste é quem mora numa da região da Leopoldina.Ali eu não moro nem se fosse numa mansão,quanto mais num barraco.
See less See more
Como tenho vontade de visitar uma ao vivo! deve ser uma experiencia em tanto! parabéns pelo Thread! :)
Uma curiosidade:

Em algumas das fotos dá para ver a Estrada da Gávea, antigo caminho para São Conrado, que antes era rodeado pela mata e que com a expansão da favela perdeu o seu encanto. Nessa estrada era realizado o famoso Circuito da Gávea, uma das primeiras corridas de automóveis do Brasil:

Antes:

Hoje:

Dá para ver que o piso de concreto, comum naquela época, ainda resiste.

Sobre a favela, sem comentários.
See less See more
3
A vista do morro é espetacular. Parabéns pela thread e pela coragem de caminhar pela Rocinha.

Algumas fotos ela parece ser um bairro normal da cidade!
Mas dá para ver que ela pulsa uma certa energia que não consigo definir!

E tem máquinas de bingo eletrônico huaua

Olha só o título da propraganda que tá aparecendo no fim desta página: Atacado no Rio de Janeiro
Vende pelos menores preços todos os artigos em ferro fundido e alumínio
www.cofersed.com

heheh
See less See more
adorei o tópico ! Estas fotos não são de um projeto que fizeram em que distribuiram máquinas fotográficas para os moradores baterem fotos de como eles próprios viam a comunidade ?
Achei muito bacana as fotos e concordo com o kelsen sobre este lance de energia ! as fotos dão essa sensação de uma forte energia que pulsa no local !
As fotos do Vinícius e os dados históricos levantados por ele são surpreendentes também ! Valeu ao dois :eek:kay:
See less See more
muuuuuito legal!!
mostra oque geralmente as pessoas tentam esconder... as favelas
gostei da ideia! :D
otimas fotos... e a vista do rio da rocinha realmente é muito linda!!
acho que alguns vao quere me matar pelo meu comentario, mas la vai...

Pelas fotos, não parece ser um lugar ruim de viver, claro, algumas casas não da, mas pra quem ve as favelas aqui de Porto Alegre, que são muito menores, aqui, são casas de PAPELÃO, MADEIRA CAINDO AOS PEDAÇOS, é triste mesmo, acho que algumas favelas do Rio, se não existisse trafico de drogas e tudo mais, policiamento (FORTE) e claro, educação, saude e tudo mais, não seria um lugar ruim de viver, claro algumas casas não tem condições, é um improviso só, mas eu gostei muito, olhando por fotos, não parece ser aquele lugar que a Globo mostra na TV, olha a cara de todo mundo, todos com um sorriso, parece uma cidade dentro de outra cidade (e realmente é isso, 100 mil pessoas é muita gente, maior que muitas cidades do Rs e de qualquer outro estado) é tudo apertado e tudo mais, mas pra quem ve, ou entra em uma favela aqui do Rs, acho que pensaria como eu, moro no Bairro Partenon, ao menos minha mãe mora la, mas minha infancia fo la, é um bairro legal de se morar, mas tem muita vila (favela) em volta, e ja fui em algumas delas, eu tinha muitos amigos que eram de la, e pra ve, pra quem tem preconceito, não so ladrão, não so drogado, so uma pessoa normal, aqui, favela é diferente, não tem rua, não tem encanação, Luz?! só se for o gato to gado do gato do alemão da esquina!
Se fossem pintadas todas as casas, acho que ia ser um lugar bunito, claro, arquitetura zero, mas com um ar diferente, não sei explicar, mas um lugar diferente!

Gostei muito das fotos, quem bateu elas, é um grande fotografo e um cara muito corajoso!

se não tivesse a violencia, seria um lugar legal de mora, eu acho ao menos!
See less See more
O ruim dessas favelas é que alguns indivíduos implantam suas casas em áreas onde deveriam ocorrer algum tipo de corte ou aterro, e como resultado o acesso para essas moradias é feito por escadas e vielas que dificultam a ventilação e iluminação do local.

Tem fotos onde é possível ver pontos que possuem características de bairros (populares) com ruas, calçadas, sarjetas etc. Se esse projeto de urbanização da favela conseguir deixar outras áreas da favela com essa fisionomia, com certeza já será um grande passo na melhora da qualidade de vida das pessoas beneficiadas...
See less See more
Xinah_Poa, seu comentário é válido. A favela da Rocinha é bem diferente das demais favelas cariocas. Possui bancos, um farto comércio (tem até um Bob's), uma excelente infra-estrutura (para uma favela), enfim um verdadeiro bairro. Aliás, a Rocinha já é considerada pela prefeitura um bairro desde 1993. Esse número de 100 mil moradores é lenda, assim como aquele de 300 mil. A favela pode até ser a mais famosa do Brasil, mas não é a mais populosa. De acordo com o último censo, ela possui aproximadamente 56 mil moradores.
See less See more
Não acho nenhuma favela bonita, para mim sempre é deprimente.
Nunca gostei de passar pela ROCINHA, principalmente no morro do Vidigal. Sei que há lugares piores do que a Rocinha, mas lamento muito pelas pessoas q vivem em lugares tão violentos quanto este. Tenho certeza q nenhuma delas gosta de viver aí. Todo mundo deseja conforto e segurança, isso é certo...
Contudo valeu pelas fotos.
See less See more
Muito interessante ao mesmo tempo triste, parabéns pelas fotos. Alguém tem idéia de quantos cearenses vivem na Rocinha? Ouvi dizer uma vez que eram quase 90%...
Eu achei muito interessante a iniciativa, muita gente tenta esconder as favelas das suas cidades. Porém, eu gostaria de ver mais as favelas do Brasil. As de São Paulo eu já tenho uma grande noção... eu gostaria, se não fosse muito perigoso, que o pessoal de outras cidades postassem fotos das favelas das suas respectivas cidades.
See less See more
1 - 20 of 93 Posts
This is an older thread, you may not receive a response, and could be reviving an old thread. Please consider creating a new thread.