Skyscraper City Forum banner
1 - 20 of 21 Posts

·
Registered
5,770 Posts
Discussion Starter · #1 ·
A três meses do pedágio, Rodovias Fernão Dias e Régis melhoram

SÃO PAULO - Uma série de obras emergenciais começa a dar nova cara às rodovias Fernão Dias (BR-381) e Régis Bittencourt (BR-116), leiloadas no fim do ano passado pelo governo federal. A três meses do início da cobrança de pedágio, cerca de 1,1 mil trabalhadores correm contra o tempo para deixar os 963 quilômetros de estradas em dia, conforme as regras estabelecidas pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). A Fernão Dias liga São Paulo a Belo Horizonte e a rodovia Régis Bittencourt é o trecho da BR-116 entre São Paulo e Curitiba.

Até 15 de agosto, as rodovias precisam ter sinalização adequada, margens e canteiros centrais limpos e as pistas sem buracos, rugosidade e depressão acentuada. O objetivo nesses primeiros meses não é tornar a rodovia perfeita, mas dar um pouco mais de segurança ao usuário. Se esses requisitos não estiverem adequados, a vencedora do leilão (a espanhola OHL) não poderá iniciar a cobrança de pedágios - o que significaria enorme prejuízo para a companhia, que tem ações negociadas na Bolsa.

Nas últimas semanas, os trabalhos foram intensificados. Até agora, foram tapados buracos equivalentes a 27,5 km de extensão, reconstruídos 43 km de pista, roçados mais de 500 km de mato e pintados 259 km de sinalização. Segundo a empresa, a situação poderia estar melhor se as chuvas não tivessem atrapalhado as obras.

Fonte: O Estado de S. Paulo

·
Crucismogiensis
8,408 Posts
Já é um começo, visto que ambas estavam com sinalização e asfaltos precários. Pena que o valor do pedágio seja tão baixo para uma mais rápida conclusão da duplicação da Régis.

·
Banned
2,419 Posts
Já é um começo, visto que ambas estavam com sinalização e asfaltos precários. Pena que o valor do pedágio seja tão baixo para uma mais rápida conclusão da duplicação da Régis.
Até onde entendi as duas têm pedágios baixos devido à inexistência de valor de outorga para a União, o que não aconteceu nas rodovias paulistas que foram concessionadas no final dos anos 90. E acho que essa será a forma a ser adotada pelos trens entes da Federação no que concerne à concessão rodoviária.

·
Premium Member
1,074 Posts

Os prazos para execução de obras são determinados pelo contrato. O valor que a empresa ofereceu para cobrar no pedágio não influencia (teoricamente) prazos de obras.

E dou graças a Deus que a coisa tá começando a melhorar nessas rodovias. Em janeiro, sofri um acidente na Régis por causa de más condições na pista. Felizmente, ninguém se feriu...

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Ano passado, rodei a Régis Bittencourt quase inteirinha, entre o Rodoanel de São Paulo e o contorno de Curitiba. A estrada estava simplesmente horrível! Entre Embu e São Lourenço da Serra, a pista estava pontilhada de buracos e quase não havia placas de sinalização; a transição para pista simples em Juquitiba era algo ridículo e perigoso, e logo depois tinha a descida da Serra do Cafezal, com valas onde cabia um pneu de moto (não vi uma moto sequer em toda a rodovia). No trecho do Vale do Ribeira, era só buraco no trevo de Registro e Juquiá. E depois, pegamos a serra após Cajati, muito mal planejada (com rampas bem fortes e com a faixa amarela contínua na época de pista simples, nos anos 1970!) e com poucas placas. A coisa só melhorou depois que passamos a divisa com o Paraná, onde a rodovia ficou boa de repente.

Vou voltar a passar pela Régis no final do ano, e fico feliz em saber que a estrada está sendo recuperada. Mas, uma boa solução seria a construção de uma nova rodovia entre São Paulo e Curitiba, como foi mostrado já aqui no SSC.

·
Registered
12,659 Posts
Aqui na BR101 (SC) a situação já melhorou em vários pontos, cortaram bastante mato, a impressão que dá é que a rodovia ficou maior.

Os remendos nos buracos são meio porcos, mas é melhor do que os buracos. Aqui vão começar a construir as praças dentro de algumas semanas (pelo menos era previsto). A situação aqui, imagino eu, pelo estado que estava a Régis, era bem menos crítica. Mas já tem alguns trechos próximo a Itajaí, onde tem o porto e grande movimentação de caminhões, que o asfalto está esfarelando e imagino que deve ser o primeiro trecho a ser recapeado assim que possível.

·
Registered
15,985 Posts
O traçado da Régis é horrível e mal feito. Deveria SIM ser construída uma nova rodovia entre SP e o Sul.

