Skyscraper City Forum banner
41 - 60 of 1216 Posts

·
Banned
3,278 Posts
PQ temos que discutir apenas Arquitetura e Urbanismo aqui???
É regra do SSC??
Por favor me informe, ainda não sei disso!
Mas favela tem tudo a ver com arquiterura e urbanismo!!! Alias a falta de arquitetura e urbanismo! nesses locais esta tudo por fazer!!!

Eu tbm tô FARTO de ver a realidade todos os dias!
Mas não é virando as costas que eu vou resolver tudo isso Carioca_RJ!

Ah! Desculpa se em algum momento feri a imagem do SSC Brasil, não era minha intenção!!!
Eu queria apenas mostrar o que muitos não conhecem!
Me desculpa mesmo!
Grande abraço!
Na minha opiniao vc nao deve dsculpas, eh um tema como outro qualquer, polemico para alguns.... porem creio que eh um bom tema a ser discutido.

·
Bronzil il il
4,581 Posts
Luis_RiodeJaneiro said:
CH_Mineral , não precisa pedir desculpas !
este forum é de arquitetura , e FAVELAS , INFELIZMENTE, fazem parte da maioria das cidades brasileiras ! é claro q ninguém GOSTA de ver , mas , nós , que nos interessamos em urbanismo, TEMOS que ver esta realidade, até para, quem sabe um dia ,podermos evitá-las ! Não podemos evitar uma coisa que não se conhece ! Se todos tivessem um melhor conhecimento do q é uma favela, talvez alguma coisa pudesse ser evitada ! E quem gosta de ver só prédios bonitos, tem q saber q se não tomar cuidado, do lado do prédio vai crescer uma favela ! ( olha o caso da Daslu !! )
Por isso, não se desculpe, vc teve uma boa idéia ! e eu mesmo colaborei com algumas fotos !! continue tendo boas idéias !um abraço do Rio ao Pará
^^ Muito bom! De acordo!

·
Registered
366 Posts
Para os brasileiros é normal favela a gente vê todos os dias, mas tenho conhecidos da Escandinavia que dariam qualquer coisa pra conhecer uma pessoalmente...eheheh. É muita curiosidade pra eles.

Por acaso favela não são sempre lugares invadidos? Mas tem os cortiços tb né?

·
The Force´s Strong in you
588 Posts
Eu não faço arquitetura, que infelizmente é feita para os ricos...então é óbvio que não vai interessar aos companheiros do fórum, ficar mostrando favelas, pois estas não foram planejadas por qualquer profissional, as próprias pessoas é que construíram suas casas (autoconstrução). E concordo, fica feio pra caramba mesmo, raramente vemos alguma organização, algum planejamento urbano nessas favelas (até porque o próprio estado não tá nem aí para promover alguma organização nestas mesmas). Infelizmente é a realidade Brasileira, somos um dos piores países no quesito "distribuição de renda". Logo, a desigualdade social é enorme, e a segregação espacial é uma realidade evidente em quase qualquer cidade Brasileira. Às vezes vemos mansões, edifícios residenciais magníficos em uma área e, nessa mesma área, um muro de 4 metros separando essa elite da "escória", do amontoado de casas de tijolo das favelas. Esse é o tipo de segregação espacial mais grave, e ocorre mais em cidades cujo espaço para crescer é ou está limitado. E o Rio de Janeiro mostra claramente isso, a cidade fica entre grandes morros. As áreas planas ficam destinadas aos mais favorecidos, as áreas nas encostas dos morros ficam para os pobres. Mas todos estão na mesma área da cidade, quer dizer, muitas favelas cariocas não estão na periferia do municipio, como acontece por exemplo em São Paulo. Podem estar ao lado dos bairros mais ricos, por exemplo...o contraste tenta ser mascarado de todas as formas nos cartões postais da cidade, mas a realidade está logo atrás....dessas fotos dos cartões postais. Fenômeno parecido tb acontece em Belo Horizonte, fui à capital no ano passado, e o BH Shopping é rodeado por uma enorme favela, se não me engano chama-se "favela do papagaio". Ali bem perto está por exemplo o Belvedere, já mostrado pela Maria Thereza aqui no fórum. Enfim, é a realidade das capitais Brasileiras, e que precisa ser mostrada SIM, na minha opinião. Faço Geografia, e as fotos aéreas das favelas contrastando com as regiões ricas muito me interessaram. Abraços, valew!

·
Registered
5 Posts
e uma interessante foto de uma favela de São Paulo, a qual desconheço.

