SkyscraperCity banner
1 - 20 of 64 Posts

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #1 ·
Olá para todos !!!
No feriado do dia 21 tava um lindo dia aqui em Sampa, ai ao invés de usar o
metrô para ir até a casa da minha vó, no Jabaquara, fui de bicicleta e fiz um
caminho meio que alternativo até a Paulista, fui pela Av. 9 de julho ! é
alternativo, porque geralmente vou pela rua da consolação !
Conforme ia pedalando, ia observando alguns prédios e ângulos e o dia bonito
também ajudou muito na inspiração para fotografar naquele dia !
Eis que pedalei pra caramba...
Resumindo o trajeto e as fotos compreendemo seguinte: Av. Ipiranga,
Viad.Maria Paula, Anhangabaú, 9 de julho, Al. Santos, Paulista,
Av. 23 de maio, Rua Domingos de Morais e finalmente Av. Jabaquara, até
chegar no destino.
Espero que gostem !!!

1. 1. com um céu desses, não poderia deixar de tirar mais uma dele !!!
Copam, Av. Ipiranga

2. 2. Antiga Ladeira do Piques, atual Largo da Memória (Monumento mais antigo
da cidade, recentemente recuperado) !

3. Começo da Avenida 9 julho no centro

4. O Ed. Joelma, considero o prédio mais misterioso da cidade ! Ainda mais
depois de assistir o Linha Direta sobre sua história.
na déc. de 70 foi palco de uma das maiores tragédias já vistas aqui !
quero um dia conhecê-lo...
lado esquerdo da foto fica a Praça das Bandeiras

5. mini elevado na 9 de julho

6. a avenida 9 julho

6.b Mini Copam !!!

7. perto da Paulsita

8. parte de trás do Masp

9. praça atrás da Paulista, perto da Al. Santos

10. olhem esse céu !!!

11. igreja (esqueci a denominação)

12. Centro de Controle Operacional do Metrô - na 23 de maio

13. monumento ao Imigrante Japonês de Tomie Ohtake

14. Colégio Marista Arquidiocesano no metrô Sta. Cruz

·
Ohh Yeah!
7,677 Posts
Agora sim !!!

Ótimas fotos.

·
O Show é aqui!
5,738 Posts

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Caramba, que cidade linda (uma das cidades que SP é!)!!! Gostei muito, principalmente do céu, do Joelma (pensei que não existia mais, e pelo jeito reformaram ele de acordo, porque tá muito bonito!), e do copamzinho!!! Hehehehe! :):)

Belas fotos!

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #9 ·
Vinicius said:
Excelentes fotos. O monumento do Largo da Memória homenageia o quê?
A história dele é essa:
Ladeira da memória: conheça o Largo da Memória
Milhares de pessoas passam diariamente pelo Largo da Memória, no centro de São Paulo, sem saber que seu Obelisco é o monumento mais antigo da cidade e que o local preserva um pedaço importante da história da capital.

Milhares de pessoas passam diariamente pelo Largo da Memória, no centro de São Paulo, sem saber que seu Obelisco é o monumento mais antigo da cidade e que o local preserva um pedaço importante da história da capital.

No começo do século XIX o Largo da Memória, localizado no início da rua Palha - atual rua 7 de Abril, era ponto de reunião dos moradores da província e caminho obrigatório dos viajantes que paravam para encher os seus cantis na bica ali existente.

Em agosto de 1814, o governo encarregou o engenheiro Daniel Pedro Müller da construção da estrada do Piques, para facilitar a comunicação entre São Paulo e o interior.

Além da Estrada do Piques, Müller propôs a formação do Largo da Memória com o alargamento das ladeiras do Piques e da Palha e a construção de um chafariz, tudo complementado por um obelisco “à memória do zelo do bem público” demonstrado pelo governo. O largo ficava nos limites da chamada "cidade nova", do outro lado do ribeirão Anhangabaú; confluência de caminhos, porta de entrada do núcleo urbano, numa época em que as tropas de burros cumpriam importante papel no transporte de cargas. Pelo chafariz, os moradores das imediações se abasteciam de água potável e os animais se refaziam das longas caminhadas.

Construído em pedra de cantaria pelo mestre pedreiro Vicente Gomes Pereira, o obelisco emergia de uma bacia de alvenaria com grades de ferro, que servia como reservatório da água vinda do Tanque Reúno, atual Praça da Bandeira, formado pelo represamento do córrego Saracura.

Em 1872, o chafariz foi retirado da Ladeira do Piques. Nessa época, a estrada de ferro, transfere para as imediações da Estação da Luz o papel de "porta de entrada" da cidade, antes representado pela Ladeira: as antigas tropas foram perdendo sua importância, até serem totalmente substituídas pelo trem.

Em 1919, nas comemorações do Centenário da Independência, o arquiteto Victor Dubugras e o artista plástico José Wasth Rodrigues, reformaram o Largo da Memória, dotando-o de um novo chafariz, escadarias e azulejos decorativos com o brasão da cidade, escolhido por concurso público, vencido pela parceria Guilherme de Almeida e Wasth Rodrigues em 1917.

O Largo foi protegido no início da década de 1970 pelo município (Z8-200-083), tombado pelo Estado em 1975, no início da construção do Metrô Anhangabaú e tombado pelo o CONPRESP* em 1991. Atualmente, está em andamento a adoção do Obelisco através do programa “Adote Uma Obra Artística”, parcerias entre prefeitura e empresas privadas para manutenção e restauro de obras localizadas em logradouros públicos.

*Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo

Particularmente fico feliz em saber sua história e que está agora recuperado e bem preservado !!!

uma das fotos mais antigas do lugarejo !!!! emocionante

·
Registered
3,673 Posts
Se aborreça quem quiser, mas São Paulo sempre me lembra muito Porto Alegre (na verdade é ao contrário, mas como ainda não estive em SP...).

Uma cidade de muitos contrastes. Estas fotografias mostraram uma cidade aprazível e acolhedora, ao contrário de outras que já vi

·
policial disfarçado
17,786 Posts
Lindas as fotos!

Estou feliz em ver o largo da memoria preservado assim!

Outra coisa, a igreja da foto 11 é a Catedral Ortodóxica, que foi restaurada a pouco tempo!

Parabens

valeu!

·
Inconsciente Coletivo
6,114 Posts
Thesapox: Por esse "trambolho" ser muito grande, existem várias cidades na mesma, hehehe! Eu também me sinto assi, dependendo do lugar que eu to na cidade, eu fico muito a vontade e acolhido, em compensação certos pontos me sinto excluído e triste, hehehehe! É muito estranho mesmo! Não conheço POA, ma se for assim também, na média, deve ser uma boa cidade (já que as partes boas de SP superam as ruins!)! :):)

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #14 ·
Fortal said:
essa foto do Copan, está maravilhosa! uma das melhores que já vi, que dia lindo em sampa, bem diferente daqueles dias com extensa poluição...
As fotos da Avenida 09 de julho ficaram massa!

Puxa, obrigado Fortal, amo esse prédio !!! tenho fotos dele de várias perspectivas ! já sei até como funciona o ciclo de folhagens dessa árvore na frente !!! hhehe, tnho uma outra com ela tomada de folhas e o prédio atrás !!!

carecife said:
a foto do Copam ficou profissional !!!
caraca !!! muito obrigado mesmo pelo elogio ! isso me deixa feliz para melhorar ! :)

gutooo said:
Lindas as fotos!
Estou feliz em ver o largo da memoria preservado assim!
Outra coisa, a igreja da foto 11 é a Catedral Ortodóxica, que foi restaurada a pouco tempo!
Parabens
valeu!
Obrigado gutooo, não sei como me deu "branco" na hora do nome da catedra ! Fiquei curioso agora em conhecer o interior dela, farei isso um dia, como tantos outros lugares por aqui !!!

·
Old is new
3,787 Posts
Nossa, thread fodaço, Dot!! A Av. Nove de Julho é tão pouco mostrada aqui no fórum, é uma das avenidas mais interessantes de SP, na minha opnião! Começa toda central, com prédios grudados (raro em SP!) e pontes atravessando-na e termina toda elitizada nos Jardins (pena que vc num mostrou essa parte =/ ). xD
O Largo da Memória tava muito feio antes da reforma, agora tá lindo!
As da Paulista, da Praça Alexandre de Gusmão(a praça atrás da Avenida) e da Vinte e Três de Maio tão muito bonitas tb ;)
E olha só, Colégio Marista Arquidiocesano, onde nosso riquinho moderador paulistano GRGM estudou (desculpe a divulgação inautorizada de dados, Gabriel :D) !

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #18 ·
Pessoal, obrigado a todos !!!

thesapox, acho que SP, lembra algumas caracterísiticas de outras cidades e vice versa ! pelo menos nas capitais que eu conheço encontrei muita semelhança no formato das cidades, nos prédios, ruas, igrejas do centro, serviços etc, como Curitiba, BH, Rio. Claro que em SP enfrentamos muito o paradoxo do acolhimento e da expulsão/ da repulsa, mas vai muito de como vc passa a enxergar a cidade e sua dinâmica, no final ou se adapta ou a odeia para sempre ! hehe ! acho que é mais fácil a adaptação...

·
cives totius mundi
5,002 Posts
Discussion Starter · #19 ·
- Thiago - said:
Nossa, thread fodaço, Dot!! A Av. Nove de Julho é tão pouco mostrada aqui no fórum, é uma das avenidas mais interessantes de SP, na minha opnião! Começa toda central, com prédios grudados (raro em SP!) e pontes atravessando-na e termina toda elitizada nos Jardins (pena que vc num mostrou essa parte =/ ). xD
O Largo da Memória tava muito feio antes da reforma, agora tá lindo!
As da Paulista, da Praça Alexandre de Gusmão(a praça atrás da Avenida) e da Vinte e Três de Maio tão muito bonitas tb ;)
E olha só, Colégio Marista Arquidiocesano, onde nosso riquinho moderador paulistano GRGM estudou (desculpe a divulgação inautorizada de dados, Gabriel :D) !
valeu Thiago :)
Estou com um projeto na cabeça, ai incluo a parte fashion da 9 de julho no roteiro !! hehehe, pode deixar ! obrigad pelo esclarecimentos adicionais como o nome da Praça atrás da Paulista !
Agora sobre o colégio Arqui, sei lá, acho que lá rola um esquema de bolsa de estudo, talvez nosso moderador tenha se beneficiado com uma bolsa :D

·
Tupy or not tupy
517 Posts
Quando conheci a 9 de julho foi paixão a primeira vista.. hehe parece meio exagerado, é um pouco verdade sim...

É uma avenida mto bonita, aida mais agora, reformada e sem fiação... andar nela a noite sentido-paulista se tem uma vista mto bela e moderna... ali naquela região de cruzamento com a Avenida Brasil... enfim, deve ter fotos dessas em algum lugar do fórum...

1 - 20 of 64 Posts