Uma das coisas mais HORRÍVEIS que já vi nas nossas estradas é o trevo de Juquitiba. Quem vem de Juquitiba e quer pegar a pista sentido São Paulo tem que atravessar as QUATRO pistas da Régis, isso com uma visibilidade duvidosa.

Sem comentários!

·
Registered
3 Posts
Passei 8 vezes entre abril de 2007 e março desse ano (2008) pela Régis. As 1° vezes foram um terror... muitos buracos. Das ultimas vezes já estava bem melhor... na semana que vem vou precisar cruzar de novo por ela, vou até o centro do RS. Espero ver uma rodovia ainda melhor.

·
5,253 Posts
Afinal a rodovia entre Curitiba e São Paulo ainda não está totalmente duplicada?

·
Crucismogiensis
8,408 Posts
^^ não está totalmente duplicada.

Há um trecho de serra entre entre Miracatu e São Lourenço da Serra, próximo à São Paulo, que aguarda duplicação há pelo menos 30 anos.

·
Scooter/motorbike lover
65,802 Posts
Eu percorri a Fernão Dias inteira semana passada, entre São Paulo e BH; e vou falar o que eu vi:

1) A rodovia ainda não está perfeita. Vi "micro-buracos" na pista, sobretudo na saída para São Paulo, mas vi também obras de recapeamento perto da entrada para Oliveira;

2) Agora é que a OHL está instalando placas na rodovia, que continua que sem sinalização vertical. Placas de indicação para cidades existem, mas foram colocados na época da DNIT ainda. Durante a viagem, vi uma equipe da Autopista colcoando placas novas de acesso à D. Pedro I, e só. Na chegada aBH, a sinalização praticamente não existe, ou é muito rara;

3) Já as faixas na pista estão em ordem. Não vi faixa apagada, tampouco trecho sem sinalização horizontal;

4) O mato vem sendo cortado e o canteiro central está limpo. Em alguns pontos, a limpeza revelou galerias de escoamento de água pluvial que estavam escondidos pelo mato;

5) As bases da OHL estão nos postos da PRF, em caráter provisório. Mas, não gostei da maneira de como o telefone da concessionária está anunciado na estrada: em faixas amarradas precariamente em placas já existentes. Na BR-101, por exemplo, a OHL já botou placas definitivas com o telefone da concessionária.

6) As obras do pedágio estão a todo o vapor, sobretudo em Minas Gerais.

Resumindo: a Fernão Dias tá boa, mas ainda falta muito para ser uma rodovia perfeita para o tráfego.

·
Banned
872 Posts
Eu não gosto da Fernão Dias e nem da Régis Bitencourt, acho que de tanto má-fama, tanto desastre, acho que elas ainda são muito deficientes, não me sinto tranqüilo enquanto não chego em meu destino!
Por mim, criaria-se uma terceira via para Minas no estilo de estrada grande passando por Mococa, uma que fosse o prolongamento da SP-075!(a outra é a anhanguera).
Mas quanto a pilotagem, meu irmão fez 120 km/h de Pouso Alegre para Beagá, sacaneando todos carros pequenos que não conheciam a pista tão bem como ele, instinto assassino, cruz-credo!! Pois se de carro com outro irmão numa curva pouco antes de chegar em Oliveira a 120 o carro parecia perder aderência...
Odeio Fernão Dias!!!

·
Crucismogiensis
8,408 Posts
^^ Fernão Dias, Régis Bittencourt e Via Dutra são antigas e possuem um traçado que não comporta com segurança o tráfego atual, mesmo com as melhorias que serão feitas.

·
Registered
33,251 Posts
Ótimo, talvez eu troque a linha aéra BHZ-SPO pela Fernão Dias. Se não tiver promoção de passagem áerea vou optar pelo ônibus mesmo. A passagem de ônibus leito entre BH e SP custa R$130,00.

·
Registered
731 Posts
A sede da OHL ,que é em Pouso Alegre ,está quase pronta ,fica no trevo do Fernandão,está sendo feita pela empresa de construção do irmão de um colega meu. A F. Dias está ficando cada vez melhor, mas perfeita não ficará nunca, pois o traçado é antigo.

·
Registered
33,251 Posts
A sede da OHL ,que é em Pouso Alegre ,está quase pronta ,fica no trevo do Fernandão,está sendo feita pela empresa de construção do irmão de um colega meu. A F. Dias está ficando cada vez melhor, mas perfeita não ficará nunca, pois o traçado é antigo.
Não existe previsão de mudar o traçado, segundo o contrato de concessão?

·
Registered
731 Posts
Não existe previsão de mudar o traçado, segundo o contrato de concessão?
O que eu sei é que futuramente poderão ser construidas vias auxiliares ao lado da principal nos trechos mais movimentados. Quanto a mudar o traçado eu não sei.

·
Registered
12,659 Posts
Mudar o traçado é praticamente impossível e inviável. O que pode ( e espero) que seja feito é mudar o traçado de alguns trechos mais críticos...

1 - 20 of 21 Posts