Essa é a favela de Paraisópolis, 2ª maior favela de São Paulo. Tenho amigos lá e já tive a oportunidade de ir lá algumas vezes. É praticamente uma cidade dentro de São Paulo, tem de tudo lá dentro, desde agência dos Correios até Casas Bahia. E realmente, o contraste social ali é bem escancarado.

·
Registered
30,781 Posts
É um país de miseráveis por todo canto! E o que é pior: essa população favelada ao invez de estar reduzindo está ampliando cada vez mais assutadoramente.Deveria haver um forte trabalho social de emprego e habitação bem como um controle de natalidade fazendo com que essa população favelada fosse reduzindo aos poucos, mais a cisa so ta aumentando. Onde será que iremos parar?

• Like
Reactions: odilson_sa

·
4,575 Posts
Bairro Montanhão em São Bernardo do Campo:
(Bairro composto em grande parte por um enorme complexo de favelas localizado em morros/contrafortes que pertencem a Serra do Mar, e que circundam a cidade - essas favelas foram formadas no fim dos anos 70, início dos 80 com o agravamento da crise brasileira e do ABC Paulista - compõem áreas de risco onde não é nada incomum acontecer uma tragédia no período de chuvas)

Foto: Prefeitura de São Bernardo

Jardim Silvina (as margens da Via Anchieta, em frente a Volkswagen pra quem quiser ver)
Também faz parte do Montanhão

Fonte

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Favelas é com o Rio mesmo !!!!
E eu tenho umas fotos minhas, pois já também pensei em fazer uma thread de favelas ! Aqui estão:

1- Favela do Complexo do Alemão ( onde mataram o Tim Lopes, da Globo ):

2- Favela da Mangueira ( da escola de samba ! ):

3- e a Favela da Rocinha ( a mais famosa, e que faz a gente não querer ir pra Barra, pois fica no caminho !! )

espero que tenham " gostado " !!! se é que dá prá gostar !!!!!!!!!!!

^^^^ Nossa, perfeito! A foto 01 é o Complexo do Alemão, o qual é um aglomerado de mais de 18 favelas ligando os bairros de Ramos a Penha.

E olha que o Rio tem mais ou menos 800 favelas...:rofl:

·
Rio de Janeiro
31,451 Posts
Favelas em Brasília

Estrutural

By ricardo.wagner

Varjão

^^ As favelas do RIO são bem diferentes de algumas cidades, aqui tem favelados que tem TV de plasma, Computador, DVD, Sky, Net "gato", Ar Condicionado tudo mais, e as casas geralmente são de tijolos e janelas de alumínio...:lol:

·
4,575 Posts
Favelas em Brasília

Estrutural

By ricardo.wagner

Varjão

Elas até que tem um certo urbanismo, dividi-las em lotes regulares e promover o arruamento do lugar não me parece uma tarefa assim tão árdua.
David, o Varjão teve problemas com uma chuva forte que caiu ontem em Brasília não? Vi algumas imagens do lugar completamente arrasado, aliás, vi enchente em Brasília, coisa que eu sequer sabia que existia.

·
Mameluco sangue azul
20,420 Posts

·
@davidpiresmaciel
2,958 Posts
Elas até que tem um certo urbanismo, dividi-las em lotes regulares e promover o arruamento do lugar não me parece uma tarefa assim tão árdua.
David, o Varjão teve problemas com uma chuva forte que caiu ontem em Brasília não? Vi algumas imagens do lugar completamente arrasado, aliás, vi enchente em Brasília, coisa que eu sequer sabia que existia.
Isso já tá acontecendo, na estrutural e no varjão o governo está construindo escolas, posto de saúde e de seguranças e fazendo o asfalto tbm.
Teve sim, na verdade o varjão já vem sofrendo com fortes chuvas a algum tempo, algumas famílias de áreas de risco foram transferidas para Samambaia.
Pois é ontem choveu muito aqui mesmo mais isso não eh nenhuma novidade todo ano nessa época acontece essas chuvas. Estragos da Chuva de ontem> http://dftv.globo.com/Jornalismo/DFTV/0,,MUL948574-10040,00-CHUVA+PROVOCA+ESTRAGOS.html ;)

·
Antigo Xinah_Poa to Gui_P
6,757 Posts
Muito bom esse trédi, sempre pensei como seria as favelas em outras cidades.

E fiquei espantado, imaginava que as favelas de Poa eram as mais pobres, mas pelo jeito tem umas piores.

41 - 60 of 1216 Posts