Só vc vindo aqui pra constatar andar a cidade de ponta a ponta verás que realmente é imensa, muito distante os extremos, possa ser que alguns bairros aí não consideraram como área urbana, não sei qual critério adotaram
Eu acho que esses dados aí da área urbana não refletem a realidade, ou estão defasados!
por exemplo Salvador está em 12º? Recife em 20º?
Os dados são do EMBRAPA, foram obtidos através de medições por satélite juntamente com estudos prévios da malha urbana das cidades. Quanto ao critério, área urbana é tudo o que não é de uso rural, não há marges de interpretação. Os dados são de 2006, de lá pra cá certamente as cidades cresceram, mas a proporcionalidade não pode ter mudado muito, e isso é facilmente verificável pelas imagens do Google Earth que são mais recentes. Veja Feira de Santana e mais as três cidades que citei, todas menores em população e maiores em verticalização e área:
Feira de Santana
Joinvile
Londrina
Cuiabá
Salvador e Recife que você citou de fato também são pequenas.
Salvador tem 159,3 km2, área semelhante à de
Porto Alegre (160,7 km2), sendo que a ultima tem praticamente a metade da população. As cidades com população mais proximas a de Salvador (2,6 mi) são Brasilia com 2,6 mi, Fortaleza com 2,4 mi e Belo Horizonte com 2,3 mi, porém em área urbana
Brasilia tem 621,0 km2,
Fortaleza tem 193,4 km2, e
Belo Horizonte tem 282,3 km2.
Já
Recife tem 126,7 km2, área similar à de
Ribeirão Preto (127,3 km2) que tem quase três vezes menos população. As cidades com população mais próxima de Recife (1,5 mi) são Curitiba com 1,7 mi, Porto Alegre com 1,4 mi, Belém com 1,4 mi e Goiania com 1,3 mi. Porém em área urbana
Curitiba tem 319,4 km2,
Porto Alégre tem 160,7 km2,
Belém tem 126,7 km2 e
Goiânia tem 256,8 km2.
Pelo que pude notar as cidades das regiões norte e nordeste têm de forma geral áreas urbanas menores do que as do restante do país. Talvez Feira de Santana seja grande em comparação ás outras cidades do estado ou do nordeste, mas numa comparação mais abrangente se nota que está abaixo da média.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_das_maiores_áreas_urbanas_do_Brasil_por_município
http://www.urbanizacao.cnpm.embrapa.br/conteudo/base.html